• Últimas Notícias

    segunda-feira, 23 de dezembro de 2013

    Compartilhe essa data com seus melhores amigos e familiares e faça seu Natal muito mais feliz, são os votos do Blog o Paralelo

     photo anigif_zps09946a42.gif

    Com órbita ‘caótica’, Mercúrio pode se perder do Sistema Solar, diz estudo

    Para sistemas solares se organizarem, as órbitas dos planetas podem ficar instáveis, principalmente daqueles mais perto do SolSistemas solares organizam os planetas que os compõem de tempos em tempos, mas isso ocorre de forma conturbada e com instabilidades orbitais que afetam em especial os planetas localizados próximos a seu centro. Isso é o que afirma um estudo divulgado no periódico científico Proceedings of the National Academy of Science nesta segunda-feira (23).
    Conduzido por cientistas ligados à Northwestern University, nos Estados Unidos, o estudo cita a instável órbita de Mercúrio —o planeta que em nosso Sistema Solar localiza-se mais próximo do Sol— como uma evidência dessa organização confusa.
    O estudo afirma que graças a sua "particularmente caótica" órbita, Mercúrio pode até mesmo se perder do Sistema Solar daqui a 5 bilhões de anos.
    O caos ocorrido com sua órbita, ainda segundo o estudo, encontra paralelo também com a órbita de Marte (um dos planetas mais leves de nosso sistema).
    Os astrônomos autores da pesquisa afirmam que a tendência apontada por eles foi possível de ser observada também em outros sistemas extra-solares, nas órbitas dos chamados planetas do tipo Júpiter quente (classe de planetas extrassolares que possuem massa similar à de Júpiter).

    Mercúrio encolhe

    Nos últimos dias, a descoberta de que o planeta vizinho ao Sol vem diminuindo de tamanho a uma intensidade maior do que se pensava surpreendeu astrônomos.
    Cientistas afirmam que o encolhimento do planeta é da ordem de 11,4 quilômetros em seu diâmetro, e que ele teria diminuído isso desde a criação do Sistema Solar, 4,5 bilhões de anos atrás. Dados de pesquisas anteriores apontavam um encolhimento em apenas dois ou três quilômetros em seu diâmetro.
    A razão para isso estaria na composição do planeta, que vem esfriando ao longo dos anos.
    UOL

    Estatuto da Fifa veta castigo à Portuguesa ou à CBF se clube for à Justiça comum

    O estatuto da Fifa tem um dispositivo que impede que a Portuguesa e a CBF sejam punidas se o clube for à Justiça comum no caso em que permitiu a entrada de Héverton na partida com o Grêmio, na última rodada do Brasileiro.
    A Portuguesa perdeu quatro pontos e foi rebaixada à Série B, mas apelará ao pleno do Superior Tribunal de Justiça Desportiva e fala em ir à Justiça comum. O Fluminense foi beneficiado com a sua permanência na Série A.
    Segundo o especialista em direito esportivo Eduardo Carlezzo, há no próprio estatuto da Fifa uma exceção ao artigo 68 que determina que as federações nacionais insiram em seus estatutos a proibição de que as partes levem demandas à Justiça comum.
    "A menos que exista previsão [de exceção] nas regras da Fifa ou as leis nacionais permitam o recurso à Justiça comum", reproduz Carlezzo.
    "A constituição permite o recurso ao judiciário. Assim, se a Portuguesa for à Justiça comum, tanto a CBF quanto o clube não poderão ser punidos pela Fifa devido ao parágrafo terceiro do artigo 68."

    Seguro-desemprego passará a ser pago com identificação biométrica até 2015

    Os saques do seguro-desemprego passarão a ser feitos, até 2015, por meio da identificação biométrica do beneficiário. O prazo consta de resolução do Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador (Codefat), publicada nesta segunda-feira (23) no Diário Oficial da União.

    De acordo com o Ministério do Trabalho, a novidade tem como objetivo reduzir fraudes e aumentar a segurança no pagamento. Segundo a resolução, a identificação biométrica será exigida tanto no recebimento do seguro-desemprego em dinheiro quanto no saque do benefício em conta bancária.


     photo anigif_zps09946a42.gif

    Em Santa Cruz os bancos atenderão das 8 às 10 dessa terça 24 e não abrem no Natal, na véspera e no feriado de Ano Novo

    Os serviços bancários nas agências de Santa Cruz como todas as outras do estado funcionarão nesta terça-feira 24 das 8:00h às 10:00h da manhã, véspera de Natal. 
    Em atendimento à determinação da Federação Brasileira de Bancos (Febrabran), os bancos vão fechar no último dia útil do ano, 31 de dezembro, assim como em 1º de janeiro, segundo informou a Federação Brasileira de Bancos (Febraban). As agências bancárias também fecham no Natal.

    Grupo do Ceará compra controle acionário da TV Ponta Negra

    Não será dessa vez que o deputado federal João Maia (PR) realizará o sonho do controle acionário de uma emissora de TV no Rio Grande do Norte. 
    Prevaleceu a oferta feita pelo grupo cearense representado pelo executivo Fernando Eugênio, que foi superintendente da afiliada do SBT no Estado. Comprou 70% das ações. Negócio que deve superar a casa dos R$ 20 milhões. 
    Com a compra, Fernando Eugênio deixa a administração do grupo de comunicação do senador José Agripino (DEM) e, após férias em Fortaleza, volta para assumir o comando da Ponta Negra. 
    A ex-prefeita Micarla de Sousa foi voto vencido e a mãe Miriam de Sousa, com a aprovação das filhas Priscila Rosy, decidiu vender o controle acionário.
    Revista Bzzz

    Renan consulta FAB sobre uso de jatinho para implante capilar

    O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), enviou ofício nesta segunda-feira pela manhã para o comandante da Aeronáutica, brigadeiro Juniti Saito, para saber se ele cometeu alguma irregularidade ao utilizar um jatinho da Força Aérea, na quarta-feira passada, para ir a Recife fazer um implante capilar.
    O decreto presidencial 4.244, de 2002, é claro ao apontar que as autoridades só podem utilizar as aeronaves da FAB em três circunstâncias: por motivo de segurança e emergência médica, em viagens de serviço ou no deslocamento para seu local de residência fixa.
    Renan é senador por Alagoas. O vice-presidente do Senado, Jorge Viana (PT-AC), ao defender o amigo disse que o presidente do Senado se valeu do jatinho para ir para casa, mas “desceu antes”. Viana, porém, incorre em erro de geografia, uma vez que Recife está localizada depois de Maceió.
    A reserva da aeronave foi feita para levar Renan a Recife, como demonstra relatório da FAB – ou seja, oficialmente, ele solicitou o avião não para ir para sua casa.
    A assessoria de imprensa da presidência do Senado informou que Renan aguarda a manifestação da Aeronáutica para poder decidir o que fará. Se a carona for considera irregular, ele irá devolver o dinheiro aos cofres públicos.
    Esta não é a primeira vez que o presidente do Senado faz uso privado de um bem público. Em junho, ele já havia utilizado do mesmo expediente. Na ocasião, ele foi ao casamento da filha do líder do governo no Senado, Eduardo Braga (PMDB-AM), em Trancoso, no litoral da Bahia. Depois da polêmica, fez um reembolso de R$ 32 mil.
    O Globo


    STJ nega recurso aos envolvidos na Operação Impacto

    A ministra Laurita Vaz, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), negou provimento ao recurso apresentado pela defesa dos vereadores Adão Eridan (PR) e Aquino Neto sobre suas condenações na Operação Impacto.
    Cabe recurso ao Supremo Tribunal Federal (STF).
    A decisão de Vaz data de 19 de dezembro. Conforme o resumo disponibilizado no andamento processual do Agravo em Recurso Especial 281343, o caso começou a tramitar no STJ em 24 de janeiro deste ano.
    Não foi tornado público ainda o motivo para a ministra negar o recurso, mas isso deve acontecer em 3 de fevereiro de 2014, data para quando está prevista a publicação da íntegra da decisão no Diário de Justiça.
    Além de Adão Eridan e Aquino Neto, figura como recorrente contra o Ministério Público, autor da denúncia, o ex-vereador Aluísio Machado.
    Em primeira instância, o então juiz da 4ª Vara Criminal de Natal, Raimundo Carlyle, em janeiro de 2012, condenou 16 pessoas por corrupção. Elas foram sentenciadas por fraude na votação do Plano Diretor de Natal, em 2007.
    Desde a condenação, os réus buscam reverter a decisão nas instâncias superiores do Judiciário. No STJ, o agravo foi apresentado com o propósito de submeter a análise da condenação à Corte Superior de Justiça, o que, sabe-se agora, não prosperou.
    Caso a defesa não recorra ao STF, caberá à segunda instância, ou seja, o Tribunal de Justiça, julgar o mérito da ação em apelação criminal. Ratificada a condenação, todos os 16 envolvidos se enquadrarão na Lei da Ficha Limpa, sendo impedidos de disputar eleições. Advogado do trio recorrente, Amando Horllanda não foi localizdo para comentar que procedimentos irá adotar.
    O caso

    Morre Mikhail Kalashnikov, inventor do fuzil AK-47

    AFP
    O designer de armas russo Mikhail Kalashnikov, inventor do fuzil AK-47, a arma mais utilizada do mundo, morreu nesta segunda-feira (23) aos 94 anos em um hospital da república russa da Udmurtia.
    "Hoje nos chegou uma triste notícia: após uma longa e grave doença morreu aos 94 anos de idade o lendário projetista de armas de fogo Mikhail Timofeyevich Kalashnikov", escreveu em sua página no Facebook Victor Chulkov, porta-voz do presidente e do governo da Udmurtia.
    Kalashnikov foi frequentemente internado por diferentes problemas de saúde desde março. Ele estava internado desde 17 de novembro no Centro Clínico e Diagnóstico da República da Udmurtia, onde se submeteu a tratamentos intensivos por causa de uma hemorragia estomacal.
    No final de outubro, Kalashnikov escreveu uma carta ao presidente russo, Vladimir Putin, para denunciar a má gestão da fábrica pela atual direção.
    Devido ao delicado estado de saúde ele foi afastado das operações na fábrica, como quando o exército russo anunciou em 2011 que deixaria de comprar fuzis Kalashnikov por excessos de reservas em seus arsenais.
    Kalashnikov confessou em 2007, no 60º aniversário do registro oficial de seu fuzil na URSS, que os nazistas, ao invadirem a Rússia na Segunda Guerra Mundial (1939-1945) foram os verdadeiros responsáveis pela invenção porque sua autêntica vocação era desenhar maquinários agrícolas. 

    Ex-Prefeito de Florânia Sinval Salomão se envolveu em um acidente na BR 226


    O ex-prefeito de Florânia Sinval Salomão se envolveu em um acidente hoje pala manhã, próximo ao posto de combustível Ale da cidade de Florânia na BR: 226, o mesmo dirigia seu carro quando se chocou com um caminhão fazendo assim seu carro capota, informações repassadas ao blog por populares ainda não confirmada, o mesmo saiu consciente foi levado pela Samu. A policia Rodoviária Federal já está no local para fazer a pericia e constatar o que realmente houve.

    Pr Ricardo Morais

    ITEP do RN pode retomar greve nesta quinta-feira

    Diante das recentes medidas do Governo do Estado, que são prejudiciais aos servidores do ITEP, o SINPOL/RN realizou reunião de emergência na frente do órgão na tarde da útlima sexta-feira (20) e convoca assembléia extraordinária para esta quinta-feira (26), às 18h, no auditório do sindicato, situado na Avenida Rio Branco, quando poderão deliberar, inclusive, pela retomada de greve.
    Além do descumprimento de acordo com a categoria, que previa o envio até o dia 15 passado do projeto de Lei Orgânica e Estatuto do órgão para votação na Assembleia Legislativa, o Sinpol alega que o Governo, através da SESED, está adotando medidas prejudiciais, como o corte de plantões, que está inviabilizando o fechamento das escalas de vários serviços essenciais ao funcionamento do ITEP, e pior: impondo aos funcionários que preencham as escalas recebendo irregularmente adicionais noturnos (cerca de 10% do valor do plantão) para trabalharem as 24 horas e com o aval do Ministério Público.
    "A situação do órgão nesta sexta-feira, diante já das escalas desfalcadas de ASGs, era de sujeira e abandono total. Servidores denunciaram ainda a existência de cadáveres em estado de putrefação expostos no pátio, além de situação de total insalubridade nas salas que dão plantões, como presença de mofo e animais peçonhentos", traz a informação publicada no site do Sinpol.
    Com informações do Sinpol-RN