• Últimas Notícias

    sexta-feira, 10 de abril de 2015

    Governo expande Luz para Todos e amplia oferta de energia

    Em 2015, o Programa Luz para Todos beneficiou mais 4.895 famílias nos Estados de Amazonas, Bahia, Goiás, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Pará, Pernambuco, Paraná, Rio Grande do Norte, Roraima, Sergipe, São Paulo e Tocantins.
    O Programa, prorrogado pelo Decreto nº 8.387, vai até 2018 e tem a meta de atender mais 228 mil famílias. As obras continuam em andamento para atender 78 mil famílias neste ano. 
    Ao mesmo tempo, o governo federal continua a política de ampliação da oferta de energia. Até o final de março, a expansão da oferta de geração de energia no País atingiu a marca de 1.594,2 MW. No período, 40 usinas tiveram máquinas liberadas para operação comercial, com estimativa de R$ 500 milhões em investimentos.
    Parque Eólico
    Em fevereiro, foi inaugurado no Rio Grande do Sul o Parque Eólico Geribatu, que integra o maior complexo eólico do País, com capacidade para atender 1,6 milhão de pessoas. DeFato

    Cientistas acham componentes necessários para a vida fora do Sistema Solar

    Um grupo de cientistas detectou, pela primeira vez, componentes orgânicos essenciais ao redor de uma distante estrela jovem, o que corrobora a possibilidade de haver vida além do Sistema Solar.

    Essa informação veio de um artigo que será publicado na quinta-feira (8) pela revista científica "Nature" e que foi adiantado em um comunicado do Observatório Meridional Europeu (ISSO). A equipe internacional detectou "grandes quantidades de cianeto de metilo (CH3-CN) no disco protoplanetário que rodeia a jovem estrela MWC 480".

    Esta descoberta é muito importante, segundo argumentam os especialistas que realizaram a pesquisa, porque esta molécula contém enlaces entre átomos de carbono e nitrogênio. Estes laços químicos são "essenciais" para a formação dos aminoácidos, que por sua vez são elementos básicos das proteínas e, portanto, "componentes essenciais para a construção da vida".

    Tanto o cianeto de metilo como seu parente mais simples, o ácido cianídrico (HCN), foram achados "nos frios confins do disco recém-formado" em torno da estrela MWC 480, um astro duas vezes maior que nosso Sol e a aproximadamente 455 anos-luz da Terra, na região de formação estelar de Touro.


    A descoberta, realizada com um telescópio especial da ISSO no Deserto do Atacama (Chile), "reafirma que as condições que deram lugar ao nascimento da Terra e do Sol não são únicas no universo", segundo o comunicado. *Com informações UOL

    Nova fase da Operação Lava-Jato prende ex-deputado do PT André Vargas

    A Polícia Federal desencadeou na manhã desta sexta-feira a 11ª Fase da Operação Lava-Jato, batizada de “A Origem”. Cerca de 80 policiais federais cumprem 32 mandados judiciais: sete mandados de prisão, nove mandados de condução coercitiva e 16 mandados de busca e apreensão nos estados do Paraná, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Pernambuco, Rio de Janeiro e São Paulo.Entre os presos estão os ex-deputados André Vargas,  que teve o mandato cassado e foi expulso do PT,  Luiz Argôlo (SD-BA) e Pedro Corrêa, que já cumpre prisão pelo mensalão do PT. Também foram presos a secretária de Argôlo, Helia Santos, e Ricardo Hoffman, diretor de uma agência de publicidade. Além destes foram detidos o irmão de André Vargas, Leon Vargas, e  Ivan Vernon da Silva Torres.


    Na operação desta manhã foi decretado também o sequestro de um imóvel de alto padrão na cidade de Londrina, no Paraná, onde o doleiro Alberto Youssef começou sua atuação. A atual fase  da Lava-Jato tem por objetivo a investigação realizada em diversos inquéritos policiais e a partir da baixa de procedimentos que tramitavam perante o Supremo Tribunal Federal, apurando fatos criminosos atribuídos a três grupos de ex-agentes políticos, que abrangem os crimes de organização criminosa, quadrilha ou bando, corrupção ativa, corrupção passiva, fraude a procedimento licitatório, lavagem de dinheiro, uso de documento falso e tráfico de influência.

    A investigação abrange, além de fatos ocorridos no âmbito da Petrobras, desvios de recursos ocorridos em outros órgãos públicos federais. *Com informações EM

    Presidente da ‘bancada na bala’ anuncia projeto que dá porte de armas a deputados

    Presidente da chamada “bancada da bala”, composta por deputados da Frente Parlamentar de Segurança Pública, que defendem projetos de endurecimento das regras penais e cultivam comportamento agressivo na Câmara, Alberto Fraga (DEM-DF), anunciou na tarde desta quinta-feira que irá protocolar projeto de lei para permitir o porte de armas aos parlamentares.

    O deputado disse que sua iniciativa foi motivada por supostas ameaças de morte em suas páginas nas redes sociais após a votação, na noite de ontem, do projeto que amplia a terceirização de trabalhadores. Segundo Fraga, o presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), também foi ameaçado.

    — Antes que a imprensa comece a fazer seu carnaval, eu vou anunciar que vou entrar com o projeto de lei para permitir porte de arma para deputados federais. Quem não quiser, não use! Agora, se ministro tem direito, se juiz tem direito, se promotor tem direito, porque o deputado não pode ter direito? — questionou Fraga.

    Alberto Fraga, que foi dos quadros da polícia Militar e é ex-secretário de Transportes de José Roberto Arruda, que chegou a ser preso pelo que ficou conhecido como “mensalão do DEM”, disse que irá encaminhar as ameaças à polícia legislativa para que se instaure inquérito.

    — No meu Facebook, fui ameaçado de morte e Vossa Excelência também. Tenho aqui os dados que apontam para isso, criaram um fake, mas o fato é que um senhor estava dizendo que Vossa Excelência seria o próximo a morrer após a votação do terceirizado — disse o deputado, referindo-se a Eduardo Cunha. *Por 
    O Globo