• Últimas Notícias

    sexta-feira, 18 de dezembro de 2015

    Saúde: Tabagismo poderá ser culpado da menopausa precoce

    A pesquisa, que envolveu 79 mil mulheres, mostrou que as que fumavam desde os 15 anos entraram na menopausa em média 21 meses mais cedo do que as não-fumantes. Os investigadores da Universidade de Oxford, em Inglaterra, também identificaram uma relação mais fraca entre a menopausa precoce e o fumo passivo.

    Segundo o BBC, o estudo, publicado na revista especializada Tobacco Control, baseou-se em dados da Women's Health Initiative, uma ampla pesquisa sobre saúde da mulher nos EUA. Todas as mulheres que participaram no estudo tinham entrado na menopausa quando foram recrutadas, entre 1993 e 1998, através de questionários sobre o quanto e por quanto tempo fumaram e a época em que a menopausa chegou.

    Ao comparar as mulheres fumantes e as não-fumantes a equipe descobriu que as que diziam fumar muito (mais de 25 cigarros por dia) tinham a última menstruação 18 meses mais cedo do que as não-fumantes.


    Os pesquisadores sugerem que as toxinas no tabaco podem alterar a estrutura de hormônios reprodutivos importantes, como o estrogênio. (Saúde/N. ao Minuto)

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    ATENÇÃO LEITOR: O Blog não se responsabiliza pelas opiniões e comentários. Em geral, o nosso Blog não analisa nem endossa o conteúdo dos comentários. Não permitimos o uso de linguagem ofensiva, spam, fraude, discurso de violência, comportamento violento ou negativo, conteúdo sexualmente explícito ou que invada a privacidade de alguém.

    IMPORTANTE: Este Blog aceita comentários anônimos mas repudia a falsidade ideológica. Recomendamos aos leitores utilizarem o seu nome, sobrenome e e-mail (caso tenha algum), dos quais sejam legítimos para identificação.