• Últimas Notícias

    terça-feira, 23 de setembro de 2014

    Corrupção: Suíça tira privilégio e Fifa pode ter contas examinadas

    O governo da Suíça decidiu dar um basta aos privilégios dados à Fifa por décadas e, partir de agora, permitirá que a entidade seja processada por corrupção. A decisão foi anunciada pela Ministra da Justiça da Suíça, Simonetta Sommaruga, e já está causando um terremoto dentro da organização máxima do futebol. Na prática, as contas de Joseph Blatter e de sua "família" poderão ser regularmente vistoriadas depois que as autoridades locais reconheceram o prejuízo que a Fifa está causando para a imagem do país.
    "As contas dos dirigentes da Fifa terão o mesmo tratamento dado aos piores ditadores do mundo", declarou o deputado suíço Roland Buchel, um dos defensores de uma ação mais radical contra a corrupção na Fifa.

    Em junho, um grupo de deputados tentou passar uma lei no Parlamento estabelecendo uma autorização para que casos de corrupção em entidades privadas fossem alvo de investigações. Mas, diante do lobby de bancos e de multinacionais, o projeto foi derrubado, mesmo com entidades como a Uefa e o Comitê Olímpico Internacional se mostrando favoráveis.

    Beto de Tuquinha e banda no Luau do CEPE em Parnamirim

    Foto: Encontro dos Amigos de Campestre

    Francisco botando quente: Vaticano prende arcebispo acusado de pedofilia

    O Vaticano prendeu nesta terça-feira (23) o ex-arcebispo polonês Jozef Wesolowski, acusado de pagar para fazer sexo com crianças quando era embaixador papal na República Dominicana.
    A prisão é a primeira feita na cidade-Estado sob a acusação de pedofilia. Wesolowski, de 66 anos, foi deposto por um tribunal do Vaticano em junho e aguardava em prisão domiciliar por um julgamento criminal.
    O ex-arcebispo é a pessoa mais proeminente da Igreja Católica a ser presa desde Paolo Gabriele, mordomo papal condenado em 2012 por vazar documentos privados do papa Bento 16.
    Wesolowski foi chamado de volta a Roma no ano passado, quando ainda era um diplomata na República Dominicana e foi acusado de pedofilia pela imprensa local. Ele pode ser condenado a 12 anos de prisão em um julgamento sem precedentes no Vaticano.
    Segundo o Vaticano, a detenção do ex-arcebispo refletiu a vontade do papa Francisco, "de que um caso tão grave e delicado fosse tratado sem demora, com o rigor justo e necessário".
    Francisco tem reforçado a política de tolerância zero a crimes de pedofilia por membros da Igreja Católica.

    Folhapress

    Torcedor registra suposto cambista sendo agredido e tendo os seus ingressos roubados na Arena das Dunas, em Natal

    Longas filas foram formadas na Arena das Dunas nesta terça
    Um torcedor que estava na Arena das Dunas, nesta terça-feira, à procura de ingressos para a partida de ida entre América-RN e Flamengo, pelas quartas de final da Copa do Brasil, registrou, em vídeo, um suposto cambista sendo agredido e tendo os seus ingressos roubados por outros torcedores. As imagens foram publicadas no Youtube.

    Longas filas foram formadas na Arena das Dunas nesta terça Foto: Brunno Antunes / Eleven / Agência O Globo

    O América-RN colocou nesta terça os últimos ingressos à venda para a partida decisiva. Os bilhetes para o setor do Flamengo já estão esgotados e restam poucos ingressos para os demais setores. Foram colocadas à venda um total de 26 mil entradas.

    Flamengo e América-RN se enfrentam na próxima quarta-feira, dia 1º de outubro, às 22h, na Arena das Dunas. O jogo de volta está marcado para o dia 15, às 22h, no Maracanã.

    Extra

    Confinado no reality 'A Fazenda', ex-menudo tem prisão decretada

    Roy Rosseló em 'A Fazenda 7'O ex-Menudo Roy Rosseló teve mandado de prisão expedido pela juíza Tatiana Teixeira de Oliveira, da Vara da Família e das Sucessões de Itu, no dia 19 de setembro, segundo dados disponíveis no site do Tribunal de Justiça de São Paulo. O participante da atual temporada do reality show A Fazenda, da Record, é alvo de um processo que corre desde o dia 18 na Vara de Família e Sucessões, no Foro de Itu, interior do Estado.

    A ação é movida por Sophia Borges Rosseló, que seria ex-mulher de Roy e que o está questionando a respeito do pagamento de "alimentos". Segundo a assessoria de imprensa da Record, a emissora já está ciente da notificação e acionou seu departamento jurídico para analisar o caso.

    Roy Rosseló foi integrante do grupo porto-riquenho Menudo de 1983 a 1987, quando saiu para tentar a carreira-solo. Ele já atuou também como empresário, compositor, locutor de rádio e técnico de som. Está no ar desde o dia 14 de setembro na sétima temporada de A Fazenda, que tem entre seus participantes a ex-paquita Andréia Sorvetão, a dupla Pepê e Neném e a modelo Cristina Mortágua. (Veja)

    Pesquisa Certus aponta vantagem de Fátima na preferência do eleitor para o Senado na maioria das regiões do RN

    Acompanhe o desempenho dos candidatos ao Senado por região, segundo pesquisa Certus, divulgada hoje. A pesquisa Certus está registrada no Tribunal Regional Eleitoral com o número 32/2014. A margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos. Foram realizadas 1.530 entrevistas, no período de 18 a 21 de setembro. Por Anna Ruth


    Doleiro da Lava-Jato segue ex-diretor da Petrobras e decide fazer delação premiada, diz advogado

    Flagrado na Operação Lava Jato da Polícia Federal, o doleiro Alberto Yousseff decidiu fazer a delação premiada em troca de uma redução do tempo de punição em caso de condenação. A informação foi repassada à reportagem do R7 nesta terça-feira (23) pelo advogado de Youssef, Antônio Carlos de Almeida Castro, o Kakay.
    O acordo de Youssef com a Justiça deverá ser semelhante ao do ex-diretor da Petrobras Paulo Roberto Costa, que decidiu colaborar com as investigações do MPF (Ministério Público Federal). Youssef havia contratado Kakay para atuar no processo que corre no STJ (Supremo Tribunal de Justiça). Kakay lamentou a decisão de Yousseff.

    Viviane Araújo nega ser ela em vídeo de sexo que caiu na rede


    Viviane Araújo negou que seja ela a mulher que aparece fazendo sexo na rua em um vídeo que começou a circular na internet nesta segunda-feira (22).


    Segundo a atriz de "Império" e rainha de bateria do Salgueiro, além de achar absurda a associação com seu nome, Viviane disse que na data que aparece nas imagens, ela estava em compromisso com sua escola de samba, voltando de um ensaio com amigos.



    O vídeo, que tem quase dois minutos de duração, mostra um carro preto parado em uma rua deserta, supostamente às 5h17 da manhã do dia 14 de setembro deste ano. Na sequência, um homem abre a porta, desce do carro, baixa a calça e então a mulher aparece nua e de costas.


    "Fico me perguntando até que ponto a crueldade do ser humano vai. O que fizeram hoje comigo foi uma crueldade. Colocaram um vídeo como se fosse eu que estivesse fazendo sexo na rua com uma pessoa qualquer. Estou aqui para dizer que não era eu, e tenho como provar que não era eu. Nesse dia estava voltando do salgueiro com amigos, dentro de uma van. A gente parou para lanchar, e eu tenho como provar tudo isso. E é sempre assim. As pessoas não chutam cachorro morto. Mas Deus está sempre do meu lado", disse Viviane bastante abalada.

    Nobre Deputado Henrique Alves (PMDB-RN) se irritou com descrição da corrupção na política

    Magistrado Márlon Reis reafirmou acusação, feita em um programa de TV
    A Câmara dos Deputados, por meio de seu presidente, Henrique Alves (PMDB-RN), resolveu processar o juiz Márlon Reis (foto), um dos idealizadores do movimento que resultou na Lei da Ficha Limpa.
    Henrique Alves (que no momento disputa o governo do Rio Grande do Norte) enxergou uma ofensa numa participação de Márlon Reis numa reportagem do programa “Fantástico”, da TV Globo, veiculada em 8.jun.2014.
    As declarações do juiz foram apenas repetições a respeito de tudo o que se conhece de corrupção entre políticos. Em todas as suas falas, Márlon Reis teve o cuidado de não generalizar, mas dizer que as práticas eram comuns e usadas por grande parte dos congressistas. Por exemplo, a cobrança de propina na liberação de emendas ao Orçamento.
    Estudioso do assunto, o juiz escreveu um livro, “O Nobre Deputado”, no qual relata as práticas mais corriqueiras de corrupção na política. Para tornar mais fácil a compreensão, cria uma personagem fictícia, o deputado Cândido Peçanha, que pratica várias irregularidades. Na reportagem de junho, é usada também a figura do “deputado Peçanha” para dar mais inteligibilidade ao material divulgado.
    Para a Câmara dos Deputados, Márlon Reis cometeu “ilícitos”. Na peça inicial do processo, o deputado Henrique Alves acusa: “De modo leviano, por meio de acusações genéricas contra sujeitos não identificados, que inviabilizam o direito de defesa, o Reclamado [Márlon Reis ] assacou conduta desonesta e criminosa a todos os integrantes do Poder Legislativo”.
    O que irritou Henrique Alves foi a seguinte afirmação: “[Os corruptos] ocupam grande parte das cadeiras parlamentares do Brasil e (…) precisam deixar de existir”. Embora o juiz em momento algum diga que todos os políticos sejam corruptos, foi assim que o presidente da Câmara entendeu.

    Horário eleitoral custará R$ 839 milhões aos cofres públicos


    Divulgada sem custos para partidos e políticos que disputam uma eleição, a chamada propaganda eleitoral gratuita custa milhões de reais aos bolsos dos contribuintes. Só este ano, a estimativa da Receita Federal é que a União deixe de arrecadar R$ 839.5 milhões em impostos com as inserções veiculadas entre 19 de agosto e 24 de outubro.

    A quantia será descontada do total de tributos pagos pelas empresas de rádio e TV de sinal aberto, obrigadas a veicular a publicidade obrigatória. Prevista no Projeto de Lei Orçamentária Anual (Ploa), a renúncia fiscal é tratada como gasto tributário. Já o horário eleitoral é descrito como direito à cidadania, ao lado de fundos como o da Criança e do Adolescente e do Idoso que, juntos, receberão, em 2014, R$ 380 milhões em isenções, anistias, subsídios e benefícios tributários e financeiros.

    Os R$ 839.5 milhões de renúncia fiscal destinados a custear o horário eleitoral gratuito deste ano representam um aumento de quase 39% em relação aos R$ 604.2 milhões que deixaram de ser recolhidos aos cofres públicos em 2010, quando também foram eleitos presidente, governadores, senadores, deputados federais e estaduais. O cálculo não leva em conta a inflação do período. (Agência Brasil)

    Dilma tem 36%, Marina cai para 27,4% e Aécio vai a 17,6%, diz pesquisa CNT/MDA

    PhotoPesquisa CNT/MDA divulgada nesta terça-feira mostrou a presidente Dilma Rousseff, candidata à reeleição pelo PT, com 36 por cento das intenções de voto no primeiro turno, ante 27,4 por cento Marina Silva (PSB) e 17,6 por cento de Aécio Neves (PSDB).
    Dilma passou de 38,1 por cento no início de setembro para os atuais 36 por cento, enquanto Marina caiu de 33,5 para 27,4 por cento e Aécio subiu de 14,7 para 17,6 por cento.
    Em um segundo turno entre Dilma e Marina, a atual presidente tem 42 por cento (ante 42,7 por cento) contra 41 por cento de Marina (45,5 por cento).
    Numa disputa no segundo turno entre Dilma e Aécio, a candidata do PT tem 45,5 por cento (47,5 por cento) e Aécio 36,5 por cento (33,7 por cento), segundo a pesquisa.
    A margem de erro do levantamento é de 2,2 pontos.
    A pesquisa ouviu 2.002 pessoas, em 137 municípios de cinco regiões de país, nos dias 20 e 21 de setembro.

    Tigre mata estudante que entrou em sua jaula em zoológico da Índia

    Imagem mostra tigre se aproximando de jovem que entrou em seu recinto no zoológico de Nova Déli nesta terça-feira (23) (Foto: Polícia de Nova Déli/AFP)
    Um tigre branco matou um estudante que parece ter pulado sobre um bloqueio e caído dentro de sua jaula no zoológico de Nova Déli, na Índia, nesta terça-feira (23).
    O tigre agarrou o jovem pelo pescoço após ele invadir o espaço, enquanto outras pessoas gritavam e jogavam pedras contra o animal para tentar conter o ataque.
    “O menino parece ter saltado sobre o recinto do tigre.  Foi um tigre branco que fez o ataque”, disse o gerente do zoológico, Riaz Khan, à AFP. “Estamos tentando identificar o garoto e entender o que ele fez.”
    Imagens publicadas na internet mostram o tigre sobre a vítima, que se encolheu e colocou as mãos sobre a cabeça para tentar se proteger. CBN Foz

    Brasileiro está combatendo pelo Estado Islâmico há dois anos

    Rosana Rodrigues, mãe do brasileiro com nacionalidade belga revelou que seu filho, Brian Rodrigues entrou no Estado Islâmico e não mantém contato com ela há dois anos.
    Em entrevista ao Fantástico, Rosana disse que a última notícia do filho foi que ele estava na cidade de Aleppo, Síria, campo de batalha entre os rebeldes e governo do presidente Sírio, Bashar al-Assad. Filho de Rosana com um belga, Brian se converteu ao islamismo e começou a visitar mesquitas. O jovem ainda mudou de nome e passou a se chamar Abu Qassem Brazili. Quando foi abordado por líderes radicais do Estado Islâmico.
    Ele foi treinado na Floresta do Ardenas, no sul da Bélgica. E no fim de 2012, Brian foi para a Síria se juntar aos extremistas. Estima-se que 2 mil voluntários saíram de países ocidentais, sendo 300 da Bélgica.

    TJ manda Tele Sena pagar R$ 300 mil por propaganda enganosa

    Uma consumidora paulista receberá uma indenização de R$ 300 mil por ter ganhado na Tele Sena e não ter recebido o prêmio. A decisão do Superior Tribunal de Justiça manteve a sentença da 10ª Câmara de Direito Privado do Tribunal de Justiça de São Paulo.

    Na ação, a consumidora conta que comprou o título em maio de 1999 e completou as 25 dezenas necessárias para alcançar a premiação. No entanto, havia uma regra para aquela edição estipulando que fosse desconsiderado o 17º número sorteado. Ela afirmou que essa informação não estava nas propagandas veiculadas e somente era citada dentro do carnê, que era vendido lacrado.

    A desembargadora Ana de Lourdes Coutinho Silva, da 10ª Câmara de Direito Privado do TJSP, afirmou que não há justificativa para desconsiderar o número sorteado, o que caracteriza a propaganda enganosa. "É de se concluir que a falta de clareza das regras do jogo Tele Sena quanto à possibilidade de desconsideração da 17ª dezena sorteada do 2º subconjunto, torna-as abusivas e caracteriza propaganda enganosa, induzindo em erro o consumidor do produto."

    Com a palavra, a defesa. Procurada, a empresa Liderança Capitalização, responsável pela Telesena, informou que "o processo está em fase de recurso".

    Duas pessoas foram mortas na cidade de Almino Afonso no Oeste do RN

    Um jovem de 21 anos e um adolescente de 15 morreram na noite desta segunda-feira 22 de Setembro, após serem baleados dentro de uma churrascaria às margens da BR-226, na entrada da cidade de Almino, na região Oeste do Rio Grande do Norte. 


    Os criminosos são quatro homens que usaram um Astra de cor prata na fuga. “Eles perderam a direção do carro e bateram no canteiro que divide a pista. O veículo foi abandonado”, afirmou ao G1 o soldado Alcivan Nerys. 

    Ainda segundo a Polícia Militar, as vítimas foram identificadas como Francisco Luan de Oliveira, que morreu na hora ao ser atingido pelos disparos, e Alison Alves da Silva. Ambos seriam residentes na cidade da Antônio Martins, também na região Oeste. O adolescente ainda chegou a ser socorrido ao hospital da cidade, que fica próximo da churrascaria, mas não resistiu aos ferimentos. 

    Ainda de acordo com o soldado, a PM faz buscas pela região na tentativa de encontrar os criminosos. “Não sabemos se os quatro indivíduos foram resgatados ou se fugiram pela mata. Estamos em diligência”, ressaltou Alcivan.


    Portal G1/O Câmera/Imagem Grupos Whatsapp

    Robinson Faria vira campanha em Mossoró, aponta pesquisa Certus/Gazeta do OEste

    O candidato a governador Robinson Faria (PSD) cresce três pontos em uma semana e já aparece na frente do seu principal concorrente, Henrique Eduardo Alves. De acordo com dados da pesquisa Certus/GAZETA DO OESTE, na estimulada Robinson tem 30,20% enquanto Henrique aparece com 27,92% das intenções de votos entre os mossoroenses.

    Robério Paulino (PSOL) aparece em terceiro com 1,27%, seguido de Simone Dutra (PSTU) que alcançou 1,02% do interesse do eleitorado da segunda maior cidade do Estado. Os demais candidatos não atingiram 1%. 29,44% disseram não votar em ninguém e 9,39% não souberam responder.

    O candidato do PSD apresentou crescimento entre os eleitores com nível médio e superior, completos ou não, onde já tinha se destacado na pesquisa anterior publicada no domingo, 14. Houve crescimento ainda em quase todas as faixas etárias, com destaque para os que têm entre 25 e 34 anos que passaram de 19,35% para 39,13%.

    A pesquisa do Instituto Certus Pesquisa e Consultoria, em parceria com o jornal GAZETA DO OESTE, ouviu 400 pessoas a partir dos 16 anos, entre os dias 19, 20 e 21 de setembro. A margem de erros é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos e o intervalo de confiança é de 95%.

    A pesquisa foi protocolada no Tribunal Regional Eleitora (TRE/RN) com o registro nº 00033/2014 e no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o nº 00742/2014.
    Gazeta do Oeste

    Fátima Bezerra abre quase 16 pontos de vantagem sobre Wilma

    A candidata Fátima Bezerra (PT) segue crescendo na disputa para o Senado e abre 15,99% de vantagem sobre sua principal concorrente, a candidata Wilma de Faria (PSB). De acordo com levantamento da Certus/GAZETA DO OESTE, na estimulada a petista tem 37,82% da preferência do eleitorado mossoroense contra 21,83% da vice-prefeita de Natal.

    Em terceiro lugar aparece a professora Ana Célia (PSTU) com 1,52% e Roberto Ronconi (PSL) com 1,27%. 7,61% dos entrevistados estão indecisos e 29,95% disseram não votar em ninguém.

    A pesquisa do Instituto Certus Pesquisa e Consultoria, em parceria com o jornal GAZETA DO OESTE, ouviu 400 pessoas a partir dos 16 anos, entre os dias 19, 20 e 21 de setembro. A margem de erros é de 3 pontos percentuais para mais ou para . 

    A pesquisa foi protocolada no Tribunal Regional Eleitora (TRE/RN) com o registro nº 00033/2014 e no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o nº 00742/2014.

    Gazeta do Oeste