• Últimas Notícias

    quinta-feira, 19 de novembro de 2015

    Cunha abre sessão no plenário e faz Conselho de Ética suspender reunião

    Eduardo CunhaO presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), abriu às 10h44 desta quinta-feira (19) sessão do plenário da Casa para votação de uma medida provisória e de projetos de lei, e disse que, pelo regimento, as comissões que estivessem com os trabalhos abertos deveriam interrompê-los.
    No mesmo horário ocorria sessão do Conselho de Ética, destinada à análise do relatório que pede a continuidade do processo que investiga o peemedebista por suposta quebra de decoro parlamentar. A sessão do conselho foi suspensa às 11h13 e o presidente do colegiado, José Carlos Araújo, informou que será reaberta após a ordem do dia.
    Pelo regimento interno, nenhuma comissão pode deliberar enquanto estiver aberta a chamada “ordem do dia” no plenário, como é o caso. Essa regra vale também para o conselho. Ao abrir a sessão, Eduardo Cunha destacou que as comissões não poderiam mais votar. “As comissões estão impedidas de fazer qualquer deliberação sob pena de nulidade”, declarou o presidente da Câmara.

    O peemedebista abriu a sessão antes mesmo de haver quórum mínimo necessário para votação- de 257 deputados. Haviam registrado presença 189 deputados quando Eduardo Cunha entrou no plenário.
    Com o início da ordem do dia, não será possível a leitura e votação do parecer preliminar do relator do processo de Cunha, o deputado Fausto Pinato (PRB-SP). Segundo aliados do presidente da Câmara, uma das estratégias do peemedebista para preservar o mandato é postergar ao máximo o andamento do processo por quebra de decoro parlamentar.
    Cerca de 10 minutos após o início da ordem do dia, Cunha ainda reforçou que as comissões precisariam encerrar as atividades diante da abertura da sessão do plenário. “Qualquer comissão que esteja funcionando está funcionando de forma irregular e qualquer deliberação é nula”, destacou o presidente da Câmara. Normalmente, Cunha inicia a ordem do dia após as 11h nas quintas-feiras e somente quando já há 257 deputados em plenário. (G1)

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    ATENÇÃO LEITOR: O Blog não se responsabiliza pelas opiniões e comentários. Em geral, o nosso Blog não analisa nem endossa o conteúdo dos comentários. Não permitimos o uso de linguagem ofensiva, spam, fraude, discurso de violência, comportamento violento ou negativo, conteúdo sexualmente explícito ou que invada a privacidade de alguém.

    IMPORTANTE: Este Blog aceita comentários anônimos mas repudia a falsidade ideológica. Recomendamos aos leitores utilizarem o seu nome, sobrenome e e-mail (caso tenha algum), dos quais sejam legítimos para identificação.