• Últimas Notícias

    sexta-feira, 28 de agosto de 2015

    Quadrilha explode carro-forte e leva mais de R$ 1 milhão no interior do Ceará

    A quadrilha levou cerca de 1 milhão e meio de reais. (Foto: Reprodução / Whatsapp)
    Uma quadrilha explodiu o cofre blindado de um carro-forte na entrada do município de Pedra Branca, a 258 quilômetros de Fortaleza, no Sertão Central. O crime aconteceu na tarde desta sexta-feira (28), por volta das 13h.

    Sete homens ainda não identificados praticaram a ação. Quatro funcionários da empresa do carro-forte foram rendidos com armas de grosso calibre.

    De acordo com informações da polícia, a quadrilha levou cerca de R$ 1 milhão. Dois veículos foram utilizados pelo grupo: um Hyundai do modelo Tucson de cor preta, no qual os homens usaram para fugir, e outro carro que foi abandonado por eles, encontrado queimado, em um distrito do município.

    (Foto: Reprodução / Whatsapp)Segundo o delegado de Pedra Branca, Jefferson Custódio, os suspeitos certamente tiveram acesso a informações privilegiadas. “A rota desses carros-forte alteram muito, é traçada de última hora. Data e horário são alterados. As vezes, até percorrem distâncias maiores para fugir da rotina” explica o Delegado.

    Após a fuga da quadrilha, populares que estavam próximos ao local tentaram levar parte do dinheiro que permaneceu dentro do carro-forte enquanto era carbonizado. *Tribuna do Ceará

    SECA: Abastecimento de água em Caicó está reduzido devido a baixo nível do rio Piranhas/Açu

    Economizar água tornou-se palavra de ordem para a população de Caicó. Devido ao baixo nível do rio Piranhas/Açu a captação de água está comprometida, dificultando assim o fornecimento de água através da Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern). 

    O rio recebe contribuição da barragem Curemas/Mãe D’Água, localizada na Paraíba. O controle das comportas nesta barragem é feito pelo Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS) com gestão da Agência Nacional de Águas (ANA). Devido a um problema na comporta localizada no Curemas, haverá uma contribuição para o rio Piranhas/Açu através do Mãe D’Água, todavia, será necessário um período de aproximadamente 10 dias para que essa água chegue até a região Seridó. É válido ressaltar que a cidade já tem um rodízio de abastecimento como forma de racionar a água existente. 

    Diante deste cenário, a Caern mais uma vez solicita o apoio da população racionando toda a água possível, minimizando assim as dificuldades que possam ser geradas durante o período. A empresa está com equipes de plantão para sanar qualquer vazamento que possa surgir em seu sistema e orienta que os moradores estejam alerta para vazamentos em seus imóveis. 

    Assessoria de Comunicação Social – ACS

    Ex-arcebispo acusado de pedofilia morre antes de julgamento no Vaticano

    O Vaticano anunciou nesta sexta-feira (28) a morte do ex-arcebispo Jozef Wesolowski, o primeiro religioso a ser preso na cidade-estado por acusações de abuso sexual de menores de idade.

    Segundo um comunicado do Vaticano, o polonês de 67 anos foi encontrado morto no quarto onde era mantido sob prisão domiciliar. As autoridades afirmaram ter pedido uma autópsia, mas que os testes iniciais "apontaram que a morte teve causas naturais". O papa Francisco foi informado da morte.

    Wesolowski é acusado de armazenar pornografia infantil e de ter mantido relações sexuais com menores de idade quando exercia o cargo de núncio na República Dominicana, entre janeiro de 2008 e agosto de 2013.

    Excomungado em junho de 2014, Wesolowski se tornou a autoridade de alto escalão a ser detida no Vaticano sob acusações de pedofilia.Seu julgamento, que deveria ter começado em julho, foi adiado indefinidamente devido a problemas de saúde que ele desenvolveu há alguns meses.

    A denúncia de Wesolowski é representativa da política estimulada pelo papa Francisco de combate a crimes de pedofilia cometidos por membros da Igreja Católica. Em junho, foi anunciada a criação de uma corte exclusiva para julgar bispos acusados de negligência em relação a casos de abuso sexual.


    *
    FOLHA PRESS

    Severiano Melo (RN) apresentou a menor taxa de crescimento em todo o Brasil

    O município com a maior taxa de crescimento no período 2014-2015 foi Brejo de Areia (MA) calculada em 113,72%, seguido de Juazeiro do Piauí (PI) (11,23%) e Banzaê (BA) (9,17%), tendo os três municípios sofrido alterações nos limites territoriais. Já o município de Severiano Melo (RN) apresentou a menor taxa de crescimento (-9,01%), seguido de Japurá (AM), com -8,47%.

    População brasileira supera os 204 milhões de habitantes, aponta IBGE

    A população brasileira superou a marca dos 204 milhões de habitantes neste ano. Segundo estimativas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgadas hoje (28) no Diário Oficial da União, o país tinha em 1° de julho deste ano, 204.450.649 habitantes. No ano passado a população estimada era 202.768.562.

    O IBGE também divulgou as populações estimadas das 27 unidades da federação e dos municípios brasileiros. O estado mais populoso do país, São Paulo, tem 44,4 milhões de pessoas. Outros cinco estados têm populações que superam os 10 milhões de habitantes: Minas Gerais (20,87 milhões), Rio de Janeiro (16,55 milhões), Bahia (15,2 milhões), Rio Grande do Sul (11,25 milhões) e Paraná (11,16 milhões).

    Três estados têm populações menores do que 1 milhão: Roraima (505,7 mil), Amapá (766,7 mil) e Acre (803,5 mil).

    As demais unidades da federação têm as seguintes populações: Pernambuco (9,34 milhões), Ceará (8,9 milhões), Pará (8,17 milhões), Maranhão (6,9 milhões), Santa Catarina (6,82 milhões), Goiás (6,61 milhões), Paraíba (3,97 milhões), Amazonas (3,94 milhões), Espírito Santo (3,93 milhões), Rio Grande do Norte (3,44 milhões), Alagoas (3,34 milhões), Mato Grosso (3,26 milhões), Piauí (3,2 milhões), Distrito Federal (2,91 milhões), Mato Grosso do Sul (2,65 milhões), Sergipe (2,24 milhões), Rondônia (1,77 milhão) e Tocantins (1,51 milhão). *Com informações Agência Brasil

    José Agripino diz que governo perdeu a lucidez ao recriar a CPMF

    O Senador José Agripino distribui nota à imprensa criticando a recriação da CPMF
    Veja a nota:

    "– A insensatez do governo em querer recriar a CPMF assusta porque deixa claro que, para fazer caixa, eles perderam a lucidez. Pouco importa o resultado sobre a economia ou o emprego das pessoas. 

    Vale tudo já que não conseguem conter os gastos do governo, que não param de crescer. Vão nos encontrar pela frente, mais uma vez".
    Senador José Agripino (RN)
    Presidente nacional do Democratas

    Candidatos ao Conselho Tutelar em Santa Cruz participam de reunião que esclareceu regras do processo eleitoral

    A Prefeitura de Santa Cruz, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, juntamente com o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), realizaram uma importante reunião com todos os 13 candidatos ao Conselho Tutelar. O encontro contou com a participação do Ministério Público.

    A reunião aconteceu na manhã desta quarta-feira (26), na sede do CREAS, e teve o objetivo de orientar os candidatos quanto as normas do pleito, que são bem parecidas com as da eleição partidárias que servem para escolher, por exemplo, um prefeito de uma cidade.

    A reunião foi mediada pela Promotora Pública, Dra. Tatiana Brito, que esclareceu, entre muitas questões, que é terminantemente proibido a compra de votos e o abuso de poder econômico. Na reunião os candidatos foram informados que o Ministério Público e CMDCA irão apurar qualquer denunciar que surgir objetivando garantir a total lisura do processo que ira escolher os cinco novos conselheiros tutelares de Santa Cruz no próximo dia 04 de outubro.

    Lava Jato: Ministro Henrique Alves na lista negra do lobista Fernando Baiano

    Em acordo de delação premiada, o lobista Fernando Baiano, apontado como operador do PMDB na Lava Jato, disse que pode contribuir com novas informações sobre a cúpula do PMDB.

    Aos integrantes do Ministério Público Federal, ele mencionou o ministro do Turismo, Henrique Eduardo Alves (RN), Renan Calheiros (AL), presidente do Senado, do presidente da Câmara, Eduardo Cunha (RJ) e do senador petista Delcídio do Amaral (MS).

    Ele também afirmou que pode detalhar o papel de Nestor Cerveró, ex-diretor da área internacional da Petrobras, no esquema.

    Mesmo algemado, preso salta de carro da polícia em movimento e foge

    Delegacia de Plantão da Zona Norte de Natal fica na Avenida Dr. João Medeiros Filho, uma das mais movimentadas da região (Foto: Reprodução/Inter TV Cabugi)
    Delegacia de plantão da Zona Norte
    (imagem reprodução/InterTv Cabugi)
    Um preso aproveitou um momento de distração e conseguiu escapar da Delegacia de Plantão da Zona Norte de Natal antes mesmo de ser autuado. A fuga aconteceu na noite desta quinta-feira (27) com o carro da polícia que o levou até a delegacia ainda em movimento. Até o início da manhã desta sexta (28), o fugitivo não havia sido encontrado.

    Segundo boletim feito na própria delegacia, Valtércio de Carvalho da Silva, de 56 anos, foi preso pelo crime de roubo no bairro do Alecrim, na Zona Leste da cidade. Ele estava algemado, mas conseguiu saltar do veículo e saiu correndo em meio a uma das avenidas mais movimentadas da região. Quase foi atropelado, mas também escapou da perseguição dos policiais que estavam na delegacia.

    Trabalhadores rurais comemoram novo Programa do Leite

    Duas federações que representam trabalhadores rurais do Estado divulgaram nota de apoio às novas normas do Programa do Leite. A Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura Familiar do Rio Grande do Norte (Fetraf-RN) e a Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Rio Grande do Norte (Fetarn) divulgaram nota à população elogiando o Decreto 25.447/2015 que institui as mudanças no Programa do Leite, determinadas pelo governador Robinson Faria.

    O novo Programa do Leite, que será lançado neste sábado (29) no bairro de Mãe Luiza, terá gestão compartilhada entre a Secretaria de Trabalho, Habitação e Assistência Social (Sethas) e a Emater. Dentre as mudanças estipuladas pelo decreto estão: pelo menos metade do leite adquirido pelo programa será proveniente da agricultura familiar; o leite adquirido será exclusivamente produzido no Rio Grande do Norte e ainda que nenhum fornecedor (laticínio) poderá entregar, mensalmente, quantidade de leite superior a 10% do total adquirido pelo programa.

    Governo mantém proposta de reajuste de 21,3% para servidores do Executivo

    O Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão manteve a proposta de reajuste de 21,3% em quatro anos para servidores do Poder Executivo. Reuniões nesta quinta (27) no Planejamento e no ministério da Educação (MEC), essa última com a Federação de Sindicatos de Trabalhadores Técnico-Administrativos em Instituições de Ensino Superior Públicas do Brasil (Fasubra), não mudaram o cenário das negociações.

    A nota diz ainda que “de acordo com Mendonça, este é o reajuste possível num momento em que o país atravessa conjuntura de restrição fiscal e o governo está revisando seus gastos para equilibrar o orçamento”. Segundo o Planejamento, o impacto nos cofres públicos seria de R$ 32 bilhões até 2019.

    A oferta do governo é de 21,3%, divididos em parcelas de 5,5% em 2016, 5% em 2017, 4,75% em 2018 e 4,5% em 2019. Para os servidores, a proposta está aquém do ajuste pedido, linear de 27,3%. No caso dos benefícios, o auxílio-alimentação passaria de R$ 373 para R$ 458.

    Concursados da Assembleia Legislativa do RN tomam posse nesta sexta-feira

    A Assembleia Legislativa do RN empossará, na manhã desta sexta-feira (28), na capital do estado, parte dos concursados para ingresso no Poder Legislativo. Conforme assegurado pelo presidente Ezequiel Ferreira de Souza (PMDB), 15 aprovados assumirão suas funções no primeiro momento.

    A convocação para os cargos de nível médio e superior foi publicada no Diário Oficial do Estado do dia 04 deste mês. Os 15 convocados são para as vagas de Analista Legislativo (02), Biblioteconomia (01), Operador de Som (01), Programador (01), Taquígrafo (03), Analista de Sistemas (01) e Técnico Legislativo (06).

    Presidente do PT-SP diz que, com medo de perder eleição, prefeitos petistas vão trocar de partido

    O presidente do Diretório Estadual do PT de São Paulo, Emídio de Souza, revelou nesta quinta-feira, 27, que 14 dos 68 prefeitos que o partido tem no Estado comunicaram que deixarão a legenda.

    De acordo com Emídio, os prefeitos alegam “desgaste” da sigla em São Paulo, medo de perder as eleições em 2016 por serem petistas e também por serem “mal atendidos” pelo governo federal no recebimento de recursos para as prefeituras.

    Ele reclamou da atuação “intensa” do vice-governador e presidente do Diretório Estadual do PSB, Márcio França, em “cooptar” prefeitos petistas. “O Márcio França, virou especialidade dele hoje fazer essa pescaria em aquário”, disse.

    Segundo Emídio, a atuação de França hoje se assemelha à que o ex-governador Orestes Quércia fazia quando comandava o PMDB paulista na década de 1980. Apesar de admitir que é um número relevante de prefeituras que o PT perde, Emídio destaca que elas têm um peso “muito pequeno” em relação ao eleitorado que a agremiação comanda em nível municipal no Estado – que é cerca de 45% dos eleitores.


    O presidente do Diretório Estadual do PT de São Paulo disse não ter a lista dos 14 prefeitos que anunciaram a saída do partido, mas citou alguns: Itupeva, Jaú, Taquaritinga, Sales de Oliveira, Roseira, Piquete, Iracemápolis, Santa Branca e Jundiaí.

    Emídio afirmou que, além do vice-governador de São Paulo, o ministro das Cidades, Gilberto Kassab, do PSD, também faz a “pescaria”.

    Repasse do terceiro decêndio de agosto soma R$ 1,6 bilhão e será depositado nesta sexta

    As prefeituras brasileiras recebem nesta sexta-feira (28) o repasse do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) referente ao terceiro decêndio do mês de agosto de 2015. O montante destinado aos municípios será de R$ 1.670.728.944,10, já descontada a retenção do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb).

    Se for levado em consideração os valores brutos, incluindo a retenção do Fundeb, o montante repassado chega a R$ 2.088.411.180,13. Os recursos previstos para os municípios, quando comparados com o montante anteriormente estimado pela Secretaria do Tesouro Nacional (STN), representam 32,5% a mais.

    Já em comparação com o terceiro decêndio de agosto de 2014, o decêndio deste ano teve um crescimento de 32,2% em termos reais, ou seja, considerando a inflação. A CNM informa que mesmo com os crescimentos apontados, os decêndios de agosto somaram R$ 6,046 bilhões.

    Quase 40% dos senadores têm pendências criminais

    Supremo tem denúncia contra Renan para julgar há mais de dois anos. Collor está a um passo de virar réu na Lava Jato - Foto Marcos Oliveira/Ag. SenadoQuase 40% dos senadores estão sob investigação no Supremo Tribunal Federal (STF). Dos 81 integrantes do Senado, pelo menos 30 respondem a inquéritos ou ações penais na mais alta corte do país. As suspeitas vão de crimes de corrupção, contra a Lei de Licitações e eleitorais até delitos de menor gravidade, como os chamados crimes de opinião. Entre os investigados, 12 são alvos da Operação Lava Jato, como o presidente da Casa, Renan Calheiros (PMDB-AL), e o ex-presidente da República Fernando Collor (PTB-AL), único senador denunciado até agora pela Procuradoria-Geral da República.

    Os dados são de levantamento exclusivo da nova edição da Revista Congresso em Foco. Desde agosto de 2013, o senador Ivo Cassol (PP-RO) vive com um pé no Senado e outro no Supremo. Primeiro e único senador condenado à prisão pela mais alta corte do país, Cassol se agarra a recursos para não ter o mesmo destino que seu colega de estado, o ex-deputado Natan Donadon (RO), que saiu da Câmara diretamente para o Complexo Penitenciário da Papuda. O ex- -governador foi condenado a quatro anos e oito meses de prisão, em regime semiaberto, e ao pagamento de multa de R$ 201 mil, acusado de ter direcionado licitações a empresas de conhecidos entre 1998 e 2002, quando era prefeito de Rolim de Moura (RO). Em setembro de 2014, o Supremo rejeitou as contestações de Cassol.


    No fim do ano, a Procuradoria-Geral da República voltou a se manifestar contra o recurso apresentado pela defesa. A eventual confirmação da sentença implica o início do cumprimento da pena e a abertura do processo de cassação do mandato. Essa, porém, não é a única dor de cabeça dele na Justiça. Cassol é o senador com mais pendências no Supremo. Seu nome figura em dez investigações. Além da condenação, enfrenta duas ações penais, por calúnia e crime eleitoral, e outros oito inquéritos por peculato, improbidade administrativa, falsidade ideológica, lavagem de dinheiro, corrupção passiva, crimes contra o meio ambiente, contra o sistema financeiro e contra a Lei de Licitações. “Responderei apenas na Justiça o que devo a ela”, disse o ex-governador ao ser procurado pela reportagem.