• Últimas Notícias

    terça-feira, 30 de setembro de 2014

    Detran RN: 335 mortes nos rodovias que cortam o RN no primeiro semestre

    O Departamento Estadual de Trânsito do Rio Grande do Norte (DETRAN-RN) divulgou segunda-feira (29) o balanço das estatísticas referentes ao trânsito do estado no ano de 2013 e do primeiro semestre de 2014.
    Um dos destaques do levantamento do órgão é o número de vítimas fatais de janeiro à junho deste ano, que dá conta de 335 mortes nas rodovias estaduais do território potiguar. No ranking de óbitos por municípios, Natal lidera com 41 casos e Mossoró aparece em segundo lugar, com 39 ocorrências.
    Logo em seguida, Parnamirim figura com 17 mortes e Macaíba com 10, seguido por São Gonçalo, com nove casos. Os dados também mostram o perfil das vítimas fatais, com o sexo masculino liderando com 85,3% dos casos e faixa etária de 30 à 59 anos.
    Os números também revelam que acidentes envolvendo motocicleta estão em primeiro lugar nos óbitos. com 52,9% dos casos. As colisões entre veículos automotores aparecem com 26,5% das ocorrências e atropelamentos com 18,8%.

    Datafolha: Dilma tem 40%; vantagem de Marina sobre Aécio cai de 9 para 5 pontos. Confira

    Pesquisa Datafolha divulgada nesta terça-feira (30) aponta os seguintes percentuais de intenção de voto na corrida para a Presidência da República:
    - Dilma Rousseff (PT): 40%
    - Marina Silva (PSB): 25%
    - Aécio Neves (PSDB): 20%
    - Pastor Everaldo (PSC): 1%
    - Luciana Genro (PSOL): 1%
    - Eduardo Jorge (PV): 0%*
    - Zé Maria (PSTU): 0%*
    - Rui Costa Pimenta (PCO): 0%*
    - Eymael (PSDC): 0%*
    - Levy Fidelix (PRTB): 0%*
    - Mauro Iasi (PCB): 0%*
    - Branco/nulo/nenhum: 5%
    - Não sabe: 5%

    * Cada um dos seis indicados com 0% não atingiu, individualmente, 1% das intenções de voto; somados, eles têm 1%.
    No levantamento anterior do instituto, divulgado no dia 26, Dilma tinha 40%, Marina, 27%, e Aécio, 18%.
    A pesquisa foi encomendada pela TV Globo e pelo jornal “Folha de S.Paulo”.
    Segundo turno
    O levantamento divulgado nesta terça indica que, em um eventual segundo turno entre Dilma e Marina, a candidata do PT tem 49% das intenções de voto e a do PSB, 41%. Na semana passada, Dilma tinha 47% e Marina, 43%.

    Na simulação de segundo turno entre Dilma e Aécio, a petista vence por 50% a 41% (50% a 39% na semana anterior).
    O Datafolha ouviu 7.520 eleitores em 311 municípios nos dias 29 e 30 de setembro. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%. Isso significa que, se forem realizados 100 levantamentos, em 95 deles os resultados estariam dentro da margem de erro de dois pontos prevista. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-00905/2014.
    Espontânea
    Na modalidade espontânea da pesquisa (em que o pesquisador somente pergunta ao entrevistado em quem ele pretende votar, sem apresentar a lista de candidatos), os resultados são os seguintes:

    - Dilma Rousseff : 35%
    - Marina Silva: 20%
    - Aécio Neves: 16%
    - Outras respostas: 3%
    - Em branco/nulo/nenhum: 5%
    - Não sabe: 22%

    Por G1

    Delator de esquema da Petrobrás é autorizado a deixar prisão em Curitiba

    2014-754804492-2014-752331423-2014091758095.jpg_20140917.jpg_20140926De acordo com o Globo, o juiz Sérgio Moro, da 13ª Vara Federal do Paraná autorizou o ex-diretor da Petrobras Paulo Roberto Costa a responder processos sobre desvios na estatal em prisão domiciliar. Paulo Roberto deve deixar a carceragem da Polícia Federal em Curitiba e ser levado amanhã para o Rio de Janeiro, onde mantém residência. 
    Antes da decisão de Moro, o ministro Teori Zavascki, do Supremo Tribunal Federal (STF), homologou o acordo de delação premiada do ex-diretor. Depois do acordo, no final de agosto, Costa delatou políticos e empreiteiras por supostas fraudes em contratos com a Petrobras.

    A partir da delação, Costa prestou uma série de 100 depoimentos, um para cada suposta fraude. Pelo acordo, Paulo Roberto ficará cautelarmente por um ano em prisão domiciliar com tornozeleira eletrônica. Após condenação, fica até dois anos em regime semiaberto, cumprindo o restante em regime aberto. 
    O MP propõe a suspensão de processos instaurados por dez anos. Caso o acordo seja mantido pelos dez anos, o prazo voltaria a contar para termos de prescrição. Propõe ainda a extensão dos termos do acordo para os familiares do ex-diretor, mas com a celebração de acordos individuais.

    MPF apresenta nova denúncia da Assepsia contra ex-prefeita Micarla e outros 14 envolvidos‏

    O Ministério Público Federal no Rio Grande do Norte (MPF/RN) apresentou uma nova denúncia relativa às irregularidades descobertas pela Operação Assepsia, que investigou ilegalidades cometidas na contratação da Associação Marca pela Prefeitura do Natal, durante a gestão de Micarla de Souza. Na denúncia, a ex-prefeita e outros 14 envolvidos são apontados como responsáveis por crimes como fraude e dispensa indevida de licitação, além de falsidade ideológica.
    O esquema desbaratado pela Operação Assepsia funcionou de meados de 2010 até 2012 e, além das fraudes em procedimentos licitatórios, foram registradas diversos outros crimes que resultaram em quatro outras denúncias já apresentadas pelo MPF à Justiça Federal.
    A nova ação inclui entre os denunciados o marido da ex-prefeita, Miguel Weber; o ex-secretário de Saúde Thiago Trindade; o procurador do Município Alexandre Magno de Souza; e o empresário Tufi Soares Meres, citado como líder do “braço empresarial” do esquema.
    A denúncia assinada pelo procurador da República Fernando Rocha descreve que as negociações entre o grupo ligado à Prefeitura e os envolvidos ligados a Tufi Meres tiveram início antes mesmo da contratação da Marca, selecionada pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) para administrar os ambulatórios médicos especializados (AMEs) de Nova Natal, Brasília Teimosa e Planalto, além da unidade de pronto-atendimento (UPA) de Pajuçara.

    Os dois processos de escolha, tanto para administração dos AMEs quanto da UPA, apresentaram diversas irregularidades e foram direcionados para a seleção da Marca, que repassava recursos do poder público a vários envolvidos, através da subcontratação de empresas, e ainda preenchia vagas de trabalho nas unidades de saúde com indicados da ex-prefeita, de secretários e de políticos.

    Fabricante da Coca-Cola é multada por objeto em garrafa

    Um fabricante da Coca-Cola foi multado após um consumidor achar um objeto estranho dentro de uma garrafa. A Uberlândia Refresco, no Triângulo Mineiro, foi autuada em R$ 665.623,33 após ser denunciada pelo Ministério Público de Minas Gerais.
    De acordo com o MP-MG, a multa é administrativa e se deve à fabricação do refrigerante "com vício de qualidade". O laudo que embasou a decisão foi realizado pela Fundação Ezequiel Dias, sendo que o consumidor fez a denúncia diretamente à Promotoria de Justiça de Defesa do Cidadão de Uberlândia.
    Ele narrou ter comprado uma Coca-Cola de 1 litro em um supermercado do município, mas antes de abrir percebeu a presença de um corpo estranho no seu interior, parecendo um palito enrolado em um plástico. A garrafa foi encaminhada ao laboratório que apresentou laudo constatando a impropriedade do produto.
    Estadão Conteúdo

    Avião faz pouso de emergência no aeroporto de Cumbica

    IMG_4269.PNGUm avião da British Airways fez um pouso de emergência no aeroporto de Cumbica, em Guarulhos, na Grande São Paulo, nesta terça-feira (30). Não havia informações de feridos nem das causas do procedimento até as 17h15.
    De acordo com a GRU Airport, concessionária que administra o aeroporto, a aeronave saiu de Buenos Aires em direção a Londres e solicitou o pouso emergencial em Cumbica. A empresa diz que o pouso não estava programado, pois o voo seria direto.
    G1 

    Começam amanhã as inscrições para a 2ª Meia Maratona Sesc de Revezamento‏

    Os corredores potiguares já podem se aquecer: vem aí a 2ª Meia Maratona Sesc de Revezamento, promovida pelo Serviço Social do Comércio do Rio Grande do Norte (Sesc RN), uma instituição do Sistema Fecomércio. De 01 a 15 de outubro, as inscrições abrem exclusivamente para comerciários; de 16 a 31/10, serão estendidas ao público em geral. Em ambos os casos, podem ser feitas no site www.sescrn.com.br. A competição – que oferece 1.200 vagas e um percurso de 20 km para duplas e quartetos –, acontece dia 08/11, largando às 16h da Praça Cívica (Petrópolis, Natal).
    A 2ª Meia Maratona Sesc de Revezamento conta com 16 categorias ao todo, incluindo Duplas (dividida em seis subcategorias), Quartetos (dividida em sete subcategorias) e Pessoas Com Deficiência (dividida em duas subcategorias). Cada atleta da Dupla corre 10 km, e cada um do Quarteto corre 5 km. Entre as premiações, estão diárias nas hospedagens Sesc RN (Sesc Enseada Praia Hotel e Pousada Sesc, ambos na praia de Ponta Negra), vale-compras em lojas de materiais esportivos e troféus. Todos os participantes recebem medalhas.
    Além disso, a organização disponibilizará aos atletas uma estrutura de primeira: aquecimento aeróbico antes da competição, massagem antes e depois da prova, guarda-volumes, dois postos de hidratação a cada 5 km, duas ambulâncias (sendo uma UTI), banheiros químicos e contagem por meio de chips acoplados aos tênis. A 2ª Meia Maratona Sesc de Revezamento integra a Campanha Move Brasil, iniciativa do Sesc Nacional que pretende ampliar o número de pessoas ativas até 2016, ano das Olimpíadas no Brasil.

    Campestre: Cúpula do PMDB e vereadores que romperam com Henrique anunciam apoio a Robinson

    Em menos de 24 horas após a visita em São José do Campestre do Deputado Henrique Alves, postulante ao cargo de governo do RN, arranhando no momento os laços com o PMDB local e acirrando a disputa do poder no município eis que os vereadores e a cúpula do PMDB cumpriram a promessa de romper com Henrique. No final da manhã dessa terça-feira (30) todos estiveram no gabinete do candidato a governador Robinson Faria e declararam apoio em bloco.

    Segundo informações colhidas pelo Blog O Paralelo, na próxima quinta-feira (2) haverá um comício em Campestre e os políticos dissidentes irão expor aos seus eleitores todos os motivos que levaram ao rompimento com Henrique e o apoio a Robinson.

    A política instalada em São José do Campestre é dinâmica e interessante, é um salve-se quem puder nessa reta final de campanha estadual e mostrando o quadro político já desenhado e previsível para as eleições municipais em 2016.

    Blog O Paralelo

    Segunda Câmara do TCE condena ex-presidentes de Câmaras Municipais

    O ex-presidente da Câmara municipal de Montanhas, senhor Itamar Alves Nery, teve a prestação de contas do exercício de 2009 considerada irregular pela 2ª Cãmara do tribunal de Contas. Em processo relatado pelo conselheiro Tarcísio Costa, o voto foi pela aplicação de multa de R$ 13.374,00 decorrente do atraso no envio  dos relatórios de Gestão Fiscal  referentes aos 1° e 2° semestres de 2010; ausência de remessa dos comprovantes de publicação do RGF; atraso no envio do relatório Resumido de Execução Orçamentária atinente ao 6° bimestre ; e gastos com despesas gerais do legislativo acima do limite constitucional.

    Na mesma sessão, o conselheiro Francisco Potiguar relatou processo da Câmara municipal de Alexandria, documentação comprobatória de despesa do 1° ao 5° bimestres de 2004, sob a responsabilidade do sr. Francisco Germano da Silva. O voto foi pela desaprovação das contas, com ressarcimento aos cofres municipais do montante de R$ 13.627,30, correspondente as despesas realizadas e não comprovadas. Foi aprovado também o envio das principais peças processuais ao ministério Público estadual, para tomar as medidas que entender convenientes no âmbito de sua competência.

    TCE aplica multa ao prefeito de Serra de São Bento

    Primeira Câmara do TCE aplicou uma multa no valor de  R$ 6 mil  ao prefeito do município de Serra de São Bento (RN), Emanuel Faustino da Silva, pelas irregularidades na realização do Pregão Presencial com Registro de Preço nº 008/2013 deflagrado pela Prefeitura.  A licitação tinha por objeto a aquisição de pneus novos e câmaras de ar no valor de R$ 328.462,40 para uso pela frota do município. O processo foi relatado pelo conselheiro Gilberto Jales.

    Ao analisar a matéria, o corpo instrutivo do TCE observou que não constava no Sistema Integrado de Auditoria Informatizada – SIAI - informações quanto a frota do município. Fato semelhante foi analisado no edital de licitação que não especificava em quais veículos seriam utilizados os pneus novos. Ainda pesava contra o município a ausência de norma regulamentadora do Sistema de Registro de Preço. Em razão disso, sugeriu a irregularidade da matéria, com aplicação de multa ao gestor responsável.

    Diante da iminência de dano ao erário, a Primeira Câmara já havia concedido cautelar para que fosse suspenso o efeito legal da Ata de Registro de Preço decorrente do Pregão, até análise definitiva da matéria.

    A Cautelar fixou prazo de 05 dias para que a prefeitura apresentasse a documentação relativa à fase interna do Pregão, incluindo a execução da despesa pública porventura existente. E, por fim, intimou a empresa vencedora do certame ASL PNEUS–ME “quanto ao teor da presente decisão, como medida que visa resguardar maior efetividade ao provimento acautelatório”.

    Citado, o prefeito Emanuel Faustino da Silva alegou que procedeu com o cancelamento do processo licitatório, não sendo ocasionado qualquer dano ao erário; que não existiu a entrega de qualquer bem ao Município; que, em gestões anteriores, sempre se realizaram compras na modalidade Registro de Preços.

    Mossoró: Robinson abre mais de 10 pontos de vantagem

    Foto - Editoria De Arte/Maxwell Ferreira
    Foto – Editoria De Arte/Maxwell Ferreira
    O candidato a governador Robinson Faria (PSD) abre 10 pontos de vantagem sobre o seu principal concorrente, Henrique Eduardo Alves (PMDB), em Mossoró, de acordo com a terceira pesquisa Certus, realizada em parceria com o jornal GAZETA DO OESTE. Na estimulada, Robinson aparece com 33,25% contra 22,83% de Henrique.
    Os números mostram que Robinson manteve a tendência de crescimento, enquanto Henrique vem caindo a cada semana. Desde o dia 14, quando foi publicada a primeira pesquisa, o líder do PSD já cresceu mais de 6 pontos, uma média de 3% em cada levantamento. No dia 14, ele tinha 27%, uma semana depois, no dia 23, aparecia com 30% e agora 33%.
    Na primeira sondagem Certus/GAZETA DO OESTE, Henrique Alves aparecia na liderança com 29%, caiu para 27% na semana seguinte e agora tem 22%. Uma oscilação negativa de 7%, desde o dia 14 de setembro entre os eleitores de Mossoró.
    Nesta terceira pesquisa Certus, o candidato Robério Paulino (PSOL) aparece com 1,74% das intenções de voto e Simone Dutra (PSTU) 1,24%. Os demais candidatos não atingiram 1% do interesse do eleitorado mossoroense. Nenhum, brancos e nulos somaram 31,76% e 8,68% não responderam.
    A pesquisa Certus, encomendada pelo jornal GAZETA DO OESTE, ouviu 403 pessoas acima de 16 anos entre os dias 27 e 28 de setembro de 2014. A margem de erros é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos e o intervalo de confiança é de 95%.
    A pesquisa foi protocolada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE/RN) com o número 00037/2014 e no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número00902/2104.
    Jornal Gazeta do Oeste

    Mossoró: Maioria de Fátima Bezerra sobre Wilma chega a 24 pontos

    Foto - Editoria De Arte/Maxwell FerreiraNo mesmo ritmo de crescimento, a candidata Fátima Bezerra (PT) alcança seu melhor momento na campanha desde o dia 14 de setembro e avança quase 24 pontos de maioria sobre Wilma de Faria (PSB). Na pesquisa estimulada, a petista tem 42,68% contra 18,86% da vice-prefeita de Natal.
    A professora Ana Célia (PSTU) alcançou 2,23%. Os demais candidatos não alcançaram 1% das intenções de votos dos mossoroenses. Nenhum, brancos e nulos representam 30,52% e 4,71% não souberam responder.
    Na escalada das três pesquisas do Instituto Certus/GAZETA DO OESTE, a corrida entre as duas principais candidatas ao Senado no Rio Grande do Norte segue a mesma tendência dos concorrentes ao Governo, com Fátima crescendo e Wilma caindo a cada sondagem.
    No dia 14, a petista tinha 33,67%, foi a 37,82% no dia 23 e agora aparece com 42,68%, apresentando um crescimento de mais de 9 pontos. Ao contrário, Wilma de Faria tinha 24,37%, caiu para 21,83% e agora está com 18,68%, ou seja, uma queda acentuada de 5,69%.

    Bancários do RN entram em greve a partir de Hoje (30)


    Bancários de bancos públicos e privados decidiram em assembleias realizadas nesta segunda-feira (29) entrar em greve a partir de terça (30), por tempo indeterminado, segundo informou em nota a Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT).

    Até as 20h40 desta segunda, 21 estados confirmaram adesão à greve, além do Distrito Federal: Acre, Amapá, Alagoas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Maranhão, Minas Gerais, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Rio Grande do Norte, Rondônia, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe. Segundo a Contraf, as adesões até agora já representam maioria da categoria.


    Caixas eletrônicos, serviços de teleatendimento e centros administrativos continuam funcionando. Em Santa Cruz tivemos a confirmação de que a Caixa Econômica aderiu a greve.