• Últimas Notícias

    terça-feira, 18 de novembro de 2014

    Casal é executado a tiros de pistola em cidade da Grande Natal

    Um casal foi assassinado a tiros na noite desta terça-feira (18) dentro da casa onde morava no conjunto Brasil, em São Gonçalo do Amarante, cidade da Grande Natal. Segundo a Polícia Militar, as vítimas ainda não foram identificadas oficialmente. “Sabemos que o homem é um ex-presidiário que deixou a cadeia há poucos dias. Ele e a mulher foram executados com tiros de pistola na cabeça”, afirmou ao G1 o sargento Edson Andrade.
    Ainda de acordo com o policial, os suspeitos do crime são dois homens que fugiram em uma motocicleta de cor escura. “Eles entraram na residência do casal sem arrombar a porta. A mulher foi morta na sala. Já o homem deve ter tentado fugir, pois o encontramos perto do muro do quintal”, acrescentou.
    Andrade disse que a residência estava toda revirada, como se os criminosos estivessem procurando algo de valor. “Não sabemos se eles acharam alguma coisa. Acreditamos que estavam atrás de dinheiro ou drogas, pois temos informações que o ex-presidiário tinha envolvimento com o tráfico de entorpecentes”, ressaltou.
    A PM ainda fez buscas pela região, mas nenhum suspeito havia sido encontrado até a publicação desta matéria. Portal G1

    Número de refugiados no Brasil aumenta quase 70% em 4 anos

    Nos últimos quatro anos, o número de refugiados no Brasil passou de 4.357, em 2010, para 7.289 até outubro deste ano, um aumento de quase 70%, segundo dados do Comitê Nacional para os Refugiados (Conare), divulgados hoje (18). No mesmo período, o percentual de pedidos de refúgio aceitos pelo governo brasileiro saltou 1.240%, passando de 150 pedidos deferidos, em 2010, para 2.032 até outubro de 2014.

    Os refugiados pertencem a 81 nacionalidades, sendo que os principais grupos são da Síria, Colômbia, de Angola e da República Democrática do Congo. Libaneses, liberianos, palestinos iraquianos e bolivianos também têm destaque nessa população. Segundo o Conare, o perfil dos refugiados no Brasil vem mudando desde 2012, quando o país adotou uma clausula de cessação de refúgio aplicável aos angolanos e liberianos. Esses estrangeiros passaram a receber residência permanente no país. 

    O total de pedidos de refúgio aumentou mais de 930% entre 2010 e 2013. Até outubro deste ano, já foram contabilizados 8.302 solicitações, sendo 2.164 de senegaleses, 1.150 de nigerianos e 1.090 de ganeses. “Não vivemos no Brasil nenhuma crise de volume de entrada”, ressaltou Abrão. Segundo ele , nos países desenvolvidos o percentual de imigrantes varia entre 15 a 20% da população, na Argentina esse percentual é 5%, enquanto no Brasil não alcança 1% da população.

    Nepotismo na Câmara de Campestre: Ministério Público dá prazo de 20 dias para que Presidente exonere seu filho

    Câmara Municipal de São J. do Campestre ou Palácio do Nepotismo
    O Promotor de Justiça da Comarca de São José do Campestre-RN, instaurou o Inquérito Civil nº 095/2014, para apurar denúncia de NEPOTISMO, na Câmara Municipal e, constatou a existência de parente do Presidente da Câmara Municipal, Vereador Dedé Mendonça, ou seja; seu filho, Daniel Matias Marinho de Mendonça, exercendo o cargo comissionado de Tesoureiro do Legislativo do Município. 

    No Diário Oficial do Estado, edição de hoje (18) está publicado a INTIMAÇÃO PESSOAL, ao Presidente da Câmara Municipal Dedé Mendonça, RECOMENDAÇÃO nº07/2014, que no prazo de 20 dias, efetue a exoneração do seu filho Daniel Matias Marinho de Mendonça e que, remete a Promotoria de Justiça, mediante ofício, 10 dias após o término do prazo, cópia dos atos de exoneração, como também, a folha de pagamento de todo o pessoal do Legislativo, referente ao mês de novembro de 2014, para que possa ser aferido o cumprimento desta recomendação.

    além do mais, o Promotor de justiça, recomenda, com o objetivo de implementar controle social, que seja, amplamente divulgado nos meios de comunicação local, o inteiro teor da presente recomendação.

    Blog O Paralelo

    Tuberculose afeta 70 mil por ano no Brasil

    Embora a tuberculose seja curável já há muito, seu tratamento longo, que deve ser mantido mesmo após a remissão dos sintomas, ainda faz com que muitas pessoas permaneçam assintomáticas, porém transmitindo a bactéria que causa a doença. Infelizmente, isso tem tornado os microrganismos causadores da enfermidade resistentes a medicamentos, dificultando a erradicação da doença e levando muitos à morte.

    Segundo o Ministério da Saúde, anualmente são notificados cerca de 6 milhões de novos casos em todo o mundo, levando mais de um milhão de pessoas a óbito. O surgimento da Aids e o aparecimento de focos de tuberculose resistente aos medicamentos agravam ainda mais esse cenário. Tosse por mais de três semanas, produção de catarro, febre, cansaço, dor no peito, falta de apetite e emagrecimento são os principais sintomas da doença, que é transmitida pelo bacilo de Koch.

    No Brasil, a tuberculose é sério problema da saúde pública, com profundas raízes sociais. A cada ano, são notificados cerca de 70 mil casos novos e ocorrem 4,6 mil mortes. O País ocupa o 17º lugar entre os 22 países responsáveis por 80% do total de casos no mundo.


    Brega de Luto: Morre aos 71 anos, Genival Santos

    Morreu, nesta tarde de terça-feira, no Hospital do Coração, em Messejana, o cantor e compositor paraibano Genival Santos (71), aquele que vendeu mais de cinco milhões de discos nos anos de 1970 e que, até os dias de hoje, era admirado por uma legião de fãs da chamada música brega. Ou melhor, de cotovelo.
    Genival morreu vítima de câncer no pulmão. Há 30 anos morava em Fortaleza.
    A informação nos chegou através do radialista Silvino Neves, (TV Diário), que era amigo de Genival. O velório será no cemitério Jardim Metropolitano e o enterro está previsto para às 15h da quarta-feira (19).

    Suposto assaltante que praticou arrastão em ônibus manda recado debochando de uma das vítimas via Facebook

    Um suposto assaltante até o momento conhecido pelo nome de "Matheus Oliveira" que com a ajuda de um comparsa tocou terror nos passageiros que viajavam em um ônibus locado à empresa Jardinense que faz a linha Natal São Bento do Trairi, não se mostrando satisfeito com o arrastão promovido na noite do último domingo (16), usou o celular de uma das vítimas e mandou um recado em tom de deboche via rede social. 

    Segundo uma das vítimas que preferiu não se identificar em contato com O Blog O Paralelo, informou que várias vítimas já foram na delegacia de Tangará e reconheceram o meliante, através de fotos no perfil que o mesmo mantém no Facebook, segundo as vítimas o acusado junto com outro comparsa pegaram o ônibus na Rodoviária de Natal, já em Tangará um dos meliante ligou para um terceiro comparsa dando as coordenadas e disse "Estamos quase chegando no ponto", ao passarem pelo radar na saída de Tangará os assaltantes anunciaram o assalto, o mais exaltado dos bandidos ainda disparou um tiro na lataria do buzão. Diante dos fatos e da audácia do criminoso a policia já está no encalço e em breve poderá preder os autores desse arrastão.

     O Paralelo

    Operação Baco desarticula esquema criminoso em Ceará-Mirim

    Foto Blog Ceará-Mirim livre
    O Ministério Público do Rio Grande do Norte, através da Procuradoria-Geral de Justiça e o Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), com o apoio da Polícia Militar, estão nesse momento no município de Ceará-Mirim executando a Operação Baco. O objetivo da operação é desarticular suposta estrutura criminosa permanente instalada no âmbito da administração pública do município.

    Os investigados – agentes e servidores públicos, além de particulares - se associavam para o fim de cometer diversos crimes contra a administração pública, beneficiando-se com o desvio de dinheiro público através de esquema criminoso por meio de fraudes à licitação, uso de “laranjas”, contratos fraudulentos simulando o fornecimento de bens ou prestação de serviços.

    Estão sendo cumpridos 12 mandados de busca e apreensão expedidos pelo Tribunal de Justiça. As buscas são realizadas em secretarias da Prefeitura de Ceará-Mirim, residências de agentes públicos, servidores públicos e particulares.

    Bandido que praticou assaltos em São Pedro é encontrado morto pela Policia em matagal

    Fotos enviadas pelo Whatsapp ( O Paralelo 24 Horas)
    Um assaltante que praticou dois assaltos junto com sua companheira a um posto de combustíveis e uma farmácia no município de São pedro do Potengi, foi encontrado morto na manhã desta terça-feira (18) em um matagal na zona rural do município. 
    Comparsa presa durante a ação da PM de São Pedro
    Segundo Informações apuradas pelo Blog O Paralelo, o assaltante é conhecido por Léo do Planalto, ele juntamente com sua comparsa fizeram um rapa na Farmácia Santa Luzia e no Posto São Pedro ambos assaltos realizados  no inicio da noite do último sábado (15) por volta das 18h30, os policiais militares do destacamento de São Pedro de imediato agiram trocando tiros com os meliantes que estavam em uma moto que foi apreendida e conseguiram prender a mulher já o seu comparsa na ocasião empreendeu fuga em um matagal que dar acesso ao Rio Potengi.

    O Paralelo

    MEC lança programa Idioma Sem Fronteiras para alunos de Letras estudarem no exterior

    MEC lança programa Idioma Sem Fronteiras para alunos de Letras estudarem no exterior
    Foi publicado ontem, segunda-feira (17), no Diário Oficial da União, o Programa Idioma Sem Fronteiras, realizado pelo Ministério da Educação (MEC) e vinculado ao Ciência Sem Fronteiras e voltado para alunos e professores de línguas que desejam elevar a proficiência em determinada língua. 

    Segundo o jornal Globo, serão sete línguas estrangeiras abrangidas pelo programa: inglês, francês, espanhol, italiano, japonês, mandarim, alemão. Ainda segundo informações do jornal junto ao MEC, cada instituição brasileira que participar ganhará um "núcleo de línguas", responsável por gerir a concessão das bolsas e ministrar cursos presenciais nos idiomas que vão compor o programa.  

    Para a execução do programa poderão ser firmados convênios, acordos de cooperação, ajustes com órgãos e entidades governo, de forma que poderão ser utilizadas parcerias já firmadas no âmbito do Programa Ciência sem Fronteiras e de outras políticas públicas de internacionalização.

    Justiça Militar devolve documentos pessoais de Dilma apreendidos na ditadura

    Justiça Militar devolve documentos pessoais de Dilma apreendidos na ditadura
    Foto: Reprodução/Dilma Rousseff
    A Justiça Militar de Juiz de Fora (MG) encontrou documentos pessoais e fotografias da presidente Dilma Rousseff (PT) que foram retidos pela ditadura militar. Ela foi interrogada em Juiz de Fora e ficou presa na penitenciária de Linhares, no início dos anos 70. Foram localizados negativos com cerca de dez fotos de álbum de família da presidente, além do seu boletim e histórico escolar do período que estudou em Belo Horizonte (MG).

    Uma solenidade conjunta com a Comissão Municipal de Verdade da cidade deverá marcar a entrega simbólica do material por integrantes da comissão e pela juíza auditora militar Maria do Socorro Leal, em Brasília.  A juíza afirmou que não se tratam de documentos oficiais e não deveriam jamais ter ficado em poder do Estado. "São documentos que fazem parte da história pessoal de cada uma dessas pessoas. Já deveria ter sido devolvido a elas. Há um atraso de mais de 40 anos nesse processo. Decidimos fazer essa devolução numa solenidade simbólica de reparação da memória", disse Maria do Socorro ao jornal O Globo.

    lei reconhece o Museu Auta Pinheiro Bezerra, em Santa Cruz com o status de utilidade pública

    A governadora Rosalba Ciarlini e o secretário estadual de Justiça e Cidadania (Sejuc) Júlio César Queiroz assinam várias leis que garantem reconhecimento de utilidade pública a entidades de vários municípios do RN.

    Cópias das leis estão publicadas nesta terça-feira (18) no Diário Oficial do Estado. Os órgãos que obtiveram o status de utilidade pública no contexto estadual foram: 
    • Associação de Moradores, Agricultores e Trabalhadores Rurais Agripino Alves Bezerra (Amabe), em Serra Caiada; 
    • Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura Familiar de São Miguel (Sintraf-São Miguel), em São Miguel; 
    • Liga Sãofernandense de Desporto (LSD), em São Fernando; 
    • Associação do Projeto de Assentamento e Reforma Agrária José Rodrigues Sobrinho, em Nova Cruz; 
    • Associação Severianense Recreativa de Desporto e Cultura (Aserdec), em Serveriano Melo; Sport Club Bulls Potiguares, em Natal; 
    • Associação Cultural Matutina Potiguar, em Santo Antonio; 
    • Associação dos Moradores do Sítio Cachoeira, em Currais Novos; 
    • Museu Auta Pinheiro Bezerra, em Santa Cruz; 
    • Associação dos Produtores Rurais de São Sebastião, em Currais Novos; 
    • Associação de Proteção aos Animais (Aspan), em Natal; e, Liga Desportiva e Cultural de Passa e Fica (LDCPF), em Passa e Fica.

    Bandido morto em Caicó gravou vídeo horas antes da morte


    O imóvel usado pelos bandidos para gravar o vídeo de apologia ao crime já foi reconhecido por várias pessoas.

    José Veridiano, morto a tiros na última semana na cidade de Caicó, pode ter gravado o vídeo exibindo armas horas antes de ser morto, para uma pessoa bem próxima, o jovem bandido revelou que a noite foi longa e que havia cheirado muita cocaína com amigos seus.

    Ao amanhecer (domingo 09 para a segunda feira 10), Veridiano fez contato com uma pessoa sua pedindo comida, que através de referência chegou ao local indicado, e para essa pessoa, Veridiano teria conficionado que esteve com comparsas a noite toda cheirando cocaína.

    Procurado pela polícia, o confidente do bandido não quis revelar detalhes do encontro que teve com Veridiano e nem o local exato, contudo é de conhecimento de muitas pessoas que o encontro foi numa chácara próximo ao bairro Itans, e que o local é bastante frequentado por pessoas estranhas para o consumo de drogas.

    "É um coito, só junta bandidos naquele local, e o pior, é de uma pessoa influente na cidade, com uma forte ligação política, quase todos os dias pessoas estranhas vão ao local a convite do proprietário, e as visitas viram festinhas com muitas mulheres e droga à vontade, isso tem que ser colocado um fim", relatou uma testemunha. *Com informações do Blog do Jair Sampaio

    Propaganda eleitoral deve ser retirada das ruas até o dia 25 de novembro

    Candidatos, partidos políticos e coligações que disputaram a eleição no segundo turno têm até o dia 25 de novembro para retirar das ruas todas as propagandas eleitorais. É o que determina a Resolução 23.404/2014, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que em seu artigo 88 estabelece que a propaganda eleitoral deve ser removida até 30 dias após a eleição.

    O mesmo dispositivo estabelece que se o bem em que a propaganda foi fixada tiver sido danificado, este deverá ser restaurado, segundo informação do portal do TSE. O prazo de retirada da propaganda eleitoral para quem concorreu no primeiro turno terminou no dia 04 de novembro.

    De acordo com resolução do TSE, o descumprimento dessas regras sujeita os responsáveis às consequências previstas na legislação comum aplicável. A abrangência da regra permite a aplicação de legislações comuns variadas, como as leis de posturas municipais - conjunto de normas que regula a utilização do espaço e o bem-estar público do município – bem como normas ambientais e de direito administrativo.

    O cidadão pode ajudar a Justiça Eleitoral denunciando a não retirada da propaganda onde houve disputa no segundo turno (AC, AP, AM, CE, DF, GO, MS, PR, PB, RJ, RN, RS, RO e RR).

    'É suspeito', diz delegado sobre marido de paulista morta em Natal


    Arlete Aparecida Ribeiro, de 47 anos (Foto: Arquivo Pessoal)A Delegacia Especializada de Homicídios (Dehom) confirmou que o marido da paulista Arlete Aparecida Ribeiro, de 47 anos, é um dos suspeitos da morte da empresária, encontrada enforcada na noite da última quinta-feira (13) dentro da pousada Varandas da Praia, no bairro de Ponta Negra, na Zona Sul de Natal. "Por enquanto é um dos suspeitos", disse ao G1 o delegado Alexandro Gomes, responsável pelo inquérito do caso. Ouvido em interrogatório, o italiano Antônio Cinelli nega envolvimento na morte da empresária paulista.

    O caso foi tratado inicialmente como suicídio, porém a possibilidade da empresária ter sido assassinada não é descartada. Uma das peritas do Instituto Técnico-Científico de Polícia (Itep), que esteve no local, desconfiou da situação e acionou a Delegacia Especializada de Homicídios, a Dehom.



    No interrogatório, o italiano disse que passou o dia em uma pousada que possui com outro sócio e recebeu uma ligação do filho de 8 anos durante a noite. "Me disse que foi até a pousada que tinha em associação com a mulher, onde encontrou com o filho. Ao entrar no quarto que a empresária costumava descansar, encontrou a porta presa e forçou a entrada. O corpo estava atrás da porta", detalha Alexandro Gomes sobre o álibi do italiano.

    O delegado confirmou que Arlete registrou dois boletins de ocorrência contra o marido. Em um deles, no mês de setembro, denunciou que o italiano estaria retendo documentos dela por questões patrimoniais. Também em setembro, a Delegacia Especializada de Defesa à Mulher (Deam) recebeu uma denúncia da empresária, que registrou um boletim de ocorrência informando que estava sendo ameaçada pelo italiano. Por G1

    Ex-gerente da Petrobrás, novo delator da Lava Jato aceita devolver cerca de US$ 100 milhões

    14320244O ex-gerente-executivo da Diretoria de Serviços da Petrobrás Pedro Barusco fechou acordo de delação premiada em que se compromete a devolver cerca de US$ 100 milhões e contar o que sabe sobre o esquema de corrupção e propina na estatal. O novo delator da Lava Jato é considerado peça-chave para a força-tarefa da Polícia Federal e da Procuradoria da República porque deverá revelar o esquema que era controlado pelo ex-diretor da área Renato Duque, nome indicado pelo PT e que foi preso na sexta-feira, na sétima fase da operação, batizada de Juízo Final.
    O acordo evitou que Barusco fosse o 26º nome da lista de prisões decretadas pelo juiz federal Sérgio Moro, que conduz as ações da Lava Jato. O valor de restituição, a título de indenização, caso seja homologado pela Justiça, será o maior já obtido em um acordo com servidor da Petrobrás. O ex-diretor de Abastecimento Paulo Roberto Costa, delator da Lava Jato, e sua família vão pagar cerca de R$ 70 milhões. Barusco, convertendo em reais, terá que desembolsar R$ 252 milhões. Desse valor, US$ 20 milhões já haviam sido bloqueados na Suíça, onde ele mantinha uma conta.
    Barusco foi apontado como braço direito de Duque na cobrança de propina pelos executivos da Toyo Setal Julio Gerin de Almeida Camargo e Augusto Ribeiro de Mendonça Neto, que fecharam acordo de delação com o MPF no dia 22 de outubro. “Por meio desses depoimentos resta clara também a participação de Pedro Barusco, Renato Duque, ex-gerente executivo e ex-diretor da área de serviços da Petrobrás, em diversos fatos criminosos investigados ou conexos com esta operação”, escreveram os procuradores da Lava Jato no parecer de pedido de prisão de Duque.