• Últimas Notícias

    sexta-feira, 10 de julho de 2015

    Câmara de Natal autoriza concurso público e entra em recesso

    Sessão da Câmara de Natal, hoje: votação de projetos e início de recesso (foto: CMN)
    Foto CMN
    Os vereadores de Natal encerraram, na manhã de hoje (10), atividades parlamentares do primeiro semestre de 2015, em sessão extraordinária, na qual foram aprovados o projeto substitutivo para a regulamentação do sistema de transporte público da capital; os que autorizam a realização dos concursos públicos para as Secretarias de Saúde (SMS) e Assistência Social (Semtas); além de um veto ao projeto que versa sobre mudanças no Conselho Municipal de Defesa da Criança e do Adolescente (COMDICA).

    Para o projeto que autoriza o concurso da saúde estão previstas 630 vagas e, para a Semtas, mais 912. Os vereadores aprovaram emendas do vereador Sandro Pimentel (PSOL) que determina um limite de seis meses para que os editais dos dois concursos sejam publicados. "Fico satisfeito que o governo concordou com esta emenda. Vamos acompanhar a publicação e realização deste concurso com esta garantia de que existe um prazo a ser cumprido", disse o parlamentar.


    No processo seletivo da Semtas, serão abertas 912 vagas, inclusive com criação de novos cargos. Através de uma emenda da vereadora Júlia Arruda (PSB) ficou garantido que destas vagas, 8 serão direcionadas à Secretaria de Defesa Social (Semdes) e 12 para a Educação (SME). Para esta matéria os vereadores aprovaram ainda uma emenda do vereador Júlio Protásio (PSB) que garante aos servidores que já são efetivados, mas não têm Plano de Cargos, os mesmos direitos daqueles que serão contratados pelo novo concurso público.  A aprovação desta última emocionou os educadores sociais da Semtas presentes.

    Governo vai abrir 2.290 mil vagas de medicina em faculdades privadas

    Resultado de imagem para Governo vai abrir 2.290 mil vagas de medicina em faculdades privadasOs ministérios da Educação e da Saúde informaram nesta sexta-feira (10) que vão abrir 2.290 vagas para o curso de medicina em instituições particulares de 11 estados do país. A medida faz parte do programa Mais Médicos e tem o objetivo de garantir atendimento a 36 municípios considerados prioritários pelo governo.
     
    As cidades haviam sido selecionadas em setembro do ano passado. Todas elas têm pelo menos 70 mil habitantes e não ofereciam a formação médica, segundo o governo. Em setembro, uma lista de 39 municípios foi anunciada, mas, segundo o MEC, três deles (São Leopoldo, no Rio Grande do Sul, Limeira, em São Paulo, e Tucuruí, no Pará) foram retirados da lista por não atenderem aos critérios de qualidade. A abertura dos cursos entra na meta do governo federal de criar 11,5 mil novas vagas em cursos de medicina em todo o Brasil, incluindo instituições de ensino superior públicas e privadas.
     
    "É uma nova maneira de desenvolver o processo de regulação de ensino superior", afirmou o ministro da Saúde, Arthur Chioro, em entrevista coletiva em Brasília. "O Mais Médicos se consolida não apenas como um projeto emergencial para atender o setor da saúde. É uma política estruturante da formação médica no Brasil."

    Último foragido do CDP de Parelhas pretendia chegar em Tangará mas foi preso em Jardim do Seridó

    Uma denúncia anônima levou os policiais da 2ª CPM/6º BPM de Jardim do Seridó a prisão do último foragido do Centro de Detenção Provisória (CDP), de Parelhas na manhã desta sexta-feira (10). 
     
    O apenado Libânio Bento Fernandes, natural e residente na cidade de Tangará foi localizado em uma casa abandonada no sítio Marcas em Jardim do Seridó.
     
    A reportagem da Rádio Cabugi do Seridó conversou com o apenado, ele contou que passou muita fome, dormia no mato, e bebia água nos açudes que encontrava no caminho.
     
    Mas não pensou em desistir, falou que procurava meios de chegar até a cidade de Tangará. *Por Blog do Magno César

    MPF/RN recomenda retirada do nome do ex-presidente Lula de placa em Ipanguaçu

    O Ministério Público Federal (MPF) em Assu (RN) recomendou à Prefeitura de Ipanguaçu (RN) a retirada do nome do ex-presidente Lula de uma placa relativa à construção de uma creche financiada com recursos do Ministério da Educação, através do Programa Pro-Infância.

    Na placa, há referência à localidade da obra como sendo a “Comunidade Presidente Lula”. A recomendação do MPF, assinada pelo procurador da República Victor Queiroga, destaca que o artigo 37 da Constituição estabelece como princípios da administração pública a impessoalidade. Ao mesmo tempo, os artigos 1º, 2º e 3º da Lei proíbem o uso do nome de pessoas vivas para identificar e nomear bens públicos.

    O MPF requer a “completa ocultação ou remoção do nome presidente Lula da placa colocada em frente à obra” e que a prefeitura providencie, no prazo de dez dias úteis, “a completa ocultação ou remoção de inscrições, gravuras, pinturas, letreiros, faixas, placas, cartazes ou qualquer outra forma de identificação ostensiva do nome de pessoa viva atribuído a bens públicos de qualquer natureza”.

    Mulher é morta durante assalto em bar na zona Oeste

    FOTO: SÉRGIO COSTA / PORTAL BO
    Uma mulher identificada como Núbia da Silva Gomes, de 25 anos foi morta com um tiro no peito durante um suposto assalto, em um bar, na Avenida Seis, no bairro Dix Spet Rosado, zona Oeste da capital. De acordo com a polícia a vítima estava trabalhando quando um homem se aproximou do estabelecimento, anunciando um assalto e de posse de uma arma de fogo atirou. Núbia morreu antes da chegada do socorro.
    De acordo com soldado Werley Martins, do 9º Batalhão o autor do disparo perguntou várias vezes pela dona do bar e em seguida teria atirado em direção as pessoas que estavam em uma mesa do lado da entrada. “Aparentemente trata-se de uma tentativa de assalto seguida de morte, mas somente o pessoal da Delegacia de Homicídios que irá descobrir através de uma investigação o que de fato aconteceu”, disse.
    Algumas testemunhas informaram a reportagem do PortalBO que a vítima era natural de Pernambuco e morava há pouco tempo em Natal. Os clientes e outras funcionárias do bar informaram aos investigadores da Polícia Civil as características do suspeito para tentar identificá-lo e localizá-lo, porém ninguém foi preso. *Portal BO

    As inscrições para II Taça RN Escolar de Futebol estão abertas

    A Secretaria de Estado do Esporte e do Lazer já abriu as inscrições para a II Taça RN de Futebol Escolar, categoria masculino de 15 a 17 anos. O primeiro passo é fazer a adesão que vai até o dia 23 de julho, depois a inscrição que vai até o dia 30 de julho. 

    Os coordenadores da competição, os professores Ageu e Carlos Alberto avisam que somente uma seleção por município pode ser inscrita. Mais informações no quadro específico da II Taça RN de Futebol Escolar 2015, localizado no rodapé do site da SEEL

    Fabricação de sabão com óleo de cozinha gera emprego e renda no RNf

    ASSECOM/CEASA
    Iniciativa apoiada pela Petrobras beneficia cerca de 90 mulheres de seis comunidades carentes que fabricam e vendem o produto A reciclagem do óleo de cozinha e sua transformação em sabão ecológico está gerando emprego e renda para 90 mulheres de seis comunidades carentes de Natal, no Rio Grande do Norte, graças ao projeto Sabão Ecológico das Comunidades, apoiado pela Petrobras desde 2013. 

    Além disso, o projeto que integra o Programa Petrobras Socioambiental contribui para a melhoria da qualidade de vida em sua área de abrangência, já que o descarte do óleo no meio ambiente prejudica solos, lençóis freáticos e estações de tratamento de esgoto. O projeto Sabão Ecológico das Comunidades, implementado pela organização não governamental Centro de Promoção à Assistência Social (Cepas), inclui a coleta do óleo em restaurantes, lanchonetes e bufês parceiros; a purificação em uma miniusina construída com recursos do projeto; a distribuição do óleo purificado a seis pontos de fabricação de sabão, um em cada município. 

    A iniciativa também inclui a fabricação das barras de sabão; o corte; a embalagem e a distribuição do produto. Seis municípios são beneficiados pelo projeto, Curtume, Alto da Torre, Garis, Jardim Progresso, Pajuçara e Nordeste. Segundo uma das coordenadoras do projeto, Cláudia Regina Maciel, a produção gerada é de cerca de 2.800 pacotes de sabão por mês, com cinco barras cada um, sendo o preço de venda mínimo estabelecido em R$ 4, dos quais R$ 3 cabem a cada fabricante e vendedora. 

    O restante é revertido para a compra de material, de modo que o projeto se torne autossustentável. O dinheiro obtido complementa a renda das fabricantes e vendedoras de sabão, havendo um controle sobre a produção e a venda de cada uma, para que a divisão dos recursos obtidos seja justa. O produto tem sido bem aceito no mercado. “As fabricantes e vendedoras de sabão foram escolhidas entre as mais carentes indicadas pelos líderes de cada uma das seis comunidades. *Agência Petrobras


    Suspeito de atirar em delegado da Paraíba é preso no litoral potiguar

    Ivamar Paiva Barreto foi preso na praia de Muriú, litoral Norte potiguar (Foto: Divulgação/Polícia Civil)
    (Foto: Divulgação/Polícia Civil)
    Foi preso nas primeiras horas da manhã desta sexta-feira (10), em uma praia no litoral Norte potiguar, o suspeito de ter atirado no delegado Leonardo Machado, crime ocorrido em junho deste ano na cidade de Uiraúna, no Sertão paraibano. A operação que prendeu o comerciante Ivamar Paiva Barreto foi realizada por agentes da Divisão Especializada em Investigação e Combate ao Crime Organizado (Deicor) do Rio Grande do Norte com apoio de policiais civis da Paraíba.

    De acordo com a delegada Sheila Freitas, o suspeito foi preso na praia de Muriú, que fica a pouco mais de 40 quilômetros de Natal. Em junho deste ano, policiais dos dois estados já haviam tentado encontrar e prender o Ivamar. A operação aconteceu na cidade de Pilões, na região Oeste do Rio Grande do Norte. Na ocasião, o comerciante conseguiu escapar.

    O delegado Leonardo Machado, de 37 anos, foi baleado em uma praça e, de acordo com a Polícia Civil, o crime teria sido motivado por uma discussão por causa de uma fila de supermercado.

    Segundo as investigações, a vítima discutiu com outro homem e, quando saiu do estabelecimento, foi atingido por dois tiros, no abdômen e na cabeça. Um segundo homem teria ajudado na fuga. O estado de saúde do delegado ainda é considerado grave. *Por G1 RN

    Vídeo de sexo de adolescentes do Sertão vaza no WhatsApp e caso vai parar na Justiça da Paraíba

    O vídeo de uma transa entre um casal de adolescentes da cidade de Itaporanga, no Sertão do Estado, vazou no Whatsapp e o caso foi parar na delegacia.


    Segundo informações do Portal do Vali do Piancó, o vídeo foi produzido por uma terceira pessoa, que pode responder criminalmente. O adolescente tem 17 anos e a namorada apenas 13. No vídeo não aparece o rosto do rapaz somente da menina. Ao tomar conhecimento do caso, a mãe da jovem levou o caso à Promotoria da Infância e Juventude, que determinou ao delegado José Pereira a apuração do caso. 

    A menina foi ouvida quarta-feira (08) e será submetida a exame sexológico para comprovar a materialmente da conjunção carnal, o que caracteriza estupro a vulnerável.

    Crise: UnP demite e reduz quadro docente e de funcionários

    O maior centro privado de ensino superior do Rio Grande do Norte, a Universidade Potiguar (UnP), está reduzindo o número de servidores e demitiu, somente ontem, pelo menos trinta profissionais dos quadros administrativo e docente. A assessoria de imprensa da instituição confirmou os cortes, mas não mensurou o quantitativo atingido, tampouco, se as demissões são consequência da redução dos repasses de recursos através do Financiamento Estudantil, o Fies. Nas redes sociais, os comentários publicados davam conta de 180 funcionários dispensados, o que foi veementemente negado pela assessoria de imprensa da instituição.

    UnP já conta com mais de 30 mil alunos em seus cursos. Diretoria garante que está em expansão


    Um dos profissionais demitidos, que realizou ontem o exame demissional e entregou ontem a carteira de trabalho para a tramitação demissionária, confirmou que ao menos 30 servidores aguardavam atendimento no Departamento de Recursos Humanos, localizando no Campus da Avenida Eng. Roberto Freire, na zona Sul de Natal. Conforme relatado à TRIBUNA DO NORTE por esta fonte, que preferiu não ser identificada, os cortes atingem todos os cursos, desde os técnicos aos de pós-graduação. Os critérios para os cortes não foram expostos.* Por Tribuna do Norte

    Concurso: Liquigás realiza processo seletivo no Rio Grande do Norte; salários a partir de R$ 1 mil

    Resultado de imagem para concursos liquigas 2015A Liquigás Distribuidora realiza, no segundo semestre de 2015, Processo Seletivo Público para o preenchimento de 145 vagas em 44 cidades de 22 estados, entre eles o Rio Grando do Norte, as vagas são voltadas aos profissionais de nível superior, médio e fundamental completo e incompleto.

    As vagas se dividem em: 26 para nível superior; 86 para candidatos de nível médio; 20 para quem possui nível fundamental completo e 13 para quem não completou o fundamental. A descrição das vagas está disponível no site da Liquigás.

    Os salários iniciais variam de R$ 1.057,36 a R$ 4.656,67, dependendo do nível de escolaridade exigido pela vaga. No caso dos Profissionais de Vendas Júnior, o salário poderá ter acréscimo proveniente de comissão condicionada, de acordo com o plano de cumprimento de metas, variando de R$ 380,00 a R$ 2.200,00.

    As inscrições poderão ser realizadas no site da Fundação CESGRANRIO entre os dias 15 de julho e 10 de agosto de 2015. As taxas de inscrição variam de acordo com o nível de escolaridade, sendo $ 65,00 (nível superior), R$ 45,00 (nível médio) e R$ 35,00 (nível fundamental completo e incompleto).


    As provas objetivas para todos os cargos acontecem no dia 20 de setembro, enquanto as provas de capacitação física para ajudantes de carga/descarga e oficial de produção I acontecem nos dias 7 e 8 de novembro. Os resultados finais serão divulgados no dia 1º de dezembro de 2015.

    Aposta de cidade do interior de SP leva premiação de R$ 36,4 milhões

    Uma aposta da cidade de Itapevi (SP) levou sozinha o prêmio de R$ 36.404.331,56 do segundo sorteio da Mega Semana de Férias (concurso 1.721).
    O sorteio aconteceu na noite desta quinta-feira (09) em Osasco (SP), frisa informação do portal UOL Notícias Cotidiano.
    As dezenas sorteadas foram: 04 - 12 - 19 - 33 - 36 - 38.
    Acumulado há quatro sorteios, o prêmio renderia na poupança cerca de R$ 252 mil por mês.
    A quina teve 188 apostas ganhadoras, que levarão cada uma R$ 15.172,92.
    Já a quadra teve 9.668 acertos, que renderão R$ 421,49 a cada um dos vencedores.
    A arrecadação total do concurso foi de R$ 48.722.999,50.
    O terceiro e último sorteio da Mega Semana de Férias acontecerá no próximo sábado (11), com previsão de prêmio de R$ 3 milhões.