• Últimas Notícias

    quarta-feira, 30 de outubro de 2013

    Morre Netinho, ex-vocalista da banda Styllo Playboy


    O Paralelo recebeu a confirmação da morte do cantor Netinho, da cidade de Campo Redondo, conhecido pelo apelido de Gato Preto, Netinho foi vocalista da banda Styllo Playboy de Campo Redondo, quando se desligou a poucos meses para trabalhar no estado de São Paulo. Segundo Informações, o jovem cantor Francisco Antonio Neto (Netinho) estava trabalhando como operário em uma obra da construção civil, quando na última segunda-feira 28, desequilibrou-se e caiu do quinto andar do prédio em construção, sendo socorrido, Netinho entrou em coma, e chegou a falecer essa tarde. Segundo informações ele era casado e tinha 22 anos.

    A notícia pegou seus amigos do facebook e músicos da região de surpresa e muitos começaram a mandar mensagens emocionadas nas redes sociais. 
    Sua ex-companheira dos palcos, a cantora Francimara Alcidécia lamentou a morte do ex-colega e postou na rede social. 


    O Paralelo separou aqui algumas das mensagens do Facebook

    O Paralelo lamenta a morte do ex-vocalista que tanto alegrou a juventude na região do Trairi, aos familiares nossos votos de pesar.

    O Paralelo de JK.

    Empresa cria 'micro-ondas' ao contrário: invenção gela latinhas em apenas 45 segundos

    Foto: Empresa cria 'micro-ondas' ao contrário: invenção gela latinhas em apenas 45 segundos. Veja mais em http://oesta.do/1hqNJx8 (via Estadão PME) A inovação é, mesmo, a chave para o sucesso de pequenos empreendedores no Brasil. E ao redor do mundo também. Imagine quantos empresários não se debruçaram sobre uma questão simplesmente sem solução até hoje: como congelar bebidas rapidamente?
    Uma empresa inglesa, chamada Enviro-Cool,  parece ter encontrado um caminho para resfriar a 4º graus Celsius latinhas e pequenas garrafas - como as de cerveja, por exemplo - em 45 segundos. O negócio ganhou apoio da União Europeia, que investiu cerca de 900 mil euros (aproximadamente R$ 2,6 milhões) na invenção a fim de transformá-la em um produto comercial.
    A União Europeia, é claro, não está interessada em tornar a vida dos apreciadores de cerveja mais fácil. Mas aposta na capacidade que o produto tem de reduzir o consumo de energia elétrica - uma geladeira consome muita energia ao tentar gelar rapidamente a cervejinha do fim de semana.

    Em comunicado divulgado recentemente pela própria União Europeia, o fundador da empresa, Kelvin Hall afirmou estar muito contente com o progresso da sua ideia. "Nós estamos muito orgulhosos por contribuirmos com a redução das emissões de gás e, por meio do desenvolvimento do nosso produto, podermos levar o produto tanto para uso comercial quanto doméstico."

    O Paralelo via Estadão


    Governo quer barrar CPI que investigará os gastos com estádios da Copa 2014.

    Maracanã: um estádio bilionário
    Maracanã: um estádio bilionário
    O Palácio do Planalto entrou em ação para tentar barrar a CPI da CBF – chamada assim pelo senador Mário Couto, que colheu as assinaturas necessárias para a sua criação, mas que, na verdade, é para investigar os gastos com estádios da Copa 2014.
    Senadores que assinaram o requerimento estão recebendo telefonemas de governadores e de ministros pedindo que retirem suas respectivas assinaturas do documento.  Pelo tamanho da pressão, a tendência é a de que o Planalto tenha êxito.
    Por Lauro Jardim


    Santo Antônio/RN: Queda de andaime em obra causa morte de um operário

    Na tarde de hoje (30) o ajudante de pedreiro Jonathan da Silva Velez, 18 anos, natural de campina Grande caiu de uma altura de quinze metros quando estava no andaime de uma obra no Ginásio Esportivo Lindolfo Gomes (Lindolfão). 

    Ele sofreu traumatismo craniano, mas não resistiu aos ferimentos. Uma comissão de vereadores esteve presente  para averiguação por se tratar de uma obra publica municipal.

    Fonte e Fotos: Dedé Camilo
    Confira outras fotos AQUI

    (Imagens Fortes) Mossoró registra a 154ª Morte violenta em 2013


    Um homem conhecido como "Jorge Negão" que segundo informações de populares no local, residia no bairro Quixabeirinha, foi morto por volta das 20:00hs de hoje 30 outubro de 2013. 

    De acordo com informações da Polícia Militar que esta no  local isolando a área, a vítima estava na esquina da rua que da acesso ao rio Mossoró, por trás da rua Eufrásio de Oliveira, bairro Alto da Conceição, quando foram surpreendidos por dois elementos que saíram do matagal, armados de pistola e escopeta cal. 12 atirando contra o grupo. "Jorge Negão" foi perseguido e morto dentro de uma muro de uma creche existente no bairro. 

    Ele tentou correr dos disparos, mas caiu já sem vida dentro do muro. ALFA-01 do SAMU compareceu ao local e constatou que o mesmo já estava em óbito, foi possível visualizar diversos disparos pelo corpo. A Polícia acredita que a motivação possa ser acerto de contas. O ITEP é aguardado para o serviço de necropsia.
    Na mesma ocorrência outro jovem foi baleado e socorrido por populares para o Hospital Regional Tarcísio Maia. 
    Fonte e fotos: Passando na Hora

    UFRN registra 139 tremores em seis dias em Pedra Preta, RN

    Morando em casas antigas, habitantes de Pedra Preta temem abalos sísmicos (Foto: Jorge Talmon/G1)
    Morando em casas antigas, habitantes de Pedra Preta temem abalos sísmicos (Foto: Jorge Talmon/G1)
    O Laboratório de Sismologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) registrou nesta quarta-feira (30) um novo tremor de terra no município de Pedra Preta, localizado a 149 quilômetros de Natal. O evento teve magnitude de 2,2, o primeiro acima de 2 registrado pela estação Cabeço Preto. Em seis dias, entre a última quinta-feira (24) e esta terça-feira (26) foram registrados 139 abalos sísmicos na cidade.

    Na última sexta-feira (25), a cidade foi o epicentro de um tremor de magnitude 3,7. O abalo sísmico foi sentido em várias cidades do Rio Grande do Norte, inclusive a capital, onde moradores também perceberam o tremor de terra. De acordo com os pesquisadores do Laboratório de Sismologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, a causa dos abalos é a formação geológica do estado.


    "Todo o RN está na borda da bacia potiguar que é uma região que é a mais ativa do Brasil. Por isso, acontecem esses tremores que podem ser percebidos pela população", disse o pesquisador Joaquim Ferreira, que integra o Laboratório Sismológico da UFRN.



    A atividade sísmica em Pedra Preta vem se manifestando desde dezembro de 2010 com fases de alta e baixa atividade. A atual fase, de alta atividade, teve início na última quinta-feira. A maioria dos 139 abalos sísmicos sentidos desde então são considerados micro-tremores, que não são percebidos pela população.

    G1 RN

    Governo Rosalba entrega Base do SAMU 192/RN em Santa Cruz nessa sexta-feira, dia 1º

    Na próxima sexta-feira (1º) a cidade de Santa Cruz recebe uma Base Descentralizada do Serviço Móvel de Atendimento de Urgência (SAMU 192/RN). A solenidade de entrega acontece a partir das 9h e contará com a presença da Governadora do Estado Rosalba Ciarlini, do Secretário Adjunto de Estado da Saúde Pública, Marcelo Bessa, da coordenadora geral do SAMU 192/RN, Cecília Picinin, da prefeita de Santa Cruz, Fernanda Costa Bezerra, além de prefeitos de municípios vizinhos.

    Com a inauguração, o município de Santa Cruz passa a contar com uma ambulância de Suporte Básico, na qual atuarão, em regime de plantão, seis técnicos de enfermagem, seis condutores e um enfermeiro.

    Segundo a coordenadora geral do SAMU 192/RN, Cecília Picinin, a implantação da nova base representa um avanço no processo de regionalização do serviço, que conta com a parceria dos municípios, estado e união. “Toda a parte de aquisição e manutenção da ambulância, fardamento, medicamentos e capacitação dos profissionais fica sob a responsabilidade dos governos Federal e Estadual. A prefeitura entra com a contratação dos profissionais que vão atender na unidade”, explicou Picinin.

    Para a prefeita de Santa Cruz, Fernanda Costa Bezerra, a implantação do SAMU 192/RN representa um ganho importante para o município, que conta hoje com 38 mil habitantes. “Estamos recebendo o Serviço Móvel de Urgência/192 com muita alegria. Os atendimentos prestados pelos profissionais do Samu RN salvam vidas e são dignos de elogios. Nossa cidade passará a contar com especialistas no atendimento de urgência, o que garantirá o amparo daqueles que necessitarem deste serviço”, enfatizou.

    Projeto de lei veta prisão em delegacias por mais de 72 horas


    A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) aprovou na manhã desta quarta-feira (30), o parecer favorável ao projeto de lei que proíbe presos permanecerem mais de 72 horas em custódia nas delegacias da Polícia Civil ou Federal. A proposta, da deputada Rose de Freitas (PMDB-ES), torna as dependências de prédios das Polícias um ponto de triagem e transição de detentos.

    De acordo com o texto, em caso de prisão em flagrante, o preso poderá ficar na delegacia apenas no período da lavratura da ocorrência. Em seguida, ele deverá ser levado a uma penitenciária.

    A proposta prevê também que a escolta de presos provisórios já ingressos no sistema penitenciário e condenados deverá ser feita por policiais militares ou agentes penitenciários. Outros órgãos só poderão fazer o deslocamento de presos em casos excepcionais e com ordem judicial.

    O projeto já tinha passado pela Comissão de Segurança Pública e, com a aprovação do parecer do relator Luiz Pitiman (PSDB-DF), seguirá para votação em plenário.

    Estadão

    Governo do Estado lança Selo Unicef 2013-2016

    O Governo do Estado e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) realizaram hoje (30) o lançamento da Edição 2013 - 2016 do Selo Unicef Município Aprovado. A iniciativa é um reconhecimento internacional para os municípios que atingem bons resultados por meio de ações que proporcionam uma melhoria na qualidade de vida das crianças e dos adolescentes. Além de fortalecer a gestão municipal, o Selo também torna possível a avaliação quanto à qualidade das políticas públicas desenvolvidas em cada município.

    O lançamento teve a participação da Governadora Rosalba Ciarlini, prefeitos, secretários municipais, conselheiros tutelares e articuladores da Unicef no RN. Mais de 60 municípios potiguares realizaram o cadastro para a participação no projeto. No ano passado, 47 cidades alcançaram a certificação. A expectativa é que nesta edição aconteça um crescimento tanto no número de cidades inscritas quanto no número de Selos alcançados.

    Durante o evento, foram apresentados os principais pontos de inovação para o período 2013-2016. Segundo Rui Aguiar, diretor do Selo Unicef no RN, o trabalho de gestão por resultados será priorizado. “Teremos aproximadamente 80 horas de encontros com os representantes de cada município inscrito, quando vamos conhecer as realidades e o perfil socioeconômico de cada cidade. Para isso, contamos com o envolvimento dos articuladores e secretários, além, claro, dos prefeitos”.


    Menina de 12 anos se enforca e deixa recado dizendo que queria encontrar seu pai no céu

    Uma menina de 12 anos foi encontrada enforcada em seu quarto com um bilhete ao lado dizendo que ela queria ficar com seu pai no céu.
    Maria Kislo ficou arrasada com a perda de seu pai, Arek, que morreu após sofrer um súbito ataque cardíaco em 2009.
    A menina foi encontrada por sua mãe, Monika, de 35 anos, que havia subido ao quarto da garota para ler uma história antes dela dormir.
    O recado de Maria para a mãe dizia: “querida mamãe. Por favor, não fique triste. Eu sinto tanta falta do papai, que quero vê-lo novamente."
    Monika ficou desolada, e disse que só tem forças para superar por causa do filho Michal, de 13 anos.
    Fonte Original http://www.mirror.co.uk/news/world-news/maria-kislo-schoolgirl-found-hanged-2530189


    UFRN em parceria com a UFMG desenvolvem projeto e avaliam Toxoplasma Gondii em Santa Cruz

    Drª Débora Aloise
    Em virtude da grande importância do Toxoplasma gondii como um agente causador de uma zoonose, a UFRN (Universidade Federal do Rio Grande do Norte) juntamente com a UFMG (Universidade Federal de Mina Gerais) pretendem avaliar a prevalência da infecção pelo protozoário Toxoplasma gondii no município de Santa Cruz – RN, bem como identificar os fatores de riscos relacionados à infecção pelo T. gondii, ou seja, tentar entender como as pessoas estão se infectando. Em entrevista ao Blog O Paralelo, a profª Débora Aloise da Facisa (Faculdade de Ciências da Saúde do Trairí) explicou que o projeto também visa compreender por qual motivo algumas pessoas desenvolvem a lesão ocular enquanto outras não, "estamos realizando uma busca ativa por pessoas que residem em Santa Cruz e que apresentem alguma queixa na visão. Disse Débora Aloise.

    As principais queixas da toxoplasmose ocular são a impressão de ver teias de aranha, pontos pretos como se fossem moscas, e ainda a perda repentina da visão de um dos olhos.

    A intenção é levar esse projeto a todos os bairros de Santa Cruz. Durante os meses de setembro e outubro atuamos no bairro Centro e identificamos uma alta prevalência de pessoas com toxoplasmose, havendo duas pessoas com lesão ocular e uma com lesão cerebral. Até o final do ano iremos concluir o segundo bairro, o DNER.

    Blog O Paralelo

    O que é o Toxoplasma gondii Leia AQUI

    Tecnologia: Polícia testa bala com GPS em perseguições

    Policiais de quatro Estados americanos estão utilizando uma bala com GPS (Sistema de Posicionamento Global), que facilita a localização de veículos perseguidos.

    A ideia por trás da tecnologia, que ganhou o nome da empresa que a desenvolveu, a Starchase, é tornar perseguições policiais em alta velocidade mais seguras, permitindo que a polícia monitore o trajeto dos suspeitos sem colocar vidas em risco.

    De dentro do carro, o policial aciona um botão no painel que dispara a bala de dentro de uma caixa instalada acima do para-choque dianteiro.

    A bala gruda na traseira do carro à frente e a partir daí a polícia pode interromper a perseguição.

    É possível rastrear não somente a localização do veículo, como também sua velocidade.

    A bala com GPS está sendo utilizada nos Estados de Iowa, Flórida, Arizona e Colorado e a Starchase agora pretende levar o sistema para a Grã-Bretanha.

    Os custos de instalação do equipamento são de US$ 5 mil dólares e cada bala vale US$ 500.

    Bol 


    Epidemia de Aids no mundo deve ser extinta em 2030, prevê diretor da ONU

    O diretor adjunto do Programa de Aids das Nações Unidas (Unaids) e subsecretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), Luiz Antonio Loures, prevê que a epidemia de aids deverá ter fim em 2030. O anúncio foi feito durantes as comemorações de 30 anos do Programa Estadual de DST/Aids de São Paulo. “A minha perspectiva pessoal, não é uma estimativa institucional da Unaids, eu acho que 2030 é um alvo razoável para pensar sobre o fim da epidemia. 

    Se tomarmos em consideração a experiência histórica, o tempo que levou a expansão dos tratamentos dá um bom parâmetro de pensar que, talvez, 15 anos seja um tempo razoável [para o fim da epidemia]”, disse em palestra durante evento no Hospital das Clínicas, em São Paulo. Segundo Loures, até 2015 será possível eliminar a transmissão horizontal do vírus, ou de mãe para filho. 

    O diretor ainda informou que a maior epidemia de Aids ocorre entre homossexuais do sexo masculino, com a maior transmissão nesse grupo em países do Hemisfério Norte, como Estados Unidos e Rússia. Foi verificado aumento também na Europa, na África, na Ásia, e em países do Hemisfério Sul. Em 2011, a organização da ONU registrou 500 mil mortes a menos – causadas por Aids – do que em 2005. As maiores reduções ocorreram nos países da África Subsaariana. 

    Informações da Agência Brasil.


    Amigos lamentam morte do cantor gospel C. Frack, vencedor do ‘Astros’

    Cleiton Frack, cantor Gospel, morreu afogado na Praia de São Miguel, em Ilhéus, BA
    Ex-vocalista da banda Artpella, que venceu o reality show Astros, do SBT, em 2008, o cantor gospel Cleiton Frack morreu afogado na tarde desta terça-feira, na praia de São Miguel, na cidade baiana de Ilhéus. A notícia foi comunicada por amigos e fãs do artista através das redes sociais.

    A assessora da Associação Bahia da Igreja Adventista do Sétimo Dia, Jhacy Mattos, divulgou o acontecimento em suas páginas do Twitter e Facebook: “sei que sua perda é incalculável, mas tenha certeza que seu Deus vai lhe carregar neste momento difícil”, escreveu, desejando forças para os familiares do músico.

    O cantor gospel Melqui Ribeiro comentou que tinha planos de parcerias com Cleiton no futuro. “Hoje a música cristã perdeu um servo do Senhor. A pessoa dele era incrível… Fizemos muitos planos musicais para o futuro, enfim, não somos nada. Deus sabe de todas as coisas. Eu sei que o encontraremos”, postou no Instagram.

    De acordo com relatos de amigos, o músico estava na Bahia para uma série de apresentações e teve que adiar seu retorno para São Paulo por perder um voo. Ele teria feito uma refeição pesada antes de entrar no mar.


    Terra

    Cobrança da taxa de iluminação pública em municípios é legal, segundo a justiça

    Ação movida por um morador de São Miguel, município do Alto Oeste potiguar, em desfavor da Prefeitura Municipal, foi julgada improcedente pelo juiz Felipe Luiz Machado Barros.

    O autor pleiteava a declaração de abusividade da Contribuição para Custeio de Serviço de Iluminação Pública (Cosip), uma vez que, segundo informou em seu pedido inicial, o imóvel rural em que residia não contava com o serviço. Ainda desejava receber, por supostos danos morais, a importância de R$ 8 mil.

    Em sua decisão, citando a legislação em vigor, o magistrado recordou que municípios e o Distrito Federal podem, sim, instituir contribuição para o custeio do serviço de iluminação pública. Por outro lado, relatou a sentença, foi legalmente criada no âmbito municipal tal contribuição, por meio de Lei Complementar.