• Últimas Notícias

    sexta-feira, 26 de abril de 2013

    Censura democrática: Governo do Brasil lidera pedidos de remoção de conteúdo ao Google


    Novo relatório de transparência divulgado nesta quinta-feira, 25/4, pelo Google, mostra forte aumento nos pedidos de remoção de conteúdo feitos por entidades governamentais no segundo semestre do ano passado. E o grande destaque é o Brasil, com quase um terço desses pedidos – boa parte deles ordens judiciais. 
    Segundo o Google, enquanto no primeiro semestre de 2012 houve 1.811 pedidos para remover 18.070 itens, entre julho e dezembro o número pulou para 2.285, que queriam a remoção de 24.179 itens. Desses, 697, ou 30%, tiveram origem em entes públicos do Brasil. 
    “Fica cada vez mais claro que tentativas de governos de censurar conteúdo em serviços do Google têm crescido. Em cada vez mais lugares, recebemos solicitações de governos para remover conteúdo político que usuários postam em nossas plataformas”, diz o Google em seu blog. 

    Caso do pai viúvo que teve direito a salário maternidade em Patos é destaque na imprensa nacional


    O caso do vigilante patoense Luiz Araújo Pereira Bandeira, viúvo da jovem Lídia dos Santos Pereira, de 21 anos, que morreu no último dia 08 de abril após dar a luz a seu filho na Maternidade Peregrino Filho em Patos, foi destaque na edição desta quinta-feira, (25), do Jornal Hoje, da Rede Globo.
     
    Em decisão inédita no Nordeste, o pai viúvo conseguiu na Justiça o direito à licença maternidade e vai receber durante quatro meses o benefício, concedido exclusivamente a mãe.
     





    Ex-senador cassado por envolvimento com crimes, poderá receber aposentadoria de R$ 22 mil


    O procurador de Justiça Demóstenes Torres obteve uma vitória no início da tarde desta quarta-feira, 24, com o decisão do Plenário do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) de que ele é membro vitalício do Ministério Público. Segundo juristas consultados pelo Goiás247, com o entendimento, a pena máxima que o órgão pode aplicar a ele, acusado de envolvimento nos esquemas criminosos do bicheiro Carlinhos Cachoeira, é a aposentadoria compulsória, se condenado. Uma possível demissão aconteceria apenas em caso de condenação judicial transitada em julgado e esgotados todos os recursos.
    Nos corredores do CNMP é dada como certa a condenação de Demóstenes pelo órgão regulador da atividade do parquet. Como membro vitalício, porém, a pena máxima que pode ser aplicada ao ex-senador é a aposentadoria compulsória, com a manutenção dos vencimentos proporcionais. Atualmente, o procurador tem salário de mais de R$ 22 mil.


    Meio campo do Vasco é sequestrado e torturado por traficantes no Rio

    O meio campo do Vasco, Bernardo, foi sequestrado e torturado por traficantes do Complexo da Maré, na zona norte do Rio de Janeiro, na noite do último domingo (21). O crime teria sido cometido por vingança, após o jogador se envolver com Daiane Rodrigues, de 22 anos, que seria a "namorada número 1" do traficante Marcelo Santos das Dores, conhecido como "Menor P", de 31 anos, chefe da facção Terceiro Comando Puro (TCP). Após o casal ser flagrado, Daiane levou cinco tiros na perna, e Bernardo, agressões e choques pelo corpo. O caso foi noticiado na edição desta sexta-feira (26) do jornal "O Dia".


    O delegado José Pedro Costa e Silva, da 21ª Delegacia de Polícia (Bonsucesso), disse ao Estado na manhã desta sexta-feira que a sessão de tortura foi presenciada pelo zagueiro do Fluminense Wellington Silva. "Pelo fato de Wellington Silva ter nascido na comunidade, ele não sofreu nada. Enquanto Bernardo era torturado, Silva argumentou com os traficantes que, se algo mais grave ocorresse, o caso teria grande repercussão e, no dia seguinte, a Maré receberia uma Unidade de Polícia Pacificadora", afirmou o delegado.
    Bernardo e Daiane teriam sido flagrados juntos na Favela Vila do João. Em seguida, foram levados a uma casa no Morro do Timbau, onde ocorreu a sessão de tortura. As duas comunidades fazem parte do Complexo da Maré, são dominadas pelo TCP e são separadas pela Linha Amarela (uma das principais vias expressas da cidade).
    De acordo com o delegado, além de "Menor P", pelo menos outros traficantes participaram do episódio. Os dois jogadores serão intimados a prestar depoimento nos próximos dias. Já Daiane não deve ser ouvida. "Ela pediu para não falar. Está apavorada porque seus parentes moram na Maré". 
    Estadão

    Para cortar o pinto, votar e tirar CNH pode reduzir a idade, mas para menores infratores a licença para matar continua


    O primeiro passo para jovens de 16 anos terem direito a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) já foi dado no Senado Federal. O senador Magno Malta protocolou a proposta e vai lutar para provar a constitucionalidade da matéria que é considerada polêmica. “Como todos nós sabemos, com o grande avanço tecnológico e a conseqüente globalização, os jovens do nosso País estão cada vez mais aptos a afazeres que, décadas atrás, certamente, não seriam possíveis. Aos 16 anos, os reflexos já estão condicionados deixando aptos s jovens para obterem o direito de ter carteira provisória por dois anos”, esclareceu Magno. Na justificativa do projeto de lei, Magno afirma que "felizmente, com a mudança da nossa legislação, já é facultado aos cidadãos entre 16 e 18 anos, o direito de exercer sua cidadania, dando-lhes a prerrogativa de escolher seus representantes políticos através do voto. Ademais, tornou-se cada vez mais comum o ingresso dos jovens de 16 anos nas universidades brasileiras, o que, inquestionavelmente, os tornam pessoas mais responsáveis e cientes das suas obrigações”. O senador capixaba diz que tem certeza que o projeto contará com o respaldo dos demais senadores, pois, trará grandes benefícios para os nossos adolescentes que, com este encargo a mais, terão autonomia trabalhada e o senso de responsabilidade apurado. O republicano espera aprovação do projeto nas diversas comissões do Senado.
    Fonte: Passando na Hora

    Homem é assassinado e quase decapitado em bairro de Natal


    Foto: Sérgio Costa/Portal BO
    Um homem ainda não identificado foi assassinado de maneira violenta, na noite desta quinta-feira (25), no bairro do Planalto. A vítima foi atingida por um tiro nas costas, no entanto, recebeu um golpe de algum objeto cortante no pescoço e quase foi decapitado. Essa morte foi a sexta da noite de ontem na Grande Natal.
    Ela aconteceu por volta das 21h, quando moradores da rua Maranata ouviram três disparos de arma de fogo. Eles acionaram policiais militares do 9º Batalhão que foram ao local e acabaram encontrando a vítima caída em via pública.
    Os peritos do Instituto-Técnico Científico de Polícia também estiveram no local. Apesar de os moradores terem ouvido três tiros, a vítima foi atingida apenas por um disparo nas costas. Por outro lado, os peritos informaram que o homem praticamente foi decapitado, tendo um grande corte no pescoço.


    PF deflagra operação para apurar crime de ordem financeira em Natal


    Deu no Blog do BG que a Polícia federal deflagrou no início da manhã de hoje mais uma operação. Desta vez, é investigado um suposto esquema de envio ilegal de dinheiro para o exterior. A operação Absconso, como foi denominada, cumpriu seis mandados de busca e apreensão em residências e em um hotel.
    A suspeita é de que os cinco investigados na capital potiguar  recursos no exterior, não declarados ao Banco Central nem à Receita Federal. A Polícia Federal concederá entrevista coletiva às 11h para detalhar a operação.



    Santa Cruz: Movimento convoca população para um novo protesto contra a falta de segurança

    Diante do clima de insegurança pública que se instalou na cidade de Santa Cruz nos últimos meses o Movimento Popular pela Segurança de Santa Cruz/RN (MPPS ) está convocando as instituições públicas e privadas, os poderes e a associações, clubes de serviços, ongs, sindicatos, universidades, escolas, comércio local, igrejas e o povo em geral, para protestar na próxima segunda-feira, 29, e cobrar das autoridades providências urgentes. 


    A concentração será às 08h:00, em frente a matriz de Santa Rita de Cássia e percorrerá as principais ruas da cidade passando pela BR 226.