• Últimas Notícias

    segunda-feira, 17 de agosto de 2015

    A situação nos presídio do Rio Grande do Norte é tensa, alerta sindicato

    Carro em que o diretor do CDP estava levou dois tiros na janela e um na porta (Foto: Divulgação/Polícia Militar)
    Depois de dois atentados em apenas dois dias, os agentes penitenciários do Rio Grande do Norte estão em total alerta e temorosos com a segurança pessoal e nas unidades prisionais. Para o Sindicato dos Agentes Penitenciários do RN, a situação é tensa há muito tempo.

    “Não é de hoje que nós reclamamos da falta de estrutura e cobramos mais e melhores condições de trabalhos para os agentes penitenciários. Hoje e no sábado, quase perdíamos colegas de trabalho. Será preciso morrer alguém para que atitudes sejam tomadas?”, questiona Vilma Batista.

    Ela lembra que, em 2013, um agente penitenciário foi assassinado durante a tentativa de resgate de um preso. No ano passado, e já neste ano, viaturas e carros de agentes penitenciários foram alvos de atentados, tendo caso, inclusive, de veículo incendiado.

    “Os bandidos afrontam o Sistema Penitenciário e o Sistema de Segurança, porque sabem da fragilidade do Governo do Estado nesses setores. Infelizmente, o crime organizado está bem articulado, dentro e fora das cadeias e, sem dúvida, deve ter ligação com esses atentados. Então, esperamos que seja dada uma resposta”, afirma.

    Vilma Batista declara ainda que os agentes penitenciários esperam investimentos em armamentos, melhores viaturas e até mesmo valorização dos agentes. “A maioria não dispõe nem mesmo de um colete a prova de balas, então, como se proteger da criminalidade dentro e fora dos presídios?”, completa.


    No caso desta segunda-feira (17), no Parque Industrial, em Parnamirim, um agente penitenciário ficou ferido na mão. Ele e outro agente estavam em uma viatura quando bandidos se aproximaram e atiraram várias vezes. *Por DeFato

    TCE quer investigação sobre salários de 1.645 servidores públicos no RN

    O Tribunal de Contas do Estado (TCE) do Rio Grande emitiu 304 recomendações para que prefeituras, câmaras municipais e Estado apurem possíveis irregularidades na folha de pagamento de 1.645 servidores públicos. Os ofícios foram enviados com base em um levantamento da Diretoria de Despesa de Pessoal nas folhas de pagamento do mês de maio de 2015.

    Foram identificados pelo corpo técnico do TCE indícios de irregularidades como acumulação irregular de cargos públicos, servidores efetivos com mais de 70 anos em atividade e pessoas do quadro funcional que constam como falecidos no Sistema Informatizado de Controle de Óbitos e no Infoseg, disponibilizados pelo governo federal.

    A Diretoria de Despesa de Pessoal apontou a existência de 1.255 servidores em situação de possível acumulação irregular de cargos públicos, levando-se em consideração apenas servidores com mais de dois vínculos públicos.

    Entre eles estão 54 vereadores e 29 secretários municipais; 27 casos de pagamentos a pessoas que constam como falecidas no Sistema Informatizado de Controle de Óbitos; e 363 servidores com mais de 70 anos, idade limite para aposentadoria compulsória do servidor público.

    O TCE afirma que foram encontrados casos graves e representativos do problema. Há, por exemplo, servidor que possui 12 vínculos com dez prefeituras diferentes, segundo tribunal. Também foi identificado um servidor que recebe mensalmente mais de R$ 50 mil de remuneração. Há ainda servidores que precisariam percorrer uma distância diária impraticável para conseguir cumprir a jornada de trabalho. *Portal G1

    Se promovendo em manifestação socialite Ju Isen faz topless na Avenida Paulista, SP

    Ju Isen repetiu o feito no início do ano e tirou a roupa novamente durantes as manifestações que aconteceram neste domingo, 16. A socialite chegou na Avenida Paulista, em São Paulo, vestindo uma camiseta branca que já evidenciava a ausência de sutiã. Depois de assinar algumas edições da revista Sexy, da qual foi capa, Ju seguiu para a frente do MASP, onde tirou a camiseta. 

    Desta vez, a socialite dispensou os adesivos que colou nos seios em sua primeira aparição nos protestos. Enquanto outros manifestantes filmavam e tiravam fotos, Ju exibia as páginas de sua revista e segurava a bandeira do Brasil. Muitos pediram para tirar foto ao lado de Ju.

    Cosern: Desligamento Programado será realizado dia 21 em Santa Cruz e mais oito cidades do RN


    Tibau do Sul, Paraú, Pedro Avelino, Riacho de Santana, Acari, Jucurutu, Espírito Santo, Natal e Santa Cruz são os municípios do estado nos quais haverá a paralisação temporária de energia elétrica por conta da realização de serviços técnicos por parte da Companhia Energética do RN (Cosern) através do Desligamento Programado da empresa concessionária.

    A interrupção deve-se, segundo a informação vinda da assessoria de imprensa da Cosern, a necessidade de execução de trabalhos de ampliação, manutenção e melhoramento do sistema de distribuição de luz nas áreas onde a tarefa será realizada.

    A programação está prevista para o dia 21 de agosto, próxima sexta-feira, obedecendo ao seguinte calendário:

    Em Tibau do Sul, entre 7h e 11h, no trecho formado pela Praia de Pipa, Chapadão e adjacências; em Paraú, entre 7h30 e 11h30 na área de sítio Capricho, Poço de Pedra e imediações; em Pedro Avelino, entre 7h30 e 12h30, nas localidades de Boa Vista, Cachoeirinha, Forquilha, Sobradinho e proximidades; em Riacho de Santana, entre 8h e 12h, nas comunidades de Catolezinho e adjacências; em Acari, entre 8h e 13h, nas povoações de Serrote, Pau D’Arco e vizinhança; em Jucurutu, entre 8h e 12h, nas localidades de Pedra Branca e proximidades; em Espírito Santo, entre 8h e 13h, no povoado de Poção e cercanias; em Natal, entre 9h e 12h, nas ruas Paracati, Miramangue, Maranata, Ormênio Morais Portela e proximidades, no bairro Planalto; e, em Santa Cruz, entre 14h e 17h, na área de Bom Sucesso, Cacaruaba e proximidades. *Informações via Pauta Aberta