• Últimas Notícias

    domingo, 18 de janeiro de 2015

    UFRN oferece mais de 6 mil vagas de graduação pelo sistema SISU; inscrições começam amanhã

    O prazo para inscrição dos candidatos às vagas do ensino superior oferecidas pelo Sistema Nacional de Seleção Unificada (SISU) começa na segunda-feira, 19, em todo o país. Na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) são mais de 6 mil vagas disponíveis na primeira edição anual do SISU, conforme resolução aprovada em novembro de 2014 pelo Conselho de Ensino Pesquisa e Extensão (CONSEPE). A UFRN também adotou a unificação da nota mínima de ingresso, fixada em 450 pontos, independente do curso ou da área.

    No total, a Universidade oferece em 2015, nos seus mais de 50 cursos de graduação, 6.878 vagas pelo SiSU: 4.434 para o primeiro semestre e 2.444 para o segundo, distribuídas no Campus Central, em Natal, e nos campi do interior, nas cidades de Caicó, Currais Novos, Macaíba e Santa Cruz.

    Em Natal, para os cursos de Biomédica, serão oferecidas 1.200 vagas. Medicina e Enfermagem, que em geral são os mais concorridos da área, disponibilizam 100 vagas cada, sendo 50 para cada semestre.

    Na área Humanística 1, são 474 vagas e o curso de Administração é o que oferece o maior número, 200. Na área Humanística 2, são 1.559 vagas e os cursos de Direito e Pedagogia também possuem 200 delas cada um.

    Nas áreas Tecnológicas 1 e 2, o total de vagas é de 2.490. O curso de Arquitetura, um dos mais tradicionais do setor, oferece 40. Já Ciência e Tecnologia, da área Tecnológica 2, tem sozinho 1.120 vagas, e o curso de Tecnologia da Informação, 240.

    Indiano tenta enterrar filha viva só por ela ser menina

    Um homem foi preso em Tripura (Índia) depois de ter tentado enterrar viva sua filha de 10 anos. O motivo: apenas o fato de ela ser menina. De acordo com a polícia, Abdul Hussein cavou um buraco no seu quintal quando a sua esposa não estava em casa. O indiano, então, amarrou as mãos da filha, amordaçou a criança e a pôs na cavidade.

    Só que a esposa voltou para casa antes do previsto e Abdul pôs um cesto de bambu sobre a cabeça da filha a fim de escondê-la. Ele planejava enterrar a criança totalmente horas
    depois.


    A menina, entretanto, foi descoberta por vizinhos. Abdul, que chegou a sersurrado por moradores da vizinhança antes da chegada da polícia, será indiciado por tentativa de homicídio, de acordo com a NDTV.
    O Globo

    Para ex-ministra dos Direitos Humanos, Archer não era herói, mas traficante

    A informação de que o corpo do brasileiro Marco Archer Cardoso Moreira, executado no sábado (17) na Indonésia, após ter sido condenado por tráfico de drogas, foi cremado e suas cinzas serão trazidas para o Rio de Janeiro por sua tia, a advogada Maria de Lourdes Archer, provocou a reação da deputada federal Maria do Rosário (PT-RS) em sua conta na rede de microblogs Twitter. 
    Rosário, que foi ex-ministra da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, questiona o interesse pelo local onde as cinzas de Archer serão levadas no Brasil. E argumenta: “O sujeito não era herói, era traficante.”
    No post publicado no Twitter, em que questiona o interesse pelo local onde as cinzas do brasileiro executado na Indonésia serão levadas, a ex-ministra dos Direitos Humanos pondera que foi contra a sua execução. “Sou contra a pena de morte”, reiterou. Mas não deixou de criticar o interesse provocado pela informação do destino que terá as cinzas de Archer, repercutido principalmente pela imprensa brasileira. *Por Agência Estado

    Conheça a mulher de 37 anos que se tornou uma sereia da vida real

    Aos 37 anos de idade, essa bela moça, Kazzie Mahina, apresenta campanhas e realiza cenas de filmes por todo o mundo, fazendo o papel de uma linda sereia. Desde pequena, Kazzie já amava as brincadeiras onde ela era uma sereia, e hoje tem o seu sonho realizado nas cenas. 

    Além disso, a australiana possui também sua própria marca de caudas, permitindo assim, que crianças e adultos também tenham a oportunidade de se transformarem em sereias. Nadando com golfinhos, Kazzie teve a absoluta certeza de que era isso que queria pra sua vida, além de proporcionar às outras pessoas sensações como as que havia experimentado. 

    Cantor Netinho deixa hospital após quase 6 meses internado

    O cantor baiano Netinho deixou no sábado (17) o hospital Sírio Libanês, em São Paulo, após permanecer por quase seis meses internado para tratar sequelas de acidentes vasculares cerebrais (AVC) que sofreu em 2013. Em uma página na rede social ele comunicou a alta e disse que seguirá com o tratamento em casa.

    "Apesar de não poder ainda voltar a trabalhar, eu vou muito animado e esperançoso de que esta tontura constante e persistente desapareça por completo. O tratamento que vim fazendo aqui há meses para o meu sistema vestibular deu resultados muito positivos", escreveu o cantor.

    Segundo Netinho, a última etapa do seu tratamento, que será feita em casa, o deixa ainda muito tonto e enjoado. Ele espera, contudo, que esses efeitos diminuam "muito em breve". "Foi por causa desse tratamento que insisti e fiquei aqui até hoje, apesar da imensa vontade de voltar pra casa e para a música... Estou indo pra casa muito feliz", acrescentou ele.

    “Santinho” e colega são executados por “Mão Branca” sem direito a rezar ao menos um Pai Nosso

    Segundo informações da Polícia Militar, os dois jovens já teriam sido vistos trafegando pelas ruas do bairro na manhã de hoje, onde um deles foi identificado apenas pelo nome de Bruno, de vulgo “Santinho” (camisa azul), que era preso do semi-aberto; o segundo ainda não foi identificado.
    Ainda segundo a polícia, não foi apenas um atirador que encurralou a dupla e efetuou vários disparos de pistola ponto 40. As vítimas morreram ainda no local, o duplo homicídio ocorreu no Vale do Sol em Parnamirim.
    A equipe da Delegacia de Homicídio (Dehom) esteve no local e colheu mais informações sobre o crime, mas até agora não é possível informar o que teria motivado os assassinatos. *Por 190rn

    Caçadores são pegos praticando caça ilegal e multa pode ultrapassar 1 Milhão de Reais

    armas-apreendidas-com-caçadoresUma operação conjunta entre equipes do IBAMA e PRF, realizada nesta Sexta Feira, por volta das 19hs entre as cidades de Santa Maria e Riachuelo, flagrou um grupo de caçadores no momento em que eles matavam algumas aves naquela região.
    aves-apreendidas
    Na ocasião, vinte e sete pessoas foram detidas na altura do KM 241 da BR 304, quando Políciais Rodoviários Federais, adentraram a mata e encontraram os caçadores de arma na mão e com cerca da 1.350 aves abatidas.
    As aves abatidas foram levadas pelo IBAMA que realizou a contagem e providências administrativas. Os homens detidos foram enquadrados no artigo 24 do decreto 6.514/08, que dispõe sobre as infrações e sanções administrativas ao meio ambiente, e prevê multa de R$ 500,00 por ave abatida. Se caracterizada a intenção de venda, a multa é aplicada em dobro, chegando a R$ 1,350 milhão. Blog do Cardoso Silva

    Defesa Civil entra em alerta total devido às chuvas em Natal

    Devido às fortes chuvas que caíram em Natal nas últimas horas, desde a noite deste sábado (17), a Defesa Civil do município está em alerta total para atender emergências. Até a manhã deste domingo (18), nenhuma ocorrência havia sido registrada. O número para solicitar apoio da Defesa Civil é o 190.
    O secretário municipal de Segurança Pública e Defesa Social, Paulo César Ferreira da Costa, informa que a Defesa Civil de Natal atua em parceria com outras forças de segurança como forma de garantir mais agilidade em emergências como deslizamento, desabamento ou atendimento a pessoas em situação de risco, por exemplo.

    “Desde que começou a chover durante a noite, já foi designado que a Defesa Civil entrasse em atenção total e, inclusive, com orientação para equipes que estavam de folga fiquem em alerta. Felizmente, até o início da manhã, não registramos nenhuma ocorrência ou incidente em Natal. Mesmo assim, permaneceremos prontos para atender emergências a qualquer hora”, destaca Paulo César.

    Marketing da gestão oficializa a marca da Copa Verão de Futsal de Tangará

    copa verao de futsal tangara 2014A Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Tangará, em reunião com toda equipe da coordenação da Copa Verão de Futsal, definiu a marca oficial da competição, que segue o mesmo padrão dos anos anteriores. A marca foi criada pelo assessor Wallace Maxsuel, sendo reformulada pelo marketing da gestão para a trigésima segunda edição da Copa Verão.
    A Secretaria Municipal de Turismo, Esporte e Lazer já está nos últimos preparativos para realização dessa tradicional competição para a região, que neste ano conta com o regulamento moderno, principalmente nas questões da segurança do evento, que terá início no dia 26 de janeiro.

    O marketing da gestão avalia a necessidade de ampla divulgação da marca e caracterização dos espaços do evento para ressaltar um padrão de qualidade que foi iniciado na gestão tempo de trabalho, marca da inovação desta administração. As divulgações da marca e as novidades da 32ª Copa Verão de Futsal serão divulgadas através das redes sociais, ferramentas e veículos de comunicação, bem como os órgãos oficiais do Governo. 

    Informe Publicitário: JK Stúdio e Cartuchos em Santa Cruz

    Poste cai e deixa funcionário da Cosern ferido na zona rural de Goianinha/RN

    Um poste veio ao chão no momento em que um funcionário da Cosern, (Companhia de Energia do Rio Grande do Norte), realizava o seu  trabalho em cima do mesmo.  Segundo os moradores, o poste já se encontrava em mau estado de conservação. O acidente ocorreu nesta sexta-feira(16) em Barrocas, distrito de Goianinha, RN.

    Segundo informações dos moradores do distrito de Barrocas, um morador da localidade já tinha ido várias vezes a Companhia com fotos tiradas do poste para mostrar a situação.
    O funcionário da Cosern foi socorrido por moradores e colegas de trabalho, logo depois a vítima foi atendido e levado pela equipe do Samu. Ainda não se tem informações do estado de saúde da vítima. *Com informações VNT

    Em luta emocionante potiguar vence americano e mantém cinturão do Bellator

    atrício 'Pitbull' foi castigado no ringue do Bellator 132, na Califórnia (EUA), nesta sexta (17), mas mostrou jogo completo e, no chão, com mata-leão bem encaixado, venceu o rival norte-americano Daniel Straus (Reprodução / Sherdog.com)
     (Reprodução / Sherdog.com)
    O Potiguar Patrício “Pitbull” foi castigado no ringue do Bellator 132, na Califórnia (EUA), nesta sexta (17), mas mostrou jogo completo e, no chão, com mata-leão bem encaixado, venceu o rival norte-americano Daniel Straus – o triunfo o manteve na condição de campeão peso-pena da franquia. 

    Ainda no cage, com a cara amassada pelos duros golpes do último desafiante, teve de encarar o próximo: o russo Georgi Karakhanyan, que havia levado a melhor no co-main-event da noite, se credenciou a disputar o cinturão. A data ainda não foi definida.

    Straus não é mais o mesmo lutador que “Pitbull” enfrentou e venceu em 2011 – está muito melhor. Wrestler por formação, ele apresentou evolução no jogo em pé e partiu para a trocação, área em que o brasileiro é teoricamente superior, desde o primeiro minuto. Foi assim que conquistou o round inicial.

    Mega-Sena acumula e próximo sorteio pode ir a R$ 27 milhões

    Nenhuma aposta acertou as dezenas sorteadas no concurso 1.670 da Mega-Sena realizado neste sábado (17) no auditório da Caixa, em Brasília. No próximo sorteio que ocorrerá na quarta-feira (21), a previsão é que o prêmio chegue a R$ 27 milhões.
    Veja as dezenas sorteadas: 01 – 17 – 19- 30 – 33 – 47.

    A quina teve 132 acertadores que irão receber R$ 22.296,52. A quadra teve 10.142 apostas que acertaram os quatro números e cada uma receberá R$ 414,56.

    Inscrições no Sisu começam na segunda (19)

    Este final de semana é de ansiedade para os estudantes que querem, através da nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), concorrer a uma vaga em uma instituição pública de ensino. É que na segunda-feira serão abertas pelo Ministério da Educação (MEC) as inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), e até quinta-feira os candidatos passarão pela verdadeira maratona de consulta às notas de corte, que definem quem está dentro e quem está fora dos selecionados para entrar nos cursos. 

    O site de inscrições é o sisu.mec.gov.br. No fim, o sistema considerará a última inscrição feita pelo estudante. O MEC recomenda que os candidatos acompanhem as mudanças da nota. Na última terça-feira, o MEC divulgou o boletim de desempenho individual dos alunos. Para ter acesso, basta informar o CPF e a senha no site do Inep, que realiza o exame: portal.inep.gov.br. Cada candidato pode escolher até duas opções de curso no ato da inscrição e fazer alterações de curso e instituição até o fechamento do sistema — às 23h59 do dia 22 de janeiro, considerando o horário de Brasília. 

    Alerta: Casos de pedra nos rins aumentam durante meses quentes do ano

    No período mais quente do ano, a desidratação provocada pelo forte calor aumenta os casos de pedra nos rins. O alerta é da Secretaria Estadual de Saúde de São Paulo, que aponta crescimento de 30% no atendimento de pacientes com o problema no Centro de Referência em Saúde do Homem.

    A ingestão de água, a diminuição de sal e uma dieta rica em frutas e legumes contribuem para a prevenção da doença. Quando não tratadas corretamente, as pedras podem levar à perda do órgão.

    “Um ou dois meses depois da época de maior calor, temos o aumento desses casos no pronto-socorro. Nesse período, as pessoas acabam desidratando, transpiram mais e o rim tem menos líquido para filtrar. As impurezas do rim ficam concentradas na urina, o que pode levar à formação de cristais que vão formar os cálculos”, explicou o urologista Fábio Vicentini, responsável pelo ambulatório de cálculo renal do Hospital Brigadeiro.

    Tendo em vista que estamos nos meses mais quentes do ano, ele lembra: “agora é a hora da prevenção”.

    Ronaldinho é condenado por dano ambiental no RS

    Ronaldinho Gaúcho segue sendo notícia pelo que faz fora dos gramados. Nesta sexta-feira, o Ministério Público do Rio Grande do Sul confirmou a condenação do atleta de 34 anos, de seu irmão e agente Roberto Assis e da empresa Reno Construções e Incorporações por dano ambiental ao Lago Guaíba, em Porto Alegre, próximo a uma mansão do jogador.

    De acordo com a sentença, os réus ergueram de forma ilegal um trapiche, com plataforma de pesca e ancoradouro, numa área de preservação ambiental. Ronaldinho, que se transferiu para o Querétaro, do México, terá de remover as construções e ainda pagar multa de 800.000 reais, segundo o jornal Zero Hora. 

    O jogador e sua equipe terão ainda de demolir uma canalização construída na bacia hidrográfica Arroio Guabiroba, em uma Área de Preservação Permanente. De acordo com o Ministério Público, Ronaldinho, Assis e a empresa condenada têm até seis meses para cumprir a sentença.
    *Por Veja

    Jornalistas têm passaportes apreendidos na Indonésia

    O repórter da TV Globo, Márcio Gomes, e um cinegrafista da mesma empresa, tiveram seus passaportes apreendidos pelas autoridades da Indonésia, segundo informações do Itamaraty. Os jornalistas estavam em Cilape, no local onde balsas saem para a ilha de Nusakambangan, onde o brasileiro Marco Archer e outras cinco pessoas seriam executados neste sábado, condenados por tráfico de drogas. 

    "Os diplomatas em Jacarta estão negociando a normalização da situação", informou o Itamaraty. O Ministério das Relações Exteriores não soube informar se os profissionais poderão continuar trabalhando após receberem de volta seus passaportes. 

    "Depende do que as autoridades indonésias vão determinar", informou o Ministério. Os jornalistas brasileiros foram abordados quando faziam filmagens no porto, sob a justificativa de que se tratava de uma área restrita. Segundo o Itamaraty, as autoridades indonésias farão um briefing a advogados e parentes dos sentenciados sobre a execução. (Estadão Conteúdo)

    Execução causa sombra entre Brasil e Indonésia, diz ministro

    O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, disse neste sábado, 17, em entrevista coletiva, que a execução do brasileiro Marco Archer na Indonésia causa uma sombra na relação entre os dois países. O governo determinou que o embaixador em Jacarta, capital da Indonésia, venha ao Brasil para consultas. 

    "Chamar o embaixador para consulta expressa gravidade, um momento de tensão", explicou o ministro. Outra atitude tomada pelo Itamaraty foi convocar o embaixador da Indonésia no Brasil e entregar nota formal de protesto para reiterar a inconformidade do governo. 

    O secretário-geral do Itamaraty, Sérgio Danese, entregou pessoalmente a nota, pouco depois da execução de Archer. Segundo o ministro, foram esgotados todos os recursos para evitar a execução da pena. O argumento usado pelo governo é de que não há pena de morte no Brasil. 

    O ministro ressaltou que, em nenhum momento, foi contestada a gravidade do ato cometido pelo brasileiro. Mauro Vieira disse que toda a assistência foi dada a Marco Archer e que o mesmo está sendo feito com o outro brasileiro que está no corredor da morte na Indonésia, Rodrigo Gularte. 

    Archer trabalhava como instrutor de voo livre e foi preso em agosto de 2003, quando tentou entrar na Indonésia, pelo aeroporto de Jacarta, com 13,4 quilos de cocaína escondidos em uma asa-delta desmontada em sete bagagens. Ele conseguiu fugir do aeroporto, mas foi localizado após duas semanas, na Ilha de Sumbawa. 

    Archer confessou o crime e disse que recebeu US$ 10 mil para transportar a cocaína de Lima, no Peru, até Jacarta. No ano seguinte, foi condenado à morte. (Agência Brasil)