• Últimas Notícias

    segunda-feira, 5 de maio de 2014

    Astronomia: Madrugada desta terça-feira terá chuva de meteoros e será visível no Brasil a partir das 4h da manhã


    Chuva de meteoros Perseidas 1
    A passagem do cometa Halley, um dos mais famosos eventos espaciais, ainda está longe de se repetir. Como o astro nos visita a cada 75 anos, e passou pela Terra pela última vez em 1986, a projeção é que seja possível vê-lo novamente em 2061. Duas vezes por ano, porém, a Terra passa pela órbita de Halley, e os fragmentos de rochas e poeira que se desprendem do cometa causam chuvas de meteoros. Uma delas, denominada chuva de Eta Aquarídeos, poderá ser vista na madrugada desta terça-feira.

    "Meteoros são fenômenos luminosos que acontecem quando um pedaço de rocha espacial entra em atrito com a atmosfera e sofre vaporização, tornando-se brilhante", explica Enos Picazzio, astrofísico do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da USP (IAG-USP). Isso pode acontecer com uma rocha isoladamente ou vários fragmentos vindos de um mesmo local — o que caracteriza as chuvas de meteoros. Quando a Terra passar pela órbita do cometa Halley, os fragmentos liberados por ele se chocam com a atmosfera, provocando o espetáculo que pode ser observado no céu. Como as partículas costumam ser muito pequenas, elas ou se desintegram antes de atingir o solo terrestre ou chegam aqui em forma de poeira espacial.

    Procura-se: Caminhonete F-4000 é roubada em Goianinha


    Foi roubada na cidade de Goianinha uma caminhonete F-4000 de cor cinza e placas MYL 0849 de Santo Antonio RN, o veículo foi furtado na madrugada do dia 27/04. Quem tiver informações sobre essa F-4000 entrar em contato pelo fone (84) 9830-0789 

    Prefeitura paga mais de 300 mil reais anuais com imóveis alugados em Caicó, diz vereador

    Após cobrança pública e ameaça de se acionar o Ministério Público para cumprir a Lei que obriga o município a responder aos pedidos de informações oriundos da câmara municipal, a prefeitura de Caicó respondeu o requerimento de autoria do vereador Nildson Dantas (PROS) que cobrava informações sobre os imóveis alugados pela gestão municipal.
    Para o vereador caicoense, alguns imóveis estão sob suspeitas por terem características de suposto apadrinhamento político. “O imóvel onde morava o prefeito é alugado ao município com a finalidade de funcionar a secretaria de agricultura. Se constata apadrinhamento político na locação de imóveis em Caicó, casa que o prefeito morava antes de se eleger é alugada ao município, outro dado estarrecedor é o imóvel alugado para guarda de objetos por mais de dois mil ao mês e o que funciona a secretaria de tributação por 3.500 reais ao mês”.

    Segundo o levantamento a secretária que detém mais imóveis alugados é a de saúde. “A secretaria de saúde é a que mais gasta com imóveis alugados e ao todo chega a ter um gasto de 300 mil reais anuais”, constatou Nildson Dantas.

    PRE/RN representa contra Henrique, Wilma e João Maia

    A Procuradoria Regional Eleitoral (PRE/RN) considerou propaganda eleitoral antecipada o evento político realizado no dia 28 de março, no Hotel Praiamar, em Natal. A PRE/RN, através da Procuradoria Eleitoral Auxiliar, representou na Justiça Eleitoral contra os diretórios regionais do PMDB, PR, PSB e três pré-candidatos: Henrique Eduardo Alves (PMDB), João Maia (PR) e Wilma de Faria (PSB).
    A representação aponta que o encontro reuniu diversas lideranças políticas do Rio Grande do Norte e mais de 1.400 pessoas, sob o objetivo de anunciar a “formação de uma aliança partidária para concorrer nas eleições de 2014 e, especialmente, apresentar a pré-candidatura de Henrique Eduardo Alves, João Maia e Wilma de Faria, para os cargos, respectivamente, de Governador, Vice-Governador e Senadora.”
    O evento foi noticiado em tempo real pela internet, através do site do Jornal Tribuna do Norte, e ainda recebeu cobertura completa do programa Panorama Político, da Rádio Globo Natal. “(...) não tendo caracterizado, portanto, um evento restrito aos correligionários e filiados dos partidos representados, atingindo eleitores indistintamente”, reforça a representação da PRE, que aponta ainda como fator decisivo para a caracterização da propaganda eleitoral antecipada o fato de o evento não se adequar em nenhuma da exceções previstas no artigo 36-A da Lei das Eleições.
    O item do qual mais se aproxima é o previsto no inciso II desse artigo, porém, conforme ressaltado na petição da Procuradoria, essa norma permite apenas a realização de encontros, seminários ou congressos, em ambiente fechado e a expensas dos partidos políticos, para tratar da organização dos processos eleitorais, discussão de políticas públicas, planos de governo ou alianças partidárias visando às eleições.
    O lançamento de pré-candidaturas, como foi o caso, não encontra amparo nessa regra de exceção. Segundo a PRE, o encontro teve nítida finalidade de lançar os três pré-candidatos. “Os quais permaneceram todo o tempo em cima do palanque e foram alvo dos discursos enaltecedores dos demais presentes. Além disso, os dois primeiros citados (Henrique e Wilma) também discursaram e deixaram, mais uma vez, bastante evidente que serão os candidatos de seus respectivos partidos.”

    Senac oferece 629 bolsas de estudos em cursos técnicos no RN

    O Globo - O Senac abriu processo seletivo para 629 bolsas de estudos em cursos técnicos voltadas à população de baixa renda, através do Programa Senac de Gratuidade (PSG). As inscrições podem ser feitas de 5 a 12 de maio, exclusivamente no site do Senac. Os cursos serão realizados em Natal, Parnamirim, Macaíba, Caicó e Assú.
    A seleção contempla capacitações que terão início ao longo dos meses de maio e junho. Os interessados em se candidatar a uma das vagas devem possuir renda familiar mensal de até dois salários por pessoa. Ao todo, são oferecidas 17 opções de cursos, em 35 turmas, com vagas nos horários da manhã, tarde e noite.
    Dentre os cursos oferecidos estão cabeleireiro, operador de computador, auxiliar administrativo e cozinheiro. Também há vagas nos cursos técnicos em logística e segurança no trabalho. Os pré-requisitos para cada qualificação e o quadro de vagas completo podem ser consultados na página do Senac.
    Matrícula
    Para garantir a bolsa de estudo, os candidatos selecionados devem procurar uma das unidades do Senac para apresentação dos documentos comprobatórios de renda e requisitos do curso pelo qual optou, dentro do prazo estipulado pela instituição. Os candidatos com as melhores classificações serão convocados para a efetivação da matrícula, através de publicação de listas no site do PSG, até o preenchimento de todas as vagas.

    Os processos seletivos para cursos inseridos no PSG são lançados mensalmente. Os candidatos que não forem contemplados na atual seleção, poderão se inscrever novamente nas próximas etapas.
    Confira os cursos disponíveis: 
    Administrador de Redes
    Almoxarife
    Auxiliar Administrativo
    Balconista de farmácia
    Cabeleireiro
    Contabilidade para não contadores
    Cozinheiro
    Especialização técnica de nível médio em enfermagem
    Gerência de loja
    Gestão de pessoas
    Manicure e pedicure
    Massagista
    Operador de Computador
    Qualidade em serviços turísticos
    Técnico em logística
    Técnico em segurando do trabalho e Vendedor

    Fonte O Globo

    Banco do Brasil divulga gabaritos preliminares para 456 vagas

    O Banco do Brasil divulgou nesta segunda-feira (5) os gabaritos preliminares do concurso público para 456 vagas para cadastro de reserva em cargos de nível técnico e superior. As vagas são para as áreas de engenharia de segurança e medicina do trabalho. Os salários variam de R$ 3.673,08 a R$ 8.707,19.
    Os gabaritos podem ser acessados diretamente na página da organizadora (veja no Saiba Mais).
    Recursos contra os gabaritos podem ser interpostos até o dia 6 de maio, no site www.cesgranrio.com.br.
    Os cargos de nível técnico são para auxiliar de enfermagem do trabalho e técnico de segurança.

    Os cargos de nível superior são para enfermeiro do trabalho, engenheiro de segurança do trabalho e médico do trabalho. As vagas serão para as capitais de todos os estados e para Ribeirão Preto, no interior de São Paulo.

    O prazo de validade do certame é de um ano, a contar da data de publicação da homologação, podendo ser prorrogado uma única vez, por igual período.
    CBN

    Suspeito de esquartejar garota de 19 anos em Joinville se entrega à polícia

    O suspeito de assassinar uma jovem esquartejada em Joinville, no Norte de Santa Catarina, se entregou nesta segunda-feira (5) à Polícia Civil de Navegantes, no Vale do Itajaí. Segundo os agentes, Leandro Emilio da Silva Soares, de 26 anos, prestou depoimento no início desta tarde, mas até as 16h não havia informação se o rapaz confirmou a autoria do crime. Até esta manhã, ele estava foragido.
    Mara Tayana Decker foi encontrada esquartejada em casa (Foto: Reprodução/RBS TV)Mara Tayana Decker foi encontrada esquartejada
    em casa (Foto: Reprodução/RBS TV)
    O corpo de Mara Tayana Decker, de 19 anos, foi encontrado esquartejado dentro de uma residência no Bairro Guanabara no sábado (3). A garota estava desaparecida desde a madrugada de quinta (1º) e foi encontrada morta pela Polícia Militar após a mãe do suspeito denunciar o caso. O enterro dela ocorreu no domingo (4).
    O taxista que fez a corrida com o suspeito e a garota deu depoimento à polícia e garantiu que a vítima não parecia estar sendo coagida pelo homem. Nesta segunda (5), a polícia pediu a prisão temporária do rapaz. Ele trabalha como segurança e já responde a processos por ameaça, dano e lesão corporal. Conforme a polícia, o taxista disse que levou suspeito e vítima até a casa onde a garota foi encontrada morta.
    Enterro
    Cerca de 300 pessoas compareceram ao velório de Mara Tayana, em Guaramirim, Norte do estado, no domingo (4). "É um momento muito trágico para a família. A família está toda abalada. É muito triste saber que foi de uma forma trágica e a gente quer justiça", disse o cunhado da vítima, Edson Machado. G1

    Mulher foi espancada até a morte no Guarujá por causa de boato na internet


    Morreu na manhã desta segunda-feira a dona de casa Fabiane Maria de Jesus, de 33 anos, que foi amarrada e espancada por um grupo de pessoas na periferia do Guarujá, na Baixada Santista, no sábado. 

    Fabiane não resistiu aos inúmeros golpes desferidos durante o linchamento e, às 6h30 da manhã desta segunda, o Hospital Santo Amaro registrou seu óbito. 

    O linchamento aconteceu neste sábado por um grupo de pessoas no bairro de Morrinhos, segundo informou o jornal Folha de S. Paulo. O espancamento teria sido motivado pela suspeita de que a mulher teria ligação com o sequestro de crianças na região para praticar rituais de magia negra. De acordo com a Polícia Militar, não há nenhum indício de que Fabiane tenha praticado o crime ou que mantenha ligação com alguma seita. A polícia do Guarujá não possui nenhum registro recente de desaparecimento de criança na região. 

    Os moradores que testemunharam as agressões no bairro, que tem cerca de 20.000 habitantes, chamaram a polícia. A mulher foi socorrida e encaminhada ao hospital Santo Amaro, mas não resistiu aos ferimentos. 

    O advogado Airton Sinto, que representa a família de Fabiane, afirmou que uma página do Facebook, a Guarujá Alerta, com notícias da região, divulgou um "boato" de que uma mulher estava sequestrando crianças para rituais de magia negra e um retrato falado da suposta criminosa. O advogado trabalha com a hipótese de que Fabiane tenha sido confundida pelos agressores.

    A página Guarujá Alerta afirma que sempre se referiu aos sequestros em Morrinhos como "boatos".

    Por Veja


    Tangará e mais oito Municípios do RN receberão o circuito do FNE Itinerante do BNB

    O Paralelo
    A Superintendência Estadual do Banco do Nordeste no RN realizará, a partir do mês de maio, o FNE Itinerante. A ação terá uma série de eventos pelo interior do Estado e tem o objetivo de aproximar as micro e pequenas empresas (MPEs) dos recursos do FNE (Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste).

    Na ocasião, proprietários e administradores de empreendimentos das cidades-sede e municípios circunvizinhos contarão com atendimento do BNB e Sebrae. Além disso, eles serão informados sobre as condições oferecidas pelo Fundo Constitucional para o acesso ao crédito.
    O primeiro município a receber a visita da equipe do BNB será Riachuelo, no próximo dia  7, às 18h30, no Centro Pastoral e Social Monsenhor Expedito (CEPASME).
    Além dos clientes da cidade, moradores de municípios vizinhos, como São Paulo do Potengi, Santa Maria, Caiçara do Rio dos Ventos e Bento Fernandes deverão estar presentes.
    Até novembro, a caravana do banco pretende passar por mais oito cidades: Olho D’água dos Borges, Campo Grande, São Miguel do Gostoso, Jandaíra, Jucurutu, Pedro Avelino, Lagoa Salgada e Tangará. *Com informações da Revista Bzzz

    Comando da PM emite nota de pagamento de todas as diárias operacionais pendentes

    Na manhã desta segunda-feira, 05, por ordem da Excelentíssima Governadora do Estado Rosalba Ciarlini, o Comandante Geral da Polícia Militar do RN, Coronel PM Francisco Canindé de Araújo Silva, assinou a ordem de pagamento referente às Diárias Operacionais pendentes das Unidades do Interior e da Região Metropolitana.

    Ao todo, foi emitido a ordem de pagamento no valor de R$ 507.050,00 (quinhentos e sete mil e cinquenta reais), abrangendo Diárias Operacionais do Carnaval e demais serviços prestados pelos Policiais Militares.

    Somente para as Unidades de Mossoró, João Câmara, Macau, Nova Cruz, Currais Novos, Santa Cruz, Assú, Pau dos Ferros e Caicó, o valor referente às Diárias Operacionais foi de R$ 453.950,00 (quatrocentos e cinquenta e três mil e novecentos e cinquenta reais).

    "Todas as diárias estarão creditadas nas contas dos Policiais Militares na manhã dessa terça", declarou o Comandante Geral.

    Assecom

    PRF autua 409 motoristas por infrações e apreende 130 gramas de drogas

    A Polícia Rodoviária Federal divulgou o balanço das operações nesse final de semana.
    Foram 25 acidentes, sendo 15 deles com vítimas, e mais de 400 motoristas autuados.
    Além disso, a PRF apreendeu 100 gramas de maconha e 30 gramas de haxixe, de acordo com informação publicada no portal eletrônico do jornalTribuna do Norte nesta segunda-feira (05).

    O acidente mais grave resultou na morte de Garcia Nascimento da Silva, 45 anos.

    O homem conduzia uma Sprinter, no Km 135 da BR-101, em São José do Mipibu, quando perdeu o controle do veículo, colidiu com a mureta de proteção do canteiro central e capotou.

    Entre os 1.487 veículos que a PRF fiscalizou nas rodovias federais, 518 condutores realizaram testes de bafômetros e nove foram autuados, por dirigir sob efeito de álcool. 

    Outras dez pessoas foram detidas por crimes diversos: sete por promover tumulto e incitar à violência em evento esportivo; uma por entregar a direção de veículo a condutor sem habilitação, outra por crime eleitoral, em Mossoró, e um por porte de drogas.

    Carro carbonizado é encontrado com dois corpos dentro em Parnamirim

    Foto: Cedida
    Populares encontraram um carro carbonizado, na manhã desta segunda-feira (5), em uma estrada carroçável na comunidade de Cajupiranga, em Parnamirim. Depois disso, a Polícia Militar foi acionada e, chegando ao local, percebeu que dentro do veículo estavam dois corpos também carbonizados.
    O soldado Clísteles, do 3º Batalhão da Polícia Militar, informou que o veículo carbonizado provavelmente é um modelo Fox. Os peritos do Instituto Técnico-Científico de Polícia também foram acionados e foram ao local.
    Eles constataram que um dos corpos é de uma mulher ou de uma criança, tendo em vista o tamanho do crânio. No entanto, só será possível precisar isso e também as identidades das vítimas após exames mais detalhados, como por exemplo de DNA

    Portal BO

    Prefeitura de Parelhas abre concurso público para 239 vagas

    A Prefeitura de Parelhas, município na região Seridó do Rio Grande do Norte, lançou edital de concurso público para 239 vagas em cargos de nível fundamental, médio e superior. Os salários variam de R$ 724 a R$ 6.500. No site da organizadora, é possível ver o edital (acesse o edital).

    As vagas são para Assistente Social, Cirurgião-Dentista, Enfermeiro, Nutricionista, Médico, Fisioterapeuta, Terapeuta Ocupacional, Fonoaudiólogo, Farmacêutico, Psicólogo, Educador Físico, Bibliotecário, Turismólogo, Assistente Jurídico, Analista de Controle Interno, Contador, Contador – Poder Legislativo, Pedagogo, Professor e demais funções.

    As inscrições podem ser feitas de 8 de maio a 8 de junho através do site www.conpass.com.br. As taxas são de R$ 29,00, R$ 40,00 e R$ 65,00 de acordo com a função escolhida. A prova escrita será realizada no dia 20 de julho.

    O concurso terá validade de dois anos, a contar da data de publicação da Homologação, podendo ser prorrogado por igual período.

    Tio mata sobrinho a golpes de foicena zona rural de Goianinha

    Um homem, cujo nome não foi revelado, matou o próprio sobrinho na noite deste domingo (4) na zona rural de Goianinha, cidade distante pouco mais de 50 quilômetros de Natal. O motivo, segundo a Polícia Militar, seria o fato de a vítima ser usuária de drogas. O tio fugiu e está sendo procurado pela polícia. O sobrinho foi identificado como Ivanaldo Félix de Lima, que completaria 41 anos no dia 28 deste mês. Ele levou dois golpes de foice na cabeça.

    De acordo com o capitão Cláudio Henrique, comandante da 3ª Companhia do 8° Batalhão da PM, o tio e o sobrinho estavam em casa, que fica numa comunidade chamada Sítio Santa Catarina. “Os dois iniciaram uma discussão e perderam o controle. Foi quando o tio desferiu dois golpes de foice na cabeça do sobrinho”, confirmou o oficial.

    O tio fugiu e ainda é procurado pela polícia. Contudo, o capitão acredita que ele deve se apresentar na delegacia local até esta terça-feira (6). “Registramos um caso de assassinato parecido com esse, também na zona rural de Goianinha, na semana passada. E o suspeito se apresentou. Esses crimes são estão sempre relacionados a rixas, ingestão de bebida alcoólica ou uso de droga. Não é nada premeditado”, acrescentou.

    Outro homicídio
    Também na noite do domingo, por volta das 22h40, uma equipe do Samu foi chamada ao conjunto Sapucaia, também em Goianinha, para socorrer um homem que havia sido baleado. Ao constatar a morte da vítima, a Polícia Militar também foi acionada. Marcos Antônio da Silva, de 33 anos, havia levado seis tiros e não resistira aos ferimentos. A polícia não tem pistas da motivação do crime ou de quem fez os disparos. (Portal G1)

    Juiz de direito é baleado na cabeça em tentativa de assassinato no Piauí

    doutor edilson moura
    Uma tentativa de homicídio contra o juiz de direito da cidade de Petrolina, no Estado do Pernambuco, Edilson Rodrigues Lima. O juiz é natural da cidade de Bocaina, município da região de Picos. Ele foi alvejado quando estava chegando em casa por volta de 5 horas da manhã.
    O juiz que é do Tribunal do Júri em Petrolina-PE foi socorrido para o Hospital Regional na vizinha cidade de Picos e em seguida transferido para a capital Teresina. Um esquema de segurança com policiais civis e militares foi acionado para fazer a guarnição do veículo que transportou o juiz ferido à bala para o Hospital São Marcos na capital do Estado, onde passará por cirurgia para a retirada do projetil.
    Segundo informações o juiz Edilson Rodrigues Lima estava afastado das funções por determinação do Tribunal de Justiça do Pernambuco-PE. O caso está sendo acompanhado pelo delegado Eduardo que se deslocou para o local onde aconteceu a tentativa de homicídio.

    Ônibus da PC: Delegacia Móvel da Polícia Civil do RN está pronto para atuar na Copa


    O veículo todo personalizado e adaptado para uso exclusivo da segurança, deverá ser entregue nos próximos dias.

    O ônibus que servirá de delegacia móvel é um veículo Comil Campione sob a plataforma Volvo B290R e foi flagrado no último dia 2 de maio no centro administrativo.

    Por enquanto o veículo espera por emplacamento e só assim ele poderá ser usado principalmente para a Copa do Mundo de 2014.


    Foto: Pedro Thiago / por Josenilson Rodrigues

    Prefeitura do Natal aceita proposta de decoração da copa postada em redes sociais

    Copa214sugestao
    Autor do pórtico Erinaldo Santos e Fotos em destaque de Canindé Soares
    Proposta de pórtico que será montado ao lado do viaduto da BR 101 que dá acesso ao Av. Engenheiro Roberto Freire e que faz parte da decoração da Copa 2014 em Natal que foi postada nas redes sociais e que teve imensa repercussão com curtidas, compartilhamentos e comentários dos natalenses foi aceita pela prefeitura do Natal e a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SEMSUR) através do seu titular, Raniere Barbosa. A autoria do projeto é de Erinaldo Santos que postou no seu perfil do facebook e as fotos que serão usadas são de autoria do Fotógrafo Canindé Soares.