• Últimas Notícias

    quarta-feira, 21 de janeiro de 2015

    RN tem mais de 75 mil inscritos no Sisu; prazo vai até essa quinta (22)

    O Rio Grande do Norte é o décimo segundo estado do Brasil que mais recebeu inscrições no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) até às 17h, horário local, desta quarta-feira (21). Mais de 75 mil candidatos optaram por concorrer a uma vaga nas universidades do Estado.

    Conforme balanço divulgado pelo Ministério da Educação, em todos o País o Sisu já contabilizou mais de 2,3 milhões cadastrados. Minas Gerais é o estado com maior número de candidatos inscritos, com  mais de 271 mil, seguido por São Paulo, com mais de 210 mil, e pelo Rio de Janeiro, com mais de 170 mil. 
    O Sisu seleciona candidatos a vagas na educação superior pública, com base nas notas obtidas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Nesta primeira edição de 2015, o sisetma oferece 205.514 vagas, em 5.631 cursos de 128 instituições públicas de educação superior. As inscrições vão até as 22h59, horário local, desta quinta-feira (22).
    Nesta edição, a inscrição está restrita ao estudante que tenha participado do exame em 2014 e não tenha zerado a redação.
    Veja o número de candidatos inscritos no Sisu, por Estado, até 17h desta quarta-feira:
    1. MG 271.131
    2. SP 257.655
    3. RJ 210.104
    4. BA 170.812
    5. PE 153.655
    6. CE 151.275
    7. RS 105.900
    8. PA 105.560
    9. PR 93.072
    10. PB 90.442
    11. MA 84.040
    12. RN 75.419
    13. PI 71.710
    14. GO 69.187
    15. AL 54.760
    16. AM 49.685
    17. MT 46.329
    18. DF 45.173
    19. SE 40.417
    20. MS 37.420
    21. ES 31.474
    22. SC 27.303
    23. AC 21.689
    24. TO 17.526
    25. RO 16.166
    26. AP 15.326
    27. RR 6.941
    TOTAL 2.320.171

    WhatsApp finalmente lança versão web

    Demorou, mas o WhatsApp finalmente chegou ao desktop. A empresa anunciou nesta quarta-feira, 21/1, um cliente web para Chrome pelos sistemas Android, Windows Phone e BlackBerry – o iOS ficou de fora por enquanto.
    Ao acessar o endereço web.whatsapp.com, o usuário se depara com um site do WhatsApp em que a empresa confirma a nova versão web do conhecido aplicativo de mensagens.
    Por enquanto, as funções do cliente web ainda são bem limitadas, já que é preciso manter o seu smartphone conectado à Internet para o app funcionar no desktop.
    Além disso, todas as suas mensagens continuarão no seu telefone celular. No entanto, a empresa diz que espera dar mais flexibilidade para os usuários em breve. IDG New

    COMPERVE divulga consulta ao desempenho individual dos candidatos do concurso público de Tangará

    A Comperve divulgou na tarde desta quarta-feira (21) o sistema para consulta do desempenho individual dos candidatos do concurso público da Prefeitura Municipal de Tangará. Na oportunidade, conforme cronograma, foram divulgadas as respostas aos recursos e formulário de requerimento de cópia de folha de resposta.
    O concurso público para provimento de cargos, conforme Edital nº 039/2014, teve o link de resultados divulgado com a disponibilização do sistema de consulta ao desempenho individual dos candidatos nas provas objetivas do certame.
    No link do concurso público também foi disponibilizado as respostas aos recursos interpostos contra o gabarito preliminar, bem como o formulário de requerimento de cópia da folha de resposta. O resultado definitivo será divulgado em breve no site da Comperve, pelo link: http://www.comperve.ufrn.br.

    Motorista do Camaro se descuida em passeio e Camaro é arrastado pelo mar

     (Foto: Edson Flávio/Via Certa Natal)

    Um veículo modelo Camaro foi arrastado pelo mar na praia de Cotovelo em Parnamirim, região metropolitana da capital potiguar.

    Informações dão conta de que o motorista do carro de luxo estava dando uma volta na orla quando foi surpreendido pelo mar. O veículo foi rebocado e ainda não se tem dimensão do prejuízo.

    Com informações do Via Certa Natal



    Carnaval 2015: Prefeitura de Santa Cruz e representantes dos blocos se reuniram para definir pontos relacionados ao desfile

    A Prefeitura de Santa Cruz, através da sua equipe intersetorial de eventos, promoveu na noite desta terça-feira (20), mais uma reunião para tratar do Carnaval 2015. O encontro foi realizado no Teatro Municipal Candinha Bezerra e desta vez reuniu todos os representantes dos blocos que já confirmaram participação na festa esse ano (As Pega Ninguém, As Quengas, Bloco da Diversidade, Bloco da Prevenção, Bloco Vai, Vai... Quem Quer, Cavernistas, Largados, Os Duros, Os Pega Tudo, Viciados na Cachaça, Quintino Folia, Jacaré da Esperança, Me Chama pra Beber e Escola de Samba Unidos da Ponte).
    Na ocasião, foram debatidas questões que envolvem a logística para a realização do desfile dos blocos, as principais foram: concentração, percurso e sonorização. Um novo encontro com os blocos será agendado para debater e definir outras questões, entre elas, o sorteio da sequência do desfile da abertura, no sábado (14 de fevereiro). O que já ficou definido nesse primeiro encontro com os blocos foi o local da concentração, que mais uma vez será em frente a Casa de Cultura e o itinerário do desfile, que será o mesmo do ano passado, sendo o corredor principal a Praça Cel. Ezequiel Mergelino. 

    Na noite desta quarta-feira (21) a equipe intersetorial de eventos da Prefeitura novamente irá se reunir para discutir sobre o Carnaval, desta vez, sobre a segurança. Os representantes das várias secretarias municipais envolvidas na preparação da festa se reunirão com os representantes da Policia Militar e Policia de Transito objetivando definir a melhor estratégia para que os foliões possam ter dias de muita animação, mas acima de tudo, tranquilos e com total segurança. *Por Assecom

    Deicor prende acusada pelo homicídio de ex-mulher do tenente

    Uma equipe da Divisão de Combate ao Crime Organizado (Deicor) prendeu, na manhã desta quarta-feira (21), Valéria Alexandre Cortez, de 31 anos, acusada de ter participado do homicídio de Izânia Maria Bezerra. A estudante de Direito, que era ex-mulher do tenente Iranildo Félix, foi assassinada no dia 16 de fevereiro do ano passado, em uma estrada carroçável, na zona rural do município de Macaíba.

    A acusada, atual companheira do tenente da Polícia Militar Iranildo Félix de Souza, havia sido presa em 15 de outubro de 2014, quando estava grávida de sete meses, mas foi solta devido a um habeas corpus.

    Segundo informou o Site Nominuto.com, Valéria Cortez foi presa em sua residência, devido a um cumprimento de mandado de prisão preventiva expedido pelo juízo criminal de Macaíba e ficará presa em regime domiciliar, pois teve um bebê há pouco tempo.

    TRE/RN deflagra investigação por compra de voto contra Nélter Queiroz

    O deputado estadual reeleito Nélter Queiroz (PMDB) vai iniciar o novo mandato, a partir de fevereiro, às voltas com alguns problemas na instância da Justiça Eleitoral do RN.

    Diz o jornalista Neto Queiroz, colunista do jornal Gazeta do Oeste, que o Tribunal Regional Eleitoral, em Natal, acatou denúncia do Ministério Público Eleitoral e abriu investigação contra o parlamentar jucurutuense.

    Segundo a informação do colunista - que apesar do sobrenome não possui parentesco com o parlamentar -, o fato envolve Nélter em suposta compra de voto no município de Jucurutu, administrado pelo filho do deputado, o prefeito George Queiroz (PMDB). Blog Pauta Aberta

    App bloqueia conteúdo sobre BBB no Facebook

    BBBO Big Brother Brasil teve início na noite da última terça-feira e, com o início do programa, começam também os comentários que lotam as timelines a favor e contra o reality. Um aplicativo para o Chrome, navegador da Google, promete bloquear todo o conteúdo relativo à 'casa mais vigiada do Brasil' no Facebook.
    O app 'No BBB' é um plugin capaz de 'censurar' os posts de pessoas e páginas que tenham conteúdo relacionado ao BBB.
    Depois de instalado, o usuário precisa atualizar as páginas abertas para ver um quadrado amarelo sobre as notícias e posts relacionados ao tema. O 'No BBB' escaneia as páginas e bloqueia os termos 'BBB' e 'Big Brother'.
    O usuário pode, ainda, refinar mais a 'censura', adicionando as palavras 'Pedro Bial', 'Paredão', 'Prova do Líder' e 'Reality Show' à lista de palavras do app.
    Baixe aqui o plugin 'No BBB' para o Chrome. (Última Hora)

    Fórum é incendiado no interior do Maranhão após juiz negar cassação de prefeito

    Link permanente da imagem incorporadaO processo de cassação do prefeito de Buriti ( 318 km de São Luís) terminou com o fórum da cidade incendiado por um grupo revoltado com a decisão do juiz de indeferir o afastamento de Rafael Mesquita do cargo, na tarde de terça-feira (20). Após saber do resultado favorável ao prefeito, ao menos 15 pessoas invadiram o fórum e atearam fogo no local, por volta das 15h30. 

    Computadores, vários processos, mesas, cadeiras e urnas eletrônicas foram danificados pelo fogo. Não houve feridos, de acordo com a Polícia Militar de Chapadinha. Segundo a PM, manifestantes tentaram amarrar o juiz Jorge Antônio Sales, que conseguiu fugir do grupo escoltado por policiais militares. 

    O tumulto só foi controlado após a chegada da PM que fez um cordão de isolamento em frente ao fórum. Um caminhão pipa da prefeitura foi utilizado por funcionários, moradores e policiais para apagar o fogo. O Corpo de Bombeiros fica distante da cidade, segundo a PM. Durante a madrugada desta quarta-feira (21), a polícia ainda fazia buscas na região para tentar prender os suspeitos de incendiar o fórum. 

    PROCESSO 
    O prefeito Rafael Mesquita e o vice Raimundo Nonato Mendes Cardoso eram julgados em um processo de improbidade administrativa pelo uso indevido de recursos não contabilizados em contas. Os dois negaram ao juiz ter contratado os serviços do proprietário de um de ultraleve que lançou panfletos durante campanha com pesquisa eleitoral registrada. 

    Eles disseram à Justiça, que o homem teria feito a distribuição espontaneamente e as ações não teriam contribuído para o desequilíbrio eleitoral. Mesquita e Cardoso também alegaram que os veículos alugados pela Empresa Síntese LTDA foram contabilizados na prestação de contas, o que prova a inexistência de "caixa dois" na campanha. 

    Em julho do ano passado, os dois foram condenados pela 25ª zona eleitoral, que havia cassado os diplomas e os declarado inelegíveis por oito anos. Mas na manhã de terça, o prefeito e o vice conseguiram reverter a decisão, provocando a revolta de um grupo de moradores da cidade. *Por Folha Press

    Santa Cruz/RN: Comemorando 180 anos, Paróquia promove show com padre que tem embalado católicos de todo Brasil

    O Padre Alessandro Campos, que tem embalado os louvores e celebrações católicas ao som da música "O que é que eu sou sem Jesus?", estará em Santa Cruz. 

    O show será promovido pela Paróquia de Santa Rita de Cássia e faz parte das comemorações dos 180 anos da Paróquia, que promete eventos para centenas de católicos do estado. 


    Esta será o primeiro show de Pe. Alessandro no estado e acontecerá dia 29 de março. Atração digna para uma data tão importante para a Paróquia. *Com informações Blog do Édipo Natan

    Prefeitura de Santa Cruz realizará leilão de bens na próxima sexta (23)

    A Prefeitura de Santa Cruz realizará na próxima sexta-feira (23) um leilão de bens móveis inservíveis, entre eles: carros, motocicletas e maquinas de costura. O leilão ocorrerá na Vila de Todos, a partir das 9 horas.
    O Edital de nº 001/2015 encontra-se publicado no mural na sede da Prefeitura de Santa Cruz, Rua Ferreira Chaves, nº 40, Centro, Santa Cruz/RN.
    Clique aqui e confira o edital completo

    Guarda Municipal de Macau morre em acidente

    Na tarde desta terça 20/01 por volta 16:hs aconteceu um acidente na RN-016 mais precisamente na comunidade de Santa Clara zona rural de Assu. Segundo informações dão conta de que o carro fiat uno colidiu violentamente em uma moto, o condutor da moto foi socorrido pela equipe do SAMU, mais infelizmente veio a óbito.

    Ainda de acordo com as informações o motorista do fiat estava embriagado, trata-se de Kerginaldo Crisostomo de Melo, 64 anos natural de Carnaubais e residente em Mossoró. Já a vitima fatal que conduzia a moto foi identificado como sendo Francisco Reginaldo Gonzaga Souza, 43 anos guarda municipal da cidade de Macau.  

    Por volta das 20hs, a equipe do blog macau em fotos, acompanhou a Guarda Municipal juntamente com seu comandante Edson ate a cidade do Assu, fomos ao patio do batalhão da policia militar e encontramos o carro e a moto. Blog Macau em Fotos

    IPVA 2015 tem redução de 3,7% no Rio Grande do Norte

    O valor do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) teve uma redução média de 3,7% neste ano em relação a 2014 no Rio Grande do Norte. As alíquotas do imposto variam de 1% a 2,5%, conforme o tipo de veículo. (Veja quanto vai custar o IPVA de seu veículo).

    A informação é do subdiretor de Controle de IPVA da Secretaria Estadual de Tributação, Ben-Hur Soares, que calcula uma arrecadação de R$ 270,5 milhões. "Esta previsão representa um aumento de 9,66% em relação ao ano de 2014", afirma Soares.

    A frota do Rio Grande do Norte atualmente é de 1.045.058 veículos, segundo dados atualizados do Departamento Estadual de Trânsito (Detran).

    Descontos

    Cerveja previne problemas no coração. Segundo pesquisa recém-divulgada

    Uma pesquisa recém-divulgada promete agradar os amantes de bebidas alcoólicas. Ela sugere que ingerir meio litro de cerveja por dia previne doenças cardíacas. Além disso, cientistas descobriram que outras seis bebidas também ajudam a combater os riscos de doenças do tipo. Em homens, os riscos são reduzidos em 20%, enquanto nas mulheres chega a 16%.

    As bebidas definidas contêm 14 gramas de álcool, cerca da metade de um litro de cerveja. Como exemplo cita-se um copo pequeno de vinho ou uma dose de vodca ou uísque. Beber meio litro de cerveja por dia ajuda a prevenir doenças cardíacas, revela pesquisa. Pesquisadores realizaram os estudos com base em 15 mil pessoas com mais de 25 anos. 

    Eles levaram em conta fatores como idade, diabetes, pressão alta, doença cardíaca, atividade física e tabagismo, e perceberam que os homens que ingeriam até sete bebidas tinham um risco 20% menor de desenvolverem insuficiência cardíaca se comparados aos homens que não bebiam.

    Tanto homens quanto mulheres que consumiam uma maior quantidade de álcool (14 ou mais drinques semanalmente), o risco não foi significativamente superior se comparados aos abstêmios. Mesmo assim, os pesquisadores alertaram que o consumo exagerado do álcool pode aumentar o risco de morte por diversas causas. R7 com Mirror

    Nasa descobre planeta que pode ter sinais de extraterrestres

    Uma descoberta épica acaba de ser feita pela missão K2, a segunda fase de operações do satélite Kepler, da Nasa. Seria apenas mais um planeta potencialmente similar à Terra, como tantos que já foram anunciados nos últimos anos, não fosse por um detalhe: ele é o primeiro a ser encontrado que permitirá a busca efetiva por sinais de vida em sua atmosfera. Você pode se perguntar: mas por que os outros não permitiam isso? Qual o problema com os oito mundos recentemente anunciados, ou o Kepler-186f, que fez manchetes em 2014? Em essência, esses planetas estavam distantes demais para permitir o posterior estudo de suas atmosferas.

    Esse não é o caso do planeta que recebeu a designação EPIC 201367065 d. Ele tem um diâmetro cerca de 50% maior que o da Terra e completa uma volta em torno de sua estrela-mãe a cada 44,6 dias terrestres. Os dados da missão K2 revelaram a presença de outros dois planetas, um com cerca de 2,1 vezes o diâmetro terrestre, completando uma volta em torno da estrela a cada 10 dias, e o outro com 1,7 vez o diâmetro da Terra e período orbital de 24,6 dias.
    A grande vantagem, contudo, é a distância que a estrela EPIC 201367065 guarda de nós — cerca de 150 anos-luz. Não é que esteja “logo ali”, como diria o outro, mas é perto o suficiente para que possamos aplicar a tecnologia atual para estudar diretamente a atmosfera desse mundo. E isso, por sua vez, pode carregar pistas da existência de vida.

    Estudante Paraibano inventa remédio natural para câncer e defende doutorados na Université de Paris e na UFRN em Natal

    O jovem Francisco Humberto Xavier Junior, natural da cidade de Conceição, Sertão paraibano, concluirá no mês de março dois doutorados. Um em Inovação Terapêutica pela Université de Paris XI, na França e outro em Biotecnologia, pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (RN), no Nordeste brasileiro. Farmacêutico, ele vem dedicando seus estudos para o desenvolvimento de novos sistemas terapêuticos, baseados em nanotecnologia para o tratamento do câncer com produtos naturais.

    Histórico
    Estudos iniciais foram desenvolvidos durante o seu mestrado na Universidade Federal do Rio Grande do Norte, cujo objetivo foi desenvolver formulações terapêuticas utilizando um óleo de origem natural (óleo de copaíba) para o tratamento de doenças inflamatórias e microbiológicas.

    Em parceria com a universidade francesa, estudos mais aprofundados foram desenvolvidos, durante o período do doutorado, com o intuito de associar a atual terapia do câncer com óleos naturais.


    Estudo
    O objetivo principal do estudo foi desenvolver um novo sistema terapêutico nanotecnológico contendo um fármaco antineoplásico, o qual melhorasse o atual tratamento do câncer, reduzindo os efeitos colaterais indesejáveis dos medicamentos.


    Remédio
    Foram desenvolvidas nanocápsulas de paclitaxel contendo o óleo de copaíba. Estas nanocápsulas quando administradas por via oral apresentam uma tendência para ligar-se ao muco do trato gastrointestinal e promover a liberação controlada do fármaco para a corrente sanguínea. Assim sendo, o fármaco atinge a dose terapêutica ideal para impedir a proliferação das células cancerígenas no organismo humano, promovendo um tratamento mais eficaz e menos prejudicial para a saúde do paciente.


    Os estudos embora iniciais são bastante promissores para o desenvolvimento de uma nova terapia antineoplásica em detrimento dos atuais métodos aplicados para o tratamento do câncer. *Com informações do Diário do Sertão

    Carga horária para tirar habilitação aumenta

    Já está em vigor a nova regulamentação que prevê o aumento da carga horária para o curso de formação de novos condutores para a categoria B, veículos de passeio. A lei federal entrou em efeito para quem fizer exames médicos a partir desta semana. Para tirar a primeira habilitação o número de aulas práticas passou de 20 para 25 horas. Desde total, cinco horas devem ser aulas noturnas.


    Haverá mudanças também para quem já é habilitado na categoria A, de moto, e vai adicionar a B, de carro. A carga horária passará de 15 para 20 horas de aulas práticas, sendo quatro delas durante o período noturno. *Por Folha Press

    Repórter de Curitiba é preso durante transmissão ao vivo; veja vídeo

    Um repórter de Curitiba, Paraná, foi preso nesta terça-feira (20) durante uma transmissão ao vivo para o Programa 190, da emissora CNT. Iverson Vaz mostrava o local onde ocorreu a explosão de um caixa eletrônico, com um consequente tiroteio, quando policiais militares se aproximaram e encaminharam a equipe do programa para fora da área de isolamento, anteriormente permitida para os jornalistas. 

    Após sair da área, o repórter criticou o tratamento dado pela PM. "É o tratamento da polícia com a imprensa. É impressionante o que acontece", diz Vaz. Em seguida, os policiais retornaram e deram voz de prisão ao repórter, que foi encaminhado ao 6º Distrito Policial da capital paranaense por desacato.

    WhatsApp vai banir quem usa aplicativos 'paralelos' para modificar app

    Usuários de aplicativos que modificam o WhatsApp, como o WhatsApp+ e WhatsAppMD, podem ter que se despedir desses produtos para continuar usando o original. O WhatsApp começou uma campanha agressiva para inibir usuários de utilizarem softwares não desenvolvido por eles, segundo o Estadão. 

    Usuários cadastrados nestes aplicativos serão descadastrados por 24 horas e só poderão voltar a usar o aplicativo depois de desinstalar o app derivado. "O WhatsApp Plus contém códigos fonte, os quais o WhatsApp não garante serem seguros e também não garantimos que suas informações pessoais não estejam sendo repassadas a terceiros sem que você saiba ou sem sua autorização", diz texto publicado no FAQ da empresa. O WhatsApp+ traz mudanças no visual do WhatsApp, como alteração de cores. 

    Também permite que se aumente o limite de upload de conteúdo como vídeos ou música - originalmente, só é permitido 16 MB. O WhatsApp MD traz um visual "material design", similar ao visual do Android L, do Google. Tanto WhatsApp+ como WhatsAppMD prometem conseguir driblar a restrição em breve.

    21 maternidades serão reformadas com recursos do RN Sustentável‏

    DSC_2396O secretário de Estado da Saúde Pública, Ricardo Lagreca, autorizou na tarde de hoje (20), após reunião com a Unidade Executora Setorial (UES/Sesap), a execução das obras de reformas e adequações de 21 maternidades filantrópicas, municipais e estaduais nas oito regiões de saúde do estado, que foram contempladas com recursos advindos do Projeto RN Sustentável. Segundo a gerente do projeto na Sesap, Ana Beatriz Petta, as obras já estavam aptas a serem realizadas, mas precisavam do aval do novo gestor da Saúde estadual. Após ouvir a explanação de todo o projeto, o secretário anunciou que a previsão para início das obras é para os próximos 40 dias.

    As 21 maternidades que receberão as obras são divididas regionalmente, sendo escolhidas de acordo com os indicadores materno-infantis no estado, bem como na observação dos vazios existentes na rede maternidade infantil no estado. A UES do Projeto RN Sustentável já está elaborando um cronograma para apresentação total das ações previstas no Projeto RN Sustentável no setor de Saúde e seus investimentos previstos.

    A relação dos municípios, cujas maternidades (filantrópicas, municipais e estaduais) foram contempladas é a seguinte: Macau (02), Natal, Caraúbas, Almino Afonso, Pau dos Ferros, Lajes, Santana do Matos, Angicos, Assu, São Gonçalo do Amarante, Ceará-Mirim, João Câmara, São José de Mipibu, Goianinha, Santo Antônio, São Paulo do Potengi, Jucurutu, Caicó, Parelhas e Currais Novos.