• Últimas Notícias

    segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

    Farc convidam Maradona para Partida pela Paz em Havana

    Maradona é convidado para jogar partida com negociadores das Farc PATRICK HERTZOG/AFP
    Foto: PATRICK HERTZOG / AFP

    As Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) convidaram hoje (2) o ex-jogador de futebol argentino Diego Armando Maradona para participar de uma Partida pela Paz, uma partida de futebol que a guerrilha pretende fazer em Havana (Cuba), onde os negociadores das Farc e do governo negociam o fim do conflito armado.
    A Colômbia foi classificada para o Mundial de Futebol de 2014 após 16 anos sem participar da competição. O anúncio do convite a Maradona foi feito pela delegação das Farc que posou para fotos vestida com a camiseta da seleção colombiana. A Copa será disputada no Brasil.
    A proposta da partida partiu de dois ex-jogadores da seleção colombiana: Carlos Valderrama e Mauricio Serna. As Farc aceitaram a ideia de fazer o evento em Cuba em prol da paz na Colômbia.  “Aceitamos com muita satisfação este desafio e complementamos a proposta da seguinte maneira: jogamos duas partidas. A primeira aqui em Cuba e a segunda em Santa Marta, cidade de onde saíram tantas glorias do futebol colombiano”, declararam as Farc em um comunicado. EBC

    Animal causa acidente com duas motos na estrada de Japí e uma das vítimas morre ao dar entrada no Hospital de Santa Cruz

    Atenção: Imagem ilustrativa
    Um grave acidente aconteceu no inicio da noite dessa segunda-feira 2, na RN que liga a BR 226 e Japí, segundo informações do 190. 

    O primeiro acidente aconteceu quando Ricardo Moreira da Silva de 27 anos, conhecido como "bigode" pilotando sua moto Honda de cor cinza de placa DVX 3424 chocou-se com uma vaca na ponte próximo a Japí, com poucos minutos depois outra moto Honda preta de placa NNK 4464, Campo Redondo, conduzida por José Iremar de Oliveira e na garupa Francisca Pereira da Silva de 38 anos, sem perceber o animal morto na pista, o segundo acidente foi inevitável, as três vítimas foram socorridas para o hospital Aluízio Bezerra em Santa Cruz, infelizmente a passageira da segunda moto já chegou sem vida ao hospital. 

    O casal se deslocava da Serra do Doutor 3, município de Campo Redondo até a cidade de Japi. As duas Motocicletas foram levadas para a DP da cidade de Japi.

    O Paralelo de JK


    Ministério Público abre investigação contra Lulu e Facebook

    Mulheres avaliam os amigos do Facebook dando hashtags a cada um deles Foto: ReproduçãoO Ministério Público do Distrito Federal e Territórios divulgou nesta segunda-feira que instaurou um inquérito civil público contra o aplicativo Lulu - que permite que mulheres avaliem homens anonimamente - e o Facebook, "após ampla divulgação na imprensa de que o Facebook Serviços Online Ltda, em associação com a Luluvise Incorporation, é capaz de ofender direitos da personalidade de milhões de usuários do sexo masculino".
    O aplicativo Lulu chegou ao Brasil há duas semanas. Nele, as mulheres avaliam seus amigos homens do Facebook atribuindo notas e opiniões. Os homens não têm acesso às avaliações que recebem, sempre anônimas. Essas avaliações são feitas a partir de questões de múltipla escolha sobre o senso de humor de um garoto, as boas maneiras, a ambição, o nível de comprometimento e a aparência. Elas também podem escolher entre uma lista de melhores e piores qualidades, como #FazRirAtéChorar ou #SafadoNaMedidaCerta.
    A Promotoria de Justiça de Defesa do Consumidor instaurou o inquérito na sexta-feira. Segundo nota divulgada pelo Ministério Público, a atribuição de notas e opiniões "sobre diversos aspectos pessoais como desempenho sexual, caráter e forma de interagir com as mulheres em relações íntimas (...) evidencia ofensa a direitos existenciais de consumidores, particularmente à honra e à privacidade, ensejando medidas administrativas e, eventualmente, condenação por dano moral coletivo".
    Lulu e Facebook têm cinco dias para se pronunciar sobre o assunto. O Terra procurou as duas empresas, mas nenhuma delas comentou o assunto.

    Prédio de 5 andares em construção desaba em Guarulhos

    Prédio desaba na Grande São Paulo Foto: Reprodução / GlobonewsUm prédio de cinco andares em obras desabou na noite desta segunda-feira, por volta das 19h20m, em Guarulhos, na Grande São Paulo. Segundo o Corpo de Bombeiros, a obra fica na Avenida Presidente Humberto de Alencar Castelo Branco, altura do número 1.900, bairro de Vila Leonor. 

    Vinte viaturas do Corpo de Bombeiros foram para o local. Ainda não há informações de vítimas. Equipes da corporação fazem uma vistoria no local. Um prédio vizinho foi evacuado e a energia elétrica, cortada.

    Além de equipes de Guarulhos, bombeiros de cidades vizinhas, inclusive da capital paulista, foram enviadas ao local. Cães farejadores devem ser usados na procura de possíveis vítimas.
    O prédio fica próximo ao Shopping Internacional de Guarulhos e à rodovia Presidente Dutra

    O Globo  


    MPF requer cumprimento de sentença e prefeito de Barcelona deve perder o cargo

    O Ministério Público Federal no Rio Grande do Norte (MPF/RN) quer que seja cumprida sentença contra o atual prefeito de Barcelona, Carlos Zamith de Souza, que foi condenado por improbidade administrativa, devido a irregularidades na realização de um convênio firmado em 2001 com a Fundação Nacional de Saúde (Funasa). A decisão judicial já transitou em julgado e inclui a suspensão dos direitos políticos do condenado, o que deve resultar na perda do cargo que atualmente exerce.
    O requerimento do MPF solicita, com a máxima urgência, a comunicação da suspensão dos direitos políticos de Carlos Zamith à Câmara de Vereadores do Município de Barcelona, “eis que o executado, atualmente, exerce indevidamente (dada a impossibilidade de exercício do mandato sem o gozo dos direitos políticos) mandato de prefeito (…).”
    Em 2010, a partir de uma ação civil pública do MPF, Carlos Zamith foi condenado ao ressarcimento da quantia devida pela inexecução parcial do convênio; à suspensão dos direitos políticos por oito anos; ao pagamento de multa civil; e à proibição de contratar com o Poder Público pelo prazo de cinco anos. A defesa do ex-prefeito apelou da decisão, porém em maio de 2012 o Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF5) manteve a condenação, reduzindo apenas o período de suspensão dos direitos políticos de oito para cinco anos.

    PM apreende 84 armas de fogo e 458 munições em novembro

    Foto Ilustrativa
    De 01 a 30 de novembro de 2013, a Polícia Militar do Estado do Rio Grande do Norte apreendeu 84 armas de fogo e 458 munições de diversos calibres em todo o Estado. 

    Além disso, a PMRN capturou 37 foragidos da Justiça, recuperou 79 veículos com queixas de roubo ou furto e apreendeu aproximadamente 40 quilos de drogas. Das 84 armas de fogo, 64 foram apreendidas na Região Metropolitana e 20 no interior do Estado. 

    Por: 5ª Seção do EMG / PMRN 



    Governadora e ministro da Ciência e Tecnologia inauguram no RN o primeiro radar meteorológico de monitoramento

    Na sede da Base Aérea de Natal, a Governadora Rosalba Ciarlini e o ministro Marco Antonio Raupp inauguraram juntos, nesta segunda-feira (02), o primeiro radar meteorológico da Rede Observacional do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais – Cemaden. O equipamento tem a finalidade de cobrir todo o Nordeste brasileiro e, por meio da observação, desenvolver, implementar e testar sistemas de prevenção dos desastres naturais típicos da região, como a seca e ocorrências de fortes chuvas.

    O aparelho faz parte de um conjunto de nove dispositivos adquiridos pelo Cemaden, órgão vinculado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação. Em Natal, o radar cobrirá cerca de 80% do RN, incluindo a maior parte da região semiárida e a faixa litorânea. Informações fornecidas por esse sistema permitirão monitorar os extremos de chuvas que provocam deslizamentos de solos e inundações. Os radares instalados também irão auxiliar no planejamento das atividades agrícolas e do abastecimento de água para a população. 

    A solenidade de inauguração do novo radar contou ainda com a presença do ministro da Previdência Social, Garibaldi Alves Filho e da reitora da Universidade Federal do RN, Ângela Paiva.


    Amazon planeja usar drones para entregar mercadorias

    Foto de um dos mini-drones da Amazon, que planeja usá-los para entregar pequenos pacatoes aos consumidores, 2 de dezembro, 2013 nos Estados UnidosO fundador da gigante do varejo on-line Amazon, Jeff Bezos, anunciou que sua empresa planeja usar em poucos anos mini-drones (aviões não-tripulados) para entregar pacotes pequenos a seus clientes em até trinta minutos.

    O ambicioso projeto exige testes de segurança e a aprovação das autoridades de aviação dos Estados Unidos, mas, segundo Bezos, a Amazon Prime Air poderia operar dentro de quatro ou cinco anos.
    Um vídeo de demonstração divulgado no site da empresa mostra minúsculos aparelhos robóticos transportando objetos em pequenas caixas amarelas, dos depósitos até a casa dos clientes que encomendaram os produtos 30 minutos antes na Amazon.com.
    "Eu sei que parece ficção científica. Mas não é", declarou Jeff Bezos no programa 60 Minutes, do canal CBS, no domingo à noite. "Podemos entregar em meia hora e podemos carregar objetos pesando até 2,3 quilos, o que representa 86% das mercadorias que nós entregamos", acrescentou.
    Os mini-drones têm motores elétricos e podem operar em um raio de 16 quilômetros ao redor do depósito, com acesso a uma grande parte da população em áreas urbanas. "É muito ecológico. É melhor do que os caminhões de transporte", ressaltou o chefe de vendas da varejista. 
    Assista ao vídeo a seguir que explica como deve funcionar o serviço Amazon Prime Air: 
    (Com agência France-Presse)

    Polícia do DF prende a cafetina dos parlamentares de Brasília

     (Ed Alves/CB/D.A Press)A Polícia Civil prendeu na madrugada desta segunda-feira (02), Jeany Mary Corner. Segundo a Delegacia Especial de Atendimento à Mulher (Deam), Jeany seria uma cafetina que comandava um esquema de prostituição de luxo na capital federal.
    Se condenada, Mary deve responder por tráfico interno de pessoas, rufianismo - quando se tira proveito da prostituição alheia - e associação criminosa.
    De acordo com a Deam, Jeany Mary agenciava mulheres, homens e travestis em todo país. Ela ficou conhecida nacionalmente por fornecer garotas para festas de parlamentares. O publicitário Marcos Valério teria usado os serviços de Jeany Mary para fazer eventos com políticos em Brasília.

    Com informações do Correio Braziliense 



    Torcedora se empolga com gol e faz Cleber Machado gaguejar em transmissão

    A reta final do Brasileirão está emocionante, pelo menos na parte de baixo da tabela. Se o Cruzeiro foi campeão antecipado, algumas equipes brigam para escapar do rebaixamento. Uma delas era o Bahia.
    E coube à torcida baiana um momento constrangedor para o narrador Cleber Machado. Depois da transmissão da vitória do Criciúma sobre o São Paulo, ele mostrava o segundo gol do Bahia sobre o Cruzeiro, quando a câmera focou uma fã enlouquecida. A torcedora não conseguiu segurar a emoção, levantou a camisa e mostrou demais, fazendo com que Cleber Machado ficasse sem palavras e começasse e gaguejar.
    “É claro que eu estou rindo da comemoração da menina”, completou o narrador, tentando se justificar.
    A moça em questão é irmã do zagueiro Démerson Costa, do Bahia. Em uma conta de sua rede social, o defensor agradeceu aos familiares e até brincou que agora está “cheio de cunhados”.
    O gol em questão foi marcado por Talisca, aos 44 minutos do segundo tempo, que livrou o Bahia do risco de rebaixamento.
    Terra

    Motorista perde controle de carro e invade posto de saúde / Curais Novos


    G1 / J. Júnior - Por volta das 18h00 deste Domingo (01/12) um acidente foi registrado na Rua Professor Manoel Targino, Bairro Sílvio Bezerra de Melo, envolvendo um veículo Fiat Uno de placas MYL-1748/Natal conduzido por FRANCISCO DAS CHAGAS SILVA DE 49 ANOS, residente na Rua Manoel Severino Neto, no mesmo Bairro.

    O condutor, que estava sob efeito de álcool, não se feriu no acidente, o mesmo perdeu o controle e bateu no muro do Posto de Saúde do Bairro. Ele foi submetido ao teste do bafômetro que registrou 0.83mg/l bem acima do permitido. Francisco foi preso e encaminhado para a cidade de Caicó onde deverá ser autuado por embriaguez ao volante.

    Estado se nega a divulgar notas de seleção da PM e pagará por danos morais a candidatos

    O Estado do Rio Grande do Norte foi condenado a pagar indenização por danos morais sofridos por dois policiais militares com atuação na região de Mossoró. A sentença, de autoria do juiz Pedro Cordeiro Júnior, titular da Vara da Fazenda Pública da Comarca mossoroense, afirma que cada um dos demandantes tem direito a receber a importância de R$ 10 mil.
    A questão principal do processo diz respeito à possibilidade de divulgação das notas obtidas pelos demandantes na segunda fase do Exame de Seleção para o Curso de Formação de Sargentos Especialistas, ou seja na prova prática. Conta o juiz que os autores participaram da mencionada seleção no ano de 1998. O certame de então era composto por quatro fases, sendo a primeira escrita, a segunda prática, a terceira de inspeção de saúde e a quarta de exame físico.
    Prisão como resposta
    Os requerentes, aprovados na primeira fase, foram convocados para avaliação prática. Divulgado o resultado, seus nomes não constavam a lista de aprovados. Os candidatos solicitaram, então, informações sobre a pontuação obtida, sem lograr êxito.
    “Como se sabe, os princípios do devido processo legal e da publicidade são de ordem constitucional e encontram previsão, respectivamente, nos artigos 5º, inciso LIV, e 37, caput, garantindo a todos o acesso as informações que forem de seu interesse, daí porque não cabe à Administração Pública deixar de fornecê-las”, recordou Pedro Cordeiro Júnior.
    A violação moral sofrida pelos demandantes é incontestável, acrescentou o magistrado, “na medida em que, após a realização da segunda fase do processo seletivo, peticionaram administrativamente buscando acesso às notas e obtiveram como resposta punição na forma de 'prisão' durante o período de 08 (oito) dias”.
    Divulgação das notas
    Diante dos fatos narrados, o juiz Pedro Cordeiro determinou ao Estado do Rio Grande do Norte que, após o trânsito em julgado, publique em até 15 dias as notas obtidas pelos autores da ação na segunda fase do processo seletivo realizado para promoção de Terceiro Sargento Especialista.
    “Condeno ainda o Estado do Rio Grande do Norte ao pagamento de indenização por danos morais no valor de R$ 10.000,00 (dez mil reais) para cada um dos demandantes, devendo incindir juros a partir do evento danoso e correção monetária a partir do arbitramento”, concluiu o magistrado.
    Portal do Judiciário

    Cientistas desenvolvem teste para mostrar chance de sucesso no casamento

    O "teste do amor" pode prever se um casal
     terá sucesso no casamento
    Cientistas desenvolveram um novo "teste do amor" que eles acreditam ser um melhor indicador sobre o sucesso de um relacionamento do que as boas intenções dos recém-casados.
    A pesquisa, divulgada na publicação científica Science, sugere que uma resposta subconsciente à uma imagem do parceiro, ou da parceira, pode ser um indicador sobre o futuro do casamento.
    O autor do estudo, James McNulty, da Universidade a Florida, diz que o novo teste é um melhor medidor do verdadeiro sentimento entre os recém-casados, do que o eles dizem para outras pessoas, ou até admitem para eles mesmos.
    "Essas respostas subconscientes parecem ser bastante poderosas em indicar se as pessoas vão continuar felizes", ele disse à BBC.
    O time de cientistas entrevistou 135 casais recém-casados logo após a cerimônia de casamento.
    Os pesquisadores pediram que eles avaliassem seus casamentos com adjetivos positivos e negativos, como "bom", "ruim", "satisfatório" e "insatisfatório".
    Depois eles mediram a reação subconsciente, e intuitiva, em relação ao outro usando o intrigante "teste do amor".
    O teste envolveu mostrar a um dos parceiros a fotografia do outro por menos de um segundo. Eles depois tinham que responder o mais rápido possível se palavras como "ótimo", "incrível", "horrível", e "assustador" eram palavras positivas ou negativas.
    Por BBC

    Governador de Sergipe, Marcelo Déda morre aos 53 anos, em São Paulo

    Marcelo Déda, governador do Sergipe, em foto de janeiro deste ano; ele estava internado para tratar de um câncer e morreu na madrugada desta segunda-feira (2)
    Morreu às 4h45 desta segunda-feira (2), aos 53 anos, o governador de Sergipe, Marcelo Déda (PT). Vítima de um câncer gastrointestinal, o governador foi internado no hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, no dia 27 de maio, com dificuldades para se alimentar. Casado duas vezes, atualmente com a repórter-fotográfica Eliane Aquino, o governador deixa cinco filhos. O governo decretou luto de cinco dias no Estado.
    Nos últimos dias, o estado de saúde do governador havia se agravado e, no sábado (30), o hospital divulgou boletim médico, afirmando que o quadro de Déda era grave e que apresentava "piora progressiva".
    Advogado formado pela Universidade Federal de Sergipe, o político estava no segundo mandato. No seu lugar assumirá o vice-governador, Jackson Barreto, do PMDB.
    A família postou uma mensagem no Twitter do governador. "O céu acaba de ganhar mais uma estrela. Marcelo Déda voou 'nas asas da quimera'. Paz e bem". Déda será velado no Palácio Museu Olímpio Campos, ainda em horário a ser definido. O corpo deve chegar a Sergipe às 12h (horário local). O velório e o sepultamento serão abertos à população.
    UOL

    RN recebe hoje (2) mais 95 médicos cubanos para atuação nos municípios do interior

    Nesta segunda-feira (2) desembarca na Base Aérea de Natal um contingente de 95 médicos cubanos que irão atuar nos municípios do interior e áreas periféricas das grandes cidades (Natal e Mossoró).

    Os médicos cubanos chegam para engrossar as fileiras do programa do governo federal "Mais Médicos" no Rio Grande do Norte.


    Eles serão distribuídos para 90 municípios, informa a Secretaria de Saúde Pública do RN. Os novos médicos cubanos passarão por um momento de acolhimento em Natal, na terça-feira (3), para conhecer a realidade do Sistema Único de Saúde.

    Na sexta-feira (6) seguem para os municípios onde irão trabalhar.


    Jipe chinês parte para pouso na Lua

    A China está muito próxima de realizar o primeiro pouso suave na Lua em quase 40 anos. Partiu neste domingo, do Centro de Lançamento de Satélites de Xichang, o foguete Longa Marcha-3B que impulsionará a sonda Chang’e-3 até nosso satélite natural. O lançamento se deu conforme o esperado, às 15h30 (de Brasília). A espaçonave deve entrar em órbita lunar no dia 6, e o pouso do veículo, levando o jipe Yutu, deve acontecer no próximo dia 14.

    O último pouso suave feito na Lua foi realizado pela sonda soviética Luna-24, em 1976. Para os chineses, que se tornaram o terceiro país com capacidade de lançar astronautas ao espaço por seus próprios meios em 2003, trata-se da terceira missão lunar. As duas predecessoras, Chang’e-1 (2007) e Chang’e-2 (2010), eram orbitadoras. Foi com base nas imagens delas que o local de pouso da Chang’e-3 foi escolhido, na borda de Sinus Iridum.

    Folha

    Recuperado, Netinho anuncia volta aos palcos em janeiro

    O cantor NetinhoApós uma série de problemas de saúde, o cantor baiano Netinho anunciou que já tem data para voltar aos palcos: a segunda quinzena de janeiro.
    Em postagem via Facebook, Netinho afirmou que, nessa mesma época, aparecerá na TV num programa nacional com sua banda para lançar seu novo CD e contar o que passou nos últimos meses.
    O cantor foi internado em abril no Hospital Aliança, em Salvador, apresentando problemas vasculares no abdômen. Ele passou por uma cirurgia no centro médico baiano, na qual foi descoberto um tumor benigno em seu fígado.
    Onze dias depois, Netinho sofreu uma inflamação em um hematoma e precisou passar por drenagem cirúrgica em seguida para remover um abcesso, que apareceu no fígado.
    No dia 10 de maio, foi transferido para o Hospital Sírio-Libanês, onde passou por mais duas cirurgias e chegou a ficar na UTI (unidade de terapia intensiva). Recebeu alta no dia 21 de agosto.
    O músico é um dos principais nomes da axé music dos anos 1990 e é mais conhecido por seu hit "Milla".
    F5

    Deputado Betinho Rosado é denunciado a Procuradoria da República por infidelidade partidária

    O deputado federal Betinho Rosado (PP) poderá responder a um novo processo de infidelidade partidária. O procurador regional Eleitoral, Paulo Sérgio Rocha, confirmou que enviou ofício ao procurador- geral da República, Rodrigo Janot, comunicando a mudança partidária do parlamentar.
    Como é deputado federal, o processo contra Betinho Rosado deverá ser impetrado pela Procuradoria Geral da República, em Brasília. Caso ocorra, será o segundo contra o parlamentar e tendo a mesma denúncia, já que o Democratas acionou a Justiça Eleitoral denunciando a infidelidade partidária de Rosado, que foi eleito pelo DEM e se filiou, este ano, ao PP.
    “Tendo mandato, se você migra de um partido para outro, sem que exista nenhum motivo, isso é infidelidade partidária. Mas, em relação aos deputados federais e senadores, não cabe ao procurador regional fazer essa análise, é ao procurador-geral”, disse o procurador regional eleitoral, Paulo Sérgio Rocha.
    Por Anna Ruth Dantas