• Últimas Notícias

    terça-feira, 28 de abril de 2015

    Dilma falará pela internet no dia 1º de Maio

    Resultado de imagem para dilmaA presidente Dilma Rousseff não falará à população pelo rádio e nem pela TV no dia 1º de maio. Segundo o ministro da Comunicação Social, Edinho Silva, ela utilizará as redes sociais para poder dialogar com os trabalhadores.

    "Ela vai dialogar com trabalhadores e trabalhadoras pelas redes sociais. Em cadeia nacional, não", confirmou o ministro.
    Edinho Silva também descartou que essa mudança de posicionamento no dia 1º de maio tenha a ver com o temor de panelaço, como ocorreu durante a fala da presidente no Dia da Mulher. Segundo ele, essa alteração tem como objetivo valorizar outro tipo de meio de comunicação.

    Fábrica clandestina de cachaças famosas é fechada na PB e Polícia Civil detém três

    A Polícia Civil em Guarabira, a 98 km de João Pessoa, encontrou, na manhã desta terça-feira (28), uma fábrica clandestina de bebidas destiladas que funcionava em uma casa na cidade de Cuitegi, a 105 km da Capital paraibana. No local, os policiais apreenderam rótulos falsificados, tonéis, garrafas vazias e cheias e equipamentos para a produção. Três pessoas foram detidas em flagrante e levadas à delegacia durante a operação denominada ‘ Alquimia’. 
    De acordo com a Polícia Civil, foram expedidos cinco mandados de busca e apreensão em cinco residências. “As investigações se iniciaram há cerca de um mês por intermédio de denúncia anônima que informava sobre um grupo criminoso que estava falsificando cachaças das mais variadas marcas, inclusive cachaças com fama internacional”, falou Walber Virgolino, delegado titular da 8ª DSPC de Guarabira.
    Virgolino explicou que os falsificadores adquiriam os vasilhames secos de diversas marcas nos bares de todo o Brejo da Paraíba e depois compravam cachaça sem um selo de qualidade nos engenhos da região e engarrafavam os frascos. “Os criminosos engarrafavam e lacravam as garrafas com selos falsificados, comprometendo a saúde dos consumidores, a arrecadação da receita estadual e a qualidade das cachaças originais”, falou. Participaram da operação cerca de 30 policias civis. A ação policial contou com apoio do Fisco Estadual.
    Portal Correio

    No RN, Sesap orienta profissionais de saúde sobre doença com manchas na pele

    A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), através da Subcoordenadoria de Vigilância Epidemiológica (Suvige), emitiu nota para todas as secretarias municipais de saúde e também às unidades de saúde de todo o Estado sobre uma “síndrome exantemática a esclarecer”. 

    Desde outubro de 2014, a Sesap vem verificando, em todas as regiões, casos atípicos de doença com manifestações exantemáticas (manchas vermelhas na pele), acompanhadas ou não de febre, que não se enquadra nas definições preconizadas pelo Ministério da Saúde para dengue e outras doenças de notificação obrigatória, como o sarampo e rubéola. 

    Diante desse cenário, a Subcoordenadoria de Vigilância Epidemiológica emitiu a Nota Técnica Nº 03/2015, no último dia 22 de abril, com informações aos profissionais de saúde sobre o cenário epidemiológico, definições de casos suspeitos e orientações quanto à coleta e envio de amostras. Essas informações também estão disponíveis no site da Sesap (www.saude.rn.gov.br).  

    Governo da Paraíba investiga casos de doenças com manchas avermelhadas de causas desconhecidas

    Desde o mês de março, em algumas regiões do Estado, está sendo registrada a ocorrência de casos atípicos de doenças exantemáticas (manchas avermelhadas), que não se enquadram nas definições de casos suspeitos de dengue e outras doenças, como sarampo e rubéola, de notificação compulsória (obrigatória).
    Diante deste cenário, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) solicitou o apoio do Ministério da Saúde, que enviou técnicos para orientar e executar as ações que estão sendo desenvolvidas, com o objetivo de esclarecer o diagnóstico da doença. Até o momento, as amostras de espécimes coletadas desses pacientes para sorologia e analisadas pelo Laboratório de Saúde Pública do Estado (Lacen-PB) deram positivas apenas para dengue. 

    Bispo Edir Macedo ataca TV Globo e Igreja Católica em entrevista no SBT

    65i67i6iSó faltou uma sessão de exorcismo. O bispo Edir Macedo atacou sem piedade a Rede Globo e a Igreja Católica durante entrevista na edição especial do Conexão Repórter, exibida na noite de domingo (26).
    O líder da Igreja Universal do Reino de Deus afirmou que a emissora da família Marinho e a cúpula do catolicismo foram os responsáveis por sua prisão de 11 dias, em 1992, sob as acusações de charlatanismo, curandeirismo e estelionato.
    Para o bispo, a Igreja Católica foi a “cabeça” e a Globo foi o “corpo” de uma suposta conspiração para colocá-lo atrás das grades, em função da ameaça que ele passou a representar com o crescimento da Universal e da Record.
    Em outro momento do programa comandado por Roberto Cabrini, Macedo citou novamente o canal concorrente: “Tínhamos a Rede Globo como informação única neste país. Com a Record tivemos a chance de deixar o povo ciente do outro lado da notícia”.
    Ainda sobre a Igreja Católica, o guia evangélico afirmou ser o inimigo número 1 da religião liderada pelo papa Francisco. “Não comungamos a mesma fé”, declarou. Terra

    Sesap capacita profissionais para diagnóstico do HIV por meio do teste rápido

    A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), através do Programa de DST/Aids e Hepatites Virias e Programa Saúde da Mulher, realiza de 28 a 30 de abril, a formação da segunda turma de multiplicadores em teste rápido para o diagnóstico do HIV e triagem da Sífilis e Hepatites Virais. 

    As aulas acontecem das 8h às 17h, no Núcleo de Estudos em Saúde Coletiva (NESC) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). De acordo com Sônia Cristina Lins, responsável pelo Programa Estadual de DST/Aids e Hepatites Virais, o objetivo principal da capacitação é “desenvolver competências profissionais para que o multiplicador possa incorporar a testagem rápida com acolhimento e aconselhamento para população geral, seguindo os princípios e estratégias didático-pedagógicas para qualificação técnica das equipes de atenção básica em testagem rápida, além de fomentar a melhoria do acesso e da qualidade na Atenção Básica”. 

    O curso terá aulas teóricas e práticas utilizando exposições dialogadas, resolução de problemas e metodologias ativas voltadas para a problematização, tendo como aspecto fundamental o desenvolvimento de potencialidades. A capacitação é uma parceria entre os Programas Estaduais de DST/Aids e Hepatites Virais e Saúde da Mulher, Coordenação de Promoção à Saúde, Subcoordenadoria de Vigilância Epidemiológica, Subcoordenadoria de Ações em Saúde, Unidades Regionais de Saúde Pública, contando ainda com o apoio do Hospital Giselda Trigueiro, NESC/UFRN, Secretarias Municipais de Saúde de Macaíba, Parnamirim e Santa Cruz e do Comitê Técnico e Assessoramento em Hepatites Virais. ASCOM/SESAP

    Universidades privadas vão reduzir ao mínimo matrículas pelo FIES

    Depois dos cortes orçamentários na educação, o Governo federal fez novas mudanças nas regras do Fies e reconheceu falhas no sistema. Agora, quase 300 mil alunos não estão conseguindo regularizar suas matrículas no Fundo de Financiamento Estudantil. Na reunião da Comissão de Ciência, Tecnologia, Comunicação e Inovação do Senado, a representante das escolas privadas, Amábile Pacios, afirmou que as instituições privadas de ensino decidiram reduzir ao máximo a participação das bolsas do Fies. 

    A decisão poderá atingir centenas de milhares de estudantes que pretendem ingressar em uma universidade. 

    Governo do RN quer concurso para área de segurança ainda neste ano, diz secretária

    kalina
    Ao iniciar a gestão na Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Estado (Sesed), a delegada Kalina Leite tinha como um dos principais objetivos a devolução às ruas de policiais militares cedidos a órgãos públicos. 

    No entanto, em quatro meses, a secretária admite que o número de PMs que retornaram das cessões ainda é insignificante. Com o déficit nos quadros, Kalina Leite afirma que o Governo busca a viabilização de concurso público para a área de segurança ainda em 2015.

    É de "amaigar"! Preço da gasolina é justo, diz presidente da Petrobras

    O preço dos combustíveis praticado atualmente no Brasil foi considerado justo pelo presidente da Petrobras, Aldemir Bendine. Em audiência conjunta das comissões de Infraestrutura e  Assuntos Econômicos do Senado, ele explicou que, à exceção dos Estados Unidos, os valores estão dentro da média do mercado mundial.
    “Nossa gasolina não é tão mais cara, quando comparada com unidades de dólar, ao do mercado em geral, como o europeu. Hoje, estamos em condição justa de colocação de preços de derivados e não temos perspectiva de volatilidade em relação a isso”, disse.
    O presidente da Petrobras acrescentou que, diferentemente do Brasil, que adota um modelo mais estável, os americanos operam num quadro volátil, com preços mudando constantemente nas bombas.

    Não adiantou os pedidos de Dilma.Traficante Brasileiro foi executado na Indonésia

    O brasileiro Rodrigo Gularte foi executado por fuzilamento na tarde desta terça-feira, 28, segundo confirmou a Indonésia e o jornal local Jakarta Post.
    Rodrigo e outros sete presos foram executados por um pelotão de fuzilamento no complexo de prisões de Nusakambangan, em Cilacap, por tráfico de drogas.
    Conforme informou o procurador-geral Muhammad Prasetyo à imprensa, os nove condenados à morte, inclusive o brasileiro, seriam executados depois da meia-noite local (14h00 de Brasília) nesta terça.

    Partidos tem até 30 de abril para prestação de contas

    Os partidos políticos têm prazo legal fixado até o próximo dia 30 de abril para entregar à Justiça Eleitoral suas prestações de contas anuais, abrangendo toda a movimentação de recursos, financeiros ou estimáveis em dinheiro, referentes ao exercício de 2014.

    Trata-se de dever imposto às agremiações partidárias de todos os níveis de direção (nacional, estadual e municipal), previsto na Constituição Federal (artigo 17, inciso III) e na Lei dos Partidos Políticos (Lei nº 9.096/1995 – artigo 32).

    De acordo com a legislação, cabe à Justiça Eleitoral verificar a regularidade das contas dos partidos políticos, dos seus registros contábeis e fiscalizar a origem e aplicação dos recursos recebidos, financeiros e estimáveis em dinheiro, sejam oriundos de repasses de cotas do Fundo Partidário, seja de outras fontes.

    Para a elaboração e a apresentação da prestação de contas os diretórios e comissões provisórias estaduais e municipais dos partidos políticos devem seguir a Orientação Técnica nº 2/2015, da Assessoria de Exame de Contas Eleitorais e Partidárias do TSE (ASEPA), conforme estabelece a Portaria TSE nº 107, de 4 de março deste ano.

    Os procedimentos previstos naquelas Orientações Técnicas devem também ser observados para as prestações de contas de exercícios anteriores a 2014, eventualmente não entregues à Justiça Eleitoral. *Com informações do TRE-RN

    Marta formaliza saída do PT após 33 anos e diz que sigla 'renega' princípios

    A senadora Marta Suplicy formaliza nesta terça-feira sua desfiliação do PT depois de 33 anos. Na carta em que justifica a saída Marta diz: “No meu sentir, e de toda a nação, os princípios e o programa partidário do PT nunca foram tão renegados pela própria agremiação, de forma reiterada e persistente”. 

    Para se precaver de uma esperada tentativa do partido de reivindicar seu mandato, a senadora afirma que o PT “se afastou completamente” dos princípios que a levaram a ajudar a criá-lo. Na carta, de quatro páginas, Marta discute a titularidade do mandato ao afirmar que teve em 2010 mais de 8 milhões de votos e, por isso, deve fidelidade primeiro aos eleitores.

    No documento —que será protocolado à tarde, simultaneamente nos diretórios municipal, estadual e nacional do PT e na Justiça Eleitoral— Marta não cita nem Lula nem a presidente Dilma Rousseff.

    A senadora não anunciará imediatamente seu destino. Ficará sem partido por algum tempo, enquanto prepara sua filiação ao PSB. *Com informações do Blog Folha

    Sai o edital do concurso do MPPB; são 105 vagas e salários de até R$ 4,9 mil

    Foi divulgado nesta segunda-feira (27) o edital do concurso que vai selecionar 105 servidores para o quadro do Ministério Público da Paraíba. Os salários vão de R$ 3.341,29 a R$ 4.940,25. Confira o edital (com a data de 27 de abril de 2015, a partir da página 2).
    As inscrições poderão ser feitas só pela internet a partir de 4 de maio e seguem até o dia 3 de junho. As vagas de nível superior, com inscrição a R$ 100, são para os cargos de Analista de Sistemas (Desenvolvedor, Administrador de Redes e Administrador de Banco de Dados) e de Analista Ministerial (Auditor de Contas Públicas, Medicina e Odontologia).
    Já para nível médio, com inscrição a R$ 85, há 92 vagas para o cargo de Técnico Ministerial (nas áreas de Suporte, Web Designer, Diligências e Apoio Administrativo e sem especialidade). As provas devem ocorrer no dia 19 de julho e candidatos de todo o estado podem concorrer.

    Fiéis confundem crise de asma com ‘encosto’ e mulher morre

    A dona de casa Lúcia Fernandes Santana, de 55 anos, acompanhava a cerimônia religiosa, quando teve uma crise asmática, seguida de convulsão. De acordo com o Samu, que fez o atendimento à vítima cerca de quarenta minutos depois da crise, fiéis presentes na igreja acharam que Lúcia estava possuída por um ‘encosto’. 
    O caso aconteceu na última quinta-feira. A confusão, segundo os médicos, atrapalhou o atendimento da dona de casa, que seguiu passando mal até que um pastor, chamado pelos fiéis, decidiu chamar uma ambulância.
    Ela chegou a ser levada para o Hospital da Base, na mesma cidade, mas não resistiu. De acordo com o atestado de óbito divulgado pela unidade, Lúcia morreu por conta de um sangramento cerebral, provocado por uma queda. O AVC, segundo os médicos, foi causado pela crise asmática da vítima.

    Governador anuncia promoção de 1.232 praças

    governador_pracas
    “Nenhum governo fez uma promoção destas até hoje". Disse Robinson
    O governador Robinson Faria anunciou a promoção de 1.126 policiais militares e 106 praças bombeiros nesta primeira etapa, quantidade acima do que determina a Lei de Promoção de Praças. O anúncio foi feito durante reunião com associações ligadas à categoria, realizada na tarde desta segunda-feira (27), na governadoria.
    Além de anunciar a promoção, que deve ser publicada até o próximo 22 de maio, o governador determinou que um cronograma com as próximas promoções de praças e oficiais seja elaborado e divulgado até a segunda-feira, 4 de maio, o que ficará cargo da secretária de Segurança e Defesa Social, Kalina Leite.

    Concurso é suspenso na PB após empresa ser denunciada por supostas irregularidades

    O concurso que iria selecionar profissionais para o Conselho Regional de Serviço Social – 13ª Região/ Paraíba (Cress/PB) foi suspenso, conforme comunicado emitido pelo órgão nesta segunda (27). A empresa que estava organizando o certame é alvo de denúncias por supostas irregularidades em outros concursos. 
    De acordo com o Cress, foi enviado um ofício a empresa organizadora, solicitando explicações sobre denúncias de irregularidades em outros certames, mas o documento teria sido retornado, sob recusa de recebimento, no dia 24 de abril. Ainda segundo o Cress, o site onde seria feita a inscrição do concurso para o Conselho ficou sem funcionar no sábado (25) e domingo (26).

    Comperve divulga lista de aprovados no concurso da Prefeitura de Parnamirim

    A Comperve divulgou na noite desta segunda-feira (27) a lista dos aprovados no concurso da Prefeitura de Parnamirim para preenchimento de vagas de professor do ensino básico e agente administrativo. A relação dos aprovados foi liberada pelo Núcleo Permanente de Concursos da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (Comperve/UFRN) e está disponível no link AQUI

    O concurso deste ano teve 21.934 inscritos. O cargo mais concorrido é de professor de ciências, com demanda de 262,5 para uma vaga, seguido de professor de geografia (127,33) e professor de história (115,33).O cargo com menor concorrência é de intérprete de libras, com 42 candidatos inscritos e demanda de 2,5 por vaga. Em seguida, vem o cargo de professor de dança (4,46) e o de instrutor de libras (5,25).As provas do concurso foram aplicadas no dia 12 de abril. 

    Os candidatos ao cargo de professor, a partir da divulgação dos aprovados, terão cinco dias para apresentar a documentação referente à Prova de Títulos, que conta pontos para a classificação final.

    Confira a relação de aprovados  AQUI

    Detento fica enroscado em teto de delegacia no Paraná após tentar fugir

    Um preso da delegacia de Colombo, na Região Metropolitana de Curitiba, ficou enroscado no teto ao tentar fugir do local durante a madrugada desta segunda-feira (27). Segundo o delegado Erineu Portes, quatro detentos conseguiram escapar. 

    O detento que ficou entalado foi resgatado pelo Corpo de Bombeiros por volta das 7h. Conforme Portes, ele já retornou à carceragem e não ficou ferido. Vinte e oito presos fugiram da carceragem da Delegacia da Polícia Civil de São José dos Pinhais, também na Região Metropolitana de Curitiba, na madrugada de domingo (26). 

    Conforme os policiais, os presos serraram as grades da cela e fugiram. Até a manhã desta segunda, três foragidos tinham sido recapturados.

    Telejornal com apresentadoras nuas faz sucesso no Canadá

    As garotas das fotos abaixo são apresentadoras do mais nu dos canais: A Web TV Naked News. Localizada em Toronto, no Canadá elas em nada diferem das dos noticiários comuns das emissoras convencionais, a não ser que ficam totalmente "ao léu"... O sucesso é tal que o público diário está na casa dos 150 mil visitantes, o que para a internet é uma cota respeitável. E, quando a apresentadora termina o relato da notícia já se encontra absolutamente despida para deleite de um número cada vez maior de internautas de todo o mundo.

    A novidade mais recente deste "canal" apresentado por mulheres que tiram uma peça de roupa a cada notícia, até chegar ao strip-tease integral, é que acaba de chegar à Itália.

    O show, criado em 1999, foi desenvolvido para internet e celulares, está disponível em 172 países e a partir de amanhã chega ao domínio italiano, através do site http://www.nakednews.it/, com transmissões diárias, às 17h locais.

    Agentes da Polícia Federal anunciam manifestação para quarta-feira em Natal e Mossoró

    O Sindicato dos Agentes da Polícia Federal emitiu nota oficial anunciando manifestação para quarta-feira nas cidades de Natal e Mossoró.
    Veja a nota divulgada hoje pela categoria:
    Em virtude das diversas matérias publicadas na imprensa nacional envolvendo um possível favorecimento a políticos investigados na Operação Lava Jato em troca da aprovação de projetos de lei que beneficiariam integrantes da Polícia Federal, o Sindicato dos Servidores do Departamento de Polícia Federal do Rio Grande do Norte vem a público esclarecer que:
    1 – No período das eleições presidenciais do ano passado, foi veiculada matéria no jornal Folha de São Paulo em que o Deputado Federal, e também Delegado de Polícia Federal, Fernando Francischini teria afirmado que “O governo teve que editar uma MP (medida provisória) ontem à noite porque sabia que hoje ia ser uma pancadaria. Botamos o governo de joelho”. Tal afirmação se refere à edição da medida provisória n.º 657/2014.
    2 – A Medida provisória n.º 657/2014, aprovada em tempo recorde na véspera da última eleição presidencial, beneficia única e exclusivamente os delegados da polícia federal.
    3 – Todos os demais cargos da carreira policial federal (Agentes, Escrivães, Papiloscopistas e Peritos) se manifestaram contra a aprovação da referida medida provisória.
    4 – O delegado de polícia federal Marcos Leôncio, citado na coluna Radar da revista Veja, por ter, segundo a publicação, procurado políticos investigados na Operação Lava Jato para dizer que os delegados eram contrários a abertura de inquéritos para investigar vários parlamentares citados na Operação Lava Jato, é presidente da Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal – ADPF, que representa única e exclusivamente os delegados da polícia federal.
    5 – O Sindicato dos Servidores do Departamento de Polícia Federal do Rio Grande do Norte se posiciona a favor do Ministério Público Federal no pedido de interrupção das oitivas dos investigados da Operação Lava Jato realizada única e exclusivamente pelos delegados de polícia federal, por entender que a relação no mínimo indesejada de alguns delegados com parlamentares investigados pode comprometer a lisura dos trabalhos investigativos  .
    6 – A proposta de emenda constitucional n.º 412/2009 – PEC 412, intitulada pelos delegados da polícia federal “PEC da Autonomia” é defendida somente pelos delegados, sendo os demais integrantes da carreira policial federal contrários a medida oportunista defendida pela Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal – ADPF .
    7 – A autonomia defendida pelos delegados da polícia federal é algo inédito no mundo, impossibilita o controle externo exercido pelo Ministério Público e transforma a polícia federal em braço armado autônomo do Estado, algo imaginável em um país democrático. Somente a título de comparação, FBI, Scotland Yard, DEA, entre outras policias conhecidas no mundo, não possuem a autonomia defendida pelos delegados de polícia federal.
    8 – Os demais integrantes da carreira policial federal repudiam o uso político das investigações  realizadas pela Polícia Federal e esperam uma apuração rigorosa por parte do Ministério Público acerca das denúncias apresentadas na reportagem intitulada “Delegados negociam com Dilma (desde as eleições) silêncio sobre a Lava Jato: em troca de superpoderes”  .
    9 – E, por derradeiro, as notícias publicadas recentemente sobre uma crise entre Policiais Federais e o Ministério Público Federal  não condizem com a realidade. A crise em questão é entre os delegados da polícia federal e o Ministério Público Federal, sendo que os demais integrantes da carreira polícia federal apoiam a intervenção do Ministério Público por dar mais transparência ao andamento da investigação.
    Natal, 27 de abril de 2015.
    Sindicato dos Servidores do Departamento de Polícia Federal do Rio Grande do Norte.

    Governo quer cerco subterrâneo e segurança privada para Alcaçuz

    Resultado de imagem para presidio alcaçuz rnO secretário de Justiça e Cidadania do Estado, Edilson França, revelou nessa segunda-feira (27), em audiência na Assembleia Legislativa, que está sendo estudada a implantação de um cerco subterrâneo em cada um dos quatro pavilhões de Alcaçuz. 

    Pela proposta apresentada, as unidades seriam rodeadas com estacas e arame farpados, que desceriam a uma profundidade de até oito metros. Outra alternativa seria implantar placas de cimento no subsolo. 

    A melhor medida será adotada após a engenharia da Sejuc responder a França sobre qual será a melhor alternativa, o que deve acontecer nos próximos dias. Está sendo cogitada a contratação de escolta armada particular para reforçar a segurança. Ele também revelou que o governo está adquirindo tornozeleiras para monitorar os presos, bem como câmeras de segurança. Por Dinarte Assunção