• Últimas Notícias

    sexta-feira, 2 de janeiro de 2015

    Extintor do tipo ABC está em falta em diversas regiões; multa será mantida

    Extintor do tipo ABCDesde a última quinta-feira (1), todos os veículos em circulação no país devem ter extintor do tipo ABC - até então, os do tipo BC também valiam. A resolução que definiu a mudança é de 2009, mas muito proprietários deixaram para a última hora e agora não encontram novo extintor para comprar em diversas regiões do Brasil.

    No Rio de Janeiro, Aguinaldo Alves Gonçalves, 42 anos, afirmou por meio do VC no G1 que procura em postos e lojas do ramo há uma semana, mas os comerciantes dizem que está em falta. "Um frentista me disse que só no turno dele, ontem pela manhã, cerca de 40 motoristas procuraram o produto."

    Desde 2005, todos os veículos novos já saíram de fábrica com os equipamentos do tipo ABC, de acordo com a resolução 157 do Contran. Quem rodar com o extintor fora das especificações, seja do tipo de aparelho, seja de validade, está cometendo infração grave, sujeito a multa de R$ 127,69 e inclusão de cinco pontos na carteira. E não terá desculpa.

    Já está valendo a lei que dispensa os idosos de perícia periódica no INSS

    A presidente Dilma Rousseff sancionou sem vetos a lei (13.063) que dispensa o aposentado por invalidez da realizar perícia periódica depois dos 60 anos. Até agora, aposentados que muitas vezes têm dificuldades de locomoção precisavam se deslocar para fazer a perícia mesmo quando já teriam direito à aposentadoria por idade, que não exige a perícia.

    O projeto que deu origem à lei foi aprovado pela Câmara no mês passado (PL 7153/10). Para o relator da proposta na Comissão de Constituição e Justiça da Câmara, deputado Arnaldo Faria de Sá (PTB-SP), a mudança é uma questão de respeito com os idosos.

    "Fazer uma perícia médica é às vezes um grande sacrifício. Não tem condição de locomoção, não tem veículos apropriados e a perícia não tem peritos disponíveis para ir na casa da pessoa. Para facilitar tudo isso, passou de 60 anos, considera-se a aposentadoria por invalidez como definitiva sem necessidade de fazer nova perícia", resume.
    Elias Lacerda é marceneiro e tinha 50 anos quando uma máquina decepou parte de um dedo e deixou comprometido todo o movimento da mão. "A mão não fecha nem abre para pegar algo. Então sempre tive dificuldade de trabalhar em outro serviço".
    Dezenove anos depois da aposentadoria por invalidez, uma perícia do INSS determinou a suspensão do benefício, considerando o aposentado apto para o trabalho. Mas, aos 69 anos, Elias já poderia inclusive se aposentar por idade, benefício que não requer perícia. Ele entrou na justiça, a decisão foi revista e Elias voltou a receber sua aposentadoria normalmente.
    O caso do marceneiro é um exemplo das repetidas perícias a que eram submetidas até hoje os aposentados por invalidez mesmo em idade avançada.

    O presidente do Movimento Nacional dos Servidores Aposentados e Pensionistas, Edison Haubert, também lista os diversos inconvenientes para os aposentados que a nova lei vai evitar. "Ele tem dificuldade de caminhar e de se submeter a filas de espera. E ainda a perícia vem lembrar uma situação que ele não precisa lembrar todo dia, que é uma doença permanente, uma situação permanente. Deixando de fazer essa perícia aos 60 anos me parece que emocionalmente já traz um ganho."

    Quem ainda precisa de perícia
    Só ficam mantidas as perícias periódicas para os aposentados que comprovam necessidade de assistência permanente e que por isso recebem um adicional de 1/4 do benefício; ou aqueles que pedem a perícia porque desejam voltar ao trabalho. Também ficam mantidas as perícias determinadas pela Justiça.
    A nova lei entra em vigor a partir desta sexta-feira (2/1). *Por Agência Câmara

    Quadrilha faz PM refém e assalta lotérica no interior do RN


    Segundo informações do Portal G1, uma quadrilha fez um policial militar refém e assalta uma lotérica na tarde desta sexta-feira (2) no município São Bento do Norte, na região Central do Rio Grande do Norte. O PM foi liberado na cidade de Pedra Grande, segundo informou o major Josemário Xavier, comandante da Polícia Militar na região.

    De acordo com o major, cinco suspeitos roubaram uma caminhonete no município de Touros, no litoral Norte, e usaram o veículo para o crime. "Foram até o Destacamento da PM na cidade e pegaram o único policial militar que estava de plantão. Estavam armados com fuzis. Em seguida os cinco assaltaram a lotérica e o comércio", relata.

    Depois de soltar o PM em Pedra Grande, os criminosos fugiram por estradas carroçáveis nas proximidades do município de São Miguel do Gostoso. O Batalhão de Choque e o Grupo Tático realizaram um cerco na região, mas não localizaram nenhum dos suspeitos.

    Vereador de Janduís morre de parada cardíaca horas antes de assumir a presidência da Câmara

    Vereador Fábio Dantas (PSD) 44 anos
    O presidente eleito da Câmara Municipal de Janduís, vereador Fábio Dantas Britto, 44, faleceu no início da tarde desta sexta-feira, 2, no Hospital Regional Tarcísio Maia, em Mossoró, onde estava internado há 24 horas.
    Fábio, que ia assumir a presidência do PSD municipal, iria tomar posse hoje,2, na presidência da Câmara Municipal de Janduis, em substituição do vereador Eduardo Tomé, para o biênio 2015/2016.

    Entretanto, na manhã desta quinta-feira, 1, sentiu dores fortes e foi levado para o hospital. O vereador foi transferido para o HRTM, onde chegou sentindo fortes dores no baixo ventre (perto da virilha).

    Bono Vox pode não voltar a tocar guitarra


    Num texto publicado na página oficial dos U2, Bono Vox admite não ter a certeza que consiga «voltar a tocar guitarra» depois do acidente que sofreu em novembro, na cidade de Nova York.

    Em novembro, uma queda de bicicleta em Central Park causou vários ferimentos ao vocalista dos U2. Entre eles fraturas no omoplata e no cotovelo.


    Num texto publicado na página da banda irlandesa na internet, o músico afirma que «a recuperação tem sido mais difícil» do que esperava. Acrescentou não estar certo que seja possível «voltar a tocar guitarra». 

    Bono Vox não perdeu o sentido do humor. Escreveu que os colegas de banda lhe «lembraram que nem eles nem a civilização ocidental dependem disso».

    O músico de 54 anos revela ainda que a sua recuperação poderá demorar ainda seis meses.(TSF)

    Nuvem gigante assusta moradores do Litoral Norte de Santa Catarina

    Vídeo: moradores registram nuvem gigante em Barra Velha, Litoral Norte  Felipe Santos, Arquivo Pessoal/A chegada da chuva no último dia 30 em Barra Velha, Litoral Norte de Santa Catarina, assustou alguns moradores da região. A nuvem veio acompanhada de ventania e chuva. A imagem formada no céu despertou a curiosidade das pessoas que estavam na loja da Havan, às margens da BR-101. O estacionamento ficou lotado para observar o fenômeno.

    O vídeo publicado pelo internauta Felipe Santos já tinha quase 36 mil compartilhamentos até as 14 horas desta quinta-feira e chamou a atenção da equipe de Climatologia Geográfica, que postou uma explicação sobre o fenômeno em sua página oficial do Facebook.


    De acordo com eles, o arco de nuvens é popularmente conhecido como "nuvem-prateleira" e vem acompanhada por frentes frias ou tempestades. Ainda segundo a equipe, esse tipo de tempestade é comum no Sul e Sudeste do Brasil e costumam trazer ventos fortes e granizo. (A Notícia-SC)

    Nova lei que proíbe marca e slogan de governo entre em vigor hoje no RN

    O primeiro dia útil de 2015 traz uma novidade jurídica para o Rio Grande do Norte. Começa a valer, a partir de hoje, na prática, a nova lei do deputado Kelps Lima que pôs fim à criação marcas e slogans próprios de Governos.

    Qualquer que seja a gestão, de agora em diante, seus gestores só poderão usar o brasão do Estado e a frase “Governo do Estado do Rio Grande do Norte” em suas peças publicitárias.
    A lei foi aprovada em 2014, com validade começando em 2015. E inclui também a vedação de fotografia de governante em repartição pública.

    “O objetivo dessa lei é resgatar a importância dos símbolos do Rio Grande do Norte e impor à classe política uma agenda mais impessoal no trato com a coisa pública.”, explica o deputado Kelps Lima.

    Previsão do Clima 2015: Eventos Apocalípticos, Sons Aumentando em todo o Mundo (SINAIS?)

    Alterações meteorológicas: Tornado, tempo com trovoadas, lança estranho mistério, tempestade de poeira granizo, vento, chuva de fogo clima caos inunda com ondas, tempestades, lava, congelamento do século, tempestade de neve em dezembro, sumidouro 2014, final da Terra, 2014 mudanças na Terra eventos mundiais mortes de animais em massa, 2015 continua mais eventos catastróficos Mundiais.

    Veja o vídeo


    Fonte Jason A.

    Dupla é presa em São Vicente após assaltar açougue e estuprar mulher

    Policiais da 3ª CIPM de Currais Novos prenderam no final da manhã desta quinta-feira (01/01/2015), os assaltantes JOSÉ SIVANALDO DE ARAÚJO SILVA O "BATATA", 21 ANOS, natural de Acari (Povoado Bulhões), residente em Currais Novos e JOSÉ AUGUSTO GONÇALVES DE LIMA GALVÃO, 19 ANOS VULGO AUGUSTO, natural de Currais Novos, residente na rua  Geraldo Garcia, N° 180, Bairro Sílvio Bezerra de Melo, eles são acusados de assaltarem um açougue as 13h00 da ultima quarta-feira (31/12/2014) na cidade de São Vicente.

    Segundo informações obtidas pelo Blog, eles levaram do açougue, uma espingarda calibre 12, um rifle calibre 22, uma espingarda de seta e valor não revelado em dinheiro, o Batata teria ainda estuprado uma mulher que estava no estabelecimento, a policia apurou ainda que em pleno assalto a dupla teria se desentendido quando um dos assaltantes no caso o Augusto, não concordou com o estupro colocado em pratica pelo Batata, a PM de Currais Novos utilizou para o esclarecimento deste assalto, filmagens de um sistema de vigilância eletrônico de Currais Novos, que mostra os individuo partindo para a pratica do roubo. Quando presos eles confessaram o crime. 

    Vice-governador confirma intenção de concorrer à indicação para o TCE/RN

    O vice-governador Fábio Dantas (PCdoB) admitiu nesta quinta-feira (1º) ao chegar para ser empossado, no Centro de Convenções, na capital do estado que disputará uma vaga de conselheiro no Tribunal de Contas do Estado (TCE) caso o conselheiro Tarcísio Costa se aposente.

    Se houver a abertura da vaga, eu vou disputar”, afirmou ele à reportagem do portalnoar.com

    Não seria a primeira tentativa de Fábio, que já tentou mas não conseguiu chegar ao TCE em 2011, quando a Assembleia Legislativa indicou Poti Júnior.

    Garibaldi Alves: ajustes da Previdência não são tão impopulares

    O ex-ministro da Previdência Social Garibaldi Alves afirmou que as mudanças anunciadas no acesso a benefícios sociais relacionados à Previdência, como a pensão por morte, não são "tão impopulares quanto se diz". "Eu acho que (as medidas) são necessárias e justas e oportunas, sob pena de amanhã termos uma previdência sem sustentabilidade", afirmou. 

    Alves, que chegou nesta quinta (1º) ao Congresso Nacional, será substituído por Carlos Gabas neste segundo mandato da presidente Dilma Rousseff. Os respectivos decretos de exoneração de Alves e nomeação de Gabas foram publicados nesta quinta no Diário Oficial da União.

    IPI para carros sobe a partir desta quinta-feira (1)

    A partir desta quinta-feira (1), o Imposto Sobre Produtos Industrializados (IPI) incidente sobre os automóveis voltará a chamada “alíquota cheia”. A informação foi confirmada pelo Ministério da Fazenda ao G1.

    Para carros com motor até 1 litro, o imposto em vigor passa a ser de 7%, em vez dos 3% até 31 de dezembro. Já os veículos com motor entre 1 e 2 litros flex, a alíquota do IPI subiu de 9% para 11%. Para os veículos com a mesma faixa de motorização, mas movidos apenas a gasolina, a alíquota era 10% até o fim de 2014, mas foi elevada para 13% a partir de 2015. Para carros com motor maior do que 2.0 litros, já era válida a alíquota normal (não houve desconto), de 18% para os flex e 25% para os movidos a gasolina. O IPI para os utilitários, agora de 8%, era de 3% até dezembro.De acordo com a Anfavea, associação das montadoras, com IPI cheio, carros devem subir, em média, 4,5%.

    Decisão já era esperada por fabricantes
    A decisão já era esperada pelos fabricantes de automóveis, uma vez que já havia sido comunicada pelo ministro da Fazenda, Guido Mantega, em novembro do ano passado, após reunião em Brasília. Na ocasião, o presidente da o presidente da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), Luiz Moan, declarou que já dava o fato [alta do tributo] como “consumado”.

    Homem é detido após pintar tanque de guerra de rosa

    Uma cena inusitada pegou de surpresa dois policiais militares do 7º BPM (São Gonçalo) que passavam, na manhã desta quinta-feira, pela Praça dos Ex-combatentes, no Patronato, em São Gonçalo, Região Metropolitana do Rio.
    Um homem pintou de rosa parte de um tanque de guerra que fica exposto no local. O “artista” é um gerente comercial, de 38 anos, que foi detido e levado para a 73ª DP (Neves).
    Ao ser abordado, o homem disse aos PMs que levou um galão de tinta de casa e que a ideia era deixar o monumento “mais feliz”. Ele afirmou que não tinha conhecimento de que estava cometendo um crime.
    - Só queria dar mais vida ao monumento. Foi um gesto de cidadania. Minha ideia era que a população dialogasse mais com esses equipamentos urbanos – disse o gerente.
    O homem foi indiciado por depredação de patrimônio público e deve responder em liberdade. A pena é de um a seis meses de detenção ou pagamento de multa.
    A Prefeitura de São Gonçalo informou que enviará, na próxima semana, uma equipe da Secretaria de Infraestrutura ao local para avaliar os estragos feitos pelo gerente e que posteriormente pintará o tanque de guerra de verde, sua cor original.
    Extra

    Prefeito de cidade paraibana assina carta renúncia e informa no Facebook

    O prefeito da cidade de Água Branca, Tarcísio Alves Firmino, assinou na manhã de desta quinta-feira (01) a carta renúncia do seu mandato.
    A informação foi dada pelo próprio prefeito com postagem na sua conta pessoal na rede social Facebook. Na publicação, Tarcísio Alves Firmino, disse que a amanhã irá explicitar o teor da carta.