• Últimas Notícias

    terça-feira, 6 de janeiro de 2015

    Piso salarial dos professores tem reajuste de 13% e é de R$ 1.917,78

    O piso salarial do magistério será reajustado em 13,01%, conforme determina o artigo 5º da Lei nº 11.738, de 16 de julho de 2008. O novo valor será de R$ 1.917,78. O valor entrou em vigor nesta terça-feira (6/1) e as secretarias municipais e estaduais têm este mês para se adequar ao reajuste, que deve ser pago em fevereiro. Apesar da valorização do mínimo nos últimos anos, o salário médio do professor ainda ainda é muito menor do que o de profissionais de mesma formação. 

    Dados da Pnad 2012, presentes no Relatório de Observação sobre as Desigualdades na Escolarização do Brasil, apontam que em média o docente de educação básica ganha o equivalente a 51% dos salários de outros profissionais. 

    UFRN recebe o 12º Encontro Norte e Nordeste de Estudantes de Pedagogia

    A Universidade Federal do RN (UFRN) sedia, de 19 a 23 de janeiro, na capital do estado, o 12º Encontro Norte e Nordeste de Estudantes de Pedagogia (ENNOEPe), de acordo com notícia postada através da página eletrônica oficial da instituição na internet.

    O evento é voltado à discussão acadêmica, política e cultural sobre a educação brasileira no âmbito das universidades e dos movimentos populares e tem como tema Educação popular: elementos para repensar a pedagogia.

    Realizado com o apoio do Centro Acadêmico de Pedagogia Paulo Freire o encontro reúne palestras, oficinas, apresentações de pôsteres e mesas-redondas, com a participação de estudantes e de professores do Centro de Educação da UFRN.

    O período de submissão de trabalhos já está encerrado, mas os interessados podem se inscrever como ouvinte até o dia do evento, 19, no portal virtual da ENNOEPe
    http://www.ennoepenatal.com.br.

    Cientistas criam ‘nanoequipamento’ que pode detectar vida fora da Terra

    Pesquisadores europeus anunciaram que criaram um pequeno sensor de movimentos que poderia ajudar a encontrar vida microscópica em planetas distantes.
    Até agora, cientistas tentaram encontrar sinais de vida extraterrestre ouvindo os sons que poderiam emitir através de ondas de rádio, analisando o céu com telescópios potentes ou enviando sondas robóticas para analisar amostras químicas de planetas e cometas. Mas especialistas da Suíça e Bélgica estão interessados em um novo método. Classificando o movimento de “sinal universal da vida”, buscam sentir os movimentos minúsculos de todas as formas de vida.

    Rádio é incendiada pela terceira vez em menos de um ano na Paraíba e política pode ser o motivo

    A rádio comunitária de Soledade, no Agreste da Paraíba, foi incendiada nesta terça-feira (6).
    De acordo com a polícia, já é a terceira vez que o fato ocorre na mesma emissora em menos de um ano. O delegado Fernando Zaccola disse ao Correio Debate da Rede Correio Sat que investiga se o incêndio foi criminoso e suspeita de rixas políticas como responsáveis pelas ocorrências. Segundo o delegado, a cidade está em clima de tensão com o caso.
    Os responsáveis e funcionários da emissora não quiseram gravar entrevistas por medo de represálias. *Portal Correio

    Governador e Prefeito de Mossoró inauguram Base Integrada Cidadã

    O governador Robinson Faria, fez nesta terça-feira, 6, a sua primeira visita a Mossoró desde que assumiu a chefia do executivo há cinco dias. Entre os compromissos, estiveram inspeções no aeroporto Dix-sept Rosado, no Hospital Regional Tarcísio Maia, além da inauguração da Base Integrada Cidadã do bairro Barrocas e visita à empresa de call-center AeC. 
    Robinson Faria inaugurou, junto com o prefeito de Mossoró, Francisco José Júnior, a quarta Base Integrada Cidadã (BIC) no Município, que passa a funcionar no bairro Barrocas. As outras três estão instaladas no Santo Antônio, Abolições e Sumaré.
    Robinson aproveitou a oportunidade para reforçar o seu compromisso com a reestruturação da segurança pública do Estado, ressaltando que “isso foi um compromisso de campanha, como uma das prioridades do novo Governo do Rio Grande do Norte”.

    Corpo de um homem foi encontrado boiado na Praia de Pedra Grande no Litoral do Rio Grande do Norte

    Foto O Câmera

    O corpo de um homem de media estatura e com pouca possibilidade de identificação foi encontrado no inicio da tarde de hoje, 06 de Janeiro de 2015, preso nas pedras na Praia de Pedra Grande, entre Ponta do Mel e Porto do Mangue no Litoral do Rio Grande do Norte. 

    Moradores e populares que encontraram o corpo que estava só de cueca comunicaram a Policia Militar de Porto do Mangue que acionou a equipe de Plantão no Instituto Técnico e Cientifico de Policia, Itep. 

    O corpo foi removido e se encontra no necrotério em Mossoró. Não é possivel identificar sinais de violencia e pelo tempo de permanecia no mar e o avançado estado de putrefação, não apresenta traços característicos para sua identificação. 

    Nas Delegacias da região, não existe registro de pessoas desaparecidas. A Policia não descarta a possibilidade do corpo ser de algum pescador de outra região do estado. O Câmera

    Coronel Araújo vira blogueiro ao deixar comando da PM do RN

    O Coronel Francisco Canindé de Araújo Silva, até então comandante da Polícia Militar do Rio Grande do Norte, criou um blog ao deixar a função. Coronel Araújo fez a primeira postagem na página no primeiro dia deste ano.
    A publicação no Blog do Coronel Araújo, trouxe agradecimento do Oficial à corporação. "Nesta oportunidade, desejo agradecer a cada integrante da Polícia Militar do Estado do Rio Grande do Norte, por sua dedicação durante todo este ano de 2014, por cada missão singular bem cumprida e por cada sorriso e satisfação dada aos nossos cidadãos norte-riograndenses".
    Ainda na mesma postagem, Coronel Araújo também agradeceu à população. "Agradeço à sociedade potiguar por confiar e acreditar nos homens e mulheres que integram nossa Instituição de 180 anos de existência, aqueles bravos e valorosos que defendem no dia a dia, todos os cidadãos com honra e dignidade, muitas vezes com o risco da própria vida, conforme o nosso juramento", acrescentou ele, desejando "feliz 2015 a todos os homens e mulheres de Boa Vontade…" .

    Assalto rende 80 mil munições a três bandidos em Parnamirim-RN


    A Polícia Militar registrou o assalto de um carregamento de munição na madrugada desta terça-feira (6) em Parnamirim, na Grande Natal. "Dá para montar um mini exército com isso", disse o major Wellington Camilo, comandante do 3º Batalhão da Polícia Militar.

    De acordo com a nota fiscal recebida pelo comandante do 3º BPM, foram roubados 80 mil projéteis de munição calibre 38, sete mil projéteis de calibre 380, 80 mil espoletas, 16 quilos de pólvora e 1570 cartuchos de calibre 12. O carregamento tinha como destino uma empresa que treina vigilantes em Natal.

    O major Camilo relata que o assalto foi cometido por três pessoas. "Eram dois homens e uma mulher. Renderam o motorista, que estava no caminhão dormindo por trás de uma concessionária, e fugiram com o carregamento", afirma. O assalto aconteceu por volta das 3h e nenhum dos suspeitos do crime foi localizado até o momento. G1

    (Fotos) Flagra de Andressa Urach na UTI teria sido autorizado pela própria modelo

    As imagens divulgadas nesta segunda-feira por uma agência, mostrando Andressa Urach com graves ferimentos nas pernas após a retirada do hidrogel, chocaram também o Hospital Conceição, de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, onde a modelo passou 25 dias internada. A assessoria da unidade de saúde informou que ficou surpresa com os registros proibidos, uma vez que a modelo estava internada na UTI em estado gravíssimo.

    “Não tínhamos conhecimento dessas imagens. Acho que ela mesma está divulgando, não? Para mim é uma surpresa, pois tivemos todo cuidado para que tivesse o melhor atendimento, sempre preservando sua imagem”, declarou o assessor Alexandre Costa.

    Segundo o porta-voz do hospital, Andressa só recebia a visitas da família. Além dos parentes, apenas os médicos estavam autorizados a se aproximar. “Dificilmente algum profissional faria isso (tiraria foto). Quando ela estava inconsciente, para mexer nela, só um médico. E a equipe médica está acima de qualquer suspeita”, avalia.

    A Retratos também entrou em contato com o fotógrafo responsável pela divulgação da imagens, que deu uma outra versão sobre o ocorrido. Segundo o profissional, as fotos foram feitas de um celular, enquanto Andressa estava dopada e inconsciente. Nos registros, Urach, no entanto, aparece sorrindo e maquiada.

    Procurada, a assessoria de Urach disse que não se pronunciaria sobre o assunto. Já o hospital garantiu que só vai tomar alguma providência sobre o vazamento das imagens caso a própria Andressa faça alguma reclamação. “Ela não nos procurou. Se ela tiver alguma queixa, o que não me parece o caso, a gente vai se manifestar. Se tiraram as imagens, ela deve saber quem foi e como foram feitas. Ela estava num leito individual na UTI e tinha, inclusive, uma pessoa que cuidava dela. Outra, na porta, cuidava para não entrar estranhos”, completou.

    Extra
    Atenção Fotos chocantes no link Abaixo

    Biógrafo de Roberto Carlos critica edição da Globo sobre Tim Maia


    O biógrafo do cantor Roberto Carlos, Paulo César de Araújo, assistiu ao especial sobre a vida de Tim Maia, exibido pela Globo, com indignação. Paulo falou à Rádio Estadão na noite de segunda-feira (5), sobre os cortes feitos pela emissora para exibir o filme. Na edição, foram retiradas partes em que Tim aparecia sendo humilhado por Roberto no início de sua carreira. Algumas cenas do longa foram baseadas na obra de Paulo, Roberto Carlos em Detalhes, uma biografia do cantor proibida de ser vendida desde 2007.

    "Para minha surpresa eu constatei que a parte mais polêmica da relação do Tim com o Roberto, nessa tentativa de se apresentar na jovem guarda, isso foi cortado e apareceu o Roberto dizendo que na verdade ele tinha ajudado o Tim Maia. Isso eu achei constrangedor. Na hora, eu lembrei da famosa edição da TV Globo no debate de 89. Desde aquele episódio não havia algo tão constrangedor. O Roberto é uma espécie de vilão no filme e vira um herói na edição da Globo." *Com informações EA

    Em alta: Carlos Eduardo tem gestão aprovada por 75% dos natalenses, revela pesquisa

    O prefeito do Natal está bem avaliado pela população natalense. Em pesquisa encomendada pelo portalNominuto.com ao instituto Certus, no fim do ano passado, sobre os conceitos da população de Natal com relação à gestão do prefeito Carlos Eduardo (PDT), 74,79% dos entrevistados apontaram satisfação com o Executivo atual. Em contrapartida, uma fatia de 18,15% disse desaprovar a gestão municipal, outra de 5,88% declarou não saber fazer essa avaliação e 1,88% das pessoas ouvidas pelo instituto preferiu não responder à questão.

    Para obter um quadro mais preciso dessa avaliação, a pesquisa também apurou que quase 60% (exatos 59,49%) definem a administração de Carlos Eduardo como “ótima” e “boa”. A soma dos que consideram a gestão do pedetista como “regular” foi de 25,21%. Dentre os que a avaliam como “ruim” e “péssima”, estão 12,10% dos entrevistados.

    A coleta de dados foi realizada no período de 20 a 21 de dezembro de 2014, quando foram ouvidas 595 pessoas por amostra de domicílio. O público alvo foram maiores de 16 anos com residência fixa em Natal. A margem de erro é de 3,0% para mais ou para menos com intervalo de confiabilidade de 95%.