• Últimas Notícias

    terça-feira, 20 de agosto de 2013

    Justiça condena professor a 6 anos de prisão por vazar questões do Enem

    A Justiça Federal no Ceará condenou na segunda-feira (19) o professor Jahilton José Motta, 59, a seis anos de reclusão pelo vazamento de questões do Enem em 2011. O professor pode recorrer da decisão em liberdade.

    Na época, segundo denúncia do Ministério Público Federal, o professor de física e coordenador pedagógico do Colégio Christus, em Fortaleza (CE), repassou aos seus alunos 14 questões do Enem em um simulado, cerca de dez dias antes do exame nacional.

    Durante o processo, a defesa de Motta alegou que ele não sabia que as questões tinham origem ilícita, o que foi contestado pelo juiz federal Danilo Fontenelle, da 11ª Vara.

    Deborah Colker diz que neto de 3 anos foi discriminado em voo da Gol


    
Voo em que a família foi abordada junto com a criança
Foto: Facebook / ReproduçãoA coreógrafa Deborah Colker e sua família passaram por momentos de constrangimento após o embarque em um voo da Gol na tarde desta segunda-feira. Quando voltavam de Salvador para o Rio de Janeiro, comissários de bordo exigiram um atestado com especificações da doença de seu neto, de apenas três anos, que possui epidermólise bolhosa, uma doença genética não contagiosa. O avião decolou com uma hora e meia de atraso, somente após a chegada de um agente da Polícia Federal (PF) e de um médico da Infraero.

    — A gente fez o check in e chegaram a perguntar qual era a doença dele. Dissemos que era uma doença genética, epidermólise bolhosa. Então, já no avião, com as portas fechadas, o comissário exigiu um atestado. Nós queríamos voltar para casa, mas fomos tratados de forma indelicada e grosseira. E o pior: na frente da criança — relata Deborah.

    Segundo ela, a tripulação queria que sua família saísse do avião. Tentaram convencê-la a sair junto com o seu neto e sua filha, Clara, mãe da criança. Deborah diz que o menino já viajou para vários lugares de avião, inclusive para o exterior, e que nunca ocorreu algo parecido.


    O Globo

    Cinco ladrões de veículos são mortos em confronto com o DOF


    Na noite de segunda-feira (19), por volta das 19h, uma família de Nova Andradina foi rendida por ladrões que roubaram uma caminhonete e tomaram rumo ignorado. 
    O assalto aconteceu em uma propriedade rural, a cerca de 20 quilômetros de Nova Andradina, sentido à Nova Casa Verde. 

    Uma equipe de policias do Departamento de Operações de Fronteira (DOF), que estava na região, inclusive monitorando o grupo, que já atuava nas cidades vizinhas, praticando roubos de grandes proporções, conseguiu chegar até o local que servia de acampamento para o bando. Três caminhonetes, uma motocicleta e o veículo Fiat Strada, todos frutos de ações criminosas, estavam em poder dos assaltantes, que contavam com uma espécie de vigia na entrada do acampamento onde teve início a troca de tiros, no momento em que eles tentaram enfrentar os policiais. Além dos veículos, o DOF encontrou no local diversas armas de fogo. Cinco assaltantes, identificados como "Bijula", "Demi", "Samir", "Paulista" e "Lixa", teriam sido mortos no confronto com o DOF. Um sexto criminoso que estava no local teria conseguido fugir pela mata. 

    Pessoas com deficiência poderão ter prioridade na restituição do IR

    A restituição do Imposto de Renda (IR) de pessoas com deficiência poderá ter prioridade. O projeto de lei (PLS 571/2011) do senador Vital do Rêgo (PMDB-PB), foi aprovado nesta terça-feira (20) pela Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado.

    O relator na comissão, senador Benedito de Lira (PP-AL), destacou que o texto concede às pessoas com deficiência, que costumam ter um gasto elevado com saúde, um certo “alívio financeiro”.

    O substitutivo aprovado incorporou uma emenda da Comissão de Direitos Humanos que mudou a denominação dos beneficiários no texto original – de “portadores de deficiência física” para “pessoa com deficiência”. “O substitutivo aumenta a abrangência do incentivo, pois inclui outros tipos de deficiência, como a mental, que merecem atenção do Poder Legislativo”, ressaltou o relator.

    Como foi aprovado o substitutivo, o projeto precisa de um turno suplementar de votação na CAE, antes de seguir para a Câmara dos Deputados.

    Da Agência Estado

    Policiais protestam na Câmara por votação da PEC 300

    Um grupo de policiais invadiu, no começo da tarde desta terça-feira, o Salão Verde da Câmara dos Deputados para pedir a votação da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 300, projeto que iguala o piso salarial de agentes de segurança (policiais e bombeiros) em todo o país. Eles faziam muito barulho e pediam que fossem recebidos pelo presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN). Parte dos policiais ficou em frente a entrada do plenário, mas não ameaçavam invadir. Um grupo foi para a frente do gabinete da Presidência da Casa.
    Eles portam várias faixas e cartazes. Associação de PMs e bombeiros do Pará estendeu uma faixa com os dizeres “Sociedade clama por segurança e a segurança pública pede socorro”. Os bombeiros e PMs do Rio levaram uma faixa em que diziam ser os últimos escravos do Brasil.
    O Globo

    RN registra 5 mil casos de dengue e seis mortes em 2013

    Mosquito da dengue (Foto: Divulgação)O Rio Grande do Norte registrou 5 mil casos de dengue e seis mortes em 2013. Os dados são do boletim epidemiológico do Programa Estadual de Controle da Dengue, da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap). Até o dia 10 de agosto deste ano foram notificados no Estado 14.666 casos de dengue, destes 4.984 foram confirmados.
    Dos casos confirmados, 4.919 são do tipo clássico da doença, 33 são de dengue com complicação e 32 com febre hemorrágica. Foram registrados ainda seis óbitos, três por febre hemorrágica e três por dengue com complicação. De acordo com o boletim da Sesap, no mesmo período em 2012, foram confirmados 12.278 casos e oito óbitos. “Fazendo um comparativo, houve uma redução significativa”, destaca Silvia Dinara do Nascimento Alves, responsável técnica pelo Programa 
    Os dados divulgados pela Coordenação do Programa Estadual de Controle da Dengue indicam ainda que os municípios com maior número de notificações são Natal (1.677),Parnamirim (1.087), Pau dos Ferros (1.275),Santa Cruz (818), Currais Novos (693),Caicó (607) e Parelhas (515). Enquanto que Almino Afonso, Antônio Martins, Baia Formosa, CarnaubaisGalinhos, Jandaira, João Dias, Monte das Gameleiras, Parau, Rio do FogoSerra de São BentoTibau do SulViçosa e Vila Flor não apresentaram notificações no período. G1 RN

    Vazou na net: Ex-Panicat aparece fazendo sexo oral e anal em imagens "picantes"

    A ex-panicat Lizzi Benites, que ficou conhecida como “piu piu” no programa Pânico, da Rede TV, permitiu ser fotografada fazendo sexo oral e anal. As informações chegaram ao colunista do Jornal O Dia, Leo Dias, que teve acesso as imagens. As fotos foram feitas com o consentimento da moça, que aparece olhando para a câmera enquanto pratica o ato. Já o motivo das imagens ou como elas chegaram ao jornalista, ele não detalhou. No entanto, em uma rápida busca na internet, é possível ver os momentos picantes da moça, inclusive, a mesma cicatriz que ela tem na testa. Lizzi ainda não se manifestou sobre o caso, que ainda não está claro se foi um deslize, trabalho ou ataque de hacker. (Bocão News).

    CONFIRAM AS FOTOS:

    'Água em pó' pode tornar a seca um problema do passado


    Enquanto a ONU afirma que a maior parte da água usada no planeta vai para a irrigação, pesquisadores estão desenvolvendo uma série de ideias para fazer render mais a água utilizada na agricultura. Nas últimas semanas, muitos se empolgaram com um produto que afirmam ter potencial para superar o desafio global de se cultivar em condições áridas. Denominado 'Chuva Sólida', ele é um pó capaz de absorver enormes quantidades de água e ir liberando o líquido aos poucos, para que as plantas possam sobreviver em meio a uma seca. Um litro de água pode ser absorvido por apenas 10 gramas do material, que é um tipo de polímero absorvente originalmente criado pelo Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA, na sigla em inglês). Nos anos 1970, o USDA desenvolveu um produto superabsorvente feito de um tipo de goma. Ele foi usado principalmente na fabricação de fraldas.

    Convocados na primeira chamada do Sisutec têm até hoje para fazer matrícula

    Termina hoje (20) o prazo para os convocados na primeira chamada do Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec) efetuarem a matrícula na instituição de ensino. A lista de selecionados está no site do programa. O Sisutec oferece vagas gratuitas em cursos técnicos para quem estiver terminando o ensino médio. A seleção é feita por meio da nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2012.
    Os selecionados devem conferir, na instituição de ensino em que foram aprovados, o local, horário e os procedimentos para a matrícula. Aqueles que perderem o prazo, perderão a vaga. Os resultados da segunda chamada serão divulgados no dia 22 de agosto, com matrículas entre os dias 23 e 27.
    Agência Brasil


    Eduardo Campos quer candidatura própria do PSB em 12 estados

    Reunidos para discutir as chapas proporcionais dos seis maiores colégios eleitorais do país, os socialistas definiram nesta segunda-feira, em Recife, as principais prioridades do partido para 2014: eleger 50 deputados federais, manter os seis governadores do partido, lançar candidatos próprios em pelo menos doze estados e ainda preparar os palanques para o governador Eduardo Campos, pré-candidato à sucessão presidencial em 2014. E apoiar “quem apoiar” o pernambucano nos estados.
    O partido também prepara uma proposta para a área econômica do governo, que deverá ser entregue à Presidente Dilma Rousseff, cuja gestão o líder do PSB na Câmara dos Deputados, Beto Albuquerque, acusou de “brincar com a crise”.

    Fonte: Jornal O Globo/Heitor Gregório

    36 mil famílias do RN terão que fazer recadastramento no Bolsa Família

    Os beneficiários do Bolsa Família que não atualizaram suas informações no Cadastro Único (CadÚnico) nos últimos dois anos devem procurar, a partir deste mês e até 17 de janeiro do ano que vem, a gestão municipal do programa para fazer alterações ou confirmar os dados. O Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), que coordena o programa, estima que 1,8 milhão de famílias no país estão nessa condição. No Rio Grande do Norte, segundo o órgão, são mais de 36 mil famílias que necessitam fazer a atualização dos dados cadastrais. Após o prazo, o benefício pode ser bloqueado.

    No Rio Grande do Norte, exatamente 36.136 famílias terão que fazer o recadastramento. Ao todo, o estado tem 357.890 famílias inscritas no programa do governo federal. Esse equivale a, segundo o MDS, 10,1% da folha de pagamento de julho.

    STF suspende supersalários no RN e Rosalba diz que vai cortar imediatamente

    O Supremo Tribunal Federal suspendeu ontem decisão do TJ/RN que mandava pagar os supersalários do funcionalismo do Estado.
    A governadora Rosalba Ciarlini foi rápida e já confirmou que cumprirá a decisão do STF, que cassou a decisão liminar do desembargador Expedito Ferreira. “Decisão judicial é para ser cumprida e nós vamos cumprir”, destacou.
    Rosalba Ciarlini disse que os cortes dos supersalários já era para “ter sido feito há muito tempo”. “É constitucional (a determinação dos tetos salariais)”, completou.

    Blog do BG