• Últimas Notícias

    sexta-feira, 18 de abril de 2014

    Gabriel García Márquez será cremado em cerimônia privada na Cidade do México

    O corpo do colombiano Gabriel García Márquez será cremado em uma cerimônia privada na Cidade do México. O anúncio foi feito por Maria Cristina García, diretora do Instituto Nacional de Belas Artes do México, local em que o escritor será homenageado na segunda-feira.
    Ganhador do Nobel de Literatura em 1982, Gabriel García Márquez morreu aos 87 anos, na quinta-feira (17). A causa foi infecção pulmonar.
    Apenas familiares e amigos próximos do escritor poderão assistir a cerimônia de cremação. García Márquez vivia no México com a mulher, Mércedes, e os dois filhos, Rodrigo e Gonzalo. Uma irmã do escritor, que vive na Colômbia, disse que gostaria que os restos do autor de "Cem Anos de Solidão" (1967) voltassem para seu país natal.
    IG

    Católicos criticam padre Fábio de Melo na Quaresma

    A participação do padre Fábio de Melo no programa ‘Altas Horas’, que foi ao ar no último sábado, gerou uma grande polêmica entre os católicos. A Associação Devotos de Fátima, que fica em São Paulo, usou seu site para manifestar a indignação dos fiéis com a postura do padre ‘artista’, como eles próprios se referem ao pároco.
    No texto, eles apontam que no período de Quaresma, quando os paramentos dos sacerdotes passam a ser roxos e as imagens dos santos são cobertas com tecido da mesma cor representando o luto pela proximidade da Paixão de Cristo, o padre vai a um programa cantar e nem mesmo aparece usando sua batina.
    “Enquanto ele se apresentava na madrugada de sábado, em Roma o Papa Francisco preparava-se para celebrar a Missa do Domingo de Ramos e dar início às cerimônias da Semana Santa que precedem a Páscoa. Não pense que é normal ver um padre exercendo seu papel sacerdotal sem as devidas preocupações com seus votos e com sua imagem que deve ser, antes de tudo, a imagem da Santa Igreja”, dizia um trecho da publicação. No mesmo site há uma carta aberta — assinada por mais de mil católicos — direcionada ao Cardeal Dom João Braz de Aviz, pedindo oração pelo direcionamento dos padres ‘celebridades’:
    “Com frequência temos que lutar com a perplexidade de ver esses religiosos participando de programas totalmente inadequados, tanto para sua condição quanto para o bom exemplo e formação espiritual dos fiéis”.
    O Dia

    Mais de 40 pessoas morreram em Salvador na greve da PM

    Quarenta e uma pessoas foram assassinadas durante a greve da Polícia Militar entre a última quarta-feira (16) e quinta-feira (17) em Salvador e região metropolitana, de acordo com informações publicadas pela Secretaria da Segurança Pública da Bahia (SSP-BA). O órgão registrou sete tentativas de homicídios no período. Ainda segundo a SSP-BA, o número pode aumentar.

    A Delegacia de Furtos e Roubos de Veículos (DFRV) registrou 222 ocorrências. O Grupo de Repressão de Roubos a Coletivos contabilizou 14 roubos a ônibus em Salvador, nove deles ontem. Em 2012, quando a greve da PM durou 12 dias, foram registradas 180 mortes e 378 veículos roubados. Proporcionalmente, o índice  de homicídios foi 36,6% maior em 2014.

    Pelo menos sete homicídios foram registrados na Região Metropolitana de Salvador (RMS) entre a noite desta quinta-feira (17) e a madrugada desta sexta-feira (18). Segundo a Polícia Civil, foram registrados dois roubos de carros no mesmo período.

    Pelo menos 14 montanhistas morrem após avalanche no Everest

    O Everest é a montanha mais alta do mundo
    AFP / PEMBA DORJE SHERPA
    Pelo menos 14 pessoas morreram e três ficaram gravemente feridas na sexta-feira (17) ao serem soterrados por uma avalanche quando se dirigiam para um dos acampamentos base no Everest, informaram à fontes oficiais.
    O deslizamento ocorreu no início da manhã a cerca de 6.200 metros de altitude, quando aproximadamente 50 alpinistas, a maioria sherpas nepaleses, deslocavam-se do acampamento base 1 para a 2, afirmou um alto funcionário do corpo de montanhista, Tilak Ram Pandey.
    O número de mortos pode aumentar, pois os operadores de turismo não confirmaram se há mais montanhistas desaparecidos, informou um funcionário do ministério do Turismo nepalês, Madhu Sudan Burlakoti.
    Um porta-voz das equipes de resgate, Lakpa Norbu Sherpa, afirmou ao jornal "Ekantipur" que o número de vítimas fatais é de 14 e que 13 dos corpos foram recuperados, enquanto "um deles não poderá ser transportado até amanhã devido ao mau tempo".

    EUA mantém ordem de prisão contra Maluf

    Paulo Maluf (PP/SP) sofreu novo revés, desta vez na Suprema Corte de Nova York (EUA), que rejeitou outro pedido do deputado brasileiro de anulação do processo pelo qual foi decretada a prisão dele e de um de seus filhos, o empresário Flávio Maluf.
    Na ação, a promotoria americana acusou Maluf e Flávio de manterem em uma conta bancária US$ 11 milhões supostamente desviados dos cofres públicos municipais de São Paulo.
    Maluf foi prefeito da Capital paulista entre 1993 e 1996. O dinheiro depositado nos EUA, segundo a acusação, seria apenas uma parte de montante relativo a fraudes em obras viárias de grande porte por ele contratadas em sua gestão, como a construção da Avenida Água Espraiada, na zona Sul da cidade.
    Maluf nega a prática de malfeitos. Por sua assessoria, sempre que questionado sobre as acusações do Ministério Público, reitera que “não tem e nunca teve dinheiro no exterior”.
    A ação da Promotoria de Nova York provocou uma grave consequência para Maluf – seu nome foi inserido na difusão vermelha da Interpol, organismo que aloja as polícias de quase 200 países.

    A difusão vermelha é o índex dos mais procurados. Maluf até pode sair do Brasil, mas corre o risco de ser capturado em um aeroporto qualquer.
    Estadão

    Jovem e menor são detidas suspeitas de matar empresário em Macaíba, RN

    Empresário Eumar Freire de Farias foi morto nesta quarta em Macaíba, na Grande Natal (Foto: Reprodução/Inter TV Cabugi)Uma adolescente de 15 anos e uma jovem de 19 foram presas na noite desta quinta-feira (17) suspeitas de participação na morte do empresário Eumar Freire de Farias, de 56 anos, morto com golpes de punhal em Macaíba, cidade da Grande Natal, no final de março. A prisão aconteceu em um sítio no município de Goianinha.

    De acordo com o delegado Normando Feitosa, a jovem de 19 anos confessou o crime. À polícia, a jovem afirmou que foi à casa do empresário para fazer um programa e na hora do pagamento ele não quis dar a quantia combinada. "Segundo ela, essa foi a razão do homicídio", disse o delegado.

    Normando disse ainda que será realizada uma acareação entre esta jovem e outra de 21 anos que foi presa no dia seguinte ao crime e também confessou a participação na morte de Eumar. "Queremos saber qual foi a participação de cada uma", disse.
    A menor apreendida nesta quinta-feira (17) foi entregue à mãe. Já a jovem de 19 anos está presa no Centro de Detenção Provisória de Parnamirim. (G1RN)


    Dilma cai na pesquisa,mas ainda ganha no primeiro turno, diz Ibope

    Pesquisa Ibope presidente 2014 / abril (VALE ESTA) (Foto: Editoria de Arte / G1)As intenções de voto na presidente Dilma Rousseff (PT) variaram de 40% em março para 37% neste mês, mas ainda assim ela venceria a eleição no primeiro turno se tivesse hoje como adversários Aécio Neves (PSDB) e Eduardo Campos (PSB) ou Aécio Neves e Marina Silva (PSB), além de outros sete candidatos de pequenos partidos, informa pesquisa Ibope divulgada nesta quinta-feira (17).

    Um candidato vence uma eleição no primeiro turno quando a soma dos votos válidos dos rivais é inferior ao total de votos que ele recebeu. Para a Justiça Eleitoral, os votos válidos excluem brancos e nulos. As candidaturas para a eleição 2014 somente serão oficializadas em junho, mês em que os partidos terão de realizar convenções para escolher os nomes que concorrerão.

    De acordo com o Ibope, Dilma acumula 37% tanto no cenário com Aécio e Campos quanto no cenário com Aécio e Marina – na última segunda-feira (14), o PSB anunciou a chapa com o ex-governador de Pernambuco Eduardo Campos como pré-candidato a presidente e a ex-senadora Marina Silva como vice. Até 20 dias do primeiro turno da eleição, marcada para 5 de outubro, os partidos podem trocar de candidato.