• Últimas Notícias

    segunda-feira, 15 de junho de 2015

    Vaticano vai julgar pela primeira vez um religioso acusado de pedofilia

    O Vaticano vai realizar pela primeira vez o julgamento de um religioso acusado de pedofilia. O tribunal vai se reunir no dia 11 de julho para avaliar o caso de Jozef Wesolowski, ex-embaixador da Cúria Romana na República Dominicana.

    Wesolowski está sendo formalmente acusado de manter relações sexuais com menores e posse de material de pornografia infantil. De acordo com o Vaticano, os abusos teriam acontecido tanto em Roma quanto em Santo Domingo, capital da República Dominicana, entre 2008 e 2014.

    “No primeiro caso se trata da posse de material pedófilo, um delito que o Papa Francisco introduziu na legislação do Vaticano em 2013. O segundo caso diz respeito ao abuso sexual de menores, baseado em uma acusação interposta para as autoridades judiciais de Santo Domingo”, comunicou o Vaticano.


    A Santa Sé informou ainda que poderá analisar os computadores utilizados pelo religioso em busca de provas e “eventuais formas de cooperação internacional”. Além do anúncio sobre o julgamento de Wesolowski, o Vaticano também revelou que aceitou a renúncia de dois bispos americanos acusados de proteger padres pedófilos. *O Globo

    General Motors paralisa toda a produção de veículos no Brasil

    A General Motors, segunda maior montadora do país, paralisou toda a produção de carros no Brasil nesta segunda-feira. Segundo sindicatos locais, a companhia que controla a marca Chevrolet colocou, hoje, 6.200 metalúrgicos em férias coletivas nas linhas de montagem de São José dos Campos (SP) e de Gravataí (RS). 

    A sede localizada em São Caetano do Sul (SP) já estava com as atividades interrompidas desde o início do mês. Outras duas unidades, uma em Joinville (SC) e outra em Mogi das Cruzes (SP), que fabricam motores e componentes de carros, também colocaram os funcionários em férias coletivas ou em lay off. 

    As informações foram confirmadas pela assessoria de imprensa da GM. Procurada, a GM do Brasil confirmou a paralisação e as férias coletivas, mas não informou o número total de empregados afastados. "A General Motors do Brasil informa que, em acordo com os respectivos sindicatos, irá conceder a empregados da linha de produção nos complexos industriais de São Caetano do Sul (SP), São José dos Campos (SP) e Gravataí (RS) e das fábricas de Mogi das Cruzes (SP) e de Joinville (SC) férias coletivas e days off. 

    A medida tem como intuito ajustar o volume de produção à atual demanda do mercado", escreveu, em nota, a empresa. *Por Veja

    Anvisa determina recolhimento de lote do remédio para pressão alta Renopril

    A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou a suspensão do uso e da distribuição e comercialização de um lote do medicamento para controle de pressão alta, Renopril 20 miligramas (mg), fabricado pela Belfar Indústria Farmacêutica. O lote suspenso é o 034132, com validade até março de 2016, em razão de caixa do medicamento de 20 mg conter cartela de comprimidos de 10 mg. A medida está em resolução da Anvisa publicada na edição de hoje (15) do Diário Oficial da União e informa que a Belfar encaminhou comunicado de recolhimento voluntário do medicamento à agência.
     
    A Belfar informou que foi encontrada cartela do medicamento de 10 mg em uma caixa que deveria conter o Renopril de 20 mg e a empresa considerou apropriado recolher do mercado todo o lote. Segundo a Belfar, o recolhimento do lote 034132 já foi concluído.
     
    As informações da bula do Renopril indicam que o remédio age dilatando os vasos sanguíneos para ajudar o coração a bombear sangue com mais facilidade para todas as partes do corpo e que essa ação ajuda diminuir a pressão alta.

    Governo encaminha à AL projeto de lei que institui Plano Estadual de Educação

    O Governo do Estado encaminhou nesta segunda-feira (15) à Assembleia Legislativa o projeto de lei nº 023/2015 que institui o Plano Estadual de Educação no Rio Grande do Norte. O projeto terá vigência de dez anos a contar da publicação da lei.
     
    Além da universalização, expansão e democratização do acesso à educação básica, o projeto de lei tem ainda o objetivo de incrementar a qualidade de educação básica, garantindo melhores condições de aprendizagem, avaliação e melhoria do fluxo escolar; formação técnica e tecnológica de nível médio e expansão e diversificação da graduação e pós-graduação na instância da educação superior.
     
    O Plano Estadual de Educação prevê também a valorização dos profissionais da educação, a participação, responsabilização e autonomia dos sistemas de ensino e inclusão e direitos humanos como dimensões.

    Senado deve votar aumento da pena para adolescente que cometer crime hediondo

    Na semana em que a Câmara dos Deputados discute o projeto de redução da maioridade penal e faz nesta terça-feira (16) uma audiência pública, com a presença do Ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, para discutir o assunto, o Senado poderá votar um projeto do senador José Serra (PSDB-SP) que amplia o tempo de punição, de três anos para oito anos, para adolescentes que cometerem crimes hediondos. Nesta terça-feira, o senador José Pimentel (PT-CE), relator da matéria, deverá apresentar um substitutivo ao projeto de Serra.

    Segundo Pimentel, seu substitutivo será estruturado em quatro partes. A primeira estabelece que os jovens com menos de 18 anos, que cometerem crimes hediondos, poderão ter pena máxima de até oito anos e ficarão recolhidos em um sistema diferente dos demais adolescentes. “Essa é uma forma de resguardar os adolescentes que cometeram crimes de menor potencial ofensivo. Por exemplo, um garoto furta um par de tênis. E aí ele é recolhido no mesmo sistema que o outro que sequestrou, matou e roubou. Não é razoável, não é? Então, o que nós estamos fazendo é criando um sistema especial para os jovens que praticaram o crime hediondo”, explicou. *Agência Brasil

    Currais Novos recebe edições da Assembleia Cidadã e Cultural

    Foto: Eduardo Maia/Assecom ALRN
    A cidade de Currais Novos, no Seridó, será receberá a 22ª edição da Assembleia Cidadã, a partir da quarta-feira (17).

    Além das atrações de lazer e serviços oferecidos à população, os currais-novenses também terão a oportunidade de participar da 104ª edição da Assembleia Cultural, que terá quatro shows de forró na quinta-feira (18).

    A participação em todas as atividades é gratuita segundo informação da assessoria de imprensa da Assembleia Legislativa do RN. Durante a quarta e quinta-feira, das 7h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30, no largo do Tungstênio Hotel, a Assembleia Cidadã oferecerá serviços de assistência social, com a emissão de carteiras de identidade, trabalho, CPF, além de realizar cadastro no Bolsa Família e oferecer cortes de cabelo em parceria com o Senac.

    Na área de saúde, haverá consultas com mastologistas, dermatologistas, pediatras, clínico geral, nutricionista e também serviços de saúde bucal. *Por Assecom AL

    Veja vídeo: Mulher tira a roupa e dança só de calcinha em vaquejada no RN


    Uma mulher ficou seminua durante uma festa de vaquejada no município de Caicó, na região Seridó do Rio Grande do Norte. O fato aconteceu na manhã desta segunda-feira (15) já no final da festa.
    As imagens foram enviadas ao G1 por uma pessoa que pediu para não ser identificada.
    De acordo com informações de populares, a mulher estava embriagada, tirou a roupa, ficou só de calcinha e começou a dançar.
    Ao sair da festa de carona em uma motocicleta, a mulher acabou caindo e foi socorrida pelo Corpo de Bombeiros.
    O Corpo de Bombeiros informou que a mulher foi levada para o hospital da cidade com ferimentos leves. G1

    Pedofilia: Polícia Civil prende gari acusado de pedofilia em Campo Redondo

    Uma equipe da Polícia Civil de Santa Cruz prendeu por volta de meio-dia desta segunda-feira (15) um homem identificado por Magno da Silva Lima, 29 anos. Ele é acusado de pedofilia na cidade de Campo Redondo. Existem várias denúncias contra ele de estupro contra garotos naquela cidade. Ele já está sendo conhecido como o Magno Pedófilo, o acusado é gari em Campo Redondo e segundo as denúncias ele sai a noite iludindo as crianças com dinheiro ou presentes para rer relações sexuais com os menores. 

    Segundo relatos existem vítimas com 7 e 10 anos de idade. Magno do Ovão como também é conhecido tinha um mandado de prisão preventiva expedido pela juíza Giselle Priscila Cortez Guedes Draeger, da comarca de Santa Cruz 

    O acusado já vinha sendo investigado e a polícia pede que outras vitimas venham a delegacia para reconhecê-lo e formalizar a denúncia.


    O Paralelo


    O RN tem 1.120 veículos roubados em três meses, revela Deprov

    Uma das maiores preocupação do cidadão potiguar, na atualidade, é com a insegurança. E, dentro dessa área, a modalidade criminosa que mais preocupa talvez seja o roubou ou furto de veículos. E não é por acaso.
    Para se ter uma ideia, somente nos últimos três meses, o Rio Grande do Norte teve um total de 1.120 veículos roubados ou furtados, sendo 590 carros e 530 motocicletas. As cidades com maior incidência de furto e roubos de veículos nesse período foram: Natal (572), Parnamirim (235), Macaíba (46), São Gonçalo do Amarante (32), Extremoz (18), São José de Mipibu (16) e Ceará-Mirim (12).

    Na capital potiguar, alguns bairros se destacam pela frequência de ocorrências. Em três meses, por exemplo, o bairro de Lagoa Nova teve 61 veículos roubados ou furtados. O bairro de Cidade Satélite contabilizou 40 casos, enquanto. Candelária, por sua vez, teve 32 ocorrências registradas. *Portal BO

    Travestis transexuais podem pedir nome social no Enem a partir de hoje

    Candidatos travestis e transexuais poderão solicitar a partir de hoje (15) o uso do nome social no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) pela internet. Para isso, basta acessar a página de inscrição do exame e enviar os documentos solicitados. O prazo para que isso seja feito é dia 26 de junho.
    Podem solicitar o uso no nome social os candidatos que fizeram a inscrição no Enem. De acordo com o portal do exame, o participante que se identifica e quer ser reconhecido socialmente de acordo com sua identidade de gênero deve preencher um formulário, assiná-lo e enviá-lo pelo sistema junto com uma foto recente e um documento com foto. Os pedidos serão avaliados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
    No dia do exame, as pessoas trans deverão ser tratadas pelo nome com o qual se identificam e não pelo nome que consta no documento de identidade. Além disso, usarão o banheiro do gênero com o qual se identificam.
    O nome social passou a ser adotado oficialmente na aplicação do exame no ano passado, mas era preciso solicitar o uso por telefone. *Por Agência Brasil
    As provas serão aplicadas nos dias 24 e 25 de outubro em mais de 1,7 mil municípios. Segundo dados preliminares, aproximadamente 8,5 milhões se inscreveram no Enem.

    MEC divulga lista de aprovados no Sisu 2015 do meio do ano

    O MEC (Ministério da Educação) acaba de divulgar a lista de aprovados no Sisu (Sistema de Seleção Unificada) do meio do ano nesta segunda (15). Os candidatos se inscreveram com as notas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2014.
    (No celular, é preciso copiar o endereço do link: http://sisu.mec.gov.br/selecionados)
    A matrícula deverá ser feita na instituição de ensino, nos dias 19, 22 e 23. Quem não conseguir uma vaga na chamada regular pode participar da lista de espera inscrevendo-se na página do Sisu, na internet, entre os dias 15 e 26 de junho. 

    Morre ex-jogador Zito, bicampeão do mundo e parceiro de Pelé

    ZitoJosé Ely de Miranda, mais conhecido como Zito, morreu neste domingo em Santos, aos 82 anos. O ex-jogador do Santos e da seleção brasileira estava com a saúde debilitada.
    Há menos de um ano ele sofreu um Acidente Vascular Cerebral (AVC) e ficou internado por mais de um mês na Santa Casa de Misericórdia. O corpo de Zito será enterrado nesta segunda em Roseira, interior de São Paulo, sua cidade natal.
    Zito foi um dos destaques do grande time do Santos, nos anos de 1950 e 60, ao lado de Pelé, Coutinho, Mengálvio, Pepe, entre outros. Eles foram campeões mundiais em 1962 e 1963 e ainda levantaram outras taças importantes.

    Titular absoluto da seleção brasileira, o volante Zito formava o meio-campo com Didi.
    Ele se destacou nas conquistas das Copas do Mundo de 1958, na Suécia, e 1962, no Chile. Também esteve presente na seleção na Copa de 1966, na Inglaterra. *Por Exame

    Prouni oferece mais de 116 mil bolsas no 2º semestre de 2015

    Resultado de imagem para prouni 2015O segundo processo seletivo de 2015 do Programa Universidade para Todos (ProUni) terá 116.004 bolsas ofertadas em 856 instituições de ensino superior. O número é maior do que o oferecido no mesmo período do ano passado, que teve 115.101 bolsas.  As inscrições terão início na próxima terça-feira, 16, e se estenderão até as 23h59 de quinta-feira, 18. O resultado da primeira chamada será divulgado no dia 22 deste mês.

    Das 116.004 bolsas disponíveis, 68.971 são integrais e 47.033 parciais. São Paulo é o estado com maior número de bolsas ofertadas, com 30.519, seguido de Minas Gerais, 14.335, e Rio Grande do Sul, 8.088.

    Para se inscrever na segunda edição de 2014, o candidato deve ter participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2014 e obtido no mínimo 450 pontos na média das notas. Além disso, não pode ter tirado nota zero na redação. No momento da inscrição, será necessário informar o número de inscrição e a senha usados no Enem.

    Brasil superou e estrear com vitória na Copa América

    neymar_gol
    A Seleção Brasileira precisou lutar até os acréscimos da etapa final para confirmar seu favoritismo e estrear com vitória na Copa América. O time fez um jogo abaixo do que se esperava contra o Peru, no Chile, mas conseguiu levar a melhor por 2 a 1, com enorme dificuldade.

    A partida começou em vacilo coletivo da defesa, com David Luiz e Jefferson competindo pelo mérito de Cueva no gol que abriu placar, aos dois minutos. Logo em seguida, a defesa peruana demonstrou sua fragilidade e permitiu que Neymar subisse livre para empatar.


    Assim, os comandados de Dunga começaram sua caminhada em terras chilenas assumindo a liderança do Grupo C – com os mesmos três pontos da Venezuela, que surpreendeu a Colômbia. Na quarta-feira, os brasileiros enfrentarão os colombianos na tentativa de encaminhar sua classificação às quartas de final. Gazeta Press