• Últimas Notícias

    segunda-feira, 26 de janeiro de 2015

    Foto de Marte tem suposta sombra de “extraterrestre”

    Segundo a teoria da conspiração, a sombra de um ser mexendo no robô pode ser vista claramente na imagem Foto: The Mirror / Reprodução

    Foto: NASA / Reuters
    Foto: NASA / Reuters
    A questão que gera polêmica há anos entre cientistas e seguidores da ufologia ganhou, mais uma vez, um ponto de discussão: agora, o alvo é uma imagem recente divulgada pela Nasa do robô Curiosity, que está em Marte para a exploração do planeta e a descoberta da possibilidade de vida no local. As informações são do The Mirror. Segundo a teoria da conspiração, a sombra de um ‘ser’ mexendo no robô pode ser vista “claramente” na imagem e, assim, traria uma prova da existência da vida no planeta vermelho.
    Os ufólogos ainda defendem que é possível perceber que o ‘ser’ estaria sem capacete – o que seria fatal para um humano.
    Apesar da crença de algumas pessoas na possibilidade da presença de ‘alguém’ próximo ao Curiosity, os cientistas afirmaram se tratar apenas de imaginação excessiva.
    Montagem com fotos da NASA mostram a superfície de Marte. Cientistas estão intrigados sobre como uma pedra apareceu misteriosamente numa foto enviada de Marte pela sonda Opportunity. Foto: NASA / Reuters

    Seca afeta 46 milhões e crise é pior no Nordeste

    A seca se espalhou pelo Brasil: 45,8 milhões de pessoas sofrem com a falta de água, o que significa 20% do país, segundo levantamento feito pelo Jornal O Globo com base em informações de comitês de bacias hidrográficas e governos estaduais. No total, 936 municípios estão em situação de emergência. Cinco das maiores cidades brasileiras foram atingidas pela estiagem. 

    No Rio Grande do Norte, por exemplo, os municípios de Acari e Currais novos esperam que a água acabe nos próximos dois meses: o reservatório que os abastece está em 2%. Em todo o estado, os reservatórios pequenos e médios estão zerados e os grandes operam a 20% da capacidade.

    A expectativa do Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC) é de queda na média histórica de chuvas até abril. A situação é mais dramática no Ceará, onde apenas oito cidades de um total de 184 não estão em situação de emergência e 5,5 milhões são afetados pelo problema. Cerca de 130 açudes operam com menos de 10% da capacidade. 

    Nas 500 cidades abastecidas pelo Rio São Francisco, nos estados de Pernambuco, Bahia, Sergipe, Alagoas Minas Gerais, existem disputas para o uso do líquido na agricultura, na geração de energia e para o consumo humano. No Rio Grande do Norte, a população, nessas cidades, tem sido orientada a criar poços artesianos. Já a irrigação está sendo feita à noite, para evitar perda de água por evaporação. (O Globo)

    MEC divulga aprovados no Sisu 2015

    O Ministério da Educação divulgou na manhã desta segunda-feira (26) a primeira chamada de aprovados na edição do primeiro semestre do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) de 2015. Um total de 2.791.334 candidatos se inscreveram para concorrer às 205.514 vagas de 5.631 cursos em universidades federais e institutos tecnológicos. 

    A lista de aprovados está disponível no site do processo seletivo: sisu.mec.gov.br. O Sisu usa como critério de seleção a nota do candidato no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2014. O candidato pode consultar seu desempenho inserindo o número de inscrição no Enem e a senha de inscrição. O site permite ainda recuperar a senha do Enem.No site do Sisu, é possível selecionar a instituição, o curso e a modalidade do turno para filtrar a lista de aprovados. 

    Os candidatos aprovados deverão fazer a matrícula nos dias 30 de janeiro, 2 e 3 de fevereiro nas instituições de ensino que oferecem as vagas, apresentando os documentos exigidos por elas e pela lei federal de cotas. O candidato selecionado pelo Sisu deverá verificar, junto à instituição de ensino em que foi aprovado, o local, horário e procedimentos para matrícula. 

    Dez partidos deverão se compor em blocos para acesso ao colégio de líderes na Assembleia Legislativa do RN

    Sem a formação da bancada de três deputados, a alternativa de 10 partidos com representação na Assembleia Legislativa do RN na próxima legislatura será a composição em blocos.

    Para figurarem no colégio de líderes da ALRN estes partidos necessitarão se aglutinar, segundo exigência do Regimento Interno do parlamento.

    Segundo Publicação no blog Pauta Aberta, são eles: PDT, do deputado Agnelo Alves; PTdoB, do deputado Carlos Augusto Maia; PCdoB, da deputada Cristiane Dantas; PT, do deputado Fernando Mineiro; DEM, dos deputados José Adécio e Getúlio Rêgo; PMN, do deputado Jacó Jácome; SDD, do deputado Kelps Lima; PHS, do deputado Souza; PSB, dos deputados Tomba Farias e Márcia Maia; e, PR, do deputado George Soares.

    Robinson Faria se explica sobre aumento de salário

    A Assessoria de Comunicação do Governo do Estado divulga nota do governador Robinson Faria a respeito da matéria veiculada nacionalmente sobre o aumento dos salários dos governadores.
    Robinson informa que o salário dele é apenas o décimo primeiro numa lista de 13. Alega que além disto trata-se de um projeto de lei que veio da gestão passada aprovado na Assembléia equiparando salário do chefe do executivo do RN ao dos seus correlatos de outras unidades da federação.
    Segue a nota
    Nota à Imprensa
    Com relação à reportagem 13 ESTADOS AUMENTAM SALÁRIOS DO PRIMEIRO ESCALÃO DO GOVERNO, publicada no Estado de São Paulo deste domingo, 25, o Governador Robinson Faria esclarece que o salário do Rio Grande do Norte é o décimo menor da lista de treze, levantada pelo jornal.  
    O aumento em questão foi definido em dezembro de 2013, na gestão passada, por meio de um Projeto de Lei aprovado pela Assembleia Legislativa, equiparando o salário do chefe do Executivo Potiguar ao dos seus correlatos em outras unidades da Federação.
    Com relação ao reajuste dos salários dos secretários de Estado, o Governador ressalta que foi o único caminho encontrado para atrair bons quadros técnicos e montar, assim, uma equipe comprometida com o novo projeto de modernização da maquina pública para desenvolver o estado do Rio Grande do Norte.
    O Governador ressalta ainda que está adotando medidas de contenção de despesas tais como a extinção da Residência Oficial do Governador e dos custos que ela representava,  a revisão de contratos e o enxugamento  da máquina pública para reduzir gastos e aumentar o percentual de investimentos em áreas prioritárias como segurança, saúde e educação.

    Polícia Federal realiza operação contra agiotagem em Natal

    Foto: DivulgaçãoA Polícia Federal deflagrou na manhã desta segunda-feira, 26/1, a Operação Mutuum , destinada a desarticular grupos criminosos constituídos para captar recursos de terceiros e conceder empréstimos, atividade típica de instituição financeira e, consequentemente, sem autorização do Banco Central do Brasil.
    A investigação, que teve início em dezembro de 2013, apurou que pessoas, em nome próprio ou através de empresa de factoring, concediam empréstimos praticando taxas de juros acima do previsto em lei e, no caso da empresa, as operações estavam desvinculadas das atividades de seus clientes.
    Ao todo foram cumpridos quatro mandados de busca e apreensão em Natal e utilizados na ação, 16 policiais federais.
    O nome da operação é originário do latim e significa “empréstimo”.
    *Com informações da Assessoria da Policia Federal do RN

    Governador Robinson anuncia pagamento dos servidores em dia dos salários do mês de janeiro

    O governador Robinson Faria vai pagar em dia o salário dos servidores do Estado. O calendário de pagamento de janeiro já está fechado e ocorrerá nos seguintes dias: 29 de janeiro, serão pagos os salários dos aposentados e pensionistas. E, no dia 30 de janeiro, receberão os servidores da ativa da administração direta e indireta.
    “Sempre tenho reiterado que o Governo não medirá esforços para cumprir o calendário de pagamento e que não estamos aqui para punir os servidores do Estado. O desequilíbrio fiscal existe, mas desde que assumimos, temos trabalhado incansavelmente para cumprir com o mínimo devido aos servidores do Estado”, disse Robinson Faria.
    De acordo com o secretário de Estado do Planejamento e das Finanças, Gustavo Nogueira, ainda não há condições de se estabelecer um calendário para os próximos meses, devido o desequilíbrio fiscal em que foram encontrados os cofres públicos.
    Segundo informações da Seplan, o valor total que será pago aos servidores estaduais é de R$ 283.764.758,87, distribuídos entre 62.596 servidores ativos; 33.447 aposentados e 10.482 pensionistas.

    Bando rendem vigilantes e arrombam caixas eletrônicos de uma empresa em Macaíba

    Durante o final da noite deste Domingo (25) na área industrial de Macaíba mais um registro de arrombamento a caixas eletrônicos. Aproximadamente oito homens fortemente armados e encapuzados entraram por trás da empresa da Simas, renderam os dois vigilantes e arrombaram quatro caixas. Sendo dois da Caixa econômico e dois do Bradesco. 

    A PM informou ainda a CONNECTTV, que no momento da fuga, os meliantes fugiram no veiculo de um dos funcionários e trancaram os vigilantes dentro de uma sala da empresa. A Policia Militar fez diversas diligencias para prender o bando, mais até o momento nenhum dos criminosos foram localizados. *Por CONNECTTV

    Riquelme anunciou este domingo o fim da sua carreira no futebol

    Juan Román Riquelme, de 36 anos, anunciou este domingo o fim da sua carreira de futebolista.

    «Decidi deixar de jogar futebol. Estou feliz, estou com muita vontade de desfrutar das coisas daqui para a frente, embora saiba que nenhum trabalho me vai dar a felicidade que me dava o futebol», disse o argentino citado pelo Olé.

    Temporadas ao mais alto nível, Riquelme passou por Boca Juniors, Barcelona, Villarreal e Argentino Juniors. Pela seleção da Argentina disputou 51 jogos, tendo apontado 17 gols. 

    Candidata da Colômbia, Paulina Vega, vence o Miss Universo 2014

    Miss Colômbia, Paulina (Foto: AP Photo/Wilfredo Lee)
    (Foto: AP Photo/Wilfredo Lee)
    A candidata da Colômbia, Paulina Vega, venceu, na madrugada desta segunda-feira (26), o Miss Universo 2014. A 63ª edição do concurso de beleza foi realizada em Miami. Ao todo, 88 candidatas disputaram a coroa, entre elas a cearense Melissa Gurgel, Miss Brasil 2014.

    A vencedora do concurso recebeu a coroa da venezuelana Gabriela Isler, de 26 anos. De acordo com a organização do concurso, Paulina tem 22 anos e é nascida na cidade de Barranquilha. Ela é estudante de Administração de Empresas e trabalha como modelo desde os 8 anos de idade.


    A candidata brasileira Melissa Gurgel ficou entre as 15 semifinalistas, mas foi eliminada após o desfile em trajes de banho. O estilista Alexandre Dutra, já conhecido no universo das misses, assinou o vestido de gala e o traje típico usados pela Miss Brasil. *G1

    Carro explode após mulher acender cigarro e usar desodorante no DF

    Uma mulher ficou ferida neste sábado (24) após uma explosão ocorrida dentro de um carro em um estacionamento de uma quadra residencial na Asa Norte, em Brasília. Segundo a Polícia Civil, a vítima, de 39 anos, relatou ter usado um desodorante aerossol e depois ter acendido um cigarro, momento em que houve a explosão. 

    O Corpo de Bombeiros informou à polícia ter encontrado uma ponta de cigarro dentro do carro e uma lata de spray. A polícia informou que o veículo ficou com as quatro portas amassadas e abertas, parabrisa estilhaçado e o porta-malas aberto. Morador da 305 Norte, Lucas Silva disse ter se assustado com o barulho da explosão. 

    "Estava em casa quando ouvi um barulho muito alto. Quando olhei para fora da janela, o carro já estava muito amassado", disse ele. "De repente encheu de gente ao redor do carro e os bombeiros chegaram." "Ouvi a explosão de casa. Foi muito, muito alto mesmo", disse uma moradora que não quis se identificar. "O vidro quebrado ainda está na calçada. Os vizinhos comentaram que foi um morador do bloco da frente quem entrou no carro e resgatou ela. O cabelo dela ficou todo para cima." 

    Segundo a Polícia Civil, o acidente ocorreu por volta de 0h. A mulher foi levada para o Hospital Regional da Asa Norte (Hran).  O carro foi guinchado pela Policia Civil, que solicitou perícia para o local. O caso será investigado pela 2ª DP. G1

    MEC divulga nesta segunda-feira a relação dos aprovados no Sisu 2015

    O Ministério da Educação vai divulgar nesta segunda-feira (26) a primeira chamada de aprovados na edição do primeiro semestre do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) de 2015. Os mais de 2,7 milhões de candidatos inscritos podem consultar a lista dos aprovados para as 205.514 vagas de 5.631 cursos em universidades federais e institutos tecnológicos.
    A lista de aprovados no Sisu estará disponível no site do processo seletivo. O MEC não informou em que horário o sistema estará no ar.
    O sistema bateu recorde de inscrições: às 18h desta quinta-feira (22), após menos de quatro dias no ar,  2.651.682 candidatos estavam inscritos. O Sisu usa como critério de seleção a nota do candidato no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2014.