• Últimas Notícias

    sexta-feira, 12 de junho de 2015

    Dengue volta a cair no Rio Grande do Norte e pode sair da epidemia

    Resultado de imagem para dengue
    A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), através do Programa Estadual de Controle da Dengue, divulgou os novos números da doença no estado do Rio Grande do Norte. Desde o inicio do ano até o dia 6 de junho foram notificados 21.955 casos suspeitos de dengue, dos quais foram confirmados 3.194 casos. Os dados mostram a tendência de queda nos números, evoluindo, a cada boletim, para o Estado sair da situação epidêmica. A diferença dos casos confirmados em relação à semana epidemiológica passada caiu de 474 para 436. Em relação ao ano passado, no mesmo período, se observa um aumento de 204,25% no número de casos notificados. 

    Apesar do aumento, constatado nos dados acumulados, o Programa Estadual de Controle da Dengue verificou uma diminuição no número de notificações de dengue nas seis últimas semanas. “Devido a sazonalidade da doença, que é de outubro a maio, a tendência agora é sairmos da epidemia”, afirma Sílvia Dinara, coordenadora do Programa Estadual de Controle da Dengue. O Programa Estadual de Controle da Dengue (PECD) mostra que, de 01 de janeiro a 06 de junho do ano de 2015, foi registrado um total de 85 municípios com incidência alta de dengue (municípios que notificaram mais de 300 casos da doença por 100.000 habitantes).   

    Porém, no cenário atual, nas últimas seis semanas epidemiológicas (26/04 a 06/06/2015), esse número diminuiu para 17 municípios com incidência alta da doença, dos quais os principais são: Timbaúba dos Batistas, Pedra Preta, São João do Sabugi, Jardim do Seridó, Lagoa de Velhos, Caraúbas, Barcelona, Lajes Pintadas, Ipueira e Lucrécia. *Por Sesap/RNvelocimetro

    Com gol olímpico, Paysandu derrota o ABC por 2 x 0

    O Paysandu venceu a quinta seguida e vai dormir no G4 da Série B do Campeonato Brasileiro. Na noite desta sexta-feira, em duelo direto, o time paraense derrotou o ABC, por 2 a 0, no Estádio Frasqueirão, em Natal, pela sequência da sétima rodada.
    Com a sequência de vitórias, o Paysandu chegou aos 15 pontos e assumiu o terceiro lugar. Neste sábado, a equipe pode sair da zona de classificação caso Macaé e Vitória vençam.
    O ABC segue o inferno astral de jogar dentro de casa. Em oitavo, com onze pontos, o time potiguar não sabe o que é vencer em seus domínios desde 14 de abril, quando derrotou o Baraúnas, por 1 a 0, pelo Potiguar. Entre estadual, Série B e Copa do Brasil são seis jogos. por Agência Futebol Interior

    PT racha e metade assina manifesto contra Levy

    : Metade da bancada de deputados federais do PT (35 dos 63 parlamentares) assinou um manifesto que faz críticas à política econômica do governo da presidente Dilma Rousseff e pede mudanças no partido. O texto foi inscrito no 5º Congresso Nacional do PT pela corrente Mensagem ao Partido.
    A ala tem lideranças importantes da legenda, como o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, e o ex-governador do Rio Grande do Sul Tarso Genro e, com apoio de outras correntes, como Movimento PT e Militância Socialista, pretende influenciar o congresso que começa nesta quinta-feira 11 em Salvador. Outra proposta do manifesto é revisar a política de alianças do PT para as próximas eleições.
    Segundo o deputado Paulo Teixeira (PT-SP), outro integrante da corrente, uma das propostas sugeridas é a de gestão compartilhada nas finanças do partido. "O PT vai ter unidade na política de alianças e na política econômica. Todo mundo acha que é preciso uma calibragem na política econômica, mas não vai ter guerra. O que vai polarizar o Congresso do PT é a profundidade do processo de mudança no partido", disse.
    "Como diz a canção, se muito vale o já feito, mais vale o que será! E mudar o PT é fundamental para continuar mudando o Brasil. Nesse 5°Congresso teremos uma excelente e fundamental oportunidade para construir as mudanças que o PT e o Brasil precisam", diz trecho do texto, acrescentando que "o PT precisa renovar o seu programa". *Por Brasil 247

    Jovem de Tenente Laurentino Cruz encontra-se desaparecida e a família está a sua procura

    Está desaparecida desde das primeiras horas de hoje 12/06/2015, a jovem Micaelle Nunes da Chagas, segundo informações do pai da mesma ela teria saído escondida de sua casa em Tenente Laurentino com destino a Natal, e desde então não deu notícias de onde está, informações dão conta que a mesma teria sido vista na rodoviária em Natal descendo de um automóvel e uma senhora aparentando entre 40 e 45 anos, forte e baixa teria pago a sua passagem.

    Até o momento a jovem não entrou em contato para informar onde se encontra, então os seus familiares pedem a quem souber de alguma informação que leve até a pessoa da foto, devem ligar para os telefones: (84) 99600-6005 (falar com Marcos Chagas, PAI) ou (84) 99954-3758 (falar com Graça Nunes, MÃE), pois estão todos preocupados, e se a vítima estiver vendo essa informação entrar em contato. http://tenentelaurentinoagora.blogspot.com.br/

    Na festa de cinco anos do Santuário, Prefeitura de Santa Cruz irá inaugurar iluminação do acesso e banheiros do estacionamento

    A Prefeitura de Santa Cruz, por meio da Secretaria de Transportes e Obras Públicas, irá entregar à população mais uma importante obra. Será a iluminação do acesso ao Santuário de Santa Rita de Cássia e os banheiros coletivos construídos no estacionamento do complexo turístico. A inauguração será realizada no próximo dia 26 de junho e integra a programação que será realizada em comemoração pelos cinco anos do Santuário de Santa Rita.

    Os banheiros darão mais comodidade aos romeiros/turistas e a iluminação irá permitir que o local também possa receber eventos religiosos e visitas à noite. São ações da Prefeitura de Santa Cruz que objetivam o fortalecimento da atividade turística no município.


    A programação dos cinco anos do Santuário contará também com vários eventos preparados pela Paróquia de Santa Rita de Cássia.

    Operadoras de telefonia fixa vão aumentar tarifa de ligações em até 4,546%

    A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) autorizou o reajuste das tarifas locais e de longa distância dos planos básicos de telefonia fixa das operadoras Oi, Sercomtel e Telefônica, em 3,684%, e da Algar Telecom, em 4,546%. 

    Para que os novos valores sejam aplicados, é necessário que as prestadoras façam ampla divulgação publicitária nas localidades atendidas, com pelo menos dois dias de antecedência, informando sobre o reajuste. Também foi aprovado aumento de 3,57% dos valores de crédito para orelhões administrados pelas quatro operadoras. Com isso, cada crédito passará a custar R$0,1305. 

    De acordo com a agência, os valores dos reajustes ficou em 13,15% entre 2005 e 2015, variação inferior à da inflação no mesmo período, quando o Índice Geral de Preços Disponibilidade Interna (IGP-DI) registrou variação de 70,98%, informou por meio de nota a Anatel.

    Conselho Penitenciário do RN aponta melhorias para o sistema

    O Conselho Penitenciário do Rio Grande do Norte (Copen/RN) promoveu uma visita, na manhã de quinta-feira, 11 de junho, ao Centro de Detenção Provisória (CDP) de Candelária, em Natal, no qual foram constatados sérios problemas, alguns dos quais poderiam ser resolvidos mesmo sem grande aporte de recursos. A convite do Copen, acompanharam a visita os juízes titular e substituto da 14ª Vara Federal, responsável pelas execuções penais, Francisco Eduardo Guimarães e Gustavo Teixeira.

    Participaram da visita a presidente do conselho, procuradora da República Cibele Benevides Guedes da Fonseca, e os conselheiros Manuel Sabino (defensor público) e Guiomar Veras (representante da sociedade), além da diretora de secretaria da 14ª Vara Federal, Magali Scherer. Eles constataram os problemas de superlotação, as péssimas condições – inclusive de trabalho dos agentes penitenciários - e a presença irregular de presos provisórios junto a condenados.

    Um dos problemas constatados, e que não exigiria maiores investimentos para ser solucionado, é a falta de informatização dos dados a respeito dos presos. “Isso prejudica a eficiência e a transparência do sistema”, destacou a presidente do conselho. Ofícios serão encaminhados aos representantes do Tribunal de Justiça; das secretarias estaduais de Justiça e Cidadania e de Segurança Pública; e aos juízes estaduais e federais responsáveis pela execução penal. E Continua...

    Ezequiel requer benefícios para Serra de São Bento e Angicos‏

    Foto: AssessoriaNa semana Legislativa que termina nesta sexta-feira 12, o presidente da Mesa Diretora, deputado Ezequiel Ferreira (PMDB) protocolou requerimento em que solicita do Governador do Estado, Robinson Faria (PSD) e do diretor geral do Departamento de Estradas de Rodagem (DER), Jorge Ernesto Fraxe a construção da estrada que liga o município de Serra de São Bento, na região Agreste, até a divisa com o estado da Paraíba.
    “A estrada é a principal via de ligação entre Serra de São Bento e a Paraíba, via Araruna. O trecho solicitado tem seis quilômetros de extensão e é uma estrada carroçável, com péssimas condições de tráfego. É de enorme importância a construção da estrada no trecho do Rio grande do Norte, tendo em vista que, o melhor acesso representa um avanço no desenvolvimento das cidades, por ser uma região que recebe frequentemente um número de turistas considerável”, justifica o parlamentar.

    Ezequiel registra no requerimento que a população de Serra de São Bento solicita essa obra, uma vez que o trecho de Araruna até a divisa do Estado já foi concluída, incluindo a ponte entre os dois estados. *Por Assessoria

    Gasolina deve subir 9,1% em 2015 e energia, 41%, estima Banco Central

    A gasolina e a energia elétrica, principalmente, devem ter altas expressivas este ano, segundo estimativa do Banco Central. 

    Em ata da reunião que elevou a taxa Selic para 13,75%, o Comitê de Política Monetária (Copom) do BC estimou em 41% o aumento da energia elétrica este ano – acima da estimativa de alta 38,3% feita em abril. Para a gasolina, a previsão de alta neste ano ficou um pouco menor: passou de 9,8% em abril para 9,1% na última reunião. No começo deste ano, o governo anunciou aumento da tributação sobre a gasolina, por meio da Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico (Cide), do PIS e da Contribuição para Financiamento da Seguridade Social (Cofins). Essa alta foi repassada para os preços. 

    Já a estimativa de alta de 41% no preço da energia elétrica em 2015 reflete do repasse às tarifas do custo de operações de financiamento, contratadas em 2014, da Conta de Desenvolvimento Energético (CDE). 

    Agentes federais fazem mais uma apreensão de droga na Grande Natal

    uyo87o5oAgentes da Polícia Federal do Rio Grande do Norte prenderam em flagrante no início da tarde desta sexta-feira (12), em Extremoz, um homem com 277 Kg de maconha e 17 Kg de “Crack”.

    A droga estava em poder de Tiago Jonas Barros do Nascimento, vulgo Tiago Lobo, que estava em um prédio de apartamentos na cidade de Extremoz. No momento em que foi preso, Tiago estava colocando a droga em seu carro. Visor Político

    PT deve demitir 40% dos colaboradores e teme que Justiça queira inviabilizar partido

    O novo texto produzido e editado pelo colunsita e blogueiro Walter Santos, do WSCOM Online, informa que o Partido dos Trabalhadores (PT) deixa transparecer no 5º Congresso Nacional do PT, em Salvador (BA), que está temendo as ações sequenciadas da Justiça na perspectiva de inviabilizá-lo com altas multas. 

    Diante disso, o PT deve demitir cerca de 40% dos seus colaboradores e entregar a sede em Brasília (DF), posto que três andares já foram desfeitos em face da maior crise financeira do partido.

    Natal: Advogado comete suicídio pulando da ponte dos desesperados (Newton Navarro)

    Foto via Whatasapp
    Na madrugada desta sexta-feira (12) o advogado Milton Moura dos Santos Jr, 32 anos foi mais uma vítima de Suicídio que se atirou da ponte dos desesperados em Natal. Segundo a família ele já setava passando por uma depressão, e na manha de ontem postou um vídeo da ponte nova em uma rede social. Seu corpo foi encontrado hoje pela manhã na praia da Redinha.

    Menina de 15 anos é brutalmente assassinada em Arez, RN

    Por volta das 2h da manhã desta sexta-feira (12), uma adolescente identificada como Jordânia da Silva Lima, de 15 anos, foi encontrada morta com sinais de violência sexual e com várias perfurações pelo corpo, semelhante a de uma faca, na cidade de Arez a 58km de Natal.
    A vítima estava em um matagal, vestida apenas com peças íntimas e além das facadas, apresentava hematomas nas mãos e tinha rigidez cadavérica. Ela estava desaparecida desde o início da noite e seus familiares estiveram no local, onde reconheceram o corpo da adolescente.
    Até o momento a polícia não tem informações sobre quem teria cometido o crime, que teve requintes de crueldade. O corpo da Jordânia foi conduzido para o Instituto Técnico e Científico de Polícia (ITEP) e será liberado para o sepultamento nas próximas horas. *Por VNT Online

    Senado aprova projeto que torna crime hediondo o assassinato de policiais

    O plenário do Senado aprovou nesta quinta-feira (11) o projeto de lei que torna crime hediondo o assassinato de policiais civis, militares, rodoviários e federais, além de integrantes das Forças Armadas, da Força Nacional de Segurança e do Sistema Prisional, seja no exercício da função ou em decorrência do cargo ocupado. O projeto foi encaminhado à sanção da presidente Dilma.
    O texto também estabelece o agravamento da pena quando o crime for cometido contra parentes até terceiro grau desses agentes públicos de segurança e for motivado pelo parentesco deles. Esses tipos de homicídios especificamente serão considerados qualificados, o que aumentará a pena do autor do crime. 
    A pena vai variar de 12 a 30 anos de prisão - maior que a pena para homicídio comum, que é de seis a 20 anos. Também foi aumentada em dois terços a pena para casos de lesão corporal contra esses agentes ou familiares.
    O projeto foi aprovado em sessão deliberativa convocada para a tarde desta quinta-feira. *Com informações da Agência Brasil

    Câmara Federal reduz idade mínima para se eleger deputado, governador e senador

    A Câmara dos Deputados aprovou nesta quinta-feira (11), por 337 votos a 73, proposta que reduz para 18 anos a idade mínima para a eleição de deputados federais, estaduais e distritais. O texto aprovado é uma emenda apresentada à proposta de reforma política em análise no plenário (PEC nº 182/07 e apensados).

    Na mesma sessão, os deputados aprovaram ainda a redução para 29 anos da idade mínima para a eleição de governador, vice-governador e senador da República.

    Por 362 votos a 48, o plenário da Casa decidiu acolher a parte do texto do deputado federal pelo RJ Rodrigo Maia (DEM), relator da reforma política, que estabelece o novo limite mínimo de idade para esses cargos eletivos.

    Atualmente, a idade mínima para eleição de deputados é 21 anos. A Constituição Federal determina que para ser governador e vice-governador de estado e do DF é preciso ter 30 anos e, para se eleger senador é preciso ter 35 anos. Agência Câmara

    Bispos divulgam nota contra uso de imagens religiosas na Parada Gay

    Manifestação na 19ª Parada do Orgulho LGBT - Foto: Reuters/Joao Castellano
    A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) em São Paulo divulgou nota nesta quinta-feira (11) com posicionamento contrário ao uso de símbolos religiosos durante a 19ª Parada do Orgulho LGBT, realizada no último domingo (7).
     
    A atriz Viviany Beleboni, de 26 anos, foi até o evento na capital paulista presa em uma cruz. Segundo a transexual “crucificada”, o ato foi realizado para “representar a agressão e a dor que a comunidade LGBT tem passado”. Ela foi fotografada por João Castellano, da agência Reuters e a imagem viralizou nas redes sociais. Viviany chegou a receber ameaças de morte.
     
    A nota, divulgada no site da conferência e no Facebook de dom Odilo Scherer, diz que foram “claras manifestações de desrespeito à consciência religiosa de nosso povo e ao símbolo da fé cristã, Jesus crucificado”. O texto também aponta que a “fé cristã e católica, e outras expressões de fé encontram defesa e guarida na Constituição Federal”.

    Ex-prefeita de Sítio Novo, Wanira Brasil é condenada por fraude em processo licitatório

    A Justiça Federal condenou a ex-prefeita de Sítio Novo, Wanira de Holanda Brasil, e outras sete pessoas por fraudar a licitação para a obra de um muro de contenção, no ano de 2007. A ação do Ministério Público Federal (MPF) apontou que o grupo promoveu uma combinação ilegal de preços, permitindo a contratação da Veneza Construções. Os réus poderão recorrer em liberdade.

    Foram condenados, além de Wanira de Holanda, três ex-integrantes da Comissão de Licitação (José Ronilson Lourenço de Carvalho, Jeová Batista de Paiva e José Genilson da Silva) e os representantes das quatro empresas que participaram da suposta licitação: José Gilson Leite Pinto, José de Arimatéia Sales, José de Nicodemo Ferreira e Reinaldo de Araújo Falcão.

    De autoria do procurador da República Rodrigo Telles, a ação do MPF revelou que, em 2006, Wanira de Holanda celebrou com o Ministério das Cidades um contrato de repasse, que estipulava a transferência de R$ 136.500 em recursos federais para construção de um muro de contenção de encosta com pavimentação e calçada de acesso, na Rua João Xavier Neto. A contrapartida municipal foi de R$ R$ 5.770,65.

    A empresa responsável, Veneza Construções, foi contratada através de um falso procedimento licitatório, promovido em 2007. Aderiram à fraude a Divinópolis Construções e Serviços Ltda. (representada por José de Arimatéia), a Construtora Primos Ltda. (representada por José de Nicodemo), a Alfa Construções e Serviços Ltda. (representada por Reinaldo de Araújo) e a própria Veneza (representada por José Gilson Leite).


    Auditores da Controladoria Geral da União comprovaram, através de vistorias, que as três empresas derrotadas não existiam de fato. Uma perícia demonstrou que as propostas das quatro empresas foram impressas em apenas duas impressoras, apesar de todas terem sede em municípios diferentes.

    homem é assassinado dentro de residência em Santa Cruz

    A Polícia Militar de Santa Cruz registrou na noite de hoje o 13° homicídio em 2015. Dessa vez foi vítima o jovem conhecido por “Boy Beleza”.
    O assassinato foi em sua residência, no bairro Maracujá.
    Segundo informações preliminares, homens invadiram a casa e atiraram contra o jovem, que não resistiu aos disparos de arma de fogo e morreu no local.
    Sua identificação ainda não foi confirmada, pois sua mãe passou mal e foi encaminhada ao hospital regional de Santa Cruz. Após ser liberada, ela apresentará os documentos a PM.
    O corpo ainda encontra-se no local aguardando a chegada do Itep para ser levado para perícia. A polícia ainda não tem suspeitas de quem cometeu o crime.
    O caso agora será investigado pela 9° Delegacia de Polícia Civil de Santa Cruz. *Por Édipo Natan