• Últimas Notícias

    sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

    Chuva no agreste anima e deixa agricultores mais confiantes

    Imagem de Campestre, choveu 78 mm nas últimas 48 horas (Foto: Francisco de Assis)
    Os agricultores da região agreste e em especial os campestrenses estão animados com as chuvas caídas nas últimas 48 horas. Apesar do avanço tecnológico em tentar prever chuvas para o nordeste, mesmo assim a ciência se rende aos profetas da chuva. 

    A sabedoria popular tem seus créditos e segundo os mais velhos todos os anos com terminação quatro é bom de inverno. Todavia, a maioria dos agricultores "profetas" aponta a chegada das chuvas somente a partir de meados de março. Em contato com o técnico da emater de Campestre obtive a inforção de que choveu 78 mm nas últimas 48 horas.

    O Blog O Paralelo obteve registros de chuvas nas útimas 48 horas em algumas cidades fornecidos pela Emater/Emparn:

    • São José do Campestre: 78 mm 
    • Santo Antonio: 98 mm
    • Passa e Fica: 41,7
    • Serra de São Bento: 43 mm
    • Tangará: 43,5 mm (Dados fornecidos pela Tinol)
    • Sítio Novo 48 mm
    • Campo Redondo: 17,4 mm
    • Santa Cruz: 43,7 mm
    • Lajes Pintadas: 28,8 mm
    • São Bento do Trairi: 10,3 mm
    • Monte das Gameleiras 43 mm
    • Lagoa D'antas: 66 mm
    • Japi: 29 mm (Particular)
    Blog O Paralelo






    TCE determina que Prefeitura de Serra de São Bento suspenda licitação para compra de pneus

    O Tribunal de Contas do Estado, através de medida cautelar, em processo de caráter seletivo, determinou à prefeitura de Serra de São Bento que proceda, de forma imediata, a suspensão do procedimento de licitação, na forma de Pregão Presencial, para a aquisição de pneus novos, câmaras de ar e protetores para os veículos da frota municipal. Em processo relatado pelo conselheiro Gilberto Sales, na sessão da Primeira Câmara de Contas desta quinta-feira, 30/01, foi dado um prazo de 48 horas, a contar da intimação da prefeitura, para o cumprimento da medida, até a análise definitiva da matéria pelo TCE.
    A Diretoria de Administração Municipal detectou irregularidades que contaminariam o processo licitatório, referentes à ausência de regulamentação do Sistema de Registro de Preço. Também foi observada a omissão de informações relativas à frota municipal e ao quantitativo estimado de produtos para aquisição. Na sessão, foi fixado um prazo de cinco dias para que a prefeitura apresente todos os atos e procedimentos administrativos concernentes à fase interna do Pregão e a intimação da empresa vencedora do certame quanto ao teor da presente decisão.
    Por TCE

    Técnico de informática é executado por dupla no centro de Janduís

    O jovem Karol Wojtyla Pinheiro, de 25 anos, foi morto a tiros no início da noite desta quinta-feira (30/01) no centro da cidade de Janduís. O crime foi registrado como a primeira morte violenta do ano no município.

    Segundo informações da Polícia Militar, Karol trabalhava como Técnico de Informática e estava em seu ambiente de trabalho, quando foi surpreendido por dois elementos armados.

    Os criminosos chegaram em uma motocicleta tipo Bros vermelha, invadiram o estabelecimento e dispararam várias vezes contra o rapaz, que morreu na hora.

    A polícia foi acionada, mas chegando ao local, constataram que os homicidas já tinham fugido. Populares informaram que a dupla seguiu pela BR – 226, no sentido a Campo Grande, contudo o destino ainda é desconhecido.

    As guarnições das cidades de Campo Grande e Messias Targino deram apoio à ocorrência devido à viatura policial de Janduís está quebrada.

    O crime será investigado em inquérito policial conduzido pelo Delegado Rysklyft Factore, titular da Delegacia de Polícia Civil de Campo Grande.

    SOS Notícias do RN

    Começam as matrículas da 2ª convocação do SiSU 2014/1

    De hoje, 31 de janeiro, até a próxima terça-feira, 4 de fevereiro, os aprovados na segunda chamada da edição do primeiro semestre de 2014 do Sistema de Seleção Unificada (SiSU) precisam efetuar o registro acadêmico. Essa convocação foi publicada segunda-feira, 27.

    As matrículas deve ser realizadas na instituição de ensino para a qual o candidato foi aprovado. Os locais, horários e documentos estão disponíveis nos sites das universidades. Essas informações também costumam ser enviadas para o e-mail cadastrado. O Certificado de Conclusão do Ensino Médio é necessário.

    Quem não possui pode solicitá-lo na instituição certificadora que escolheu no ato de inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2013, se preencher os requisitos de idade e nota. Para este semestre a oferta foi de 171.401 vagas em 4.723 cursos de 115 instituições públicas de educação superior.

    Outras informações podem ser consultadas no Edital ou obtidas pela Central de Atendimento, pelo 0800 616161.

    Brasil Escola


    Quase todos terão impressora 3D em dois anos, diz executivo


    O diretor de desenvolvimento global do PayPal, John Lunn, disse acreditar que em um prazo de dois anos, "quase todas as pessoas terão uma impressora 3D em casa" e que a tecnologia, no futuro, mudará a forma como o comércio mundial é feito. 

    Para Lunn, por conta da impressão 3 D, no futuro não haverá mais a necessidade de grandes navios transportarem cargas pelo mundo Foto: Divulgação

    "Em vez de ir em uma loja ou pedir algo online para ser entregue, eu poderei ir no site da loja, pagar uma pequena quantia para baixar um design, e imprimir em casa" disse o executivo durante a Campus Party. "O centro do mundo será a informação digital [...] Não haverá mais grandes navios transportando cargas pelo mundo", disse. 

    Em sua palestra, com o tema o "futuro das compras", Lunn falou da possibilidade de usar impressão 3D com vários materiais e disse que mesmo a forma como nos alimentamos será afetada. 

    "Uma empresa tradicional de massas até criou um método para imprimir macarrão", disse, enquanto também mostrava fotos de chocolates, bolos e pizzas "impressos" em 3D.