• Últimas Notícias

    domingo, 27 de outubro de 2013

    Procurador-geral do STJD pede imagens de tiroteio e defende punições mais rígidas

    Policial atira em torcedores América-RN e Ceará Série B (Foto: Reprodução PFC)Duas semanas depois das confusões entre torcedores nos clássicos em São Paulo, Minas Gerais, e Paraná, mais um episódio de violência no futebol foi registrado neste sábado, 26, envolvendo a partida entre América-RN e Ceará, pela 32ª rodada da Série B do Brasileirão. A briga entre torcedores dos clubes foi registrada e o incidente será levado ao STJD pelo procurador-geral da entidade, Paulo Schmitt, que já solicitou as imagens para fazer a denúncia.

    Schmitt revelou que já solicitou imagens da confusão. O procurador afirmou que espera punições aos clubes para coibir casos de violência. "Já solicitei imagens de mais uma atrocidade produzida pelo futebol brasileiro no jogo ABC x Ceará. Já falei alguma vez que os portões fechados poderiam prevenir esses acontecimentos?", ironiza.

    "Estou me tornando chato e repetitivo. Pois bem, agora vou ser mais contundente ainda, se não houver portões fechados ainda neste ano podem se preparar para mortes nos estádios", disse Schmitt.

    Capacidade do cérebro pode ser maior do que se imagina

    Um estudo divulgado neste domingo (27) na revista especializada Nature indica que os dendritos, um dos "braços" dos, estruturas que os cientistas imaginam funcionarem apenas como "cabos" para transporte de sinais do sistema neurológico, são capazes de processar informação. 

    Segundo a pesquisa, a descoberta indica que o poder computacional do cérebro é muito maior do que imaginávamos. "Repentinamente, é como se o poder de processamento do cérebro ficasse muitas vezes maior do que pensávamos originalmente", diz Spencer Smith, professor da Universidade da Carolina do Norte (EUA), um dos autores do estudo. 

    Segundo o Portal Terra, os pesquisadores afirmam que a descoberta pode mudar modelos estabelecidos de como os circuitos neurais funcionam, o que pode ajudar a entendermos melhor as desordens neurológicas. "Imagine que você está fazendo engenharia reversa em uma peça de tecnologia alienígena e o que você pensava serem simples fios mostram ser transístores que computam informação", diz Smith. "É parecido com esta descoberta. As implicações são emocionantes se pensar sobre isso." Para chegar a essa conclusão, os cientistas estudaram os sinais elétricos dos dendritos.

    Terra

    Enem 2013: Confira gabarito extra-oficial desse domingo (atualizado)


    Confira o gabarito extra-oficial do Segundo dia de Provas na Edição 2013 do ENEM - Exame Nacional do Ensino Médio. 

    Última atualização: 21h32CLIC AQUI

    Enem 2013 termina sem registro de vazamentos e com 36 candidatos eliminados

    Dos mais de 7,1 milhões de candidatos inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), cerca de 29% não compareceram às provas. Segundo o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, 5,05 milhões de candidatos fizeram o exame. Os dados são do segundo dia de prova e ainda podem ser revisados para cima. O resultado final da prova será divulgado na primeira semana de janeiro.
    As abstenções, segundo Mercadante, têm se mantido constantes desde 2009, quando a taxa chegou a 37,7%. No ano passado, o percentual dos alunos que não fizeram a prova foi 27,9% – dos 5,6 milhões inscritos, 4,17 milhões compareceram. Este ano, número de participantes é recorde, 20% a mais que o de 2012. O crescimento, desde 2009, está em 95%.  
    Sobre a questão da segurança, o ministro destacou que não houve vazamento. "A segurança foi muito eficiente, não houve qualquer vazamento de qualquer informação, o que é central para garantir a isonomia dos estudantes."

    PGR envia parecer ao STF contra lei que regulamenta vaquejadas no Ceará

    O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, enviou parecer ao Supremo Tribunal Federal (STF) contra uma lei cearense que regulamenta os espetáculos de vaquejada no Estado. Janot entende que a prática está relacionada a maus-tratos aos animais. A data do julgamento não foi marcada - porém, em outros casos de processos envolvendo leis estaduais que regulamentaram a briga de galo e a Farra do Boi, a Corte Suprema decidiu proibir as manifestações culturais por haver crueldade contra os animais.
    O parecer, enviado neste mês, reforça a posição da Procuradoria-Geral da República (PGR) na Ação Direta de Inconstitucionalidade (Adin) 4.983, impetrada em 31 de maio no STF. No documento, a PGR contesta a constitucionalidade da Lei 15.299/2013, aprovada no Ceará, que regulamentou a vaquejada como prática esportiva e cultural, e criou regras de segurança para peões e animais, além dos critérios de disputa da competição. A norma diz que os organizadores devem adotar medidas de proteção à saúde e integridade física dos animais, além de tomar cuidados com o transporte, trato e montaria do animal.
    Em manifestação enviada ao STF, o governo do Ceará alega que a lei não legaliza os maus-tratos, mas determina medidas para proteger a integridade física dos animais e cria sanções contra o descumprimento. "A prática da vaquejada, regulamentada que está, visa a coibir abusos e maus-tratos contra a nossa fauna, e, como tradição cultural, é amparada e incentivada pela própria Constituição. Além de todo exposto, o vaqueiro é considerado peão de rodeio, atleta profissional", defendeu o governo.

    Idoso é espancado até a morte ao pedir bebida em aniversário no RN

    Foto O Câmara
    Um idoso foi espancado até a morte durante uma festa de aniversário neste sábado (27) em Mossoró, na região Oeste do Rio Grande do Norte. Francisco Barbosa, de 68 anos, morreu na calçada da casa do pai da aniversariante, no bairro Santo Antônio. O suspeito do crime é vizinho da vítima.

    A Polícia Militar informou que o idoso teria chegado à festa alcoolizado e pedindo bebida, que lhe foi negada. A vítima saiu do local, mas voltou em seguida e novamente pediu bebida.

    Foi quando o dono da casa se irritou e começou a bater em Francisco. O idoso foi chutado várias vezes no chão. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado, mas a vítima já estava morta.

    G1RN

    Receita Federal vai leiloar jatinho usado pelo Apóstolo Valdemiro Santiago, apreendido em operação contra sonegação fiscal

    A Receita Federal anunciou recentemente o leilão de um jatinho particular que era usado pelo Valdemiro Santiago, líder da Igreja Mundial do Poder de Deus. Com valor estimado em R$ 22,5 milhões, a aeronave foi apreendida durante a “Operação Pouso Forçado”, feita em parceria com a Polícia Federal e o Ministério Público Federal, em 2012.
    O jatinho é um Falcon 900, prefixo N900CZ, fabricado em 1987, e está registrado em nome da Wilmington Trust Company, mas era arrendado pela Global Jet Leasing Inc. Porém, de acordo com a investigação, era usado pelo líder religioso em um suposto esquema de compra de aeronaves de luxo no exterior sem pagamento de impostos no Brasil.

    Caicó: Bandidos agridem e roubam mãe de juíza e dona do 2º Cartório de notas

    Por Jair Sampaio - Nem mesmo as pessoas de fé pública são repeitadas pelos bandidos. Segundo informações colhidas pelo blog Jair Sampaio, a Tabeliã "Francisca Eva Diógenes Ramos de Freitas", 58 anos, natural de Rodolfo Fernandes-RN, (Atualmente responsável pelo 2º Tabelionato de Notas e Ofício de Registro Civil das Pessoas Naturais de Caicó) teve a casa invadida por três bandidos nessa madrugada.

    "Eva do cartório" como é mais conhecida, é mãe da Juíza eleitoral Amanda Grace Diógenes Freitas Costa Dias, esta por sua vez, esposa do médico e ex-deputado Estadual/Federal Álvaro Dias, que logo após a ação criminosa foram avisados. Em depoimento formal, Eva disse que foi espancada na cabeça pelos bandidos, que eram três, 


    após agressão a coronel, PM promete 'resposta enérgica' à violência

    O major Mauro Lopes, da Polícia Militar, afirmou na tarde deste sábado que a corporação está muito próxima de dar uma "resposta enérgica" contra os manifestantes que depredaram a cidade de São Paulo durante as manifestações. Na noite de sexta-feira, o coronel Reynaldo Simões Rossi foi agredido por um grupo de manifestantes durante um protesto no centro da capital paulista. O major chamou o grupo de "delinquentes" por ter agido de forma covarde.

    "Estamos chegando mais perto de uma resposta mais enérgica. Essa luta não é só da PM, é de todos nós. Fazemos um trabalho difícil e pessoas de bem são lesionadas. Não podemos enaltecer, dar crédito, a esse grupo. É hora de união de esforços das forças da sociedade. Ninguém quer ver essa cidade desse jeito", afirmou o representante da PM, durante uma entrevista coletiva convocada pela Secretaria de Segurança Pública (SSP).


    Dilma não entrega nem metade das cisternas prometidas para o Nordeste

    O governo Dilma Rousseff não entregou sequer a metade das 130 mil cisternas prometidas até julho aos atingidos pela seca no Nordeste, considerada a pior dos últimos anos. A promessa foi feita pela presidente em evento com sete governadores em Fortaleza (Ceará), no último dia 2 de abril. 

    No entanto, de acordo com reportagem da Folha, somente 59 mil reservatórios de água foram entregues dentro do período anunciado. A prioridade em realizar a entrega das cisternas até a metade do ano tem uma razão climática. 

    É nesse período que termina o período de chuvas, ainda que escassas, na região do semiárido. A seca já deixou aproximadamente 1,5 mil municípios do Nordeste e Minas Gerais em estado de emergência e afetou dez milhões de pessoas. Foi responsável ainda por arrasar a agropecuária, com perdas de cultivos e animais.




    Confira o gabarito extraoficial do primeiro dia de provas do Enem

    As questões das provas de ciências humanas e ciências da natureza foram respondidas pelos professores do Cursinho Chromos, de Minas Gerais. Clique aqui para conferir os gabaritos, de acordo com sua cor de prova. Os arquivos estão em formato PDF.
    Do Estado de Minas

    Vettel vence na Índia e se torna tetracampeão mais jovem da F-1

    O alemão Sebastian Vettel precisava apenas de um quinto lugar no Grande Prêmio da Índia de Fórmula 1 para conquistar já neste domingo o tetracampeonato do Mundial da categoria, mas quis garantir o título a seu estilo: vencendo. O piloto da Red Bull fez prova muito consistente para conseguir mais uma vitória na temporada, a sexta consecutiva, e se tornar o piloto mais jovem da história a obter quatro títulos da categoria.
    O alemão ousou na estratégia na prova deste domingo e fez sua primeira parada para troca de pneus já na segunda volta, mas manteve ritmo forte e foi abrindo caminho até a vitória, seguido pelo alemão Nico Rosberg e o francês Romain Grosjean. O brasileiro Felipe Massa acabou em quarto. Já o espanhol Fernando Alonso, que poderia evitar o título do piloto da Red Bull, foi apenas o 11º.
    Vettel chega ao tetracampeonato com apenas 26 anos de idade, seis a menos do que quando seu compatriota e ídolo Michael Schumacher conquistou seu quarto título. O francês Alain Prost e o argentino Juan Manuel Fangio, outros dois pilotos na história a atingirem essa marca o fizeram com 38 e 45 anos de idade, respectivamente.
    O fato aumenta a lista sequencial de recordes de Sebastian Vettel, campeão, bicampeão e tricampeão mais jovem da categoria. Ele também foi o piloto mais novo a obter uma pole position, a marcar pontos e a subir ao pódio na Fórmula 1.
    Gazeta Esporte

    Mega-Sena acumula e pode pagar R$ 37 milhões na quarta-feira

    Ninguém acertou as seis dezenas do concurso número 1.542 da Mega-Sena, sorteadas na noite deste sábado em Paracatu (MG). Acumulado, o prêmio do próximo concurso, a ser sorteado na quarta-feira, está estimado em R$ 37 milhões, segundo a Caixa Econômica Federal. 

    Confira os números sorteados neste sábado: 07 - 11 - 12 - 30 - 39 - 57. 

    De acordo com a Caixa, 154 apostas acertaram cinco números e renderão R$ 20.868,02 cada. Outras 11.783 apostas fizeram a Quadra, garantindo prêmios de R$ 389,62.


    Brasileiros pretendem comprar mais no Natal; Nordeste lidera

    Um terço dos brasileiros afirma que pretende gastar mais no Natal deste ano em relação ao ano passado. De acordo com pesquisa da empresa de consultoria Hello Research, o Nordeste registra a maior intenção de aumento do consumo. 

    Na região o índice chegou a 76% dos entrevistados, sendo que o levantamento aponta a maior distribuição de rende como determinante para o resultado. Em relação ao tipo de presente, os de menor valor lideram, com 60% dos brasileiros em busca de roupas ou sapatos e 19% perfumes. Menos de 5% dos pesquisados pretendem gastar com televisores e eletrodomésticos. 

    Uma das novidades é o fato de que um terço dos consumidores pretende fazer as compras de Natal pela internet. No ano passado, o varejo cresceu 8,4% no natal, segundo dados do IBGE. Neste ano, os economistas preveem um percentual menor - entre 4% e 4,5%. Informações da Folha.


    MEC elimina 21 candidatos que postaram fotos em redes sociais

    Fotos dos cadernos de prova são publicados nas redes sociais - Reprodução/InstagramDe acordo com a assessoria de imprensa do MEC, uma equipe especializada monitora as redes e verifica, com rigor, se as imagens são verdadeiras e se realmente foram postadas de dentro das salas. Se confirmada a fraude, o candidato é desclassificado.
    Uma jovem postou uma foto do cartão-resposta do teste em sua conta na rede Instagram assim que os portões das instituições foram fechados. “Boa sorte pra mim e para quem vai fazer #enem#sorte”, escreveu a garota na legenda da imagem.
    Em menos de uma hora, a foto recebeu mais de 3 mil opções 'curtir' e 20 comentários de jovens que criticaram a iniciativa. Segundo o edital do exame, a divulgação de imagens do gabarito durante a aplicação dos testes é proibida.
    O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, confirmou ontem que a pasta faria um monitoramento nas redes sociais para acompanhar o comportamento de estudantes que postarem fotos da própria prova durante a aplicação.

    O ministro comparou o monitoramento nas redes sociais aos escândalos de espionagem do governo dos Estados Unidos, afirmando que o trabalho do MEC "não é tão eficiente" quanto o do governo Barack Obama, mas "é bom".
    Estadão

    Acusada de torturar filho pequeno é encontrada morta com vela na barriga

    Fonte: Diário do Sertão - A Polícia Militar encontrou no Sertão da Paraíba o corpo de uma mulher com sinais de espancamento e com uma vela sobre a barriga. A vítima já foi presa por espancar o filho de dois anos e era acusada de torturar a criança.

    De acordo com informações da Polícia, Maria José Alves Tenório, de 27 anos, foi encontrada morta por um grupo de garotos que brincavam por trás do Colégio Diocesano Padre Rolim, e avistaram o corpo da mulher já sem vida. Ela foi encontrada com uma perfuração de faca no pescoço, sinais de violência, corpo estava bastante ensanguentado e em cima do corpo foi encontrada uma vela que queimou na barriga mulher.

    Maria José Alves Tenório já tinha passagem pela Polícia. Ela espancou violentamente sua filha de dois. A agressão aconteceu no dia 03 de fevereiro de 2013, na cidade de Cajazeiras.

    Na época, testemunhas informaram à Polícia que a criança estava brincando perto de uma vela, quando viu uma nota de R$ 5, pegou e queimou. Maria José Alves Tenório ao ver o dinheiro sendo queimado passou a espancar violentamente seu filho com várias chicotadas.