• Últimas Notícias

    sexta-feira, 31 de maio de 2013

    Presidente Dilma vem ao RN nessa segunda (3)


    Durante visita da presidenta da República, Dilma Rousseff, à cidade de Natal na próxima segunda-feira (3), 149 prefeitos irão assinar o termo de doação correspondente a 250 equipamentos, dos quais 201 - 101 retroescavadeiras e 100 motoniveladoras - já estão disponíveis no pátio do Centro Administrativo. A informação foi dada pelo delegado federal do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) no Rio Grande do Norte, Raimundo Costa, informou, durante entrevista coletiva realizada na tarde desta sexta-feira (31), no auditório da Governadoria.


    As máquinas doadas vão atender a 89,22% dos municípios do Estado e também a 79,45% da população rural potiguar, ou seja, das 704 mil famílias da zona rural, 560 mil serão beneficiadas. A aquisição dos equipamentos pelo Governo Federal, por meio do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), somam investimentos na ordem de R$ 81,6 milhões. Após a entrega, serão iniciados cursos de capacitação dos 500 operadores que nelas trabalharão (dois por equipamento). Serão cursos de 16h (retroescavadeiras) e de 40h (motoniveladoras) com término até o dia 27 de junho.

    De acordo com Raimundo Costa, a perspectiva é de que as máquinas possam atender aos municípios de forma continuada para a recuperação de estradas vicinais e reforço da infraestrutura hídrica do semiárido com a construção e recuperação de reservatórios.


    'Elefante Branco' desarticula quadrilha interestadual de traficantes


    A  4a. Delegacia Regional de Polícia Civil (DRPC) de Pau dos Ferros concluiu, na manhã desta sexta-feira (31), a Operação Elefante Branco que prendeu ao todo 40 acusados de integrarem uma quadrilha interestadual que fornecia drogas do Ceará para o Rio Grande do Norte. As atividades do último dia da operação foram realizadas nos dois Estados, de forma simultânea. O nome do trabalho investigativo é uma alusão aos presídios e a efetivação de venda, compra e distribuição de drogas de dentro das unidades prisionais dos dois Estados nordestinos.
    Para realizar a Operação, que cumpriu no total, 33 mandados de prisão e 32 mandados de busca e apreensão, mais de 20 delegados e cerca de 130 agentes de investigação uniram-se, durante três dias, à equipe de policiais de Pau dos Ferros, através da coordenação operacional do delegado Odilon Teodósio, com apoio do delegado Lenivaldo Pimentel, coordenador do NIP e do delegado José Carlos de Oliveira, diretor da DEPCIN.

    Asteróide passa próximo à Terra nesta sexta-feira à tarde

    Um asteroide cinco vezes maior que um navio transatlântico vai passar, nesta sexta-feira (31), a 5,8 milhões de quilômetros da Terra, uma distância curta em termos astronômicos, informou a agência espacial norte-americana (Nasa). O corpo celeste, denominado 1998 QE2, só poderá ser observado por meio de telescópios e radares. Cientistas e pesquisadores norte-americanos usarão aparelhos de alta tecnologia e esperam obter "imagens de alta resolução que podem revelar muita coisa sobre as características do asteroide, disse o astrônomo Lance Benner. 

    Se seguir a trajetória calculada pela Nasa, o 1998 QE2 atingirá, às 21h59 (hora de Lisboa, 1h59 no Brasil), o ponto mais próximo da Terra e só voltará a aproximar-se dentro de cerca de 200 anos. Em comunicado divulgado nesta quinta-feira (30), a Casa Branca informou que seguirá com atenção o trajeto do objeto estelar, uma vez que a administração dos EUA aposta em convencer o Congresso a libertar mais verbas para vigiar os objetos que se aproximam da Terra. "Temos que encontrar os asteroides antes que eles nos encontrem", recomendou o assessor de Política Espacial da Casa Branca, Phil Larson.



    Informe Publicitário


    Vizinho mata família evangélica por discordar de opção religiosa

    Crime de intolerância: vizinho mata família evangélica por discordar de opção religiosa
    Uma família foi morta a facadas por um vizinho que não concordava com a opção religiosa deles, que eram evangélicos.
    O rapaz, que segundo a Polícia Militar estava transtornado, invadiu a residência dos vizinhos e desferiu golpes contra todos os que estavam na casa: o pai, a mãe, e os dois filhos do casal, de um e três anos de idade.
    Um terceiro filho do casal, de 10 anos, que estava na escola na hora do ataque, escapou sem ferimentos. A menina de três anos foi salva pela mãe, que correu após sofrerem os primeiros golpes.
    Na fuga, a mãe que carregava filha avistou uma viatura da Polícia Militar e pediu ajuda. Os policiais localizaram o suspeito que se rendeu e demonstrava estar desorientado. Socorridas, mãe e filha foram levadas ao hospital, com ferimentos graves. Entretanto, mesmo passando por uma cirurgia, a mãe não resistiu.
    O rapaz que realizou o ataque e o pai da família que foi atacada eram sócios numa loja de móveis, mas o motivo do surto que resultou na morte das três pessoas foi a discordância dele em relação à religião praticada pelo amigo.
    Na delegacia, o rapaz afirmou que não concordava com o fato de eles serem evangélicos e que não se arrependia de tê-los matado.


    Grupo de pessoas fazem manifestação a favor da nudez

    Um grupo fez uma manifestação inusitada na tarde de quinta-feira (30), em São Paulo. Sem roupas, eles argumentaram que a proibição da nudez gera pornografia e violência, por isso, decidiram se expor no Parque Ibirapuera.
     
    A manifestação foi organizada através das redes sociais e buscou criar a cultura da nudez. Em fevereiro, um grupo de pessoas também fez o mesmo ato na Praça da Paz, no mesmo parque. 

    *Com informações do G1


    Governadora assina sexta-feira ordem para construção do Polo Industrial de Goianinha


    (Foto Elisa Elsie)
    O Governo do Estado realiza na sexta-feira (31), às 10 horas, em Goianinha, o lançamento do Polo Industrial Avançado do Agreste, obra de maior impacto socioeconômico da Região Agreste e Litoral sul. Na manhã de hoje, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Rogério Marinho, se reuniu com o secretário municipal de economia de Goianinha, Téo Tomaz, para ajustar detalhes da solenidade de assinatura do protocolo de ordem para a construção do novo distrito.

    O município de Goianinha, localizado a 54 quilômetros da capital potiguar, irá abrigar o Polo Industrial com mais de 100 hectares de área para receber indústrias de diversos segmentos econômicos. A proximidade com o estado da Paraíba será um diferencial importante para atrair não apenas empresas norte-rio-grandesenses, mas também paraibanas.

    A governadora Rosalba Ciarlini disse que “esse será o maior investimento que será feito para o desenvolvimento econômico e social da região Agreste.”

    TCE vai mapear prefeituras com Portal da Transparência


    Os gestores que ainda não implantaram o Portal Transparência nas prefeituras potiguares devem ficar atentos:
    O Tribunal de Contas do Estado orientou seus técnicos para a fiscalização pontual em torno do cumprimento da Lei de Responsabilidade Fiscal, que inclui a construção do Portal da Transparência, cujo prazo para implementação foi encerrado no último dia 27 de maio.

    Laboratório de sismologia da UFRN avalia tremor de terra em pernambuco

    BLOG O PARALELO
    Mapa de localização epicentraL
    O Laboratório Sismológico da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (LabSis/UFRN), responsável pelo monitoramento de abalos sísmicos no Nordeste, analisou os dados das diversas estações ligadas via internet ao LabSis verificou-se que o evento foi registrado em diversas delas. O evento ocorreu às 23:26 UTC (20:26 hora local), teve magnitude preliminar estimada em 2.5 (RCBR) e epicentro no município de Cachoeirinha, no limite com os municípios de Belo Jardim e Tacaimbó.


    Esse evento é mais um exemplo da atividade sísmica ao sul do Lineamento Pernambuco assim como os eventos de Alagoinhas e Belém de Maria-Cupira, em 2010. Os casos até agora estudados com redes locais, ao sul, constaram que a atividade não está diretamente correlacionada com o Lineamento Pernambuco e suas ramificações.

    Do Blog O Paralelo com informações do LabSis/UFRN


    Dois homens morrem em confronto com a polícia em São Gonçalo do Amarante


    Igor Jácome
    Do G1 RN

    Dois homens suspeitos de tráfico de drogas morreram em confronto com policiais na noite desta quinta-feira (30), segundo o tenente Azevedo, oficial de Operações do 11º Batalhão da Polícia Militar do Rio Grande do Norte. A troca de tiros aconteceu durante uma operação conjunta da Polícia Civil e da Polícia Militar de São Gonçalo do Amarante, na Grande Natal, para combater o tráfico de drogas. Outro suspeito foi ferido e socorrido ao hospital.

    A operação comandada pela Polícia Civil aconteceu na rua Montes Claros, no conjunto Ipê, onde haveria um ponto de venda e consumo de drogas. “Solicitaram o apoio da Polícia Militar, que foi até o local”, disse o tenente. Segundo o relato do oficial, três homens reagiram atirando. “Quando chegamos, eles já começaram a atirar”, completou. Os policiais revidaram e feriram os três. Dois jovens de 24 e 25 anos morreram.

    O terceiro suspeito, de 27 anos, sobreviveu e foi levado ao pronto-socorro Clóvis Sarinho. Segundo a assessoria de imprensa do Hospital Walfredo Gurgel, o paciente passa bem e deve receber alta na manhã desta sexta (31).
    No local, os policiais apreenderam um revólver calibre 38, uma quantidade ainda desconhecida de cocaína e uma motocicleta roubada. O comandante geral da Polícia Militar, coronel Francisco Araujo da Silva, afirmou que a operação foi comandada pelo delegado Heleno Luiz da Silva, titular da delegacia no município.
    Os corpos foram recolhidos pelo Instituto Técnico-Científico de Polícia (Itep).