• Últimas Notícias

    terça-feira, 19 de maio de 2015

    Classificados do Paralelo: Vende-se ou aluga-se uma casa em ótima localização em Santa Cruz

    Casa nas proximidades da rodoviária em Santa Cruz
    Vende-se ou aluga-se casa em ótima localização, a casa tem 03 quartos, área de serviço, sala, cozinha, banheiro social e garagem para 02 automóveis, além de pergolado interno e área de laser. Localizada na Rua Trinta de Novembro, 131. Bem próximo a Rodoviária de Santa Cruz, no bairro do DNER. Aluga-se ou vende-se, preço a combinar. Importante, essa residência possui escritura Pública.

    Interessados ligar (84) 9934-6644 (Falar com Airan Pontes)


    Polícia investiga morte de blogueiro decapitado em Minas Gerais

    A Delegacia de Polícia Civil de Padre Paraíso, em Minas Gerais, investiga a morte do blogueiro Evany José Metzker, de 67 anos, encontrado decapitado em Pioneira, a 20 quilômetros do município, na última segunda-feira. Uma das linhas de investigação, segundo a Polícia Civil, são as ‘inimizades’ que o jornalista possuía devido às matérias publicadas em seu blog, o “Coruja do Vale”. As chances de ter sido crime passional, no entanto, não foram descartadas.
    O blogueiro era casado e vivia em Medina, no mesmo estado, onde foi enterrado nesta terça-feira. Apesar de não ter registro no sindicato local, Evany se apresentava como jornalista e matinha o blog ativo com matérias investigativas.
    O corpo de Evany foi localizado às margens de uma estrada que liga o município de Padre Paraíso à Pioneira, zona rural, após uma denúncia anônima. O crânio do blogueiro foi encontrado a 100 metros do corpo. Segundo a Polícia Militar de Minas Gerais, Evany tinha sinais de tortura e o maxilar quebrado. O blogueiro foi estava com as mãos amarradas com cordas. Ele estava seminu, vestindo apenas uma camisa preta escrito “Coruja”, parte do nome de seu blog, e uma jaqueta. Perto do corpo, foram encontrados seus documentos. Agência O Globo

    Garantia-Safra contemplará mais de 6,6 mil agricultores familiares


    Resultado de imagem para Fundo Garantia-SafraOs agricultores familiares que perderam a produção referente ao período 2013-2014, deverão receber a primeira parcela do Fundo Garantia-Safra ainda neste mês de maio.

    A liberação dos recursos foi publicada no Diário Oficial da União (DOU).

    A expectativa é que cerca de 6.640 agricultores familiares de 12 municípios dos Estados de Alagoas, Bahia, Paraíba e Rio Grande do Norte serão contemplados com o benefício.

    De acordo com a Portaria 16/2015, o Garantia-Safra está orçado em R$ 850 por agricultor, e será pago em cinco parcelas mensais de R$ 170.

    Devido a condição rara, mulher engravida após sexo anal

    Uma condição rara fez com que uma mulher engravidasse durante o sexo anal. O urologista Brian Steixner contou ao New York Post que presenciou um caso assim enquanto ainda era um estudante de medicina. A mulher nasceu com uma má-formação, que acontece em um a cada 25 mil nascimentos de meninas. 

    Ela não possuía ânus, vagina e uretra, mas apenas um orifício, que pode ser chamado de cloaca. A condição foi diagnosticada e corrigida logo após o nascimento. No entanto, os médicos realizaram a operação de forma errada, deixando-a com uma vagina sem nenhuma ligação interna e um ânus que continuava funcionando como cloaca. "Isso explodiu minha mente", disse Steixner ao lembrar que a mulher mencionou, durante uma consulta, que fez sexo anal antes de engravidar. 

    Alguns meses depois, ela teve o bebê pelo ânus. "Construir as paredes para separar as três passagens [uretra, vagina e reto] é um trabalho delicado", defendeu o urologista. Noticias de fato

    Fumo e álcool aumentam consideravelmente chances de câncer de cabeça e pescoço

    Hábitos como beber e fumar multiplicam em até 20 vezes a chance de uma pessoa saudável desenvolver algum tipo de câncer de cabeça e pescoço, segundo a Sociedade Brasileira de Cirurgia de Cabeça e Pescoço (SBCCP). Entre os sintomas da doença estão nódulo persistente no pescoço, lesão na boca e rouquidão prolongada. 

    Tais manifestações servem de alerta para a procura com urgência de um médico especialista, já que podem ser indicativos da doença. "Todo nódulo persistente no pescoço pode ser câncer, principalmente quando não desaparece espontaneamente em até 21 dias, é endurecido e cresce progressivamente", explicou o cirurgião Rogério Dedivitis, presidente da SBCCP. 

    Ele ainda ressaltou que é recomendável procurar um cirurgião de cabeça e pescoço quando houver uma lesão na boca que não cicatriza espontaneamente em até 21 dias, bem como em caso de rouquidão por mais de três semanas, em especial em fumantes e consumidores frequentes de bebidas alcóolicas. De acordo com estudos epidemiológicos, a exposição ao tabaco e ao álcool são os principais fatores causais associados ao desenvolvimento do carcinoma espinocelular, que é o tumor mais frequente do trato aerodigestivo superior. *Saúde

    Vacina contra Aids será testada em cerca de 200 pessoas no próximo ano

    Os preparativos para realização de testes clínicos de uma vacina terapêutica contra a Aids foram iniciados pelo Instituto de Pesquisa da Aids (IrsiCaixa), na Espanha. Segundo informações divulgadas nesta segunda-feira (18), a vacina será usada em um grupo de 150 a 200 voluntários a partir de 2016. 

    "Estudamos em profundidade como se comporta o HIV em milhares de pessoas infectadas e aprendemos qual é a resposta imunológica necessária para controlar a replicação do vírus à revelia de tratamento antirretroviral. Essa resposta é a que incorporamos ao projeto de nossa vacina HTI", explicou a pesquisadora Beatrix Mothe à revista Exame. 

    Desenvolvida por pesquisadores da IrsiCaixa, de Barcelona, a vacina é a primeira com base na resposta imunológica de pessoas capazes de controlar a infecção por HIV sem tratamento e já se mostrou eficaz em testes com animais. Atualmente, os lotes clínicos que serão testados estão em processo de produção. *Exame

    Atenção: cenas de teor sexual e não é indicado para menores de 18 anos de idade.


    Oportunidade de emprego: Arábia Saudita abre oito vagas para trabalhar como executor

    O governo da Arábia Saudita abriu vagas de emprego para um cargo que faz o local ser conhecido mundialmente: executor. Segundo o site britânico Metro, o país está procurando por oito novos executores por conta do crescimento nas penas de morte aplicadas. O governo da Arábia Saudita abriu vagas de emprego para um cargo que faz o local ser conhecido mundialmente: executor. Segundo o site britânico Metro, o país está procurando por oito novos executores por conta do crescimento nas penas de morte aplicadas. 

    A Arábia Saudita é a nação com o terceiro maior número de execuções no mundo, atrás apenas da China e do Irã. Apenas em 2014, o país executou 88 pessoas. Em seu site, o governo diz que não são necessárias qualificações especiais para se candidatar à vaga e as principais funções dos selecionados seriam executar penas de morte e amputação.

    Câmara Criminal decide que Junior Grafith pode contratar com municípios, exceto Guamaré e Macau

    Resultado de imagem para banda grafithAo apreciar pedido de concessão de Habeas Corpus com liminar, na sessão desta terça-feira (19), a Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte concedeu parcialmente o pleito do empresário Christiano Gomes de Lima Júnior, mais conhecido como “Júnior Grafith”. 

    Os desembargadores integrantes do órgão decidiram liberar o empresário da área musical a contratar com municípios, à exceção de Macau e Guamaré, nos quais ocorreu a operação “Máscara Negra”, que investigou suposto esquema de desvio de recursos públicos, através de contratações superfaturadas, promovidas por agentes públicos, bandas e empresários.

    Polícia prende casal suspeito de tentativa de estelionato em São José do Campestre

    Policiais militares do destacamento de São José do Campestre, Agreste Potiguar, prenderam na manhã desta terça-feira (19), um casal que tentaria retirar dinheiro através de uma procuração falsa na agência do Banco do Brasil daquele município. (Foto ao lado cedida pela Polícia)

    Segundo informações ao Blog O Paralelo pelo Sgt. PM Freitas, comandante do policiamento local, o casal Francisco Tales de Oliveira Pinto, 25 anos e Iara Teixeira de Oliveira, 22 anos confessaram que a procuração teria sido feita em um cartório de Serra Caiada mas só no Cartório de Campestre é que seria reconhecida a filma.

    O sargento Freitas informou que a PM foi solicitada porque os funcionários do cartório estranharam atitude do jovem ao solicitar o reconhecimento da procuração. Com essa procuração autenticada o casal iria sacar mais de 8 mil reais na agência do BB.

    Inicialmente, o suspeito foi preso ao sair do cartório com a procuração falsa autenticada e estava de posse de um automóvel Honda Civic, prata, de placas NNJ 1350,  ao ser dada a voz de prisão ele entregou sua companheira (comparsa) que também foi detida em sua residência na Rua Manoel Cardoso (Rua da Central). Com ela a PM encontrou uma identidade dela com nome falso. 

    Flagranteados, o casal será levado para um presídio da grande Natal onde aguardará a decisão da justiça.

    Blog O Paralelo


    Multidão lota Praça da Matriz e acompanha Concurso da Mais Bela Voz Estudantil no sexto dia da Festa de Santa Rita

    Imagem por André Fotos
    O concurso da Mais Bela Voz Estudantil atraiu uma multidão ao Pátio da Matriz na noite desta segunda-feira (18). O evento foi organizado Prefeitura de Santa Cruz, através da Secretaria Municipal de Cultura e fez parte da programação sócio/cultural da Festa de Santa Rita de Cássia.
    Estiveram presentes, apreciando as apresentações, a Prefeita Fernanda Costa, o Deputado Estadual Tomba Farias, autoridades locais, além de um Pátio da Matriz superlotado por um público que vibrou e se emocionou a cada canção interpretada.
    A Prefeita Fernanda Costa enalteceu a qualidade dos concorrentes e afirmou ter ficado encantada com as apresentações. “Estou encantada, impressionada com o talento das crianças e dos jovens que aqui se apresentaram. Realmente surpresa e muito feliz de ver uma participação maciça, não só entre os concorrentes, mas também do público. Temos aqui um Pátio da Matriz lotado com suas torcidas vibrando. É um momento de muita alegria para nós”, ressaltou a Prefeita. 
    O CEDAP fez dobradinha e nas duas categorias os seus representantes ficaram na primeira colocação. Na Mirim, o vencedor foi Vinicius Gabriel que interpretou a música “Quando a Chuva Passar”. Na categoria Juvenil, a grande vencedora foi Cecília Tavares cantando a música “What's Up- 4 Non Blondes”.
    O concurso foi dividido em duas categorias, a infantil, que participantes com até 13 anos de idade, e a juvenil, que concorrentes a partir dos 14 anos. Esse ano o concurso bateu o recorde que estudantes concorrentes, 18 no total. Foram alunos/cantores de instituições de ensino das redes: municipal, estadual, privada e federal.
    A premiação do concurso contemplou os cinco primeiros colocados de cada categoria, com os campões sendo premiados com um tablet. A Prefeitura também ofereceu a todos os participantes do concurso um certificado de participação.
    Resultado final
    Categoria Mirim
    1º - Vinicius Gabriel - CEDAP
    2º - Udiele Ribeiro – Escola Estadual João Ferreira de Souza
    3º - Marjory Marcelina - CREART
    4º - Nadiajda Cavalcanti - IFRN
    5º - Maria Milene – Quintino Bocaiúva
    Categoria Juvenil
    1º - Cecília Tavares - CEDAP
    2º - João Batista - Escola Estadual Professor Dias Ribeiro
    3º - Vitória Borges - UVA
    4º - Gustavo Crispim – Escola Estadual João Ferreira

    5º - Geovânia Pontes – Escola Estadual Cosme Marques

    FAPERN lança segunda chamada do Pibic-Jr

    Com a finalidade de promover e despertar a vocação para a ciência, tecnologia e  inovação entre estudantes do ensino médio, o Governo do Estado, através da Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Norte (FAPERN) deu uma segunda chance para os professores enviarem as suas propostas de projetos para o Programa de Iniciação Científica Júnior (PIBIC-Jr). 

    O Programa oferece uma bolsa mensal no valor de R$100 no período de 12 meses, sendo depositado diretamente nas contas dos alunos, para os estudantes desenvolverem as suas pesquisas. Nesta segunda chamada, estão sendo oferecidas 88 bolsas em até 11 projetos, que deverão ser desenvolvidos nas escolas da rede da Secretaria de Estado da Educação e da Cultura do Rio Grande do Norte (SEEC), para desenvolvimento de atividades vinculadas à iniciação científica ou tecnológica. 

    Os recursos são oriundos do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) com contrapartida do Governo do Estado. Os professores de Instituições de Ensino Superior públicas (Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN, Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN, Universidade Federal Rural do Semi-Árido - Ufersa e o Instituto Federal do Rio Grande do Norte -IFRN) tem até próximo dia 22 de maio, para submeter os projetos para concorrer ao Pibic-Jr. 

    Além do coordenador, que deverá ser um professor da IES, cada projeto deverá contar com a co-orientação de um professor da escola estadual onde será desenvolvido o projeto. Os projetos visam estimular os alunos a desenvolvem atividades em todas as áreas das ciências (exatas, da terra e engenharias, da vida e humanas e sociais aplicadas). As inscrições devem ser enviadas via postal até o dia 22 de maio de 2015 para Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Norte (FAPERN). 

    Endereço: Centro Administrativo do Estado - Av. Senador Salgado Filho, s/n, Lagoa Nova - Natal/RN. CEP: 59064-901. O edital está disponível no site da FAPERN: www.fapern.rn.gov.br .Para outras informações, os interessados devem ligar para os telefones 3232-1724, 3232 1729 e 3232 1703

    Lula monta conselho para definir seu futuro

    Ex-presidente cria equipe para tentar pavimentar eventual candidatura

    Time de petista tem Josué Gomes, Haddad, Padilha e Palocci; ministro de Dilma já foi participante assíduo.

    O ex-presidente Lula tem repetido que descarta a hipótese de concorrer à Presidência num cenário como o atual. Mas, por via das dúvidas, arregimentou uma equipe para pavimentar uma eventual candidatura em 2018.

    Batizado de "grupo para o futuro", o time foi montado em 2014 e tem se reunido semanalmente no Instituto Lula, seu escritório político.

    Além de assessores da entidade, o conselho de Lula inclui os prefeitos Fernando Haddad (São Paulo) e Luiz Marinho (São Bernardo) e os secretários municipais Alexandre Padilha (Relações Governamentais) e Arthur Henrique (Trabalho).

    As reuniões contam ainda com a participação do empresário Josué Gomes, presidente do grupo Coteminas, do ex-ministro da Fazenda Antonio Palocci e do presidente do sindicato dos Metalúrgicos do ABC, Rafael Marques.

    Enem 2015: estudantes podem fazer inscrição até 5 de junho

    Foto: Reprodução de InternetO edital com as regras do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2015 foi publicado na edição de ontem, (18) do Diário Oficial da União. A partir das 10h de segunda (25) até o dia 5 de junho, os estudantes poderão se inscrever para o exame, pela internet. As provas serão aplicadas nos dias 24 e 25 de outubro. O Ministério da Educação (MEC) espera que mais de 9 milhões de estudantes se inscrevam no exame deste ano.
    A taxa de inscrição teve reajuste e será de R$ 63. Desde 2004, o valor pago era R$ 35. Ficam isentos da taxa os estudantes que encerraram o ensino médio na rede pública e os que apresentarem declaração de carência socioeconômica. Quem não for isento deverá pagar a taxa até o dia 10 de junho.

    Foto de ‘peixe que teria pés’ gera polêmica nas redes sociais

    O americano Bobby Kent publicou no Imgur uma imagem bizarra de um suposto peixe que parece ter pés. Segundo ele, seu vizinho encontrou a criatura em uma lagoa no estado do Colorado, nos EUA.
    Publicada há três dias, a foto se transformou em viral e alcançou mais de 790 mil visualizações, além de gerar dezenas de comentários. Para alguns usuários, seria um axolote (Ambystoma mexicanum), espécie de salamandra. Outro, no entanto, destacou que o axolote não é encontrado no estado e acredita que seja, na verdade, uma salamandra-tigre (Ambystoma tigrinum). G1

    Internet de Dilma no avião custou R$ 2,3 milhões

    Dilma não dispensa internet rápida nem quando viaja no “Air Force 51”, que custou ao contribuinte R$ 156 milhões, e no jatinho da Embraer: a Presidência contratou internet, fax e telefone via satélite exclusivos para serem usados nos dois aviões dela. O custo é de R$ 2,3 milhões por ano e usa exclusivamente equipamentos SwiftBroadband, da inglesa Inmarsat, que tem rede de 11 satélites espalhados pelo mundo.

    A previsão da Presidência é de que o telefone satélite do avião custe R$ 2 mil/mês; o fax, R$ 1 mil/mês; e a internet, R$ 188 mil por mês.

    As empresas de telefonia brasileiras não possuem a tecnologia exigida por Dilma para equipar os jatos: teve de apelar para a empresa inglesa.

    Dilma “contorna” com tecnologia inglesa problema típico brasileiro: internet péssima. A diferença é que a conta não é ela quem paga.
    O contrato de R$ 2,3 milhões por ano para bancar internet via satélite nos aviões de Dilma é válido por 12 meses e renovável por até 5 anos. *Diário do Poder

    Ministério da Saúde afirma que vacina não vai acabar com a dengue

    A vacina contra a dengue tem sido analisada e testada pelo governo brasileiro. Mas quando ela estiver pronta não será disponível para todos os brasileiros, nem eliminará a doença. Até o momento, foram concluídos os testes da vacina da multinacional francesa Sanofi Pasteur, mas a eficácia dela ainda preocupa o governo. 

    Jarbas Barbosa, secretário de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde afirmou que a pasta esta analisando novos remédios e vacinas no SUS. Ele ainda afirmou que o governo federal pretende dar apoio para que outros testes de vacina contra a doença sejam acelerados.

    Governo do RN renova contrato com o Banco do Brasil pelo valor de R$ 137,5 milhões

    O Governo do Estado renovou o contrato com o Banco do Brasil pelo valor de R$ 137,5 milhões. Com isso, a conta do Executivo e do pagamento do funcionalismo continuará na instituição bancária. O contrato tem validade de 60 meses e o valor será pago em três parcelas, com a primeira depositada no final deste mês.
    A segunda parcela desse contrato será depositada em junho e a terceira em dezembro. Os recursos fruto do contrato são depositados na conta geral do Governo do Estado para atender a demandas. A verba não tem restrição para uso. Segundo o secretário estadual de Planejamento, Gustavo Nogueira, o Estado com esses recursos fará frente às funções essenciais. Ponto para o Governo.

    MPF investiga BNDES e pede mais de 60 prisões

    Após minuciosa investigação no BNDES, uma força-tarefa do Ministério Público Federal (MPF) pediu a prisão de mais de 60 suspeitos. O caso é tratado sob sigilo, mas, segundo fonte ligada às investigações, o MPF devassa operações do BNDES no Brasil e também no exterior, além dos aportes bilionários que o tornaram sócio de empresas. Os pedidos de prisão incluem executivos do banco e de grandes corporações.

    MAIS QUE LAVA JATO
    Ainda não há estimativa dos desvios ocorridos no BNDES, mas representariam várias vezes os R$ 6,2 bilhões roubados da Petrobras.

    EXPECTATIVA
    A Justiça pode não atender os mais 60 pedidos, mas espera-se que muitas prisões sejam decretadas na investigação do BNDES.

    TUDO É INVESTIGADO
    Além de desvios, são objetos da investigação denúncias de tráfico de influência e de pagamentos indevidos a executivos e a políticos.

    *Por Cláudio Humberto

    Polícia encontra corpo com mãos amarradas e sem cabeça


    O corpo de uma pessoa do sexo masculino aparentemente jovem e em estado de Mumificação "Esqueletização" foi encontrado no início da tarde de ontem, 18 de maio de 2015, dentro de um matagal, próximo ao conjunto Nova Mossoró, na Estrada da Raiz.

    Um caçador, que procurava mel, se assustou com a presença do esqueleto e comunicou a Policia Militar. A equipe de plantão no Instituto Técnico e Cientifico de Polícia Itep, foi acionada para os procedimentos no local.

    Segundo o Perito Criminal Renildo Marcelino, pelo estado de Esqueletização, é muito difícil identificar no local, o que teria causado a morte do rapaz. Ainda segundo o perito parece não haver dúvidas de morte violenta, pelo fato da vítima ter sido morta com as mãos amarradas para trás com fios de eletricidade.

    Governo federal decreta Situação de Emergência em mais 94 municípios

    Um total de 94 municípios nordestinos tiveram a Situação de Emergência reconhecida por causa da seca e a estiagem.

    Portarias nº 94 e nº 95/2015, da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil, foram publicadas na edição desta segunda-feira (18) do Diário Oficial da União.
    A lista tem 67 entes municipais do CE e 27 da PB, de acordo com informação do portal da Confederação Nacional dos Municípios (CNM).

    Com a situação reconhecida, esses municípios podem contratar, sem licitações, serviços para atendimento emergencial às vítimas e para demais necessidades decorrentes da calamidade.
    Veja a listagem com os 94 municípios AQUI.

    Medidas tratam do Proadi/RN e regulamentação de Lei Complementar

    Dois decretos preenchem espaço no exemplar desta terça-feira (19) do Diário Oficial do Estado do RN.

    O Decreto nº 25.192, assinado pelo governador Robinson Faria (PSD) e pelo secretário estadual de Tributação, André Horta, prorroga o prazo para a quitação do Imposto sobre Operações Relativas à Circulação de Mercadorias e sobre Prestações de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação (ICMS) devido por contribuintes beneficiários do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Industrial do RN (Proadi/RN).

    O Decreto nº 25.193, com a assinatura do governador e a do secretário estadual de Administração e Recursos Humanos/Planejamento e Finanças, Gustavo Nogueira, regulamenta a Lei Complementar Estadual nº 451, de 27 de dezembro de 2010, que institui a Gratificação de Incentivo à Atividade de Instrutor.

    PM recupera veículo roubado e apreende drogas nas cidades de Santa Cruz e São Paulo do Potengi.

    Os policiais da 4a Companhia Independente de Polícia Militar (4a CIPM), realizaram duas apreensões, na Região Agreste do estado do Rio Grande do Norte, com o patrulhamento ostensivo nas cidades de Santa Cruz e São Paulo do Potengi.

    A primeira ação ocorreu na noite deste domingo (17), quando os policiais realizavam um patrulhamento de rotina no Centro da cidade de Santa Cruz e abordaram Luciano Firmino Gomes que estava em uma motocicleta Honda Biz, de cor prata e placa MYF 4263, de Serra Caiada, que tinha queixa de roubo. 


    Já a segunda ocorrência foi registrada na manhã desta segunda-feira (18) na cidade de São Paulo do Potengi, onde foi detido Diogo Salviano, de 19 anos, que estava de posse de 11 pedras de crack embaladas para comercialização. 


    A apreensão ocorreu no momento em que os policiais realizavam um patrulhamento na Vila Campo Grande e se depararam com o infrator de posse do material ilícito. Eles foram conduzidos para as delegacias das cidades, sendo devidamente autuados. Ambos ficaram à disposição da Polícia Judiciária.