• Últimas Notícias

    segunda-feira, 27 de maio de 2013

    Termina o prazo para pequenos municípios divulgarem suas contas


    Terminou nesta segunda-feira (27) o prazo para que todos os municípios coloquem suas contas na internet. Hoje foi o último dia para que as cidades com população de até 50 mil habitantes disponibilizem suas informações. São 4.958 municípios, ou 89% do total, que se enquadram nessa situação. Mas com dificuldade em cumprir a lei, diversos governos estaduais irão ajudar seus municípios a atender a Lei de Transparência, segundo aponta levantamento feito pelo site "Contas Abertas" e divulgado nesta segunda-feira.
    Os estados que oferecem suporte aos seus municípios oferecem a estrutura do Portal da Transparência do estado ou cedem espaço na internet com esse fim. Esse é o caso de Minas Gerais, São Paulo, Espírito Santo, Alagoas, Amazonas (que anunciou que vai cobrar mensalidade dos municípios para usar o serviço), Rio Grande do Norte e Ceará, de acordo com o site.
    O Tribunal de Contas do RN está disponibilizando software para o processamento dos dados e os municípios vão receber treinamento sobre como administrar as informações. Até o momento, já foram capacitados cerca de 60 municípios, segundo o "Contas Abertas".

    Amado Batista diz que tortura que sofreu na ditadura militar foi merecida


    Entrevistado pela apresentadora Marília Gabriela, no SBT, na madrugada desta segunda-feira, 27, o cantor Amado Batista comparou a tortura que sofreu durante a ditadura militar a um "castigo de criança" e disse ainda que não achou errada a decisão dos repressores de tê-lo torturado.
    "Eu acho que quando uma criança cospe na sua cara, chuta sua canela, o que o pai deve fazer? Não deve corrigir? Então, eu estava fazendo a mesma coisa, que não era uma coisa correta", afirmou. Em seguida, o cantor disse que considerou a tortura
    um bom corretivo.

    PRE/RN é contrária à justa causa para desfiliação de deputado


    O parecer da Procuradoria Regional Eleitoral no Rio Grande do Norte (PRE/RN) é contrário à desfiliação por justa causa do deputado estadual Kelps Lima, que solicita em uma ação a autorização para deixar o Partido da República (PR) sem perder o atual mandato. O posicionamento do procurador Regional Eleitoral, Paulo Sérgio Rocha, foi apresentado nesta segunda-feira, 27 de maio, ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE) e se baseia na falta de provas e de argumentos que comprovem a existência de causa justificadora da desfiliação.

    Em seu parecer, a Procuradoria Regional Eleitoral divergiu das alegações apresentadas pelo deputado, como a de que sofreria discriminação dentro do partido, de que o PR teria se desviado de seu programa partidário e até mesmo de que ele teria recebido autorização da legenda para se desfiliar. O procurador aponta que “a mera ocorrência de divergência partidária e o descontentamento de um filiado com as decisões do partido não são suficientes para consubstanciar situação de grave discriminação pessoal”.

    Após polêmica, caxirola é proibida na Copa das Confederações


    Instrumento criado por Carlinhos Brown para ser o som oficial das arquibancadas durante a Copa das Confederações e a Copa do Mundo, a caxirola está banida do primeiro evento. Nesta segunda-feira, o gerente-geral de segurança do Comitê Organizador Local (COL), Hilário Medeiros, divulgou que o objeto não poderá ser utilizado pelos torcedores nos estádios brasileiros.
    A proibição aconteceu em comum acordo entre COL, Governo Federal e Fifa (Federação Internacional de Futebol Associado). O incidente ocorrido na Arena Fonte Nova, em 7 de abril, quando torcedores do Bahia atiraram caxirolas em campo durante jogo contra o Vitória, foi ponto fundamental para a decisão.
    "Não permitiremos entrada de instrumentos agora e na Copa das Confederações. Foi realizado um evento-teste em Salvador com a caxirola, e depois as áreas de segurança da Fifa, governo e comitê organizador chegaram a essa posição", explicou Medeiros.
    Além da Copa das Confederações, que ocorre entre os próximos dias 15 e 30 de junho, o instrumento está proibido para o amistoso entre Brasil e Inglaterra, no próximo dia 2, no Maracanã. A tendência é de que esteja ausente também na Copa do Mundo de 2014. Terra
    Do Paralelo: Cá pra nós, mais pense num instrumentozinho sem noção esse!!


    Santa Cruz/RN: Justiça libera bens de vice-prefeito João Olímpio Neto (Joca)

    A Justiça liberou todos os bens do vice-prefeito de Santa Cruz, João Olímpio Neto, o Joca, citado como réu na Operação Sinal Fechado. O filho do ex-governador do estado, Iberê Ferreira, estava com os bens sequestrados por determinação judicial desde o início do processo. Segundo o advogado de Joca, Eduardo Nobre, a liberação foi concedida à unanimidade pela Câmara Criminal. Blog do Xerife

    Prefeito de Montanhas alcoolizado provoca acidente em Nova Cruz, diz blog


    Essa informação vem do Blog "Xua do Agreste" (Nova Cruz), segundo o blog, moradores  do Bairro do Sedron denunciaram que na noite de ontem, por volta das 21: hs um veiculo de modelo L200 de cor prata, e que no momento era conduzido pelo Prefeito da Cidade de Montanhas Algaci Januário, causou um acidente na cidade de Nova Cruz.

    O prefeito, segundo as pessoas ele estava visivelmente bêbado acompanhado  do seu motorista, onde subiram a calçada da residência de Marcelino Confeiteiro no Bairro do Sedron e depois saiu em alta velocidade com destino a cidade de Montanhas da qual é prefeito. 

    A policia Militar e Trânsito foram acionados mais o mesmo não se encontrava mais no local quando a policia chegou. Nesta segunda-feira Marcelino Confeiteiro irá até a delegacia da policia civil onde deverá prestar esclarecimento do acontecido ao delegado da 6ª DRP Drº Normando Feitosa.

    Com informações do blog Xua do Agreste

    Motorista 'voa' com o carro para fora da pista, cai em cima de casa e mata o próprio irmão


    Um grave acidente automobilístico matou uma pessoa e deixou sete feridas na noite desse domingo (26). O fato aconteceu às margens da PB 177, na cidade de São Vicente, Seridó paraibano.De acordo informações da delegacia de Picuí, o motorista de um veículo Fiat Uno seguia em alta velocidade na rodovia, quando perdeu o controle do carro em uma ladeira, bateu em uma mureta e saiu da pista ‘voando’ por cerca de 30 metros. O carro caiu em cima de uma casa que fica três metros abaixo do nível da pista.

    Com o impacto, o motorista foi arremessado para fora do carro. O veículo atingiu seis pessoas que estavam na casa. O dono do imóvel, Marinaldo José dos Santos, 42 anos, morreu na hora. Segundo a delegacia de Picuí, ele era irmão do motorista. Ao cair sobre a casa, o automóvel destruiu o telhado e as paredes. Os moradores estavam na sala assistindo televisão. Uma das vítimas era uma criança de três anos.Ainda segundo testemunhas, o carro ainda arremessou uma cerca de arame farpado e uma estaca contra pessoas que estavam num bar que fica ao lado da residência atingida. A polícia acredita que o motorista cochilou ao votante.

    O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência foi acionado e socorreu os feridos para o Hospital de Emergência e Trauma de Campina Grande.

    Com São Vicente Agora


    PHS realiza plenárias para debater a estruturação e o crescimento do partido no RN.

    Pres. do PHS Leandro Prudêncio

    A Comissão Executiva Estadual do Partido Humanista da Solidariedade irá realizar na próxima sexta-feira, 31 de Maio a plenária em Mossoró. O evento político acontecerá a partir do meio dia na Câmara Municipal dos Vereadores daquele município, e contará com a presença dos dirigentes, mandatários e simpatizantes da legenda no RN. Na ocasião serão filiados varias lideranças comunitárias, políticas e empresariais, que serão potenciais candidatos nas eleições de 2014. 
    Segundo Leandro Prudêncio, presidente estadual da legenda, um dos aspectos importantes discutidos nas plenárias, será a análise do atual cenário político e a regionalização do partido. O objetivo é percorrer todo o Estado para estruturar e ampliar o partido nos municípios.
    O PHS, hoje esta constituído em 45 Cidades, e até 30 de setembro deverá chegar a 80 cidades. E até Junho do ano que vem, queremos estar constituído em 100 municípios. Afirma Prudêncio.
    Atualmente no RN, o partido conta com  22 Vereadores, sendo 02 Presidentes de Câmaras, 04 Vice-Prefeitos,  e 04 Secretários Municipais.
    De olho nas próximas eleições, o partido intensifica o trabalho das filiações em todos os municípios do Estado e irá apresentar aos eleitores 36 candidatos a Deputado Estadual e 16 candidatos a Deputado Federal com potencial de votos e reais condições de vitória. 
    A meta do PHS é eleger no próximo pleito dois Deputados Estaduais e um Deputado Federal.

    Deputado Ricardo Motta é acusado de copiar projetos de outro deputado

    O deputado estadual George Soares (PR), durante entrevista neste final de semana em Assu, acusou o deputado Ricardo Motta, presidente da Assembleia Legislativa, de copiar projetos de sua autoria. Em um dos trechos da entrevista, George chega a demonstrar irritação com o presidente da AL por estar indo a sua região pedir voto.
    “O deputado Ricardo Motta tem cinco mandatos eu tenho dois anos. Cinco mandatos são 20 anos, esses deputados de fora que querem chegar na cidade do Assu e do Vale do Assu e pedir voto têm que falar é de 20 anos o que eles vem fazendo porque já são deputados. Estou aqui prestando contas de dois anos. Não tenho culpa se a gente está agradando. É minha obrigação. Sou assalariado da Assembleia. Se está havendo control C e control V, o pessoal mais velho e mais antigo não vai entender, é colar e copiar. É você dizer assim o deputado George Soares vai ali e na outra semana o deputado Ricardo Motta vai. Como foi o caso dos Bombeiros e várias ações que estamos fazendo, a emenda do hospital regional. Mas vamos tocar para frente”, disse George Soares.
    Por Anna Ruth Dantas


    Justiça condena ex-secretário da Cidade da Paraíba, que fez saques ilegais do Bolsa Família na PB


    bolsa familia 2O ex-secretário de Ação Social  de Brejo do Cruz, Sertão paraibano, Alderi Lima, foi condenado pela Justiça Federal a seis anos de reclusão sob a acusação de ter feito saques indevidos de cinco beneficiárias do Bolsa Família, programa desenvolvido pelo governo federal. A sentença foi publicada nesta segunda-feira (27) e foi proferida pelo juiz Cláudio Girão Barreto, da 8ª Vara Federal. Ainda cabe recurso da decisão.

    De acordo com a denúncia, o ex-secretário efetuou diversos saques em uma unidade da Caixa Econômica Federal e causou prejuízos não apenas às beneficiárias do Bolsa Família, mas também à agência bancária, que teve que devolver todo o dinheiro que foi sacado de maneira irregular, um valor total de R$ 3.565.

    Visitas no Salão do Irmão Gean em Campestre

    Quando for em São José do Campestre e quiser dar um trato nos cabelos procure o cirurgião capilar irmão Gean, fica na Travessa do Mercado Público no antigo salão do Felipe. 

    Lá é barba, cabelo e bigode pra ficar nos trinkes, além de ficar bem informado das últimas novidades da cidade, faça uma visita e comprove. 


    "esse eu agarantiu!

    Campestre/RN: Genro de Ex-prefeito poderá ser condenado a devolver dinheiro ao município por dano ao Erário Publico

    Conforme ação civil de Improbidade Administrativa, movida pelo Ministério Publico Estadual da comarca de São José do Campestre, o ex-controlador daquele município, José Cláudio da Silva, que é genro do ex-prefeito Zequinha Borges, terá que apresentar em sua defesa argumentos contra um processo por dano ao erário publico.

    Claudio que por muitos era chamado de "prefeitinho", em 2010 assumiu a controladoria do município mas não se afastou do cargo de vice-diretor da escola Antonio Thiago, ou seja, ele recebia das duas fontes, o que é inconstitucional e trouxe prejuízo para o município. Se condenado Claudio terá que devolver tudo com juros e correção além de multas por dano ao Erário. Nessa ação também são réus, um irmão e seu sogro.  



    PF deflagra operação em 3 Estados contra desvio de recursos públicos


    A Polícia Federal deflagrou, nesta segunda-feira, uma operação contra uma quadrilha que desviava recursos públicos de municípios do norte mineiro. Batizada de Operação Sertão-Veredas, a ação cumpre 45 mandados judiciais em municípios de Minas Gerais, Espírito Santo e Bahia, sendo 10 mandados de busca e apreensão, 21 de sequestro de valores, bens móveis e imóveis e 14 mandados de prisão. As apurações apontam um desvio que pode superar a quantia de R$ 5 milhões.
    Segundo a PF, a quadrilha investigada é formada por empresários, servidores públicos e políticos que atuavam, principalmente, nos municípios mineiros de Januária e Itacarambi. Eles são acusados de fraudar processos licitatórios, direcionando as contratações para as empresas integrantes da quadrilha. 
    O grupo se beneficiava de obras públicas, em áreas diversas da construção civil, pavimentação de vias públicas, manutenção de estradas e da locação de máquinas para a limpeza urbana. A prestação de serviço não era fiscalizada, segundo a PF, e os servidores públicos envolvidos atestavam a conclusão do trabalho, mesmo estando incompleto. Para dar prosseguimento à fraude, as empresas contratadas emitiam notas fiscais frias sobre os trabalhos não executados corretamente. 
    A PF concluiu que a verba desviada era aplicada em bens, móveis e imóveis localizados em outros Estados. Os imóveis eram, geralmente, colocados em nome de outros empresários e de “laranjas”, ligados aos principais membros da quadrilha.
    Com informações do Portal Terra

    Funcern convoca aprovados em primeira fase do concurso da Caern


    A Fundação de Apoio à Educação e ao Desenvolvimento Tecnológico do RN (Funcern), responsável pela realização do concurso 2013 da Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern), convoca para realização de Teste de Aptidão Física, os candidatos classificados na prova objetiva para os Cargos/Função de: Auxiliar/ Eletromecânico, Auxiliar/ Mecânico de Manutenção, Auxiliar/Mecânico Geral, Auxiliar/Operador de Sistema de Água e Esgoto, Auxiliar/Operador de Sistema de Água e Esgoto e Veículo Médio, Auxiliar/ Operador de Sistema de Água e Esgoto e Veículo Pesado e Auxiliar/Sondador.
    O teste será realizado nos dias 18 e 19 de junho de 2013, às 07 horas, conforme dispõe o quarto termo aditivo ao edital de abertura nº. 001/2013, e os convocados devem portar no momento do exame, Documento de Identificação e Atestado Médico que os autorize a submeter-se ao Teste de Aptidão Física previsto no Edital.
    A Convocação e todas as informações necessárias para o candidato realizar o Teste de Aptidão Física – TAF estão disponíveis no site www.funcern.br
    Para tirar outras dúvidas, está disponível o e-mail atendimentoconcursocaern@funcern.br.

    Homem é assassinado por suposta amante após passar noite na farra


    Por Sérgio Costa
    Foto: Daniel Morais / Portal BO
    Um homem identificado como Jonh Carlos Caridade da Silva Gomes, de 20 anos, foi assassinado, no início da manhã desta segunda-feira (27). De acordo com a polícia, ele teria sido morto por uma suposta amante, após passar a noite fora de casa e a esposa desconfiar que ele estaria com outra mulher.
     

     
    O homicídio aconteceu na rua Nossa Senhora do Ó, na comunidade Olho D’agua dos Carrilhos, em São Gonçalo do Amarante. Informações colhidas no local pelo sargento Martins, do 11º Batalhão, Jonh Carlos teria passado a noite fora de casa juntamente com um amigo e, quando retornou, a esposa o acusou de ter passado a noite na farra com a suposta amante.
    A partir daí teve início uma confusão e a mulher apontada como amante de Jonh foi até o local. Os três começaram a discutir no meio da rua e a suposta amante teria sacado uma arma e atirado contra Jonh Carlos.
    O jovem foi atingido no peito e caiu morto no meio da rua. Em seguida, a mulher que ainda não foi identificada fugiu em uma motocicleta. Os policiais ainda realizaram diligências, mas a suspeita não foi localizada. 

    Medicamento para combate ao câncer pode levar à cura do Alzheimer


    Quatro equipes de cientistas independentes concluíram que um medicamento usado normalmente no combate ao câncer pode levar à redução da placa amilóide no cérebro e contribuir para a cura do mal de Alzheimer. Os testes foram feitos em ratos e obtiveram sucesso. A pesquisa foi publicada  na revista norte-americana Science. Porém, cientistas advertem que é necessário ter cautela sobre os efeitos do tratamento.
    O estudo mostra que ratos tratados com bexaroteno demonstravam mais rapidez e inteligência e que a placa no cérebro, que causava o Alzheimer, começava a desaparecer em horas. "Queríamos repetir o estudo para verificar o que pode ser analisado e conseguimos fazê-lo", disse o professor de neurologia da  Universidade da Flórida, David Borchelt. “Mas é preciso ter certa cautela sobre o futuro no que se refere aos pacientes”, alertou.