• Últimas Notícias

    terça-feira, 18 de junho de 2013

    Após protesto com 8 mil pessoas, prefeito de Juazeiro do Norte é cercado dentro de banco


    Após a realização de protesto que envolveu 8 mil pessoas em Juazeiro do Norte, cerca de 100 manifestantes cercam dentro do Banco do Brasil, o prefeito da cidade Raimundo Macedo (PMDB). De acordo com a Polícia Militar, a situação no local segue de forma pacífica desde às 17h.
    A Polícia informou que está no local para evitar a depredação da agência e ressaltou que no momento os manifestantes estão se dispersando.   
    Em meio à série de protestos organizados por todo o Brasil, na tarde desta terça-feira, cerca deoito mil pessoas, segundo a Polícia Militar, fizeram uma manifestação em Juazeiro do Norte. Os professores da rede municipal e estudantes da região protestaram contra as recentes alterações na Lei do PCCR (Plano de Cargos, Carreira e Remuneração) e ainda pediram a saída do prefeito Raimundo Macedo (PMDB). 
    O protesto aconteceu em frente à sede da Prefeitura e da Câmara Municipal. A manifestação teve início na Rua São Pedro, no bairro Santa Teresa, por volta das 15h30 e seguiu até a praça Padre Cícero, no Centro da cidade.
    Os manifestantes também cobraram maior investimento em merenda escolar e pediram o não fechamento dos ambulatórios médicos durante o período noturno. A categoria continua em greve, mas informou que será feita na próxima semana, uma assembleia para avaliar a continuidade do movimento.
    Diário do Nordeste

    Ronaldo: 'Copa se faz com estádios, não com hospital'

    Ronaldo e Ricardo Teixeira (Foto: Wagner Meier)
    Ronaldo foi anunciado, nesta quinta-feira, oficialmente como membro do Conselho de Administração do Comitê Organizador Local (COL). Em seu discurso, o ex-atacante esforçou-se em aproximar a Copa do Mundo dos brasileiros.
    O ex-atacante foi questionado sobre os gastos públicos para o Mundial, e teve de responder se concordava com grande emprego de dinheiro em estádios para o Mundial.
    - Está se gastando dinheiro com segurança, saúde, mas sem estádio não se faz Copa. Não se faz Copa com hospital. Tenho certeza que o governo está dividindo os investimentos - disse Ronaldo.

    O ex-jogador reiterou incontáveis vezes que a Copa do Mundo é um evento do povo brasileiro, e ressaltou que melhorias em infraestrutura beneficiarão a população no pós-Copa.

    - Povo tem de se sentir orgulhoso de pagar imposto e ver que vão ser feitas coisas importantes. Coisas que ficarão para a gente. Teremos estádios, ferrovias, estradas... Tudo ficará para o povo - listou.
    Ronaldo revelou ainda que haverá cerca de 300 mil ingressos a preços populares no Mundial.

    Lance Net


    Natal: Prefeito Carlos Eduardo apoia as manifestações pacíficas e anuncia redução da tarifa para 2,30

    O prefeito Carlos Eduardo divulgou nota hoje apoiando as manifestações populares e pacíficas que ocorrem em todo país, inclusive em Natal. Carlos Eduardo esclareceu que na cidade já houve redução de tarifa para R$ 2,30 e anunciou que na sexta-feira vai se iniciar o processo de licitação, com transparência e ouvindo os setores da sociedade.

    Veja a nota:

    “Toda manifestação popular faz parte da democracia. Esperamos que tudo ocorra sem qualquer forma de violência, seja da polícia, seja dos manifestantes. É preciso respeitar e ouvir as reivindicações. Nós já aplicamos a redução da tarifa quando o governo federal publicou Medida Provisória desonerando o PIS e o Cofins. Na próxima sexta-feira estaremos enviando à Câmara Municipal o projeto de lei que autoriza a licitação do transporte público. Todo o processo de licitação será feito com transparência, garantindo a consulta pública e as audiências para que o tema seja amplamente debatido com a sociedade de forma democrática e plural”.

    Carlos Eduardo

    Prefeito de Natal


    Vereadores do interior da Paraíba aprovam projeto e vão trabalhar apenas 24 dias por ano


    Parece mentira, brincadeira, chacota, mas é verdade. Os vereadores do município de Jericó, na Paraíba, aprovaram um Projeto de Resolução que mudou o regimento interno da Câmara Municipal e agora eles terão o direito de trabalhar apenas 24 dias por ano. De acordo com o projeto, as sessões ordinárias ocorrerão apenas uma vez por semana em um período curto do ano, e bote curto nisso.
    As reuniões semanais deverão ocorrer da seguinte forma: todas às sextas-feiras, às 17h, no período de 1º de março a 31 de maio e de 1º de setembro a 30 de novembro. Conta-se apenas 6 meses de trabalho e apenas 24 sessões por ano.
    Realmente parece mentira. Os homens eleitos para legislar em favor do povo, muitas vezes com salários altíssimos em comparação ao salário do trabalhador, se achando no direito de dizer quanto tempo devem trabalhar. Que esse mal exemplo não seja seguido por outras câmaras da Paraíba e do Brasil, porque imaginem vocês, se essa moda pega.
    Vejo que falta vergonha na cara de alguns políticos que para chegar lá, prometem céus e terra e quando chegam, desdenham do povo dessa forma. Parece mais uma piada de mal gosto e não estaria acreditando, se não fosse o projeto que trazemos na imagem abaixo. Enquanto eles se acham no direito de estipular o tempo de trabalho deles, muitos servidores públicos são escravizados em seus ambientes de trabalho, muitas vezes até pelos próprios vereadores.
    Isso é uma afronta, uma falta de respeito ao povo em especial da cidade de Jericó e de uma forma geral à todo o povo brasileiro.

    por Fábio Ferreira



    Ministério Público pede o bloqueio dos bens de Lula

    O Ministério Público Federal no Distrito Federal confirmou, nesta terça-feira, que encaminhou à Justiça uma ação de improbidade administrativa contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o ex-ministro da Previdência Amir Lando. Ambos são acusados de utilizar a máquina pública para fazer propaganda em benefício próprio, ao encaminhar cartas a segurados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) anunciando novas condições de empréstimos consignados em 2004. 

    A suposta promoção social, que segundo o MP representou custos de R$ 9,5 milhões, será julgada pela 13ª Vara da Justiça Federal no DF e envolve ainda o Banco BMG, apontado pelo governo como a única instituição particular apta a operar na época a nova modalidade de empréstimo. De acordo com a denúncia, entre outubro e dezembro de 2004, foram enviadas mais de 10,6 milhões de cartas informando sobre o empréstimo, embora, para o MP, não houvesse "interesse público" na divulgação daquele tipo de benefício. Para garantir uma eventual restituição dos recursos aos cofres públicos, o MP pede na ação o bloqueio dos bens de Lula e do senador Amir Lando. 

    Procurada pelo Terra, a assessoria de imprensa de Lula afirmou que tomou conhecimento da ação do MP por meio de reportagens veiculadas nesta segunda e que o conteúdo do documento ainda será analisado para a assessoria jurídica responder "oportunamente". Segundo a assessoria do PMDB de Rondônia, partido ao qual Lando é filiado, o ex-ministro estava dentro de um avião rumo a Brasília nesta tarde, ficando incomunicável. A assessoria afirmou que ainda não tinha conhecimento sobre o assunto. 

    A investigação sobre o caso aponta ainda que a emissão e impressão das correspondências não obedeceram um contrato formal e tampouco existiu qualquer instrumento legal autorizando os pagamentos das cartas da propaganda, que, para o MP, tiveram custos mais altos do que os valores de mercado. 


    Comissão de Direitos Humanos aprova projeto sobre "cura gay"


     (REUTERS/Ueslei Marcelino )A Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara aprovou há pouco o projeto de decreto legislativo que autoriza o tratamento psicológico para alterar a orientação sexual de homossexuais, chamado de "cura gay". Único contrário à proposta no colegiado, o deputado Simplício Araújo (PPS-MA) tentou obstruir a votação, sem sucesso. A matéria segue agora para análise da Comissão de Constituição e Justiça.

    “Vocês [deputados evangélicos] não vão entregar para a comunidade evangélica o que estão prometendo, porque não há tratamento para o que não é doença. Quem dera que o Conselho Federal de Psicologia pudesse curar a cara de pau e todos os distúrbios da classe política deste país” disse Araújo. Para o deputado, a votação da proposta tem caráter "eleitoreiro".



    O deputado Roberto de Lucena (PV-SP) rebateu a acusação. "Em nenhum momento foi a nossa tônica. Não quero polemizar, mas dizer que me sinto desrespeitado. Essa é a Casa do debate. Não admito o carimbo. Tive a oportunidade de analisar o projeto em outra comissão, tivermos audiências públicas, debatemos com todas as opiniões e faço questão de rejeitar o carimbo", criticou.

    O relator da proposta, deputado Anderson Ferreira (PR-PE), argumentou que a proibição fere a Constituição. “A regulamentação tem graves implicações no plano jurídico e constitucional”, frisou.

    Correio Brasiliense


    ONU pede que o Brasil garanta manifestações pacíficas



    O porta-voz do escritório de direitos humanos da ONU, Rupert Colville, pediu nesta terça-feira 18 que o Brasil tome “todas as medidas necessárias" para garantir o direito de reunião pacífica e "evitar o uso desproporcional da força durante os protestos” que vem acontecendo no País contra o aumento das passagens do transporte público.

    Em uma coletiva de imprensa em Genebra, Colville afimou que a ONU recebeu relatos de ferimentos, prisões e detenções, incluindo de jornalistas que cobriam os protestos. Ele pediu que as autoridades realizem investigações imediatas, “completas, independentes e imparciais sobre o alegado uso excessivo da força”.

    O porta-voz destacou que organizações da sociedade civil denunciaram "a arbitrariedade" de algumas detenções. “Instamos todas as partes envolvidas ao diálogo aberto para encontrar soluções ao conflito e as alternativas para lidar com as demandas sociais legítimas, bem como para evitar mais violência.”

    Estudantes fazem protesto em Pau dos Ferros



    Centenas de estudantes, na manhã desta terça-feira, 18, realizaram uma manifestação pacifica e organizada, pelas ruas de Pau dos Ferros, para cobrar solução para, entre outros problemas, a questão da ausência de sinalização nas imediações do campus da UERN.

    Além de estudantes da própria UERN, alunos da UFERSA e IFRN, exigiam junto ao DNIT, investimentos na sinalização e melhorias no acesso àquele campus, como forma de diminuir o número de acidentes que ocorrem, quase que diariamente, próximo a UERN.

    A manifestação encerrou-se em frente à Prefeitura, onde os manifestantes desejavam falar com o Prefeito de Pau dos Ferros, Fabrício Torquato, para que o mesmo pudesse, entre outras coisas, agir como intermediador junto a órgãos, como o DNIT.

    Do Parelelo com informações do Blog do Sargento Andrade


    Apesar das promessas de economia, Senado gastou R$ 59,3 milhões a mais


    Em meados de fevereiro, o presidente do Senado Federal, Renan Calheiros (PMDB-AL), anunciou uma série de medidas para contenção de custos na Casa. Apesar disso, entre março e maio de 2013, período que sucedeu as medidas, economia não foi o ponto forte do Senado. Em valores correntes, nos últimos três meses a Casa desembolsou R$ 59,3 milhões a mais do que no mesmo período de 2012. Entre março e maio de 2013, as despesas do Senado contabilizaram R$ 837,5 milhões.

    Do total desembolsado no período, 83% são referentes ao pagamento de “pessoal e encargos sociais”, o equivalente a R$ 694,5 milhões. O montante é R$ 46,1 milhões maior do que os R$ 648,4 milhões pagos entre março e maio de 2012. Entre os gastos estão o pagamento de R$ 106,9 milhões em gratificações por exercício de função comissionada. No ano passado, R$ 99,9 milhões foram pagos nessa categoria de despesa.




    Anatel pune Embratel com multa de R$ 11,6 milhões


    A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) multou nesta terça-feira, 18, a Empresa Brasileira de Telecomunicações (Embratel) em R$ 11,6 milhões por descumprimento de metas de qualidade na prestação do serviço de telefonia fixa. 


    O despacho que formaliza a sanção é assinado pelo presidente da Anatel, João Rezende, e está publicado no Diário Oficial da União desta terça-feira.  


    PROTESTOS "SOBROU PARA TODO MUNDO"

    :
    O blogueiro Eduardo Guimarães, do Blog da Cidadania e do Movimento dos Sem-Mídia, acompanhou todo o protesto, que partiu do largo da Batata, em São Paulo; enquanto a Globo tentava se apropriar da manifestação, apontando protestos contra a PEC 37, algo que faz parte da agenda política da própria emissora, equipes da empresa eram hostilizadas; sobraram ataques para Geraldo Alckmin, todos os partidos e até para "petralhas"; "foi nisso que deu a mídia deslegitimar cotidianamente a política e o poder e seus críticos estimularem a descrença nela", diz ele.


    Chacina deixa quatro mortos dentro de uma casa em Nísia Floresta


    Por Sérgio Costa
    Foto: Cedida / Digital Mipibu
    Quatro pessoas foram assassinadas, na madrugada desta terça-feira (18), em uma chacina no município de Nísia Floresta. As vítimas, que pertencem a mesma família estavam dentro de uma casa no Conjunto Carnaúbas, quando homens armados invadiram o local, por volta das 2h30.
    Os bandidos chegaram ao local em uma motocicleta modelo Tornado e dois carros, sendo um prata e um preto, mas os modelos e placas não foram identificados. Eles invadiram a residência e usaram revólveres para matar três mulheres e um rapaz que dormiam no local. Três crianças estavam na casa, mas foram preservadas da violência.
    De acordo com informações repassadas pelo aspirante Madeiro, do 11º Batalhão da Polícia Militar, foram assassinados uma mulher identificada como Maria, o filho dela, identificado preliminarmente como Paulinho, uma filha dela, conhecida como Cassinha, e a nora de Maria, que seria Cássia. 
    No início deste ano, outro filho de Maria, conhecido como “Cara de Gato” já tinha sido assassinado. Ainda segundo o aspirante Madeiro, desde 2003, já são nove pessoas dessa família mortas de maneira violenta, todas motivada pelo tráfico de drogas

    Juventude Brasileira PARABÉNS




    Após protestos, grupo Anonymous invade site oficial do PMDB

    O site do PMDB foi invadido na madrugada desta terça-feira pelo grupo de hackers Anonymous Brasil. Na pagina foi incluída uma mensagem de apoio aos protestos contra o aumento das passagens do transporte público no Brasil. Um vídeo com várias cenas das manifestações também foi disponibilizado no endereço www.pmdb.org.brSite oficial do partido foi invadido na madrugada desta terça-feira Foto: Reprodução

    ITEP RN para hoje


    O Governo do Estado não atendeu as diversas solicitações de reuniões do SINPOL, mesmo diante do indicativo de paralisação de 48 horas dos servidores do ITEP, e desta maneira os serviços do órgão estão parados a partir das 8h desta terça-feira (18). A categoria se reunirá em assembleia na sede do SINPOL/RN, situada à Avenida Rio Branco, Cidade Alta, quando deliberará mobilizações.
    O sindicato observa que a categoria aprovou o indicativo de paralisação devido à morosidade do Governo em avaliar a minuta do anteprojeto que criará a Lei Orgânica e Estatuto do órgão. Além da matéria estar sendo avaliada por vários órgãos desde 2009, o consultor-geral do Estado, José Marcelo, não conclui um parecer ao anteprojeto, apesar de estar avaliando há vários meses (requisitando diligências diversas, fazendo o processo ir e voltar nas pastas governamentais).
    Na reunião ocorrida com o consultor no dia 06 de maio, por exemplo, ele informou que o processo estava com todas as diligências concluídas e seu trabalho estava praticamente finalizando, apenas aguardando ajuste no texto. A categoria deu um prazo de 30 dias, mas não recebeu qualquer informação de conclusão do parecer até este momento.