• Últimas Notícias

    domingo, 26 de maio de 2013

    Quem pretende fazer Enem tem até meia-noite desta segunda para se inscrever


    Terminam nesta segunda-feira (27), às 23h59, as inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Os interessados em fazer a prova devem se inscrever no site do Enem. Aqueles que já fizeram a inscrição e ainda não pagaram têm até quarta-feira (29) para fazê-lo. A inscrição só será confirmada após o pagamento. Segundo o último balanço do Ministério da Educação (MEC), mais de 5 milhões se inscreveram até essa sexta-feira (24). A expectativa é que o número de candidatos ultrapasse 6 milhões.
    Para fazer a inscrição, o candidato deve ter em mãos os números do Cadastro de Pessoa Física (CPF) e do documento de identidade. Será cobrada uma taxa de R$ 35. Estudantes que concluírem o ensino médio em escolas públicas no ano de 2013 e participantes com renda mensal per capita de até 1,5 salário mínimo estão isentos da taxa de inscrição. Aqueles que solicitarem a isenção deverão dispor dos documentos que comprovem a renda. No caso de isenção, a confirmação da inscrição ocorrerá após comprovados os dados fornecidos.
     
    O participante que precisa de atendimento diferenciado ou específico deverá informar a necessidade no ato da inscrição. O atendimento diferenciado é prestado a pessoas com deficiência visual, auditiva, física e mental, dislexia, déficit de atenção, autismo ou outra necessidade especial. O atendimento específico é oferecido a gestantes, lactantes, idosos, estudantes em classe hospitalar e aos sabatistas que, por motivo religioso, não podem ter atividades aos sábados, no período diurno.


    Crack: estudo aponta danos irreversíveis para usuários


    Um estudo da Universidade de São Paulo (USP) mostra que o aquecimento de dois componentes que formam o crack, o éster metilecgonidina (Aeme) e a cocaína, aumenta em 50% a morte de neurônios em usuários, quando comparado ao consumo isolado das duas substâncias. O crack é produzido a partir da mistura da pasta de cocaína, bicarbonato de sódio e água, sendo que o Aeme é um produto da queima, ocorrida quando o usuário fuma a pedra de crack, explica a professora do Departamento de Análises Clínicas e Toxicológicas da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da USP, Tania Marcourakis, responsável pela pesquisa.

    Segundo a pesquisadora, o objetivo do estudo era conhecer melhor o Aeme, que é usado no meio médico como marcador biológico do uso do crack. Ela explica que a presença do éster metilecgonidina em um organismo permite, por exemplo, deduzir a causa de uma morte pelo uso da droga. “A nossa pergunta foi: será que essa substância é só um marcador biológico ou ela também é ativa?”, disse. A partir desse questionamento, os cientistas pretendem investigar se o Aeme associado à cocaína, além de provocar um nível maior de morte de neurônios, participa também da dependência química do crack.

    “A gente sabe que o crack tem um potencial devastador no usuário, muito maior que a cocaína nas outras formas de administração. Sabemos que [a droga] leva à dependência mais rápido. Mas a gente ainda precisa concluir os trabalhos”, disse Marcourakis. O que se sabe, por enquanto, é do alto potencial de neurotoxicidade do Aeme associado à cocaína. Embora não haja comprovação, a pesquisadora acredita que o resultado dessa grande morte de neurônios pode ser, no longo prazo, uma predisposição maior à demência e a outros problemas cognitivos.

    Marcha das vadias lotam ruas da maiores cidades brasileiras



    Com o tema Quebre o Silêncio, a terceira edição da Marcha das Vadias de São Paulo ocupou neste sábado as ruas do centro da cidade incentivando as mulheres a denunciar  a violência a que são submetidas.
    A polícia não estimou o número de participantes. A passeata, que partiu da Praça do Ciclista, na Avenida Paulista, chegou a ocupar cinco quarteirões da Rua Augusta, a caminho da Praça Roosevelt, onde o ato terminou.
    Em Recife cerca de duas mil pessoas tomaram as ruas da área central para pedir o fim de qualquer tipo de  violência contra a mulher. Com concentração na Praça do Derby, uma multidão de corpos pintados - e até mesmo despidos - seguiu a terceira Marcha das Vadias no Recife. A manifestação começou às 14h e terminou, quase três horas depois, na Praça da Independência. 

    Uma fileira interminável de cartazes propagava a luta pela desconstrução de valores machistas impostos pela sociedade. Mulheres, crianças, homens, pais e filhos desfilaram pelas Avenidas Conde da Boa Vista e Guararapes com os dizeres de alerta. "É uma celebração triste; estamos reinvindicando para que não haja violência, mas a sociedade ainda não entende", comenta Késia Salgado, uma das organizadoras do evento.


    FOTO: Fotógrafo cearense morre ao cair de cobertura de prédio em Natal


    A foto é da leitora @Chalottejeytoo via instagram

    O fotógrafo do O POVO, André Salgado, morreu, na manhã deste domingo, 26, ao cair do 21º andar do Condomínio Jardins do Alto, localizado na zona Leste de Natal, no Rio Grande do Norte.


    De acordo com informações do Instituto Técnico e Científico de Polícia (Itep), para onde o corpo foi levado, André, de 24 anos, estava fotografando amigos na sacada do 21º andar do edífício, quando, ao passar de uma laje para outra, se desequilibrou e caiu de uma altura aproximada de 100 metros. O acidente ocorreu por volta das 10h20min. Ele morreu instantaneamente.

    A tia de André, Tânia Salgado, informou ao O POVO Online que o corpo já foi liberado pelo Itep, mas que ainda aguarda autorização do cartório para ser realizado o traslado pela funerária. Ela disse que o velório de André ocorrerá no Parque da Paz, provavelmente no fim da tarde desta segunda-feira, 27.
    Dilson Alexandre, coordenador dos cursos de jornalismo e publicidade da Faculdade 7 de Setembro (Fa7), onde André cursava o último ano de Jornalismo, lamentou a morte do estudante, lembrando que ele era um jovem "muito alegre e criativo". "Amanhã será um dia de prestar homenagens ao André. Os colegas estão selecionando fotos tiradas por ele durante o curso para uma exposição, que será realizada em breve na faculdade", disse o coordenador.

    Campestre elege novos conselheiros


    O Conselho Tutelar de São José do Campestre elegeu no final de semana os novos conselheiros do município. A posse poderá ser nessa primeira quinzena de junho. A eleição ocorreu ontem, sábado à tarde. Os cinco representantes, que atuarão para garantir os direitos da criança e do adolescente na cidade, cumprirão o mandato até 2015. Ao todo, nove candidatos disputaram as eleições neste ano 

    Foram eleitos: Abraão de Picos com 1070 votos, Zélia Aprígio com 913 votos, Emanoel do Conselho com 870 votos, Professor Eduardo com 827 votos e Aldemir Moura com 823 votos. Os suplentes são: Daiana, Nêga, Celma e Mikarla. Em um universo de mais de 10 mil eleitores, apenas 1981 compareceram para votar. Foram registrados ainda 43 votos nulos e seis brancos. O Local de votação foi na escola estadual Padre Tomás de Aquino. O mapa da apuração está no site oficial da prefeitura de Campestre.