• Últimas Notícias

    quarta-feira, 11 de março de 2015

    Inscrições para estágio de ensino médio no MPF começam segunda

    O Ministério Público Federal abrirá inscrições gratuitas para concurso de estágio de nível médio, voltado a alunos da rede estadual de ensino, com vagas para os municípios de Natal, Assu e Pau dos Ferros. Os interessados poderão se inscrever de 16 a 20 de março.

    Os alunos devem preencher a ficha de inscrição, disponível no endereço eletrônico www.prrn.mpf.mp.br/concursos/estagiarios/2015, e comparecer à respectiva procuradoria (ver endereços abaixo) portando o original e cópia do comprovante de matrícula, do histórico escolar e do documento de identidade e CPF. Além disso, os candidatos que se declararem portadores de necessidades especiais devem levar laudo médico, em conformidade com o edital.

    Para inscrever-se, os pré-requisitos são: estar matriculado e efetivamente frequentando as aulas no ensino médio em escola da rede estadual; ter concluído o 1º ano do ensino médio; não concluir o ensino médio no 1º semestre de 2015; ter média aritmética entre as disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática igual ou superior a 6,0. Para quem estiver cursando o 2º ano, valerá a média das notas do 1º ano. Os alunos que cursam o 3º terão a média calculada entre as notas das duas disciplinas no 1º e 2º anos.

    Serão reservadas 10% das vagas que surgirem durante a validade do processo seletivo aos portadores de necessidades especiais. O interessado deverá anexar à documentação de inscrição um laudo médico, apresentado em original ou cópia autenticada, expedido no prazo máximo de 90 dias antes do término das inscrições. Também há reserva de 10% das vagas para as pessoas que se declararem participantes do Sistema de Cotas para Minorias Étnico-raciais.

    Provas - O Processo Seletivo consistirá na aplicação de provas escritas, objetivas, de caráter eliminatório e classificatório, que irão avaliar conhecimentos de Língua Portuguesa e Matemática. Os candidatos habilitados serão convocados para realizar a prova, na data provável de 12 de abril. O local e o horário, bem como a lista de habilitados, serão divulgados no endereço eletrônico www.prrn.mpf.mp.br e nos quadros de avisos das três procuradorias.

    A aprovação não gera o direito à contratação do estagiário, que poderá ser ou não realizada, segundo a necessidade, a conveniência e a oportunidade, a critério da Procuradoria da República no RN. O processo seletivo tem validade de 12 meses e poderá ser prorrogado por igual período. A jornada semanal de estágio será de 20 horas, distribuídas em quatro horas diárias, sem prejuízo das atividades discentes. A bolsa mensal é de R$ 540, mais auxílio-transporte.

    Locais para Inscrição:

    PRRN- Natal:
    Avenida Deodoro da Fonseca, 743. Tirol.
    Fone: (84) 3232- 3995

    PRM – Assu:
    Rua Sinhazinha Wanderley, 912. Centro.
    Fone: (84) 3331-7256

    PRM- Pau dos Ferros:
    Avenida Getúlio Vargas, 1911. Centro.

    Fone: (84) 3351-3600

    Prefeitura Municipal de Campo Redondo: NOTA DE ESCLARECIMENTO

    Tendo em vista matéria postada neste espaço onde cita que “Ambulância é flagrada no estacionamento do Midway”, a administração municipal vem a público fazer alguns esclarecimentos: 

    1. É fato que o veículo pertencente ao município estava na capital do estado a serviço. Os pacientes que precisaram se deslocar para fazerem seus tratamentos de saúde já haviam, todos eles, sido deixados em seus locais de consultas. 

    2. Sabe-se que o motorista estava em seu horário de almoço no local fotografado. 

    3. Para maior transparência e esperando que todo o fato seja melhor esclarecido a administração municipal resolve: determinar ao secretário de transportes que seja aberto uma sindicância pra apurar o ocorrido. 

    4. Após o resultado deste procedimento administrativo o prefeito decidirá qual tipo de punição tomará para que nenhum fato desta natureza possa repetir-se. E desta forma enviará seus esclarecimentos de maneira concreta aos órgãos competentes para que todos possam tomar conhecimento. 

    Sem mais para o momento apresentamos votos de estima e apreço. 

    Prefeitura Municipal de Campo Redondo

    Vídeo: Liberação de pontos de bloquei do MST causa tragédia na BR-101 em Sergipe

    Na manhã de hoje (11), durante liberação de um ponto de bloqueio do Movimentos dos Trabalhadores Sem Terra (MST), no Km 11 da BR 101, município de Itaporanga D'Ajuda (SE), um bi-trem desgovernado colidiu em cinco veículos parados na fila, no sentido Aracaju-Salvador. Um dos veículos incendiou, um casal de adultos e uma criança morreram no local.

    Equipes da PRF, do SAMU e Corpo de Bombeiros ainda estão atendendo essa ocorrência. Laudo pericial da PRF deve sair em até 30 dias com as causas e os responsáveis pelo desastre.

    Relato da tragédia
    O engavetamento ocorreu por volta das 9h30 da manhã desta quarta-feira (11) e a vítima estava em um dos carros menores.
    As informações iniciais são de que o acidente começou com a batida de dois carros de passeio e outros três que vinham atrás acabaram engavetando. O motorista da carreta não teria visto o acidente e também colidiu.
    De acordo com o motorista do caminhão, identificado como Luesterley Benedito Inácio, ele estava saindo de uma subida na pista e não viu que o trânsito estava parado. O condutor informou que não teve tempo de frear.
    Logo após da batida a carreta, que estava carregada com 30 toneladas de produtos químicos, pegou fogo, atingindo os demais veículos envolvidos no engavetamento. O motorista da bitrem saia de Aracaju com destino a Brasília.

    Com informações Nenotíciais

    Ambulância de Campo Redondo flagrada no estacionamento do MidWay

    Leitores do Blog O Paralelo enviaram fotos de uma ambulância do vizinho município de Campo Redondo, flagrada no estacionamento do MidWay Mall, esse flagrante foi por volta das 11 hrs dessa manhã de Quarta-feira 11.

    Homem coloca outdoor em SC em busca de 'alma gêmea' para casar

    O operador de máquinas agrícolas Heron Guarezi, de 31 anos, apelou para o inusitado na busca por um relacionamento sério. Desde a última quinta-feira (5), o catarinense está se anunciando em um outdoor da cidade de Laguna, em Santa Catarina, e na peça publicitária ele diz estar procurando sua "alma gêmea". "Eu estou há três meses solteiro, mas procuro uma mulher que não seja interesseira e que queira morar comigo", afirmou o operador ao G1 Santa Catarina. 

    No outdoor ele limita seu público a mulheres entre 18 e 35 anos, mas em entrevista ele detalha o perfil de garotas que procura: "De preferência magrinha. Se for carinhosa e me tratar bem, melhor ainda". Segundo ele, o anúncio já está dando resultados e em cinco dias já recebeu mais de 50 ligações, sendo que apenas algumas são trotes. O primeiro encontro inclusive já está marcado para esta terça-feira (10), com uma garota de 20 anos. *Por G1

    Brasil caminha para 'desastre econômico', diz presidente da CSN

    O diretor-presidente da Companhia Siderúrgica Nacional (CSN), Benjamin Steibruch, analisou a situação econômica do Brasil, em artigo escrito para o jornal Folha de S. Paulo, nesta terça-feira (10), e disse temer que o país entre em uma 'recessão aguda' neste ano. Steibruch destaca o aumento da taxa básica de juros para "inacreditáveis 12,75%" e a inflação acima do teto da meta que, segundo afirma, tem reduzido o número de empregos, as vendas do varejo e a produção industrial. 

    "O país perdeu mais de 81 mil vagas de emprego no primeiro mês do ano. A receita do governo, apesar do fim de desonerações de alguns tributos, também caiu em janeiro", pontou. Na avaliação do executivo, a crise na Petrobras, provocada pela descoberta do escândalo de corrupção investigado pela Policia Federal e por atrasos na divulgação do balanço financeiro, "aprofunda e paralisa negócios em toda a cadeia do setor".

    Prazo para revisão de cadastro do Bolsa Família termina no dia 20

    Os beneficiários do Programa Bolsa Família que receberam avisos no extrato de pagamento sobre a necessidade de atualização dos dados devem comparecer, até 20 de março, no setor responsável pelo benefício em seus municípios. 

    Quem não atender à convocação poderá ficar sem o pagamento do Bolsa Família a partir de abril, de acordo com o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome. A cada dois anos, o responsável pelo benefício na família precisa atualizar ou confirmar seus dados para continuar recebendo o pagamento. 

    Os dados são atualizados no Cadastro Único para programas sociais do governo federal. Quem não recebeu o aviso no extrato está com o cadastro em dia.

    Prefeitura de São José do Campestre teve saldo do FPM zerado, na primeira cota do mês de Março

    Segundo informações da FEMUR, São José do Campestre e mais 42 prefeituras do Rio Grande do Norte ficaram com saldo zero após o primeiro repasse do mês de março, do Fundo de Participação dos Municípios.

    Os municípios que tiveram seu saldo de FPM zerado foram: Alto do Rodrigues, Areia Branca, Baraúna, Campo Redondo, Carnaubais, Coronel Ezequiel, Espírito Santo, Extremoz, Felipe Guerra, Dix-Sept Rosado, Grossos, Ielmo Marinho, Jaçanã, Jandaíra, João Câmera, Lagoa Danta, Lagoa salgada, Luíz Gomes, Maxaranguape, Monte das Gameleiras, Mossoró, Natal, Nísia Floresta, Nova Cruz, Parnamirim, Pau dos Ferros, Pedro Avelino, Pedro Velho, Pendências, Pureza, Rio de Fogo, Rui Barbosa, Santa Maria, Santo Antônio, São Bento do Norte, São José do Campestre, São Paulo do Potengi, Sítio Novo, Tibau do Sul, Tibau, Touros, Umarizal e Várzea.

    Além dessas cidades que tiveram seu saldo zerado, várias outras cidade tiveram uma grande queda no seu repasse, a cidade de Martins foi o município que ficou com o menor valor na conta do FPM: R$ 1.600,00, após todos os descontos feitos.

    Governo do Estado divulga nota em que admite erro no déficit da previdência de fevereiro

    Em nota, o Governo do Estado admitiu que errou no valor que realmente foi pago para cobrir o déficit previdenciário. O número divulgado pelo próprio Executivo era R$ 35 milhões. Mas hoje o Governo comunica que o déficit superou os R$ 80 milhões.

    A Secretaria de Estado de Planejamento e Finanças (SEPLAN) divulgou no início de março um saque no valor de R$ 35 milhões do fundo financeiro unificado levando em consideração o déficit na folha de R$ 90 milhões. Porém, com o reajuste de 13,01% para a Educação, retroativo a janeiro, além de reajustes previstos em lei pagos a outras categorias, a folha de inativos e pensionistas de todos os poderes chegou a R$ 173.344.697,75. 

    Como as contribuições patronais e de servidores arrecadadas corresponderam a R$ 89.951.672,91, o déficit previdenciário em fevereiro ficou em R$ 83.393.024,84. Diante desses valores reajustados, a SEPLAN repassou R$ 40 milhões ao IPERN para cobrir parte desse déficit previdenciário, enquanto o IPERN sacou a diferença, ou seja, R$ 43.393.024,84.

    Inscrições abertas para 1° Encontro de prefeitos e vereadores do RN

    Os prefeitos e vereadores do Rio Grande do Norte já podem se inscrever para o primeiro encontro estadual, que será realizado pelas Federações das Câmaras Municipais do RN (FECAM/RN) e dos Municípios do Rio Grande do Norte (FEMURN). O evento acontece no próximo dia 20 de março às 15h, na escola de governo, e será marcado pela presença do ministro das cidades, Gilberto Kassab. Para se inscrever basta realizar o cadastro através do site www.fecamrn.com.br ou www.femurn.org.br até o dia 19 de março. O encontro é gratuito. 

    O presidente da FECAM/RN, Jório Nogueira, reforça que o evento é uma oportunidade para todos os colaboradores dos poderes legislativo e executivo para debater o fortalecimento do Estado. “É a primeira oportunidade de sentarmos juntos para elaborar estratégias que busquem fortalecer o RN. Por isso, estamos convocando não só os prefeitos e vereadores, mas todos que trabalham pelo Rio Grande do Norte”, esclarece Jório Nogueira. Para o Presidente da FEMURN, Francisco José Júnior, é fundamental a participação de todos. "O evento é uma grande oportunidade de expressarmos as nossas reivindicações e alcançarmos melhorias para os municípios potiguares", afirma. 

    A programação do 1° Encontro de Prefeito e Vereadores do Rio Grande do Norte terá início com a palestra do Governador Robinson Faria, sobre orçamento participativo e municipalismo, e na sequência acontecerá a posse das diretorias da FEMURN e da FECAM/RN. Ao final do encontro, o ministro Giberto Kassab apresentará a palestra “Oportunidades para os municípios do RN”.

    *Por FEMURN

    Governo suspeita de surto de raiva em bovinos

    A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), por meio da Subcoordenadoria de Vigilância Ambiental, alerta para o óbito de 40 bovinos com suspeita de raiva nos municípios de Riacho de Santana e José da Penha. Ainda não houve coleta de amostras para comprovação da doença através do diagnóstico laboratorial, porém o Instituto de Defesa e Inspeção Agropecuária do RN (IDIARN), responsável por esta medida, já foi acionado para executá-la.

    Nesta semana, a equipe da VI Unidade Regional de Saúde Pública, sediada em Pau dos Ferros, reuniu-se com técnicos do IDIARN para traçar estratégias de prevenção à raiva, como ações de educação sanitária junto aos criadores e a coleta de amostras para diagnóstico laboratorial. O Programa Estadual de Controle da Raiva da Sesap recomenda que os criadores que manipularam animais suspeitos de raiva procurem assistência médica para avaliação do risco de exposição ao vírus. De acordo com o resultado dessa avaliação, poderá ser necessária a profilaxia antirrábica. A raiva é uma doença grave e considerada 100% letal, por isso a prevenção é a única medida para a proteção da saúde humana.

    Os municípios que estão incluídos na portaria são: Acari, Almino Afonso, Antônio Martins, Barcelona, Bom Jesus, Caicó, Carnaúba dos Dantas, Cerro Corá, Cruzeta, Currais Novos, Frutuoso Gomes, Ielmo Marinho, Lajes, Lagoa de Velhos, Lucrécia, Macaíba, Patu, Rafael Godeiro, Riachuelo, Rui Barbosa, Santa Maria, São Paulo do Potengi, São Pedro, São Tomé, Senador Eloi de Souza e Sítio Novo.

    Ministros do TSE mantém a cassação de mandato do prefeito e vice de Luís Gomes


    O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) manteve na noite desta terça-feira (10) decisão que cassou os mandatos do prefeito do município Luís Gomes (RN), Francisco Tadeu, e da sua vice, Antônia Gomes Abrantes Barbosa, por abuso de poder político e econômico.

    Todos os ministros seguiram o voto da relatora do processo, ministra Maria Thereza de Assis Moura, e uma nova eleição terá de ser realizada no município.
    Segundo a denúncia feita pelo Partido Social Brasileiro (PSB), Francisco Tadeu lançou mão de nomeações em massa quando exercia o cargo de prefeito da cidade e concorria à reeleição no pleito de 2012.

    Condenados pela Zona Eleitoral de Luís Gomes e pelo Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE-RN), ele e sua vice recorreram ao TSE alegando, entre outros argumentos, a impossibilidade de se apurar o crime de abuso de poder político por meio de ação de impugnação de mandato eletivo (Aime) e a falta de provas de que as nomeações teriam tido viés eleitoral.


    Quanto ao primeiro ponto, a ministra Maria Thereza disse não ver “reparos no que está posto no acórdão [do TRE] quanto à possibilidade de apuração de abuso de poder político em sede de Aime”. Em relação à suposta falta de provas, ela afirmou que o acórdão do TRE-RN deixa clara a prática de nomeações para cargos inexistentes com nítido caráter eleitoreiro. “Não há que se falar, como querem os recorrentes, em presunção quanto ao dolo ou quanto à finalidade eleitoral da conduta. A Corte entendeu caracterizada a conduta abusiva diante da gravidade das circunstâncias”, argumentou. Fonte TSE

    Jovem é morto a tiros no Bairro Paraíso em Santa Cruz, o 6º no ano

    Foi registrado o 6º homicídio em Santa Cruz noite dessa terça-feira (10). Segundo informações policiais, foi vítima desse homicídio, Gabriel Rodrigues de Souza Neto, 19 anos. 

    O homicídio ocorreu na rua Severino Bezerra, próximo ao Senai. Ainda segundo informações dadas por populares, a vítima foi surpreendida por homens em uma moto e armados efetuaram vários disparos contra vítima que veio a óbito no local.

    A Policia Militar esteve no local para isolamento da área até a chegada da equipe do Itep para os procedimentos de praxe. O caso será investigado pela 9ª DRP de Santa Cruz.

    O Paralelo