• Últimas Notícias

    quinta-feira, 16 de abril de 2015

    “Só fui contida, não fui torturada”, diz travesti que arrancou orelha de carcereiro em SP

    Um áudio captou um depoimento feito pela travesti Verônica Bolina, de 25 anos, em que ela diz que ‘não foi torturada’ referindo-se as agressões que sofreu dentro do 2° Distrito Policial, no Bom Retiro, região central de São Paulo, depois de ter arrancado a orelha de um carcereiro a mordidas. 

    O delegado Luiz Roberto Hellmeister, do 2° DP, disse que o carcereiro e a travesti viveram ‘uma verdadeira briga de rua’. — Ela chegou aqui e não quis ficar na cela com os outros homens. Foi levada para um seguro (cela isolada), mas também não quis ficar. No momento em que estávamos fazendo um remanejamento, ela atacou o carcereiro e ele deu socos nela. Foi cena de briga de rua mesmo. Aqui é um lugar provisório e não temos celas específicas, como em um presídio — Só deixa eu explicar que todo mundo está achando que fui torturada pela polícia. Eu simplesmente agi de uma maneira que achava que estava possuída. Agredi os policiais e eles só agiram com o trabalho deles. Só fui contida, não fui torturada. 

    O áudio circula pela internet com a mensagem de grupos de amigos e ativistas que questionam se Verônica não teria sido coagida a dar a declaração 


    Foto: Reprodução Facebook via R7

    Polícia Civil prende foragido da Justiça da Paraíba

    Uma equipe de policiais civis da Delegacia Especializada de Capturas (Decap/ Polinter) prendeu, em cumprimento a um mandado de prisão preventiva, Messias Orlando Firmino de Souza, conhecido por “Orlando de Zacarias” (46 anos), na manhã de ontem, quarta-feira (15).  

    Messias é condenado pelo crime de roubo pela Justiça da Paraíba e estava foragido desde 2007, época em que veio morar no Rio Grande do Norte. A Polícia chegou até o criminoso após receber uma denúncia anônima. *Com informações PC/ASSECOM

    Sesap divulga novos números da dengue no RN

    A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), por meio do Programa Estadual de Controle da Dengue, divulgou nessa quarta-feira (15) os novos números da doença no Rio Grande do Norte. As informações são referentes à semana epidemiológica nº 14, com dados coletados até o dia 11 de abril. 

    Ao todo, foram notificados 10.774 casos suspeitos de dengue no estado, o que representa um aumento de 259,85% em comparação ao mesmo período do ano passado. Do total de notificações, 1.162 casos foram confirmados. 

    Os cinco municípios que mais notificaram foram Natal (2.550), Parnamirim (614), Currais Novos (541), Mossoró (476) e Parelhas (458). Quanto à incidência em dengue, 49 municípios apresentaram alta, 31 estão com média, 56 estão com baixa e 31 apresentaram incidência silenciosa. 

    O Programa Estadual de Controle da Dengue da Sesap vem realizando visitas técnicas aos municípios, a fim de orientar as ações de prevenção e combate ao agravo. Além disso, para diminuição da transmissão da dengue onde há epidemia, está sendo feita operação UBV (carro fumacê) em Natal, São Paulo do Potengi, Lajes Pintadas, Serra de São Bento, Alexandria, Equador e Florânia. 

    A operação já havia sido realizada em municípios como Currais Novos, Parelhas e Carnaúba dos Dantas, de acordo com os critérios estabelecidos na Nota Técnica 01/2013, elaborada pelo Programa. *Sesap/RN

    VÍDEO: Ônibus é incendiado em Arez em retaliação a morte de traficante

    Ônibus é incendiado em Arez em retaliação a morte de traficante

    IMG-20150416-WA0011Um ônibus foi incendiado na manhã desta quinta-feira (16) no município de Arez, a 52 quilômetros de Natal em retaliação a ação da Polícia Civil nesta terça-feira (14) que vitimou uma quadrilha de traficantes em uma granja próxima aos viveiros de camarão.
    Os policiais foram ao local após uma denúncia anônima e foram recebidos a bala pelos até então suspeitos. Os policiais responderam e os quatro traficantes morreram. E a possível razão do incêndio seria uma “retaliação” pela morte do líder do grupo, Rodrigo Nascimento da Silva, conhecido como “Rodrigo da Gata”.
    A Polícia Militar tem as informações que um sobrinho do traficante seria o responsável pelo incêndio e já está em diligências para capturar o acusado. O incêndio foi apagado com ajuda de um carro pipa. 190RN

    Internacionais: Manifestantes em NY exigem salário mínimo de 15 dólares/hora

    Milhares de pessoas participaram ontem (15), em Nova York, de uma manifestação para exigir um salário mínimo de 15 dólares por hora, afirmando que é impossível se viver com menos na maior cidade dos Estados Unidos.

    Os organizadores - que esperavam a "maior mobilização de trabalhadores" - avaliaram que entre 10 mil e 15 mil pessoas participaram do protesto, que foi seguido em mais de 230 cidades americanas.

    Entre os manifestantes havia empregados de redes de lanchonetes, funcionários de aeroportos, pessoal da saúde, babás e até operários da construção civil, que participaram por solidariedade. O salário mínimo em Nova York é atualmente de 8,75 dólares por hora, e deve passar a 9 dólares no próximo ano.

    "Queremos mostrar que os trabalhadores com salários baixos estão unidos e dispostos a fazer o que for preciso para ganhar mais", disse à AFP Kendall Fells, diretor nacional da campanha "Fight for 15".

    "Em Nova York ou em qualquer outra cidade dos Estados Unidos não se pode formar uma família, ter um teto e comer ganhando 8 ou 9 dólares por hora, é ridículo".


    O salário mínimo federal é de 7,25 dólares por hora desde 2009. Agence France-Presse

    Dos palanques do PT para o STF

    Resultado de imagem para advogado Luiz Edson Fachin e dilmaDepois de indicar para o STF o ex-advogado do PT, José Antonio Dias Toffoli, a presidente Dilma Rousseff agora aponta para a mais alta Corte do país o advogado Luiz Edson Fachin, do Paraná, que fez campanha eleitoral para ela, em 2010, como mostra um vídeo disponível no YouTube (confira abaixo).

    Com a nomeação de Fachin, Dilma amplia a desconfiança de partidarização do STF, num momento em que a instituição se prepara para julgar o petrolão, o escândalo de corrupção da Petrobras, em que o grande beneficiário foi o PT, de acordo com as denúncias feitas até agora na operação Lava Jato. 

    Dilma ainda poderá nomear mais cinco ministros do STF em seu governo, se a chamada PEC da Bengala, que prorroga de 70 para 75 anos a idade de aposentadoria compulsória na corte, aprovada em primeiro turno pela Câmara, não for confirmada. Até o final de 2018, deverão deixar o tribunal Celso de Mello (novembro de 2015), Marco Aurélio Mello (julho de 2016), Ricardo Lewandowski (maio de 2018), Teori Zavascki (agosto de 2018) e Rosa Weber (outubro de 2018). *Por Epoca

    Montanhas: Dono de cartório é preso por suspeita de falsificação de documentos


    O Ministério Público do Rio Grande do Norte deflagrou uma operação na manhã desta quinta-feira (16)  com o objetivo de combater falsificações de documentos cartorários de registros e escrituras no Cartório Único do município de Montanhas, localizado a 87 quilômetros da capital potiguar.  A operação recebeu o nome de Ilusionista. O dono do cartório e o filho dele foram presos.

    De acordo com o MP/RN, foram expedidos quatro mandados de busca e apreensão e dois mandados de prisão preventiva cumpridos em Natal e Montanhas. Vinte policiais militares apoiam os Promotores de Justiça no comprimento da operação. Segundo investigações, valores desviados somam, aproximadamente, R$ 1,5 milhão.

    O dono do cartório de Montanhas foi preso nesta manhã. Um de seus filhos, ainda não identificado, também foi preso. A operação deve continuar cumprindo os mandados. *Com informações G1

    Esposa contrata strippers para enterro do marido como homenagem

    Resultado de imagem para Esposa contrata strippers para enterro do marido como homenagemUma chinesa de Taiwan contratou duas strippers para fazer a última homenagem ao seu marido, que acabara de falecer, durante o funeral do homem.

    De acordo com o jornal “New York Daily News”, Jane justificou sua atitude ao dizer que o marido amava mulheres bonitas. As strippers, vestidas de biquíni branco e calçando botas na altura do joelho, dançaram três músicas numa performance inusitada ao redor do caixão. Alguns parentes e amigos do homem aproveitaram a situação para tirar fotos e filmar o show com o celular. Ao final da apresentação, o funeral retomou o clima de tristeza enquanto o corpo do homem era levado do local onde estava acontecendo o velório até o túmulo.

    Segundo a publicação, “danças exóticas” em funerais costumam acontecer em Taiwan desde a década de 1980 e tem ligações com o crime organizado.


    Para a cultura local, a homenagem ao morto é maior quando mais pessoas comparecem ao velório. Embora alguns se ofendam com a prática, esta seria uma maneira de a família dar o último adeus com um sorriso no rosto.  Com informações da Marie Claire

    PM do RN faz apelo nas redes sociais e consegue dinheiro para cirurgia

    O soldado da Polícia Militar, Rayron Bobby Silva Melo, lotado no Pelotão de Umarizal, pertencente a 2ª Companhia, em Patu, publicou vídeo no YouTube para agradecer aos inúmeros internautas que ajudaram o militar a conseguir dinheiro para custear uma cirurgia. 

    Ele enfrenta problema na visão, devido a um derrame que sofreu. Desde o ano passado, Rayron vem lutando contra uma nova crise ocular. Só consegue enxergar por um olho. Ele precisa fazer uma cirurgia, mas não tinha condições financeiras para bancar o procedimento. A partir daí, resolveu fazer um apelo nas redes sociais e deu certo. Os potiguares se sensibilizaram com a causa do policial. 

    Hoje, a quantia arrecadada com o apelo já ultrapassa o valor de R$ 16 mil (o valor da cirurgia oftalmológica). O procedimento cirúrgico está marcado para acontecer nesta quarta-feira, às 15h.  Jornal de Hoje

    Aanticorpo sintético reduz HIV em 300 vezes

    Uma terapia de anticorpos sintéticos contra HIV teve resultados promissores.
    Durante os primeiros testes clínicos, o novo tratamento reduziu a quantidade de vírus em 300 vezes.

    O primeiro teste em humanos, feito por pesquisadores da Universidade de Rockefeller (EUA), foi elaborado a partir do desenvolvimento de um anticorpo sintético, que provou ser altamente neutralizante.

    Os pacientes injetados com o anticorpo, batizado de 3BNC117, tiveram a quantidade de HIV reduzida em até 300 vezes na corrente sanguínea. 

    O anticorpo foi criado especificamente para bloquear a proteína receptora do vírus, já que a defesa criada naturalmente no sistema imunológico não é suficiente para derrotá-lo.

    A redução drástica da presença do vírus foi mantida várias semanas após a injeção inicial em alguns pacientes. 

    Tratamento
    Acredita-se que o uso dos anticorpos sintéticos vão proporcionar um tratamento alternativo para drogas antirretrovirais. Também é possível que eles sirvam de base para a criação de vacinas terapêuticas. * O Globo

    Agricultores do RN sujeitos a perda de safra recebem auxílio federal

    Os agricultores familiares de municípios do Nordeste e do Semiárido sujeitos a perdas de safra devido à seca ou ao excesso de chuvas receberam um auxílio do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA). O pagamento do Garantia-Safra beneficiará 69.488 agricultores familiares de 66 municípios do Rio Grande do Norte e da Bahia. 

    Os pagamentos são referentes à safra 2013/2014 e os novos beneficiários foram incluídos para receber a primeira parcela do pagamento do benefício. A medida foi publicada no Diário Oficial da União desta quarta-feira (15) - todos os meses uma nova portaria é publicada incluindo beneficiários. O Garantia-Safra é pago em cinco parcelas de R$ 170, totalizando R$ 850 por agricultor. 

    Copa RN: América vence Santa Cruz e segue na luta pelo título da

    O América entrou no estádio Iberezão na noite desta quarta-feira (15) com a missão de vencer o Santa Cruz para seguir na luta pelo título da Copa Rio Grande do Norte e conseguiu. Com gols de Júnior Timbó, Daniel Costa e Emerson, o Alvirrubro derrotou os donos da casa por 3 a 0, em jogo pela quinta rodada da competição.

    Com a vitória, a equipe natalense chegou aos oito pontos e assumiu a vice-liderança. Além de subir na classificação, o clube diminuiu a diferença de pontos para o ABC, que agora é de sete. Com nove para disputar, os rubros ainda podem conquistar o título do turno. Por outro lado, o time do Inharé permaneceu com sete pontos, caiu para a terceira colocação e não tem mais chance de ser campeão.
    Para diminuir a distância para o líder e seguir no páreo, o América tem o Clássico-rei diante do ABC no domingo (19), às 18h30, na Arena das Dunas. No mesmo dia, o Santa Cruz enfrenta o Alecrim, às 17h, em local ainda indefinido. Partidas serão válidas pela sexta rodada, a penúltima da competição. Portal No Ar

    Palácio do Planalto confirma Henrique Alves como novo ministro do Turismo

    O ex-presidente da Câmara dos Deputados Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN) foi anunciado nesta quarta-feira (15/4) como novo ministro do Turismo. O Palácio do Planalto confirmou o nome de Alves, cogitado desde o fim do ano passado para o cargo. A nomeação dele deve ser publicada na edição de quinta-feira no Diário Oficial. Alves é próximo ao presidente da Câmara, Eduardo Cunha.

    “A presidenta Dilma Rousseff convidou nesta quarta-feira, 15 de abril, o ex-deputado Henrique Eduardo Alves para assumir o Ministério do Turismo. O ministro Vinícius Lajes está deixando a pasta. A presidenta Dilma agradece a dedicação e lealdade do ministro Vinícius Lajes. A posse do novo ministro ocorrerá nesta quinta-feira, 16 de abril, às 15h”, diz a nota do Planalto.

    A expectativa pelo anúncio aumentou depois que o ex-deputado ficou fora da lista de investigados na Operação Lava-Jato, que apura desvio de verbas em pagamentos de propinas para contratos na Petrobras. Não está definido para qual onde irá Vinícius Lages, atual ministro do Turismo e apadrinhado do presidente do Senado, Renan Calheiros. O vice-presidente da República, Michel Temer, disse ontem que ele "certamente será aproveitado" em outro cargo.


    Após 44 anos como deputado federal, Alves deixou a Câmara em janeiro deste ano. Ele concorreu ao governo do Rio Grande do Norte nas eleições do ano passado, mas perdeu para Robinson Faria (PSD). Na Câmara, o ex-deputado foi líder da bancada do PMDB, partido do qual é membro histórico e uma das lideranças mais conhecidas. *Correio Brazilience