• Últimas Notícias

    terça-feira, 14 de outubro de 2014

    TSE proíbe sindicato de enviar mensagem a favor de Aécio

    O ministro Herman Benjamin, do Tribunal Superior Eleitoral, determinou que o Sindicato Nacional dos Funcionários do Banco Central (Sinal) se abstenha de divulgar mensagens aos filiados com propaganda eleitoral a favor de candidato à Presidência. O ministro analisou, em caráter liminar, representação proposta pela coligação da presidente e candidata do PT, Dilma Rousseff. A campanha petista alegou que o sindicato divulgou um informativo com a intenção de promover o adversário de Dilma, o candidato do PSDB, Aécio Neves.

    Na análise do ministro, o sindicato se utilizou do cadastro de associados para manifestar posição política favorável a Aécio, o que é vedado pela legislação. As entidades sindicais estão entre as pessoas que não podem, pela legislação eleitoral, usar, doar ou ceder cadastro eletrônico em favor de candidatos, partidos ou coligações. "Os sindicatos, como entidades que não podem contribuir direta ou indiretamente para a campanha de um candidato ou partido, também não podem, por decorrência lógica, 'emprestar' seus cadastros com essa finalidade", apontou o ministro.


    O informativo, denominado "Apito Brasil", informa no título que o Banco Central seria fortalecido numa eventual gestão de Aécio Neves, de acordo com a campanha de Dilma. A mensagem aponta ainda que o tucano prometeu que o BC voltará a ser respeitado e também afirmou que vai criar um comitê de negociação sindical permanente. Em nota distribuída hoje, o Sinal afirma que "em tempo algum se manifestou em apreço ou desapreço a qualquer (sic) dos candidatos". (Agência Estado)

    Campestre: Internauta indignada faz apelo as autoridades sobre "sabugueira" no Clube local

    O Blog O Paralelo recebeu via e-mail um apelo por parte de uma internauta indignada com as constantes brigas e algazarras que, segundo a internauta, ocorrem ao término das famosas "sabugueiras" realizadas pelo Clube de São José do Campestre.
    Veja o depoimento
    "Por considerar o seu blog um meio de comunicação muito importante para nós campestrenses, gostaria de ver se seria possível divulgar um apelo a gestora e ao Ministério Público em tomar providências necessárias quanto a sabugueira que acontece regularmente aos sábados, onde se tem uma festa que se quer tem a presença de policiamento, que brigas e algazarras acontecem sem nenhum conhecimento por parte da gestão. 

    Tudo isso me preocupa pois quando termina a sabugueira, inicia os problemas ora citados, contudo sabemos que se trata de uma rua de moradores bastante idosos. Faço esse apelo a vc na divulgação desta minha indignação onde entra gestor é sai gestor é nada se organiza, e caso não aconteça nenhuma melhora iremos nos reunir e tentar uma audiência com o Promotor. Desde já agradeço sua ajuda!"
    Atenciosamente,
    Nadia | nadiarsm@yahoo.com.br
    
    
    Do Blog: Com a palavra os dirigentes do município e o Ministério Público. 

    Ameaça de pandemia de ebola gera corrida por criação de vacina

    O ebola foi descoberto há 40 anos, mas ainda não há cura para o vírus. A fabricação de medicamentos era extremamente cara e não havia interesse das grandes farmacêuticas.
    Mas isto está mudando diante da atual epidemia da doença, que já matou mais de 4 mil pessoas na África Ocidental, e de temores de que o vírus possa se espalhar por outras regiões. Há três vacinas em testes e a meta é ter 20 mil doses até 2015, mas não se sabe ao certo se elas funcionarão. Alguns medicamentos experimentais também têm sido usados.
    Num esforço de conter a disseminação do vírus, países como a Grã-Bretanha e os Estados Unidos começaram a checar passageiros vindos das áreas afetadas em aeroportos. Mas foram medidas mais simples, como implementação de técnicas de higiene, que conseguiram conter surtos anteriores da doença. *Com informações BBC

    Horário de Verão vai atrasar o resultado das eleições no País

    Os resultados do segundo turno das eleições só poderão ser divulgados após as 20 horas (hora oficial de Brasília) por causa do horário de verão, que entra em vigor no domingo (19/10). A medida é necessária para evitar que números da apuração sejam conhecidos antes de a eleição ter sido finalizada em todo o País.
    Com o horário de verão, a diferença de fuso horário entre o Acre e parte do Amazonas e Brasília aumentará de duas para três horas. As pesquisas de boca de urna para presidente da República também só poderão ser publicadas após as 20 horas.
    Os votos das regiões, Sul, Sudeste e Centro-Oeste – onde há horário de verão – começam a ser totalizados pela justiça eleitoral às 17 horas. Dessa forma, quando os números puderem ser divulgados o percentual de urnas apuradas na eleição presidencial deve ser muito alto já que essas três regiões concentram o maior número de eleitores.

    Drone invade campo e Sérvia x Albânia tem briga generalizada

    Com um histórico de guerras entre os dois países, Sérvia e Albânia entraram em campo nesta terça-feira, em partida válida pelas Eliminatórias da Eurocopa de 2016. O duelo, recheado de tensão, foi suspenso aos 41min do primeiro tempo após uma briga generalizada. O jogo era realizado no país sérvio e com torcida única, justamente para evitar qualquer tipo de confusão.
    O que ninguém esperava era que, no final da etapa inicial, um drone conseguiria sobrevoar as arquibancadas do estádio, invadindo o campo com uma bandeira da Albânia. Gudelj e Mitrovic, jogadores da Sérvia, foram retirar o objeto do campo, o que irritou os rivais.
    Após o gesto, jogadores albaneses começaram uma briga com os sérvios, que acabou com invasão da torcida, bombas e conflito com policiais. O juiz Martin Atkinson não enxergou condições para seguir com o jogo, que acaba de ser suspenso com o placar de 0 a 0.
    Kosovo é um território de maioria albanesa da antiga Iugoslávia que foi integrado à Sérvia, mas declarou-se independente, com os apoios de Estados Unidos, França e Portugal. No entanto, os sérvios não reconhecem a independência. (Terra)

    Filho adotivo de pastores gays é registrado com nomes dos pais na certidão

    Uma vitória contra o preconceito. Assim o casal de pastores homossexuais Marcos Gladstone Canuto da Silva, de 38 anos, e Fabio Inácio de Souza Canuto, de 34 anos, classifica a decisão da Justiça que garantiu ao filho Felipe, de 10 anos, que vive com eles há quatro anos, o direito de ter o nome dos dois pais no espaço destinado à filiação, em sua certidão de nascimento. O documento foi lavrado na última sexta-feira no cartório do 3° Registro Civil da Capital do Rio de Janeiro.
    — É um fato importante para a gente e para a sociedade, além de atender a um desejo antigo do menino, tanto que ele já escrevia seu nome acompanhado dos nossos sobrenomes — comemora Fábio Inácio, que assim como Marcos é pastor da Igreja Cristã Contemporânea, que abriga fiéis independentemente de sua orientação sexual e possui nove templos, seis deles no Rio.

    Policia Civil da Paraíba elucida assassinato de empresário sequestrado e morto na divisa da PB com RN

    Cícero da foto, vitima
    Durante toda a segunda-feira (13), policiais militares e civis da Paraíba e do rio grande do norte, trabalharam na tentativa de prender os autores do sequestro seguido de morte que vitimou no domingo (12) o senhor Cícero Vicente da silva, de 69 anos, mas conhecido como “Cícero do foto”.
    Por volta das 14 horas, policiais militares de jaçanã/RN, prenderam entre nova floresta e cuité, um dos suspeitos do crime, identificado como Rodrigo Lopes, de 18 anos. Com ele apreenderam um Fiat uno branco, placa KGG 6396, de Araruna/PB, de sua propriedade, que segundo a polícia teria sido usado no sequestro e morte de Cícero do foto. 
    Além disso, nessa terça-feira (14) também foi apreendido um menor de idade que estava no veículo de Rodrigo e deu detalhes sobre o crime, confirmando que a autoria do assassinato seria de um albergado, identificado como Tiago. Todos os envolvidos moram na cidade de jaçanã/RN.

    Pesquisa Vox Populi: Dilma tem 45%, Aécio, 44%

    Pesquisa feita pelo instituto de consultoria Vox Populi, a pedido do grupo Record, mostra empate técnico entre o candidato do PSDB à Presidência da República, Aécio Neves, e a candidata à reeleição, Dilma Rousseff (PT). Segundo o levantamento, Dilma é a preferida de 45% dos eleitores consultados e Aécio, de 44%.

    Os entrevistados que responderam que votarão em branco e os que anularão os votos correspondem, respectivamente, a 5% do total. É o mesmo percentual dos que disseram estar indecisos.

    Descontados os brancos, nulos e indecisos, o percentual de votos em Dilma sobe para 51% e em Aécio, para 49%. Como a margem de erro é 2 pontos, os resultados significam, na prática, empate técnico. Dilma Rousseff se sai melhor entre os eleitores da Região Nordeste.Aécio lidera no Sul e no Sudeste e os dois empatam nas regiões Norte e Centro-Oeste.


    A pesquisa ouviu 2.000 eleitores em 147 cidades de todas as regiões do País entre o sábado (11) e domingo (12). A margem de erro do levantamento é de 2,2 pontos percentuais e o nível de confiança é de 95%. A pesquisa foi registrada no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) com o número BR-01079/2014.

    Publicado no DOE a convocação de 303 concursados da Polícia Civil do RN

    Nesta terça-feira (14), o Diário Oficial do Rio Grande do Norte trouxe a convocação de 303 concursados da Polícia Civil para que eles possam realizar o curso de formação. No total, são 151 candidatos ao cargo de Agente, 57 candidatos ao cargo de Escrivão e 95 candidatos ao cargo de Delegado.
    Os concursados convocados devem realizar matricula para o Curso de Formação, que é a 5ª etapa do concurso público de 2008. Eles deverão comparecer, no período de 29 de outubro de 2014 a 5 de dezembro de 2014, ao prédio da Academia de Polícia Civil, localizado na avenida Interventor Mário Câmara, nº 2550, Cidade da Esperança, Natal/RN.

    Justiça condena a Caern por erro na medição de hidrômetro gera indenização por dano morais

    A juíza Uefla Fernandes declarou inexistente um débito que estava sub judice relativo aos contratos de parcelamento celebrados entre a Companhia de Água e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) e um consumidor, bem como do fornecimento de água até o mês de junho de 2009. O processo tramita na 3ª Vara Cível de Natal. Ela também condenou a empresa a restituição de forma simples do valor pago indevidamente a título de parcelamento, que perfaz a quantia de R$ 568,98, os quais deverão ser atualizados com juros e correção monetária.


    A magistrada condenou ainda a Caern ao pagamento, pelos danos morais infligidos ao autor, da quantia de R$ 5 mil, com incidência de juros legais e correção monetária, bem como obrigou a empresa a efetuar o religamento do fornecimento de água da sua unidade consumidora.

    Contrariando Henrique e Garibaldi: Lula virá fazer campanha no RN, afirma Estadão

    O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva vai começar na próxima quinta-feira, 16, um “giro” pelos Estados onde pretende turbinar seus aliados que disputam o segundo turno. Lula revelou que teria gosto pessoal em derrotar quem “desprezou” o PT nestas eleições. O primeiro da lista será o Acre e, na sequência, o petista programa uma incursão em Pernambuco.

    No Estado controlado pelo PSB, Lula pretende levar a candidata à reeleição Dilma Rousseff na próxima semana. A proposta é promover agendas separadas e potencializar Dilma na última semana antes do segundo turno.

    Lula mandou avisar aos aliados que faz questão de eleger os governadores em cinco locais onde, na visão dele, o PT foi rejeitado: Rio Grande do Norte, Ceará, Mato Grosso do Sul, Pará e Goiás. O ex-presidente disse que vai se empenhar pessoalmente nestes locais.
    *Estadão

    MPRN deflagra Operação Sangria para apurar desvios de mais de R$ 11,7 milhões além de prisões em quatro cidades do RN

    O Ministério Público do Rio Grande do Norte, através do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO), com apoio da Polícia Militar, deflagrou na manhã desta terça-feira, dia 14 de outubro, a Operação SANGRIA, destinada a desarticular associação de pessoas formada por agentes públicos, servidores públicos e empresários cujo escopo era fraudar procedimentos licitatórios e/ou a execução contratual no município de Caraúbas, no período de 2008 a 2013.
    Os contratos investigados somam R$ 11.710.672,30.
    Cerca de 130 policiais militares apoiam os promotores de justiça no cumprimento dos mandados de buscas e apreensões e prisões temporárias.
    Foram expedidos pelo juízo da Comarca de Caraúbas 41 mandados de busca e apreensões e 12 mandados de prisões temporárias, os quais estão sendo cumpridos nas cidades de Caraúbas, Mossoró, Campo Grande e Apodi.