• Últimas Notícias

    domingo, 19 de janeiro de 2014

    INSS: segurado que não renovar a senha pode perder benefício


    Os segurados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) devem procurar a agência bancária onde recebem o benefício para comprovar que estão vivos e renovar senha. Quem não fizer, terá o benefício bloqueado pela Previdência Social.

    Os bancos têm até o dia 28 de fevereiro de 2014 para finalizar o processo de comprovação de vida e renovação de senha dos beneficiários que recebem por meio de conta-corrente, poupança ou cartão magnético.

    Em agosto, o INSS prorrogou o prazo, pois, dos 30,7 milhões de beneficiários, 9,4 milhões ainda não tinham atendido à convocação para renovar a senha. O número caiu, porém 4,7 milhões ainda precisam fazer a renovação nas próximas semanas.

    Primeira chamada do Prouni sai nesta segunda-feira


    Os estudantes que se inscreveram no Programa Universidade Para Todos (Prouni) devem conferir a partir de amanhã (20) o resultado da primeira chamada pelo site do Ministério da Educação (MEC), pelo número 0800 616161 ou nas instituições participantes.

    Se aprovado, o candidato deverá comparecer à instituição onde se candidatou com a documentação necessária para a comprovação das informações prestadas na ficha de inscrição até o dia 24 de janeiro. Os candidatos que não conseguirem apresentar a documentação exigida ou perderem o prazo serão reprovados.

    Aqueles que não tiverem o nome na lista de aprovados em primeira chamada terão oportunidade na segunda chamada, que será divulgada no dia 3 de fevereiro. Para eles, o prazo de comprovação das informações prestadas na ficha de inscrição será até 6 de fevereiro.

    Acidente com vitima fatal na BR 406 próximo a Baixa do Meio município de Guamaré-RN

    Um grave acidente foi registrado na tarde de domingo 19 de Janeiro de 2014 na BR 406, próximo ao distrito de Baixa do Meio, na cidade de Guamaré.

    Três pessoas de uma mesma família morreram no acidente. Uma quarta pessoa que estava no carro pequeno ficou ferida e foi levada para o Hospital Walfredo Gurgel, em Natal.

    Os três mortos, ainda não foram identificados, seriam um homem, a esposa dele e dois filhos. De acordo com a polícia, após o acidente, o motorista do caminhão, de placas MYL-0433, de Caiçara do Norte/RN, fugiu do local e ainda não foi localizado.

    Os três mortos e o ferido que estavam no veículo Gol, de placas MMP-2011, de Natal, a polícia descobriu que o caminhão estava seguindo no sentido Natal/Guamaré e acabou atingido em cheio o Gol, quando o motorista tentava fazer um retorno na BR para ir em direção ao distrito de Baixa do Meio.

    Guamaré News

    Mais de 76 condutores perdem a carteira na blitz da Lei Seca em Natal

    A Polícia Militar realizou na madrugada deste domingo (19) mais uma Blitz da Lei Seca no litoral Sul da Grande Natal. O aparato policial foi montado na Rota do Sol e levou a prisão 11 condutores por embriagues ao volante. No total, 76 pessoas tiveram as carteiras nacionais de habilitação apreendidas.
    Segundo a PM, durante a operação, foram realizadas mais de 2 mil testes do bafômetro. A Polícia Militar já recolheu mais de 200 habilitações em janeiro, resultado das blitz realizadas nas estradas que ligam o centro de Natal às praias do litoral Sul. 
    Portal no ar

    Ônibus da banda Aviões do Forró colide com carro na BR 423


    Um ônibus da banda Aviões do Forró colidiu, na manhã deste sábado (18), na traseira de um Honda Civic, quando seguia para Pernambuco, para realizar um show no Tamandaré Feste.

    O acidente de pequenas proporções aconteceu no km 101 da BR 423, no município de Delmiro Gouveia, a 283 km de Maceió. Em entrevista ao portal Alagoas na Net, o motorista do Civic, que seguia para Maceió e pediu para não ser identificado, contou que a possível causa do acidente teria sido uma carreta que, ao sair do Posto Fiscal, teria levantado muita poeira, atrapalhando sua visão e provocando a colisão com o ônibus da banda.

    Os integrantes da Aviões do Forró lamentaram o ocorrido e se disseram aliviados, já que os danos foram apenas materiais.

    Uma viatura da Polícia Rodoviária Federal (PRF) esteve no local e registrou o ocorrido através de um Boletim de Acidente de Trânsito. Segundo o portal Alagoas na net, um acordo foi tentado no local, porém não foi aceito pelo motorista do Honda Civic, ficando a decisão para a Justiça.

    Fonte: N10 via Jair Sampaio

    Especialistas desenvolvem nova terapia contra pedras nos rins


    “Um homem foi ferrado por uma arraia numa pescaria aqui perto, disseram que ele chorou uma tarde e uma noite pedindo aos companheiros que o matassem porque a dor era insuportável. Comentei o caso com Felipe, ele não ficou impressionado como eu esperava; disse apenas que isso ou era fita ou exagero ou lenda porque não existe dor insuportável”, conta o menino Lucas, no romance Sombras de reis barbudos, do autor goiano José J. Veiga. O personagem Felipe pode estar certo quanto ao homem ferrado. Porém, pelo menos de acordo com a medicina e as pessoas que já passaram por uma cólica renal, existe, sim, dor insuportável. No minuto em que é diagnosticado, o sofrimento causado por pedra nos rins — como os cálculos renais são popularmente conhecidos — deve ser interrompido tamanha a agonia.

    Mesmo com poderosos analgésicos, o alívio total somente acontecerá quando a pedra for eliminada. Normalmente, os cálculos menores causam as angústias mais intensas, por serem leves e se movimentarem com maior facilidade. Em geral, são eliminados espontaneamente pelo canal ureter, que liga o rim à bexiga, o que pode demorar. Dispositivo desenvolvido pela equipe de pesquisadores da Universidade de Washington (EUA) pode ser capaz de acelerar o processo. Um ultrassom modificado em laboratório consegue mover os cálculos no interior do corpo, guiando a eliminação por meios naturais. “Nós desenvolvemos um ultrassom de baixa potência que pode mover pequenas pedras para reduzir a dor, os custos e o tempo de tratamento”, resume Michael Bailey, um dos engenheiros do projeto e integrante do Laboratório de Física Aplicada da universidade.

    Os pesquisadores conduzem o primeiro estudo clínico com o aparelho em 15 voluntários. O trabalho tem alguns fatos curiosos. Parte do financiamento, por exemplo, vem do Instituto Nacional de Pesquisa Biomédica Espacial norte-americano, interessado no projeto porque os astronautas têm um risco aumentado de pedras nos rins durante as viagens espaciais. A condição é extremamente comum também na superfície terrestre. Calcula-se que uma a cada 10 pessoas passará por uma crise na vida.

    CB

    Cofre da CEF de Goianinha é arrombado na porrada

    Na madrugada de hoje bandidos roubaram a agência da Caixa Econômica de Goianinha, a km de Natal.
    A princípio, ninguém teria percebido a ação dos criminosos. A PM foi acionada pela empresa de segurança que guarda a agência quando a quadrilha já tinha saído. Os policiais encontraram a agência e o cofre arrombados.
    O impressionante é que pelas marcas, o cofre foi arrombado na base da porrada mesmo. Um outro cofre ficou intacto. Ainda não se sabe o valor roubado. Os bandidos levaram ainda armas de vigilantes que estavam na CEF e deixaram para trás coletes balísticos.
    Por Jacson Damasceno

    Estudos apontam que café combate doenças degenerativas que afetam o cérebro

    Conta uma antiga lenda que as cabras foram os primeiros seres da face da Terra a experimentar os efeitos estimulantes da cafeína. Impressionado com o nível de energia cada vez maior dos animais, principalmente à noite, quando deveriam estar dormindo, um criador iemenita decidiu segui-los. Encontrou o rebanho devorando animadamente pequenos frutos vermelhos, que cresciam no meio do mato. Curioso, decidiu, ele mesmo, experimentar aquela planta desconhecida. Foi colocá-la na boca para se sentir possuído por um vigor impressionante.

    A história, compilada nas Mil e uma noites, tem seu fundo de verdade. O Iêmen e a Etiópia são os pioneiros no cultivo de café. Se, hoje, a planta é mais conhecida pela bebida, no começo, a principal aplicação era medicinal. Existe, inclusive, uma receita do século 10, prescrita a um paciente árabe que sofria de males do intestino. Passado mais de um milênio, a cafeína volta a interessar os médicos, que têm visto na substância ativa um aliado das funções cognitivas.



    Imagens Fortes: Casal tem morte trágica na RN 093 entre Campestre e Passa e Fica

    Imagem ilustrativa
    Segundo informações que acaba de chegar a nossa redação, um casal uma moto foram as vítimas fatais de um acidente ocorrido próximo as 4 da madrugada na RN 093, São José do Campestre e Passa e Fica, nas proximidades da ponte do Umbuzeiro. 

    Segundo populares que estão no local, é que um caminhão passou por cima das vítimas, o motorista e veículo não estão no local. A mulher segundo relatos teve partes do corpo expostos pela pista, mas sabesse que era mulher de programa e trabalhava no Chalé da fronteira, já o homem conhecido por Zeca Pedreiro é da cidade de Serra de São Bento. Outras informações é de que o caminhão chegou a ser visto por populares e estava carregado de mármore, ainda segundo informações, no momento que antecedeu o acidente o casal acidentado estava num "racha" com outro casal noutra moto. O Itep já recolheu os corpos para necropsia. 

    Atualização. A mulher foi identificada como VITÓRIA ARLETE OLIVEIRA TRINDADE, de 36 anos, residente na Rua Luiz Alberto Dantas, 551 no Bairro São José em Carnaúba dos Dantas-RN. 

    Blog O Paralelo

    Atenção: Imagens fortes, desaconselhável para menores de 18 anos e cardíacos.

    Mãe é banida do Facebook após publicar foto nua com filho recém-nascido no colo














    O que deveria ser uma comemoração em razão do nascimento de seu filho se tornou uma grande polêmica envolvendo a norte-americana Ruth Fowler e o Facebook. Após dar a luz ao bebê Nye, a mulher resolveu postar um ensaio em que aparece nua com seu filho. Resultado: Ruth teve sua conta suspensa temporariamente pela rede social. Saiba mais sobre o caso!

    Irada com a suspensão de sua conta, Ruth bateu forte na rede social de Mark Zuckerberg:
    — Facebook me baniu por postar “material pornográfico”. Eu não sei que é o p*** que fica me denunciando, mas ele pode ir se f****.


    Sem o Senado, PT sai com outros parceiros’

    Deputada federal afirma que sem a vaga que o PT reivindica na chapa majoritária, a legenda vai buscar outros aliados
    Fátima adverte que qualquer aliança tem que ter o aval da direção nacional do PT (Foto Magnus Nascimento)
    A deputada federal Fátima Bezerra reforça que o projeto do PT para as eleições deste ano, no Rio Grande do Norte, é conquistar uma vaga no Senado. Ela admite que o diálogo entre os dirigentes nacionais dos do PT e do PMDB  está avançado para a formação de uma aliança. Nessa negociação, caberia, confirma a deputada, aos peemedebistas a indicação do candidato ao Governo. 

    Mas, afirma Fátima Bezerra, se no diálogo sobre a formação da coligação, o PMDB negociar com o PSB a vaga da candidatura a senador, o PT poderá buscar outros parceiros. A deputada alerta também que qualquer aliança com o Partido dos Trabalhadores terá que ser homologada pela Direção Nacional da legenda e que os aliados preferenciais são os que integram a base aliada da presidenta Dilma Rousseff. (Tribuna do Norte)

    Leia mais AQUI

    Baraúna registra seu 1º homicídio em 2014


    Mateus da Silva Oliveira, 19 anos de idade, foi morto por disparos de arma de fogo na rua Francisca Alves na cidade de Baraúna Rio Grande do Norte.

    Segundo informações Mateus estava em um bar próximo a sua residência, quando dois indivíduos em uma moto tipo Biz de cor azul chegaram já atirando contra o mesmo.

    Mateus tentou fugir mais foi alcançado e executado dentro do muro de uma residência, no local a policia encontrou capsulas de pistola calibre 380 e Ponto quarenta. Segundo os policiais Mateus já tinha passagem por trafico de drogas.

    A Policia Militar faz o isolamento da área aguardando a chegada da equipe do Instituto Técnico e Cientifico de Policia para os procedimentos perinecroscópicos e remoção do corpo para a sede do órgão em Mossoró. Segundo o perito do ITEP, Mateus foi atingido por cerca de oito disparos. 

    Fonte e Fotos O Câmera

    ATENÇÃO IMAGENS FORTES

    Governo do Estado rebate reportagem da Época que compara o RN com o Maranhão

    O Governo do Estado reagiu à reportagem de revista Época, que está nas bancas, que compara o sistema carcerário do Maranhão, onde ocorreu uma carnificina que chocou o País, com o do Rio Grande do Norte.
    A reportagem “A bárbarie no presídio de Alcaçuz, no Rio Grande do Norte. Um novo Maranhão?”, é considerada absurda, dada a enorme diferente entre os dois estados, segundo nota oficial da Secretaria de Segurança Pública.
    Leia a nota de esclarecimento:
    "Com relação à reportagem “A bárbarie no presídio de Alcaçuz, no Rio Grande do Norte. Um novo Maranhão?”, publicada na revista Época neste sábado (18), o Governo do Estado do Rio Grande do Norte, por meio da Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejuc) esclarece que:
    1) Não procede a comparação estatística entre os sistemas carcerários do Rio Grande do Norte e o do Maranhão feita pela revista. Enquanto ao longo do ano de 2013 aconteceram 66 mortes no presídio de Pedrinhas, em todo o sistema penitenciário do Rio Grande do Norte aconteceu apenas 1 (uma) morte na Penitenciária Estadual de Alcaçuz, que está há 16 (dezesseis) meses sem registar uma fuga.
    2)   Enquanto o Maranhão tem uma média de 1 policial para cerca de 850 habitantes, o Rio Grande do Norte tem uma média de 1 para cerca de 350 habitantes;
    3)   Não procede a informação de que houve uma “ordem política” para impedir a entrada da equipe de reportagem da revista Época no presídio de Alcaçuz. Acompanhado da assessoria de imprensa da Sejuc, o jornalista Hudson Correia, inclusive, almoçou no refeitório da referida unidade na última quinta-feira (16).
    4)   Foi informado à revista Época, por meio de relatório entregue em cópia ao jornalista Hudson Correia, todas as medidas adotadas pelo Governo do Estado para melhoria do sistema prisional, principalmente a construção de dois novos presídios nos municípios de Ceará Mirim e Mossoró, (1.200 novas vagas), além do Centro de Detencão Provisória de Parelhas (80 vagas), a reforma e ampliação em curso da Penitenciária Estadual do Seridó, em Caicó (80 vagas), e a construção de um prédio em Natal, que vai gerar 300 novas vagas no regime semi-aberto. Também, em curso, estão a reforma da unidade de Pau dos Ferros e do Complexo João Chaves, em Natal (320 novas vagas).
    5)   A revista deixou de registrar que, na construção da Arena das Dunas, foi determinado, pelo Governo do Estado, o emprego de mão de obra carcerária, o que resultou num reconhecimento público do Tribunal de Justiça do Estado à essa iniciativa do Executivo. Em todo o país, a construção da Arena das Dunas foi a obra, entre todas as doze arenas, que mais empregou apenados.
    6)   O Estado reconhece que há problemas estruturais no seu sistema carcerário (necessita de 2 mil novas vagas, o que representam cerca de 1% do número de vagas necessárias em todo Brasil), mas ressalta que tem empregado todos os esforços junto ao Governo Federal para executar todos os projetos detalhados à reportagem da revista Época."

    Mega-Sena: Polícia prende suplente de deputado por suspeita de participação em fraude milionária na Caixa

    A Polícia Federal deteve no fim da tarde deste sábado (18), no Maranhão, o suplente de deputado federal Ernesto Vieira Carvalho Neto. Filiado ao PMDB, ele é suspeito de fazer parte do esquema que desviou cerca de R$ 73 milhões da Caixa Econômica Federal no fim de 2013. O crime é tratado como a maior fraude já sofrida pela instituição.
    Segundo o delegado federal Omar Pepow, o suplente foi detido entre as cidades de Carolina e Estreito, na região sul do Estado. Neto foi levado para Araguaína (TO), onde deve prestar depoimento ainda hoje.
    Pepow afirmou à Agência Brasil que ao investigar a fraude denunciada pelo próprio banco estatal, a PF encontrou indícios de que Neto forneceu uma conta de luz de uma ex-empregada para que integrantes do esquema abrissem uma conta corrente em uma agência da Caixa de Tocantinópolis (TO).
    Pouco tempo depois, cerca de R$ 73 milhões foram depositados nessa conta como se fossem o pagamento de um prêmio da Mega Sena que nunca existiu. Por fim, o dinheiro foi transferido para várias contas.
    Durante as investigações, a PF prendeu o ex-gerente-geral da agência de Tocantinópolis Robson Pereira do Nascimento.
    De acordo com o delegado federal, há gravações de conversas telefônicas, obtidas com autorização judicial, em que o ex-gerente, pouco antes de ser preso, pede ajuda a Neto para se defender, demonstrando já ter conhecimento de que a PF investigava o assunto e identificara alguns dos envolvidos no esquema.
    Segundo a PF, aproximadamente 70% do total desviado foram recuperados. As investigações continuam. Quatro pessoas estão sendo procuradas. Além de cinco mandados de prisão preventiva, a Justiça expediu dez mandados de busca e apreensão e um de condução coercitiva a serem cumpridos em Goiás, Maranhão e São Paulo.
    Ao todo, 65 policiais federais do Tocantins, de Goiás, do Maranhão e de São Paulo participam da operação, que recebeu o nome de Éskhara e conta com o apoio do Ministério Público Federal (MPF).
    UOL