• Últimas Notícias

    segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

    Curiosidades: Inseto predador empilha corpos de vítimas para criar camuflagem

    Um inseto encontrado na Malásia e na África usa os corpos de suas vítimas para se proteger de predador. O Acanthaspis consegue carregar até 20 formigas nas suas costas e essa camuflagem pode ser maior que o corpo do próprio inseto. As informações são do Daily Mail e da revista Smithsonian.
    O fotógrafo Guek Hock Ping, 50 anos, costuma registrar o Acanthaspis na Malásia. "Eu vou a parques e florestas fazer macrofotografia uma ou duas vezes por semana. Eu encontro o Acanthaspis quando estou na floresta", conta. "Eu passo trinta minutos fotografando um desses insetos assassinos toda vez que encontro um."
    Os cientistas não têm certeza de como essa a camuflagem funciona. Em um experimento em 2007, na Nova Zelândia, diversos Acanthaspis foram colocados próximos a aranhas-saltadoras (seu predador natural). Alguns tinham as formigas nas costas, outros não tinham nada. O resultado é que os animais sem a camuflagem eram atacados cerca de 10 vezes mais que os que tinham.
    Os biólogos sabem que as aranhas-saltadoras têm uma boa visão, mas um péssimo olfato. Uma hipótese levantada é que a camuflagem deixa o corpo do Acanthaspis tão diferente do habitual que as aranhas não reconhecem a presa. Outra possibilidade é que o aracnídeo tenha medo de atacar por medo das formigas - já que estas costumam se unir, além de secretar armas químicas contra o predador.
    Terra

    Médicos enxertam mão de paciente no tornozelo para evitar que ele perdesse membro


    Um grupo de médicos conseguiu realizar um feito diferente para salvar a mão de um paciente. Eles a enxertaram no tornozelo após ela ter sido decepada no trabalho.

    Xiao Wei sofreu o acidente no dia 10 de novembro. Segundo ele, após perder a mão, ficou paralisado e em estado de choque, e foi levado por funcionários a um hospital junto com seu membro amputado.

    Os médicos de Changde afirmaram que não seriam capazes de salvar a mão da vítima, e sugeriram a transferência do paciente para um hospital regional. Duas horas depois, Xiao chegou a Changsha. 

    Nesse segundo hospital, os médicos disseram que teriam que colocar a mão do homem no tornozelo, a fim de evitar que ela “morresse”. A medida foi feita já que não seria possível recolocar a mão instantaneamente no local correto após o acidente. Quase um mês depois, o membro foi retirado do local do enxerto e posicionado na região correta com sucesso. 

    Fonte: Mirror

    Preso do CDP de Pirangi pega arma de fogo e se mata

    Preso que cumpria pena por homicídio no Centro de Detenção Provisória (CDP) de Pirangi teve acesso a uma arma de fogo e tirou a própria vida, com um tiro na boca, na tarde desta segunda-feira (16).
    Identificado por Ricardo, ele estava preso por homicídio desde maio e era responsável pela faxina do CDP, o que pode ter facilitado o acesso à arma. De acordo com pessoas que trabalham no local, o preso tinha bom comportamento e estaria com problemas pessoais.
    Revista Bzzz

    Ikaro Promoções Apresenta!!!


    Em nome de Ikaro Promoções, vem aí Grande Festa de Reis, diretamente da Cidade de Assu-RN a banda que esta estourando no RN, de volta a Santa Cruz não perca!!!!

    Reginaldo Rossi respira sem aparelhos e reconhece familiares

     / Foto: Ricardo B. Labastier/JC Imagem

    Foto: Ricardo B. Labastier/JC Imagem

    O rei do brega voltou a respirar naturalmente. As informações são do médico Jorge Pinho, que acompanha a evolução do estado de saúde de Reginaldo Rossi, internado no Memorial São José desde o dia 27 de novembro. De acordo com o profissional, os aparelhos que ajudavam na respiração foram retirados na tarde desta segunda-feira (16) e o músico reagiu bem. "A sedação foi suspensa pela manhã e, pelo meio da tarde, após remoção dos aparelhos, a respiração foi restabelecida", disse. Médico revelou ainda que o cantor está consciente e já reconhece os familiares.

    O boletim médico que foi divulgado na manhã de hoje - e assinado pelos médicos Jorge Pinho, Iran Costa e Murilo Guimarães - reflete a satisfação da equipe que cuida de Reginaldo. "Houve evolução satisfatória dos parâmetros laboratoriais e hemodinâmicos nas últimas 24 horas. A sedação vem sendo gradualmente retirada e o paciente continua compactuando", dizia o comunicado. O músico recuperou a diurese (produção de urina) e segue fazendo hemodiálise diariamente.

    NE10



    Wilma é homenageada pela FAERN


    A presidente do PSB, Wilma de Faria, será uma dos três homenageados na noite desta segunda-feira (16) pelo Sistema Faern/Senar, no Spaço Guinza. Na solenidade “Senar – 20 anos”, onde serão apresentados os trabalhos deste ano e a perspectiva para 2014 no Rio Grande do Norte, a ex-governadora receberá a Medalha do Mérito Rural “Senador Moacyr Duarte” em decorrência do trabalho que realizou e dos investimentos que fez em prol da atividade rural norte-rio-grandense.

    Além de Wilma, serão agraciados com a comenda o produtor rural Ivanilson Araújo, no campo empresarial; e o professor Fernando Viana, no campo acadêmico. “Três pessoas que muito dignificam a nossa atividade e que batalham por uma agropecuária mais forte e competitiva. Por isso, é com muito orgulho que destacamos esses nomes”, ressaltou o presidente do Sistema Faern/Senar, José Álvares Vieira. O evento terá palestra do ex-ministro da Previdência, Roberto Brant: “Conjuntura econômica e política, bem como análise dos cenários prováveis para o futuro próximo”.


    Rosalba não dá esperança de melhores dias a militares do RN

    Jadson ouve, decepcionado, Rosalba Ciarlini
    Na noite do último sábado (14/12), durante evento evangélico em Mossoró, o vereador Soldado Jadson (Solidariedade) abordou a governadora Rosalba Ciarlini (DEM), a indagando sobre o envio do projeto da Lei de Promoção dos militares para Assembléia Legislativa do RN. Ela foi direta: não há previsão.
    Afirmou ainda estar descontente com a categoria em virtude do acampamento e demais protestos. Mencionou ainda sobre as dificuldades financeiras do Estado e que sua gestão já havia concedido o subsídio aos militares. Segundo ela, a providência teria dobrado o salário dos militares.
    “Fiquei surpreso com a resposta que me foi dada pela Governadora de nosso Estado pois em nenhum momento foi apresentado qualquer perspectiva positiva para nossos pleitos”, disse.O Soldado Jadson explicou que o subsídio sem a lei de promoção não representava uma conquista para a base que são os soldados e que o impacto financeiro do projeto é para médio e longo prazo. O vereador informou que diante da negativa do governo a tropa iria retomar o acampamento pois o descontentamento é grande.
    Ato Público
    Os militares estão em Assembléia Geral na capital desde às 14 horas desta segunda-feira e em Ato Público na Praça Rodolfo Fernandes (Praça do Pax), em Mossoró, a partir das 8 horas desta terça-feira (17).
    Domingo (15), uma comitiva composta pelo vereador Soldado Jadson, presidente da Associação dos Praças (APRAM), Soldado Tony, e demais membros da associação estiveram na cidade de Portalegre. Conversaram com o deputado Getúlio Rêgo (DEM), líder do governo na ALRN. Foi repassado para o deputado a situação da segurança pública do RN, o crescimento do movimento Segurança com Segurança e a postura desrespeitosa por parte da governadora.
    Getúlio se comprometeu em ir a Natal nesta segunda para intermediar conversa com o governo e disse que reitera seu posicionamento público de apoio aos militares.
    Ainda durante a passagem pelo alto oeste os representantes estiveram em Pau dos Ferros onde foi passada as informações dos últimos acontecimentos aos militares locais e feito convite para o grande ato público desta terça a ser realizado em Mossoró.
    Blog do Carlos Santos

    Vitória no tapetão do STJD: Portuguesa cai e Fluminense volta à Série A

    O presidente da Portuguesa, Manoel da Lupa, na sede do STJD, no Rio de Janeiro, durante o julgamento
    O presidente da Portuguesa, Manoel da Lupa, na sede do STJD, no Rio de Janeiro,
    durante o julgamento 
    (FuturaPress)
    O STJD decidiu na tarde desta segunda-feira que a Portuguesa será punida com a perda de quatro pontos pela escalação irregular de Héverton na última rodada do Campeonato Brasileiro, empate em 0 a 0 com o Grêmio - três pontos como penalidade e a retirada do ponto conquistado pela igualdade do placar. Ainda cabe recurso à decisão.
    Com a perda dos quatro pontos, a Portuguesa caiu na tabela de classificação do Campeonato Brasileiro para a 17ª posição, 44 pontos - dois a menos que o Fluminense, que dessa forma sobiu para a 16ª posição e permanece na Séria A. A Portuguesa ainda terá de pagar multa de 1.000 reais.
    Recurso - A decisão da 1ª Comissão Disciplinar ainda não é definitiva. A Portuguesa pode entrar com recurso em segunda instância, no pleno do STJD. De acordo com o procurador-geral do tribunal, Paulo Schmitt, o caso deverá estar resolvido até o próximo 27 de dezembro. O clube paulista, no entanto, já confirmou que entrará na Justiça comum caso seja realmente rebaixado.
    Para não sofrer qualquer punição da Fifa, que é contra levar casos esportivos à Justiça comum, o presidente da Portuguesa, Manoel da Lupa, admite a possibilidade de recorrer a "torcedores ilustres". "Tem que preservar o resultado de campo. Se a Portuguesa for derrotada, vai parar na Justiça comum. Nem que seja ação de alguns dos nossos torcedores ilustres. Mas a Portuguesa vai até o inferno para se defender."
    A escalação irregular de Héverton aconteceu em 8 de dezembro, na última rodada do Brasileirão. Diante do Grêmio, no Canindé, o jogador entrou em campo aos 32 minutos do segundo tempo, apesar de estar suspenso. Ele foi expulso contra o Bahia, no dia 24 de novembro, e cumpriu a suspensão automática de um jogo diante da Ponte Preta, em 1º de dezembro. Julgado no STJD no dia 6, uma sexta-feira, foi condenado a dois jogos de suspensão.
    Protestos - De nada adiantaram os protestos dos torcedores da Portuguesa, que estiveram representados por cerca de cem pessoas na Avenida Paulista, no último domingo, em São Paulo, e foram para a frente da sede do STJD nesta segunda, no Rio, manifestar sua indignação com a situação. Torcedores do Fluminense também estiveram no local, requisitando o direito do clube de permanecer na Série A. Para evitar maiores problemas, houve reforço na segurança.
    No julgamento, os representantes da Portuguesa alegaram que não tiveram contato com o advogado do clube, Osvaldo Sestário, que estava no julgamento de Héverton, e que esperavam saber a situação do jogador através do site da CBF. Segundo eles, não havia qualquer informação sobre a punição ao atleta, o que lhe daria condições de jogo.
    Por outro lado, o subprocurador William Figueiredo de Oliveira apontou que a obrigação de averiguar as situações dos atletas é dos clubes e não da CBF. Além disso, ressaltou o papel do STJD de se fazer cumprir as regras, independentemente de qualquer questão de "má-fé" de qualquer time. Como partes interessadas no julgamento, advogados de Flamengo e Fluminense também defenderam suas posições.
    Veja

    Em 2013, Sesap registra 96 casos de meningite e 13 óbitos no RN

    O RN registrou, este ano, um total de 96 casos confirmados de meningite, doença decorrente de um processo inflamatório das meninges que pode ser causado por bactérias, vírus e fungos, dentre outros agentes infecciosos. Desde 2007, esse número chega a 919 casos, resultando em um histórico, ao longo do período, de 111 óbitos.
    Este ano, das 96 pessoas 13 foram a óbito. Os dados são da Sesap, que mostram ainda a comparação com o ano de 2008, quando aconteceu o maior pico da doença, com 188 casos. Segundo a secretaria, com o passar dos anos o número tem diminuído.
    A subcoordenadora de Vigilância Epidemiológica da Sesap, Stela Leal, explica o trabalho com duas linhas de atuação para a prevenção e combate à doença. “Primeiramente fazemos a investigação epidemiológica e capacitação dos médicos em serviços de saúde e, depois, verificamos a necessidade de medidas complementares como a questão do bloqueio através da introdução de medicamentos para familiares de casos suspeitos de meningites”.
    Os sintomas da meningite são febre, dor de cabeça intensa, náuseas, vômito, rigidez da nuca, prostração (moleza do corpo), confusão mental e, em alguns casos, delírio e coma. 

    Fonte: Ascom Sesap/RN


    MPF recomenda que IFRN garanta direitos à pessoas com deficiênci

    O Ministério Público Federal (MPF) enviou nesta segunda-feira (16) uma recomendação ao reitor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), Belchior de Oliveira Rocha. O objetivo é fazer com que, nos concursos e processos seletivos do IFRN, as pessoas com deficiência que tenham ingressado no sistema público vindo de instituições filantrópicas específicas (como os institutos de cegos, surdos-mudos ou equivalentes), sejam considerados alunos que cursaram o ensino fundamental integralmente em escola pública.


    A Recomendação 21/2013, assinada pela procuradora da República Caroline Maciel, aponta que chegou ao conhecimento do MPF o fato de um deficiente visual ter tido sua inscrição indeferida no processo seletivo do Programa de Iniciação Tecnológica e Cidadania (ProITEC). A justificativa do IFRN é que o aluno cursou até a 5ª série do fundamental no Instituto de Educação e Reabilitação de Cegos do RN, instituição filantrópica, e assim não se enquadrava no requisito do edital que limita a participação àqueles que cursaram o ensino fundamental integralmente em instituição pública.

    Viaturas da PM da região Trairi estão a mais 24 horas sem poder abastecer

    Todos as viaturas da 4ª Companhia de Policia Militar em Santa Cruz e de mais 17 municípios estão praticamente sem nenhuma gota de combustível desde a tarde de ontem, domingo 15. As poucas que ainda circulam estão praticamente na reserva.

    Mas calma gente, não vamos baixar a lenha na Rosa agora porque desse vez ela não tem culpa. Segundo informações apuradas pelo Blog O Paralelo, a culpada dessa vez é da tal internet.

    Desde sábado ao meio-dia o Posto em Santa Cruz, que abastece as viaturas está com o sinal da OI interrompido por problemas de ordem técnica. O gerente informou a esse blogueiro que operadora deu um prazo de 24 horas para restabelecer o sinal e automaticamente começar a reabastecer todas as viaturas. Caso isso não se resolva o único socorro poderá ser dado por conta dos prefeitos nessa situação de emergência. 

    O Paralelo

    Servidores da Sesap têm até 31 de dezembro para fazer avaliação de desempenho

    O processo de Avaliação de Desempenho dos Servidores da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), referente ao ano de 2013, será encerrado no próximo dia 31, sem prorrogação do prazo. Estabelecido há cinco anos, o processo conta com as etapas de Acordo para o Desempenho, Acompanhamento, Auto-avaliação, Avaliação do Avaliador, Qualificação Profissional (QP) e Produção Intelectual (PI).

    A Comissão de Avaliação de Desempenho da Sesap alerta aos servidores que ainda não participaram dessa etapa que o façam o quanto antes, de modo a evitar contratempos em relação a esquecimento de senhas e dificuldades de acesso à internet, entre outros. Caso o servidor tenha alguma dúvida, pode esclarecê-la por meio dos números de telefone: 3232-8966 e 3232-2547, de segunda a sexta-feira, no horário das 8h às 18h, ou ainda através do e-mail 
    cad-sesap@rn.gov.br.

    Por Assessoria Sesap/RN


    Universo pode estar próximo de entrar em colapso, afirmam físicos

    O universo inteiro pode estar prestes a entrar em colapso e arrastar tudo que existe para uma pequena bola comprimida. O processo pode já ter começado em algum lugar do cosmos e deve acabar com o resto do universo, dizem alguns físicos teóricos. Fique por dentro dessa teoria catastrófica!

    Esse conceito de que universo pode acabar comprimido já existe há alguns anos. A novidade é que pesquisadores na Dinamarca afirmam que conseguem provar sua existência por meio de equações matemáticas.

    A teoria explica que, em algum tempo, uma mudança radical vai acontecer nas forças do universo. Essa mudança tornará as partículas - mesmo de um grão de areia - extremamente pesadas. Reflexo dessa mudança, todos os planetas e galáxias ficarão milhares de vezes mais pesados.

    A teoria sugere que tanto peso vai espremer todo o material em uma pequena bola, que seria pesada e extremamente quente, dando fim ao universo como o conhecemos. Os físicos apontam que a mudança será algo violento e não haverá uma "fase de transição". Semelhante ao que acontece quando a água se transforma em vapor ou quando um ímã se aquece e perde seu poder.

    De acordo com a teoria de Higgs, uma transição de fase aconteceu um décimo de bilionésimo de segundo depois do Big Bang, causando uma mudança no tecido do espaço-tempo. Durante esta transição, o espaço vazio se encheu com uma substância invisível que nós chamamos agora de campo de Higgs.

    Em entrevista ao Daily Mail, o físico e estudante de doutoramento na Universidade do Sul da Dinamarca, Jens Krog, afirma:
    — Agora temos realizado cálculos mais precisos e vemos duas coisas: sim, o universo provavelmente entrará em colapso e um colapso é ainda mais provável que os cálculos de idade previstos.


    A previsão dos cientistas ainda não é precisa sobre quando irá acontecer o fim do universo.
    — Talvez um colapso esteja começando agora e aqui. Ou talvez ele vá começar bem longe daqui, em um bilhão de anos. Nós não sabemos.

    Foto: Reprodução/jimsomerville por R7

    Do Paralelo: Como diria o meu avô. "Tamo tudo pebado"

    Brasil terá estádios mais caros do mundo, diz estudo

    Com o prazo da Fifa se esgotando para a entrega dos estádios para a Copa do Mundo de 2014, um recorde já está garantido para o Brasil: o País ergueu os estádios mais caros do mundo. Um estudo da consultoria KPMG levantou o custo de cada assento nos estádios construídos pelo mundo. Uma comparação com os valores oficiais dos estádios brasileiros revela que um dos legados do Mundial será a coleção dos estádios mais caros do planeta.
    Dos 20 mais caros, dez deles estão no Brasil. Já pelos cálculos de institutos europeus, a Copa de 2014 consumiu mais que tudo o que a Alemanha gastou em estádios para a Copa de 2006 e a África do Sul, em 2010.
    Seja qual for o ranking utilizado e a comparação feita, a constatação é de que nunca se gastou tanto em estádios como no Brasil nesses últimos anos. A KPMG, por exemplo, prefere avaliar os custos dos estádios levando em conta o número de assentos, e não o valor total. Isso porque, segundo os especialistas, não faria sentido comparar uma arena de 35 mil lugares com outra de 70 mil.

    Grupo armado faz assaltos em Pedra Grande, São Bento do Norte e Jandaíra

    Os moradores dos municípios de Pedra Grande, São Bento do Norte e Jandaíra viveram momentos de medo e apreensão neste domingo(15) com um grupo fortemente armado realizando uma série de assaltos. Os bandidos estavam em um veículo vermelho.
    A onda de assaltos começou em Pedra Grande, em um supermercado da cidade, onde os funcionários foram rendidos e o estabelecimento assaltado. Os ladrões ainda levaram um veículo Fiat Dublô do proprietário do estabelecimento comercial.
    Em seguida foram a São Bento do Norte, entraram na estrada RN 129 que dá acesso a Jandaíra, no percurso tentaram tomar um bugre de assalto com o motorista tendo sido trancado e pelo carro dos miliantes e no desespero chegou a bater na porta de trás do carro. Na fuga os bandidos seguiram em direção a comunidade de Tubibau no município de Jandaíra, onde fizeram um arrastão em bares e comércio local levando inclusive uma moto.
    Já próximo ao acampamento Araguaia no município de São Bento do Norte, o veículo Dublô foi abandonado e queimado pelos bandidos. A polícia civil e militar de São Bento do Norte, estava em diligência e encontrou o Dublô em chamas.
    Na alça da Mira

    Viaturas dos Bombeiros e prédio são incendiados e soldado é suspeito

    Foto: Heraclito Daniel
    Cinco viaturas do Corpo de Bombeiros foram incendiadas, na madrugada desta segunda-feira (16), por volta 2h30, na cidade de Pau dos Ferros. De acordo com o a assessoria do órgão, a suspeita é que um soldado tenha provocado o incêndio. Inclusive, ele fugiu do local em uma viatura caracterizada e está sendo procurado.
    O tenente Cristiano Couceiro informou para o Portal BO que foram incendiados um caminhão de combate a incêndio, chamado de autobomba tanque, bem como uma ambulância de resgate, três motocicletas e parte do prédio.
    “Suspeita-se que tenha sido um dos militares que estava de serviço e, segundo testemunhas, fugiu do local logo após a ocorrência, utilizando um carro da própria corporação, um Ford Fiesta caracterizado”, comenta o tenente Couceiro.
    Até o presente momento, ele ainda não foi localizado. O oficial relatou que ainda não se sabe o que pode ter motivado essa ação. Colegas informaram que o soldado suspeito é da turma mais recente que entrou no Corpo de Bombeiros e não deu nenhum motivo aparente para esse surto.
    “O Corpo de Bombeiros está tentando localizar esse soldado, com ajuda da Polícia Militar e da Polícia Rodoviária Federal, até porque ele está em uma viatura oficial da instituição. A gente lamenta muito essa ocorrência, até porque um dos maiores prejudicados será a sociedade, que ficará sem os serviços do Corpo de Bombeiros, devido limitações de frotas”.
    Foto: Cedida
    Portal BO

    Vítimas de chacina em Lagoa de Pedras são identificadas


    As quatro vítimas da chacina ocorrida neste domingo (15), na cidade de Lagoa de Pedra, já foram identificadas pelo Instituto Técnico-Científico de Polícia. Os corpos de Iara do Nascimento Silva, de 17 anos, Ruth Lúcia Silva de Azevedo, de 19 anos, Patrício Penha de Souza, de 33 anos, e Daniel Mendonça, de 23 anos, foram liberados no final da noite, após necropsia. De acordo com a policia, a razão para os assassinatos ainda é desconhecida.

    O fato aconteceu em uma estrada na entrada da cidade de Lagoa de Pedras, região Agreste do Estado. Segundo informações repassadas pelo Sargento Antunes dão conta que as quatro pessoas estavam em uma festa no sítio Mandu e voltavam em direção a Lagoa Salgada quando foram surpreendidos por dois homens em uma moto e um deles teria efetuado os disparos em direção ao grupo. "Ainda fizemos diligências após a fuga dos atiradores, mas ele seguiram em direção a um matagal e ficou impossível localizarmos naquele momento", disse.

    Familiares dos jovens que aguardavam a liberação dos corpos na frente do ITEP, preferiram não falar com a imprensa e não revelaram nenhum detalhe aos policiais que acompanharam o fato. No entanto, ainda segundo o policiamento local, nenhuma linha de investigação será descartada inclusive a de vingança. 
    Jornal de Hoje