• Últimas Notícias

    terça-feira, 1 de abril de 2014

    Aneel aprova regulamento de conta de luz pré-paga

    O modelo será semelhante ao funcionamento dos telefones celulares pré-pagos, ou seja, o consumidor comprará créditos de energia para consumo posterior. A adesão será voluntária e não terá ônus. O regulamento do novo sistema foi aprovado nesta terça-feira, 1, pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), e a previsão do diretor-geral, Romeu Rufino, é que o modelo esteja disponível a partir de 2015. Quem aderir ao pré-pagamento receberá um crédito inicial de 20 kWh, que será pago na compra subsequente.

    Depois disso, o consumidor poderá comprar novos créditos quantas vezes quiser, desde que a aquisição seja de, no mínimo, 5kWh, em agências credenciadas ou pela internet. A tarifa de energia será a mesma oferecida ao cliente convencional, que paga a conta depois do consumo. As distribuidoras que quiserem poderão oferecer desconto para os clientes do sistema pré-pago, para incentivar a adesão. Em outros países que já adotam o sistema, o desconto na tarifa é de cerca de 5%, segundo o diretor da Aneel André Pepitone.

    Terremoto de magnitude 8,2 atinge Norte do Chile


    Vista do porto de Iquique, norte do Chile que recebeu alerta de tsunami após terremoto de forte magnitude, nesta terça-feira
    Um terremoto de 8,2 graus de magnitude foi registrado nesta terça-feira no extremo-norte do Chile a 38,9 Km de profundidade e com epicentro a 89 Km da localidade de Cuya, segundo o Centro Sismológico Nacional da Universidade do Chile. Após o sismo, às 20h46 (horário local e mesmo de Brasília), o Serviço Hidrográfico e Oceanográfico da Marinha (SHOA) emitiu um alerta de tsunami em toda a costa do Chile.


    A primeira região atingida foi Pisagua, também no norte chileno. Em Iquique, as ondas chegaram a até 2,5 metros. Na capital, Santiago, que não está tão perto do Pacífico, a população não sentiu o abalo.
    Logo após o registro, as autoridades chilenas ativaram o alerta de tsunami para todo o litoral do país, no que foram seguidas pelo governo peruano, que determinou a evacuação da costa Sul.
    — Pedimos aos cidadãos de todo o país para deixarem as áreas costeiras. Não temos sérios danos nas casas. Não há nenhuma tragédia envolvendo pessoas — disse o subsecretário do Interior do Chile, Mahmud Aleuy, cerca de duas horas após o terremoto.

    Corpo de Tangaraense crivado de balas e carbonizado é encontrado na zona rural de Santa Cruz


    A Polícia Militar de Santa Cruz recebeu a informação atravez do 190 de um corpo crivado de balas e carbonizado foi encontrado no sítio Cabaço, na zona rural de Santa Cruz, rapidamente o GTO, sob o comando do Sgto. Emanoel esteve no local e constatou o fato, no local esteve o ITEP e periciando constatou que o corpo era de Paulo Sérgio Silverio de Oliveira, 21 anos, conhecido por Juquinha, residente na rua Nossa Senhora de Fátima no bairro do Bubú em Tangará, no corpo o Itep identificou marcas de 11 tiros. Juquinha era ex-detento e cumpriu prisão por tráfico de drogas em Tangará. As investigações serão conduzidas pela 9ª DRP de Santa Cruz.

    Imagens Fortes

    Porque 1° de Abril é o dia da mentira?

    Tudo começou quando o rei da França, Carlos IX, após a implantação do calendário gregoriano, instituiu o dia primeiro de janeiro para ser o início do ano. Naquela época, as notícias demoravam muito para chegar às pessoas, fato que atrapalhou a adoção da mudança da data por todos.

    Antes dessa mudança, a festa de ano novo era comemorada no dia 25 de março e terminava após uma semana de duração, ou seja, no dia primeiro de abril. Algumas pessoas, as mais tradicionais e menos flexíveis, não gostaram da mudança no calendário e continuaram fazer tal comemoração na data antiga. Isso virou motivo de chacota e gozação, por parte das pessoas que concordaram com a adoção da nova data, e passaram a fazer brincadeiras com os radicais, enviando-lhes presentes estranhos ou convites de festas que não existiam.Tais brincadeiras causaram dúvidas sobre a veracidade da data, confundindo as pessoas, daí o surgimento do dia 1º de abril como dia da mentira.

    Fundação José Augusto abre inscrições para Lei Câmara Cascudo

    Começa nesta terça-feira, 1º de abril, a temporada de entrega de projetos para serem submetidos à análise da Comissão Estadual de Cultura. Os produtores culturais terão até o dia 2 de julho de 2014 para inscreverem propostas na Lei Câmara Cascudo.
    A Governadora Rosalba Ciarlini garantiu a renúncia fiscal no valor de R$ 6 milhões, para 2014. Ao longo de 14 anos, a Lei Estadual de Incentivo à Cultura tem propiciado a realização de grandes eventos culturais como o Fest Bossa e Jazz, Circuito Potiguar do Livro, Um Presente de Natal, MADA e Festa de Santa Luzia. 
    Podem ser inscritos projetos de produtos e bens culturais; seminários, oficinas e cursos de caráter cultural ou artístico; prêmios a criadores, autores, artistas, técnicos e suas obras; filmes, espetáculos musicais e de artes cênicas etc. Confira todas as áreas contempladas no site site www.cultura.rn.gov.br

    PM de Tangará intercepta elementos na BR 226 próximo ao Posto Alvorada e recuperam moto roubada em Serra Caiada RN.

    Segundo matéria publicada pelo blogueiro Robson Freitas da cidade de Tangará aconteceu na noite dessa segunda-feira (31) por volta das 21:00 hs. quando dois elementos roubaram uma moto modelo Honda Pop, cor vermelha, na cidade de Serra Caiada e saíram em fuga em direção a cidade de Tangará, a polícia militar de Serra Caiada foi acionada e entrou em contato com a polícia militar de Tangará que interceptou os suspeitos próximo ao Posto Alvorada aonde a polícia disparou para o alto e os elementos saíram em fuga abandonando a moto no matagal.


    A moto foi recuperada e levada para entregar ao seu proprietário em Serra Caiada, a polícia militar continua em busca para prender os elementos que até o momento não se sabe o paradeiro dos mesmos.

    Fonte e Foto: Blog do Robson Freitas



    MEC divulga segunda chamada do Sisutec

    O MEC (Ministério da Educação) divulgou a lista de aprovados na segunda chamada do Sisutec (Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica), no site oficial do programa.

    Após esta chamada, todos os candidatos que tenham concluído o ensino médio poderão se candidatar às vagas remanescentes.

    As matrículas serão recebidas entre os dias 2 e 4 de abril. A oferta de vagas  é feita por instituições públicas e privadas. Os cursos são gratuitos e têm início previsto entre os dias 14 de abril e 12 de maio, de acordo com informações divulgadas pelo MEC.

    Eclipse lunar poderá ser visto de todo o Brasil entre 14 e 15 de abril

    Um eclipse lunar total – quando a Terra fica entre o Sol e a Lua – acontecerá entre 14 e 15 de abril e poderá ser visto de todo o Brasil por volta das 2h da manhã, além do leste da Ásia, leste da Austrália, EUA e Canadá, oceanos Atlântico e Pacífico.
    Durante o fenômeno, que pode durar até quatro horas e ser observado a olho nu, a lua cheia passa pela sombra da Terra, que bloqueia a luz solar que ilumina o satélite. A Lua poderá ficar com uma coloração avermelhada (na área da penumbra) ou mais escura e cinza (quando a Lua entra na umbra da Terra).
    Astrônomos dizem que a melhor coisa sobre o eclipse lunar no dia 15 de abril é o fato de acontecer com tempo bom e céu claro.