• Últimas Notícias

    segunda-feira, 16 de março de 2015

    Governo pede atenção para que boatos não sejam compartilhados

    Todo cuidado é pouco na hora de compartilhar uma mensagem recebida nas redes sociais.
    Há uma fábrica de boatos em meio aos caos que se instalou em Natal.

    A Secretaria de Segurança alerta:

    Governo do RN trabalha para reverter “episódios que visam desestabilizar a ordem e a paz social”

    O Governo do Estado do Rio Grande do Norte vem mais uma vez comunicar a população que todas as medidas estão sendo adotadas para conter as rebeliões que foram deflagradas no Sistema Prisional da região Metropolitana na última semana. Os episódios visam desestabilizar a ordem e a paz social. 

    O Estado mobilizou o efetivo policial necessário para o enfrentamento das demandas oriundas dos motins registrados. A partir de amanhã (17) o Estado contará com o incremento de 200 homens da Força Nacional de Segurança Pública e dois helicópteros para reforçar o policiamento não somente nas áreas prisionais, mas em toda capital. Já houve prisões de pessoas ligadas aos atentados a ônibus, apreensões de armas e explosivos. 

    O Governo ratifica o compromisso com a população no sentido de garantir a ordem, resguardando os direitos humanos, e pede que os cidadãos mantenham a tranquilidade frente a esse movimento episódico e temporário que aflige, por ora, a paz social e que evite compartilhar boatos e informações inverídicas por meio das redes sociais.

    1º Tenente Christiano Couceiro - Assessoria de Comunicação/SESED

    RN decreta estado de calamidade do sistema prisional após série de rebeliões

    A Secretaria Estadual de Segurança Pública e Defesa Social (Sesed) apura se os ataques têm relação com as rebeliões
    Foto: Edmo Nathan/ Tribuna do Norte
    Série de rebeliões que ocorrem desde a semana passada nos presídios do Rio Grande do Norte levou o governo do estado a decretar situação de calamidade do sistema prisional. A medida será publicada no Diário Oficial desta terça. Os tumultos atingiram seis unidades prisionais do estado e levou à exoneração do secretário Estadual de Justiça e Cidadania do Rio Grande do Norte Zaidem Heronildes da Silva Filho. Na noite desta segunda-feira, quatro ônibus foram incendiados e as empresas dos coletivos recolheram os veículos, temendo mais ataques. A Secretaria Estadual de Segurança Pública e Defesa Social (Sesed) apura se os ataques têm relação com as rebeliões.

    Na quarta (11), quinta (12) e sexta-feira (13) da semana passada, os detentos se rebelaram na Penitenciária Estadual de Alcaçuz, em Nísia Floresta, a 40 quilômetros de Natal; no Presídio Provisório Professor Raimundo Nonato, na Zona Norte da capital potiguar; no Centro de Detenção Provisória (CDP) da Zona Norte, também na capital; e na Penitenciária Estadual de Parnamirim (PEP), na região metropolitana.  Detentos destruíram celas e estruturas de pavilhões dos presídios.

    Tropa Federal enviará 200 homens reforçar sistema prisional no RN

    A secretária de Segurança Pública e da Defesa Social, Kalina Leite, anunciou que o governador Robinson Faria garantiu junto ao Ministério da Justiça o envio de mais de 200 militares da Força Nacional de Segurança, para reforçar as ações de monitoramento nos presídios. O reforço do Governo Federal chega ao RN a partir desta terça-feira. Não houve registros de fugas das unidades prisionais nesta segunda-feira. Algumas prisões já foram realizadas.
    O Governo Estado do Rio Grande do Norte, por meio da Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social (Sesed), ativou na tarde desta segunda-feira (16) o Gabinete de Gestão Integrada Estadual (GGI-E) com o objetivo de discutir e monitorar as ações do Sistema Prisional do RN. Durante a reunião foi levantada a atual situação dos presídios no estado.
    Uma comissão formada por membros da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), que esteve visitando as unidades prisionais da região Metropolitana, apresentou as necessidades de melhorias a serem executadas pelo Governo visando restabelecer o funcionamento destes serviços. Entre os itens citados estão a implementação de ações de saúde pública, a religação do acesso à energia, além de melhorias na ventilação das celas, alimentação e melhor atendimento à família dos presos por ocasião das visitas. (Portal NoAr)

    Bandidos tentam incendiar ônibus e ordem pode ter partido de presídios

    FOTO: SÉRGIO COSTA (PORTAL BO)
    Bandidos invadiram um ônibus, na avenida Santarém, na zona Norte de Natal, e tentaram incendiar o veículo, na tarde desta segunda-feira (16). No momento do atentado, o transporte coletivo estava com passageiros.

    No entanto, de acordo com a Polícia Militar, os passageiros conseguiram sair. Os bandidos chegaram a atear fogo ao ônibus, mas após eles fugiram o motorista com ajuda de populares conseguiram conter as chamas. Ninguém ficou ferido.
    O atentado, de acordo com o que foi apurado pelo Portal BO, é uma das consequências do movimento de rebeliões que está sendo realizado por detentos nos presídios do RN. A ordem teria partido de dentro dos próprios presídios, como represália dos presos.
    A Polícia Militar informou ao Portal BO que está em diligência para tentar prender os suspeitos do atentando. Eles estariam em um veículo HB 20. *Com informações Portal BO

    Rosalba Ciarlini é condenada a ressarcir recursos públicos

    Uma ação de ressarcimento do Ministério Público Federal no RN (MPF/RN) resultou na condenação da ex-prefeita de Mossoró Rosalba Ciarlini Rosado. Ela terá de ressarcir à União R$ 12.710,00, a serem atualizados pela taxa Selic, por ter atestado obras de esgotamento sanitário que não foram adequadamente executadas.

    A sentença já transitou em julgado, segundo a assessoria de comunicação da Procuradoria da República no RN. O valor a ser ressarcido representa parte dos recursos enviados pelo Ministério das Cidades à Prefeitura de Mossoró, como resultado de um convênio assinado no ano de 2000, com vistas à execução de obras de esgotamento sanitário da chamada “Bacia 06, trecho I”. A quantia repassada, somada à contrapartida do município e a um aditamento, totalizou R$ 1,2 milhão.

    A ação do MPF, de autoria do procurador da República Fernando Rocha e que estava sob a responsabilidade do procurador Emanuel Ferreira, tramitou na Justiça Federal sob o nº 0800399-46.2014.4.05.8401 e indicou que parte do recurso não foi devidamente aplicado, tendo em vista que uma fiscalização promovida pela Controladoria Geral da União (CGU) em 2009 constatou irregularidades nas obras.

    Foram identificados serviços com baixa qualidade e especificações diferentes das estabelecidas no plano de trabalho. *Por MPF

    Rebelião: Grades quebradas e colchões queimados em Parnamirim

    IMG-20150316-WA0068Os presos do Presidio Provisório Raimundo Nonato se rebelaram mais uma vez nesta segunda-feira (16) após ter uma tentativa de fuga frustrada pelos agentes penitenciários do local. Eles se amotinaram e destruíram as paredes do Pavilhão I e passaram para o pátio.
    Eles estão separados por uma cerca e sendo contidos pelo Batalhão de Operações Especiais (BOPE) enquanto outros tentaram a fuga destruindo o muro. A situação no local é critica e o reforço já foi solicitado.
    Os presos do local são liderados por cinco sírios que foram presos no fim do ano passado no Aeroporto Internacional Aluísio Alves. Mais viaturas da Polícia Militar (PM) foram solicitadas para o auxilio na contenção dos presos.

    RN registrou em fevereiro 3.146 casos suspeitos de dengue com quatro óbitos

    A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), através do Programa Estadual de Controle da Dengue, divulgou nesta segunda-feira (16) os novos números da doença no Rio Grande do Norte.
    As informações são referentes à semana epidemiológica nº 8, com dados coletados até o dia 28 de fevereiro. Até esta data foram notificados 3.146 casos suspeitos de dengue no estado. Os cinco municípios que mais notificaram foram Natal (955), Parnamirim (195), Parelhas (127), São Paulo do Potengi (84) e Santana do Seridó (81). Foram notificados também quatro óbitos suspeitos de dengue, ainda sem confirmação laboratorial.
    O Levantamento de Índice Rápido para Aedes aegypti (LIRAa), é o índice utilizado pelo Ministério da Saúde para identificar a situação de infestação dos municípios. No total de 23 municípios que realizam esta metodologia no Estado foram identificados 11 municípios com situação de risco para ocorrência de epidemia de dengue.
    Os municípios classificados como de risco apresentam Índice de Infestação Predial (IIP) maior que 3,9% dos imóveis pesquisados. No Rio Grande do Norte, os municípios com maiores índices são: Santa Cruz (10,4%), Campo Redondo (8,6%), Florânia (8,5%), Jardim do Seridó (7,7%), Carnaúba dos Dantas (7,2%), São Miguel (6,4%), Mossoró (6,2%), Currais Novos (5,9%), Caicó (5,8%), São José de Mipibu (5,3%) e João Câmara (4,8%). Outros nove municípios estão em estado de alerta (1-3,9%): Apodi (2,9%), Brejinho(3,3%), Jaçanã(2,9%) Parelhas(1,9%), São Paulo do Potengi (2,5%), Cruzeta(3,8%), Ceará-Mirim(3,5%), Parnamirim(1,2%)e Tenente Laurentino Cruz(2,1%). Apenas o município de Pau dos Ferros (0,2%) encontra-se em situação satisfatória (<1,0%). Entretanto, os municípios de Natal e São Gonçalo do Amarante não enviaram, até o momento, o resultado do LIRAa. Os demais municípios realizam outras metodologias. *Sesap

    Policiais fazem perícia para descobrir origem do tiro que atingiu apartamento do presidente do Tribunal de Justiça

    Em Natal, um disparo partindo do bairro de Mãe Luíza atingiu o apartamento do presidente do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte. A bala que entrou pela área de serviço do prédio que fica de costas para o bairro, chegou a quebrar uma janela de vidro, mas não atingiu ninguém.

    Segundo postagem no blog de Thaisa Galvão, os órgãos de segurança do Estado foram acionados e neste momento está sendo realizada uma perícia no local.

    PF deflagra 10ª fase da Lava Jato e Renato Duque é preso

    Resultado de imagem para Renato Duque é presoA Polícia Federal (PF) deflagrou na manhã desta segunda-feira a décima fase da Operação Lava Jato, intitulada Que País é Esse, que investiga desvios de recursos na Petrobras. Cerca de 40 policiais federais cumprem 18 mandados judiciais: dois de prisão preventiva, quatro de prisão temporária e 12 mandados de busca e apreensão.

    Já foi detido, no Rio de Janeiro, o ex-diretor de Serviços e Engenharia da Petrobras Renato Duque. A prisão faz parte da décima fase da Operação Lava Jato, que investiga desvios na estatal.  Além do Rio, os mandados estão sendo cumpridos em São Paulo e foram expedidos pela 13ª Vara Federal de Curitiba.

    Os presos são investigados pelos crimes de associação criminosa, uso de documento falso, corrupção passiva e corrupção ativa, além de fraude em processo licitatório e lavagem de dinheiro.


    Segundo a PF, os presos serão levados para Curitiba e permanecerão custodiados na Superintendência da Polícia Federal à disposição da 13ª Vara Federal de Curitiba.

    Agência Brasil

    Informe Publicitário: JK Stúdio e Cartuchos em Santa Cruz RN

    Vendas e trocas de impressoras a laser e jato de tinta, peças, cartuchos jato de tinta, Toner, insumos para recicladores, gravadores de CD/DVD, além de consertos em impressoras a laser e Jato de tinta também formatamos o seu computador ou Notebook. Temos tintas para cartuchos da HP e Epson. Temos chips e recargas para impressora Samsung D204 (para conselhos tutelar)

    Fone (84) 9994-3327 ou 8892-1572 Whatsap (9994-3327)

    Acidente de avião deixa uma pessoa ferida no Sertão da PB

    Três pessoas estavam no aviãoSegundo informações do Portal Correio, um acidente de avião deixou uma pessoa ferida na tarde deste domingo (15) no povoado de Lagoa de Cruz, próximo ao município de Princesa Isabel (Sertão do estado, a 430 km de João Pessoa).
    De acordo com o sargento Valter Soares, da 5ª Companhia Independente de Polícia Militar, um dos pneus da aeronave estourou no momento em que ela aterrissava. Com o impacto, a aeronave virou. O acidente aconteceu por volta das 15h30.

    Ainda conforme o policial, três pessoas estavam na aeronave, mas apenas uma ficou ferida. A vítima foi levada para o Hospital Regional de Princesa Isabel. 

    Prontos para atacar, Venezuela inicia exercícios com anfíbios chineses e mísseis russos

    Membro do exército da Venezuela posa ao lado de veículo militar na cidade de San Cristobal, no sábado (14), durante exercícios de treinamento (Foto: AFP Photo/George Castellano)
    Cerca de 100 mil homens, com blindados anfíbios chineses e jatos e mísseis russos, participam a partir deste sábado (14) de dez dias de manobras militares convocadas pelo presidente Nicolás Maduro, em um momento de alta tensão bilateral com os Estados Unidos. Desembarque de homens da Infantaria de Marinha em refinarias, prática de tiro de Brigadas blindadas no oeste do país, na direção da fronteira com a Colômbia (principal aliado dos EUA na sub-região) e exercícios com sofisticados sistemas antiaéreos compõem as manobras – informou o ministro venezuelano da Defesa, general Vladimir Padrino López. 

    Ratinho e empresários de mídia mantiveram contas secretas no HSBC

    O apresentador do SBT Carlos Massa, o Ratinho, e outros 22 proprietários ou herdeiros de empresas jornalísticas brasileiras possuíam contas secretas no banco HSBC, em Genebra (Suíça) no período entre 2006 e 2007.
    A prática não é ilegal, mas deve ser comunicada ao Banco Central brasileiro. A informação foi divulgada pelo jornalista Fernando Rodrigues, do portal UOL, que tem acesso à lista de mais de 8 mil correntistas brasileiros. O apresentador do SBT, por exemplo, possuía US$ 12 milhões. A víuva de Roberto Marinho, Lily, falecida em 2011, também aparece na lista

    Substância do Viagra pode curar várias doenças

    Boom comercial: os genéricos do Viagra e do Liptor encabeçaram as vendas dessa classe de remédios no BrasilPesquisadores norte-americanos identificaram uma proteína que pode ser responsável por quase todas as doenças humanas: desde infeções virais e bacterianas, a doenças como a gripe, hepatite e o câncer. 

    E além de identificar, a equipe encontrou um remédio que pode ser aplicado sobre esta proteína para combater, e quem sabe curar, várias dessas doenças. A descoberta foi feita por cientistas da Universidade Commonwealth da Virgínia,  EUA.

    Hulk é vítima de racismo na Rússia e responde com beijo para torcida rival

    O atacante Hulk fez o gol do empate do Zenit por 1 a 1 com o Torpedo Moscou, na capital russa, neste domingo, em bela cobrança de falta. No entanto, o resultado acabou ficando em segundo plano, pois o brasileiro foi vítima de racismo por parte dos torcedores rivais.

    A torcida do Torpedo imitou sons de macaco nas arquibancadas, mas o camisa 7 não deixou barato: primeiro, levou a mão à orelha como se quisesse ouvir; depois, mandou beijos em direção aos fãs do time adversário. Esportes On-line

    Novo panelaço ocorre durante fala de ministros na noite desse domingo (15)

    Agência Brasil
    Foto Agência Brasil
    Foi só o Ministro da Justiça, José Eduardo Cardoso, começar a falar na entrevista coletiva para que parte da zona sul do Rio e vários bairros de São Paulo, principalmente na zona oeste, começassem um novo panelaço contra o governo. 

    No Rio, os prédios rapidamente se iluminaram e as pessoas foram para as varandas bater colheres e panelas e gritarem: "Fora Dilma!". Os carros que passavam nas ruas acompanharam o panelaço com um buzinaço de apoio. Ipanema, Leblon e Jardim Botânico, bairro de classe média alta foram os principais. 

    O panelaço durou cerca de 15 minutos. Em São Paulo, foi registrado no Alto de Pinheiros, na Pompeia, na Lapa, na Mooca, em Higienópolis, no Morumbi, Campo Belo, Vila Mariana, Aclimação, Belenzinho, Santana, Vila Guarani e no Brooklin. Bairros de Santos, no litoral paulista, também tiveram o protesto. 

    OAB divulga gabarito preliminar da primeira fase do XVI Exame Unificado

    A Ordem dos Advogados do Brasil divulgou por volta das 19h30 deste domingo o gabarito oficial da primeira fase do seu XVI Exame Unificado, formulado com a Fundação Getúlio Vargas. 
    A prova objetiva do XVI Exame aconteceu na tarde deste domingo (15/03). Para ser aprovado, o candidato precisa acertar ao menos 50% da prova, o que equivale a 40 questões.
    Clique aqui para acessar as respostas das 80 questões de múltipla escolha.

    Mulher é presa com drogas na vágina em Parnamirim

    20150315102504Mônica Michele da Silva, foi presa na tarde deste domingo ao tentar entrar com drogas no Presídio Estadual de Parnamirim.

    De acordo com os agentes, na revista padrão feita aos visitantes, foi encontrado entorpecentes dentro do órgão genital de Mônica. Ela foi conduzida a um lugar reservado para fazer a retirados em seguida encaminhada a Delegacia de Polícia Civil de Natal.

    Fonte: 190RN

    Tem cabimento: Citado na operação Sinal Fechado, Agripino foi protestar em Brasília contra a corrupção

    image
    Depois de aparecer no fantástico da tv globo, sendo acusado de aceitar R$ 1 milhão em propina em esquema no Detran do RN apelidado pelo ministério público de “Sinal Fechado”, o senador José Agripino foi às ruas em Brasília neste dia 15 pedir o fim da corrupção e por um Brasil melhor. Na operação liderada pelo MP já há dois delatores e um testemunho, ou seja, três envolvidos diretamente que enfatizaram o milhão do Agripino. *Por O Potiguar

    Do Paralelo: O Senador acho que os norte riograndenses tem memória curta, alguém tem óleo de peróba ae? 

    Protestos reúnem milhares de brasileiros em todas as regiões

    Manifestação contra o governo e a corrupção na Esplanda dos Ministérios ( José Cruz/Agência Brasil)
    As manifestações contra a corrupção e contra o governo da presidenta Dilma Rousseff ocorreram em todas as regiões do país e reuniram milhares de pessoas. Não houve registro de confrontos e os protestos foram pacíficos.

    Em Goiânia, 60 mil pessoas caminharam entre a Praça Tamandaré e o Parque do Areião, num percurso de cerca de 4 quilômetros. Segundo a Polícia Militar de Goiás, não houve violência e os manifestantes se dispersaram por volta das 16h.
    Manifestantes realizam ato contra a corrupção e contra o governo na Avenida Paulista ( Marcelo Camargo/Agência Brasil)
    Milhares de pessoas protestam contra o governo na  Avenida Paulista   Marcelo Camargo/Agência Brasil
    Em Campinas, São Paulo, 5 mil pessoas se reuniram de manhã e mais de 10 mil, na parte da tarde, para os protestos. Os manifestantes também já se dispersaram sem que episódios de violência ou enfrentamento fossem registrados pela polícia.
    Na capital paulista, a Polícia Militar informa que pelo menos 1 milhão de pessoas se reuniram na Avenida Paulista. Segundo o Datafolha – instituto de pesquisa e opinião do Grupo Folha –, a manifestação reuniu 210 mil pessoas.
    Na Região Norte, manifestantes também foram para as ruas. Em Manaus, 22 mil pessoas se juntaram aos protestos, informou a Polícia Militar. A passeata começou na Praça do Congresso e seguiu pelas principais avenidas do centro da capital amazonense. Em Belém, os manifestantes caminharam pelo centro da cidade até o Theatro da Paz, um dos símbolos da capital paraense, também vestidos de verde e amarelo e levando faixas com críticas ao governo Dilma e pedidos de impeachment da presidenta.
    Em Porto Alegre, houve dois pontos principais de concentração de manifestantes, o Parcão, no bairro Moinhos de Vento, e o Parque da Redenção. De acordo com a Brigada Militar do Rio Grande do Sul, até as 17h, cerca de 100 mil pessoas haviam participado dos protestos na capital gaúcha. A polícia não registrou incidentes. Ainda na Região Sul, 80 mil pessoas se reuniram na Praça Santa Andrade, em Curitiba, e seguiram para o Centro Cívico, onde o protesto deve se encerrar. Assim como nas outras cidades, a manifestação não tem registro de violência.
    No Nordeste, foram registrados protestos no Recife, em Salvador, em Aracaju e em outras capitais. *Com informações EBC

    Acidente com vítima fatal na BR 226, entre Santa Cruz e Tangará

    Um acidente com vítima fatal foi registrado na noite de hoje na BR-226 no trecho entre Santa Cruz e Tangará. A Polícia Rodoviária Federal confirmou a ocorrência.
    Segundo informações colhidas com exclusividade pela redação da Rádio Santa Cruz AM, foi vítima José das Chagas, de 35 anos. Ele estava dirigindo sua moto no sentido Tangará/Santa Cruz. Sua moto colodiu com outra moto, que era dirigida por Alcimar da Silva Dantas, que teve fraturas em um braço e uma perna. Alcimar foi socorrido pela unidade do SAMU de Santa Cruz sem risco de morte.
    *Segundo informações do blog Édipo Natan, a Polícia Rodoviária Federal continua no local aguardando a chegada do Instituto Técnico e Científico de Polícia (ITEP) para remoção do corpo.