• Últimas Notícias

    domingo, 9 de novembro de 2014

    Enem tem 28% de abstenção e 1.519 eliminados

    O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) teve 28,64% de abstenção, o que equivale a 2,4 milhões de candidatos. Mais 1.519 foram eliminados por desrespeitarem as regras do exame. Desses, 236 foram eliminados por uso indevido de celulares. O balanço foi divulgado nesta noite pelo ministro da Educação, Henrique Paim. 

    Na análise do ministro, a aplicação transcorreu com "tranquilidade, o que mostra que chegamos a um momento de consolidação desse processo". O Enem foi aplicado neste sábado e domingo em 1,7 mil municípios.

    Gabarito Enem extraoficial - Prova Rosa


    Gabaritos extraoficiais preparados pelos professores do Chromos

    Por Estado de Minas

    Gabarito Enem extraoficial - Prova Cinza


    Gabarito Enem extraoficial - Prova Azul


    Gabarito Enem extraoficial - Prova amarela


    Candidatos voltam a tirar fotos das provas no segundo dia do Enem


    No segundo dia de provas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) neste domingo (9), candidatos repetiram a prática de tirar fotos dos cartões de resposta. Após o início do exame, depois do fechamento dos portões às 13h, as imagens foram divulgadas em redes sociais como o Instagram. Ontem (8), no primeiro dia de prova, estudantem também publicaram fotos do exame. Ao longo do sábado, foram eliminados 65 inscritos por uso indevido de telefones celulares. 
    As ações subvertem determinação do MEC (Ministério da Educação) quanto à proibição do registro de imagens da prova. Candidatos que desrespeitarem a determinação serão eliminados. Ontem (8) e hoje (9), o MEC faz supervisão nas redes sociais para identificar ações irregulares de candidatos.
    A regra está no edital: não é permitido portar máquinas calculadoras, agendas eletrônicas ou similares, telefones celulares, smartphones, tablets, iPods, pen drives, mp3 ou similar, gravadores, relógios, alarmes de qualquer espécie ou qualquer transmissor, gravador ou receptor de dados, imagens, vídeos e mensagens. (R7)

    Após depressão e um mês sem sair, mulher emagrece e fica irreconhecível

    Uma mulher de Santos, no litoral de São Paulo, superou a depressão causada pela obesidade para transformar os seus hábitos cotidianos e emagrecer mais de 30 kg. A administradora em nutrição Miriã Fonseca, de 31 anos, conta que o susto ao constatar que as suas roupas antigas não lhe serviam mais foram a motivação necessária para que ela alterasse a rotina. 

    Miriã lembra que a vida desregrada a levou ao sobrepeso. “Ganhei 20 kg quando fui morar em outra cidade. Tive o stress da mudança e do fato de ter aberto um comércio próprio. Com isso, a minha alimentação era incorreta e eu ganhei peso. Não tinha rotina alimentar e, como não praticava atividade física, comecei a engordar. Quando me dei conta já havia engordado 20 kg”, conta. 

    Publicidade infantil é tema escolhido em redação do Enem

    O tema escolhido para a redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foi “Publicidade infantil em questão no Brasil”. Neste domingo (9), segundo dia de provas, os concorrentes terão de responder ainda a questões de linguagens e códigos e matemática. Neste ano, o Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda) publicou resolução sobre a questão ao considerar abusivo o direcionamento de publicidade e de comunicação mercadológica à criança, "com a intenção de persuadi-la para o consumo de qualquer produto ou serviço". 

    As provas começaram a ser aplicadas em todo o país às 13h, no horário de Brasília, e os estudantes terão 5 horas e 30 minutos de para responder às questões. As redações serão avaliadas de acordo com cinco competências: domínio da norma-padrão da língua escrita, compreensão da proposta da redação e aplicação de conceitos de diversas áreas do conhecimento para desenvolver o tema; capacidade de selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações para defender um ponto de vista; conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação e elaboração de proposta de intervenção ao problema abordado, respeitando os direitos humanos. 

    Todos os anos, a redação é alvo de disputas na Justiça, pois as notas não são passíveis de recurso. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulga o espelho da redação para fins pedagógicos, para que o estudante saiba a nota que tirou em cada competência. Informações da Agência Brasil.

    PF investiga parceria entre grupo terrorista Hezbollah e PCC no Brasil

    Hezbollah e PCC teriam parceriaa no contrabando de armas e explosivos para o PCC. Foto: Reprodução
    Uma denúncia comprovada por documentos colocou a Polícia Federal em alerta. Investigações que começaram em 2008 apontam para uma possível aliança entre o grupo xiita Hezbollah e o PCC (Primeiro Comando da Capital), facção criminosa que atua em São Paulo e que tem detentos espalhados por presídios de todo o Brasil. 

    As informações denunciadas pelo jornal "O Globo", apontam para uma possível ação terrorista na fronteira entre Brasil e Paraguai. Relatórios da PF indicam também a alinaça entre as duas facções no contrabando de armas e explosivos para o PCC, em troca de proteção a integrantes da facção libanesa no Brasil. 

    Considerada pelas autoridades americanas uma região vulnerável a ataques e atuação de grupos terroristas, a fronteira entre Brasil - Paraguai - Argentina é a principal área investigada pela PF. Segundo os EUA, o dinheiro proveniente do tráfico de drogas é o principal financiador dessas atividades que vêm sendo monitoradas de perto pela instituição. Paraná e São Paulo constam nos relatórios como centros que abrigam integrantes do Hezbollah no Brasil. 

    Criado em 1982, o Hezbollah tem a estrutura paramilitar de um Exército, com ampla força política dentro do Líbano. Apoiado pelos iranianos, o grupo é visto como terrorista por países como os EUA, Canadá e Israel, um dos seus principais alvos. (SRZD)

    Rosberg deixa Hamilton para trás e vence Grande Prêmio do Brasil; Massa é 3º

    O alemão Nico Rosberg, da Mercedes, sacramentou o fim de semana "perfeito" no circuito de Interlagos, vencendo neste domingo o Grande Prêmio do Brasil, em prova que teve trabalho para segurar o companheiro, o britânico Lewis Hamilton, que ficou em segundo, seguido por Felipe Massa, da Williams.
    Depois de liderar todos os treinos livres, as três partes do treino classificatório, garantindo a pole position, inclusive, Rosberg levou a melhor neste domingo, praticamente de ponta a ponta, perdendo a liderança apenas na parte inicial da corrida, quando fez sua primeira parada nos boxes.
    Atrás do brasileiro ficaram, em ordem, o britânico Jenson Button, da Mclaren, o alemão Sebastian Vettel, da Red Bull, o espanhol Fernando Alonso, o finlandês Kimi Raikkonen, ambos da Ferrari, o alemão Nico Hulkenberg, da Force India, o dinamarquês Kevin Magnussen, da Mclaren, e o finlandês Valteri Bottas, da Williams.
    O único piloto a abandonar o GP do Brasil foi o australiano Daniel Ricciardo, terceiro colocado no Mundial de Pilotos, que teve problema na suspensão e ficou pelos boxes na volta 40. (REUTERS)

    Falta de energia atrasa início de provas do Enem em Extremoz, RN

    (Foto: Luana Silva/G1)

    Uma queda de energia atrasou a aplicação das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em uma escola no distrito de Pitangui, na cidade de Extremoz, na Grande Natal. O problema foi ocasionado por um acidente que aconteceu na madrugada deste domingo (9). A informação foi confirmada pelo coordenador operacional do Enem no Rio Grande do Norte, coronel Alarico Azevedo.

    O coronel da Polícia Militar conta que um carro bateu em um poste por volta das 4h e causou uma queda de energia que afetou três escolas onde estão sendo aplicadas provas do Enem. "Identificamos a falta de energia em três escolas, no entanto duas delas tinham luminosidade suficiente para iniciar o exame. Na terceira, a Escola das Dunas, as salas são fechadas com ar-condicionado. Os alunos terão que esperar", afirma.


    A Companhia Energética do Rio Grande do Norte (Cosern) já restabeleceu a energia no distrito de Pitangui. De acordo com o coronel Alarico Azevedo, o consórcio organizador do Enem já informou que as horas perdidas pelos candidatos serão compensadas com a extensão do horário da prova. Fonte: G1-RN

    Festival Internacional de Cinema de Baía Formosa recebe inscrições até 15 de novembro

    As inscrições para o V Festival de Cinema de Baía Formosa (FINC) foram prorrogadas até o dia 15 de novembro. Com o tema 'Mata Estrela e Suas Estórias', o festival acontece entre os dias 28 e 29 de novembro, às 18h, em Baía Formosa, praia do litoral sul do Rio Grande do Norte.

    O curta vencedor será premiado com uma viagem de dez dias para a Cracóvia, Polônia, onde será exibido no Festival Off Plus Câmera.

    A novidade deste ano é que, além da premiação concedida pelo FINC para o curta vencedor, os alunos do IFRN também serão premiados. O melhor curta produzido por estudante da Instituição, com orientador, ganhará a viagem de dez dias a Cracóvia. (IFRN)

    Arregou: Presidente da Câmara Municipal desiste de peitar a justiça e numa velocidade vai empossar o vereador Pé de Fórum

    Vereador Fernando Pé de Fórum
    tomará posse pela segunda vez
    O Presidente da Câmara Municipal de São José do Campestre, e quase dono da cidade, Vereador Dedé Mendonça, arregou, ou seja, desistiu de peitar a Justiça. Após ser notificado, na última sexta-feira, (7) pela manhã, pelo não cumprimento de sentença, com sansões pesadas contra ele, e num é que "o homi" às pressas, às carreiras, mandou servidores da Câmara Municipal, ontem (sábado, 8) notificar o Vereador Fernando Cruz (PSB), para que ele tome posse nessa segunda-feira (10) às 8 da manhã.

    O mais engraçado é que, o Presidente da Câmara, envergonhado com os erros que cometeu contra o Vereador por ele cassado e a Justiça daquela Comarca, marcou a sessão da posse do Vereador Pé de Fórum com a máxima urgência, sem dar tempo do Vereador Pé de Fórum dar um trato na cabeleira. 


    Essa será a primeira vez na história de Campestre que um vereador toma posse duas vezes na mesma legislatura. 

    Blog O Paralelo

    Confira os gabaritos extraoficiais do 1º dia do Enem 2014 – PROVAS

    Gabarito extraoficial da Prova Azul
    enem_provaazul
    Gabarito extraoficial da Prova Rosa
    enem_provarosa

    Gabarito extraoficial da Prova Branca
    enem_provabranca

    Gabarito extraoficial da Prova Amarela
    enem_provaamarela
    Fonte UOL

    “Robinson Faria precisará tomar medidas amargas sobre a folha de pagamento”


    7o674433A declaração do vice-governador eleito, Fábio Dantas (PC do B), sobre a necessidade do Governo do Estado arrecadar R$ 1 bilhão a mais em 2015 para pagar o funcionalismo público em dia, exibiu a grave situação das contas públicas do Rio Grande do Norte. E, diante disso, para o procurador-geral de Justiça, Rinaldo Reis, não restam dúvidas que a próxima gestão precisará tomar medidas enérgicas e impopulares sobre a folha de pagamento. Para Reis, toda a população espera que ações nesse sentido sejam feitas, para que o Estado possa diminuir a máquina e recuperar a capacidade de investimento do Estado.

    A declaração de Rinaldo Reis, no entanto, foi dada com certo ressentimento. Líder do Ministério Público do RN, o procurador-geral de Justiça não quer parecer um “intrometido” no Executivo Estadual. “Não quero falar o que o futuro governador (Robinson Faria, do PSD) precisa ou não fazer, mas é lógico que essa situação da folha de pagamento tem que ser urgentemente enfrentada. Acredito que é isso que a gente espera, é isso que a população espera”, afirmou Reis em contato com O Jornal de Hoje.

    Segundo o procurador-geral de Justiça, para enfrentar essa situação, inclusive, o futuro governador “precisará tomar medidas enérgicas e, talvez, amargas sobre a folha, como forma de deixar a máquina pública estadual mais eficiente”. “Diante dessa situação exposta pelo vice-governador, que é o coordenador da equipe de transição, não restam dúvidas da necessidade de ações nesse sentido”, acrescentou o procurador.

    Jornal de Hoje

    Mega-sena acumula pela quarta vez e vai a R$ 55 milhões

    Ninguém acertou as seis dezenas do concurso 1.651 da Mega-Sena, realizado neste sábado (8) em Sorocaba, no interior de São Paulo.

    As seis dezenas sorteadas foram: 08 - 27- 35- 38- 41- 44.

    O prêmio era de R$ 45 milhões e fica acumulado. É o quarto sorteio seguido sem acertadores na premiação principal. De acordo com a Caixa Econômica Federal, a Mega-Sena pagará um prêmio de R$ 55 milhões no próximo concurso. Neste sábado, 145 apostadores fizeram a quina. Cada um receberá R$ 31.866,30. A quadra saiu para 12.024 bilhetes. Cada uma destas apostas ganhará R$ 548,97.


    O próximo concurso da Mega-Sena, o de número 1.652, será realizado na quarta-feira (12).

    Carro do Prefeito de Timbaúba dos Batistas se envolve em grave acidente e deixa vítima fatal


    Por Jair Sampaio - O carro do prefeito de Timbaúba dos Batistas, Chilon Batista, se envolveu em um trágico acidente onde vitimou uma pessoa até agora identificada como Valmir.

    A S10 de cor prata pertencente ao chefe do executivo timbaubense teve perda total após o acidente, que até agora não se sabe precisar as causas, contudo é sabido que a vítima fatal pediu o carro ao prefeito para ir até à cidade.

    Segundo informações de amigos da vítima, no carro estava apenas o motorista. O Itep foi acionado minutos após o acidente, tendo em vista ser verificado o óbito no local.

    Vasco reencontra Maracanã, vitória, e se aproxima da Série A: 1 a 0 no ABC

    A torcida atendeu ao apelo da diretoria e foi em peso ao Maracanã para apoiar o Vasco da Gama na reta final para garantir sua volta à elite nacional. Não foi nada fácil, mas o time carioca venceu o ABC, por 1 a 0, com um gol de pênalti, e ainda atuou todo o segundo tempo com um jogador a mais. A vitória interrompeu uma série de quatro jogos sem vencer – dois empates e duas derrotas – do Vasco, que agora soma 59 pontos, em terceiro lugar, bem perto do acesso. Pior para o time potiguar, com 41 pontos, em 13.º, ainda ameaçado de queda, embora com chances remotas.

    Ao contrário do que a maioria esperava, o ABC foi um time valente, bem armado pelo técnico Roberto Fonseca e até chegou a criar chances para abrir o placar. O Vasco, como sempre, errava passes e tinha dificuldades para ultrapassar a defesa adversária.

    Mas no final do primeiro tempo, o time carioca fez seu gol. Aos 46 minutos, portanto já nos acréscimos, Diego Renan cruzou na área, o fraco zagueiro Diego Jussani falhou e Carlos César tirou o goleiro Gilvan da jogada. Pênalti e expulsão de Gilvan. Por isso, o reserva Camilo entrou na vaga do atacante João Paulo, que acabou sacrificado.