• Últimas Notícias

    segunda-feira, 15 de abril de 2013

    Policiais civis de todo o RN paralisam atividades nesta terça

    Imagem ilustrativa
    Os policiais civis de todo o Rio Grande do Norte paralisam suas atividades nesta terça-feira, dia 16 de abril, numa ação que estão denominando de: "O dia do resgate da Polícia Civil". As mobilizações por todo o estado serão definidas em assembleias a partir das 8h no auditório do SINPOL/RN em Natal, e na sub-sede do SINPOL na cidade de Mossoró.

    A decisão foi tomada no início do mês em virtude do retorno de presos para as delegacias, situação considerada inaceitável, visto que a custódia deve ser feita pelo sistema prisional, ou seja, por agentes penitenciários. A situação se tornou insustentável com as recentes decisões judiciais de interdições de cadeias públicas e presídios, notadamente nos municípios de Caicó, Goianinha, Mossoró e Macau.

    Os policiais civis, que há pouco tempo conseguiram acabar com os presos em delegacias na Grande Natal, informam que não vão admitir o retrocesso vindo do interior. O desvio de função é considerado ilegal no Brasil, com várias decisões judiciais, que apontam que policial civil não deve custodiar presos de justiça, situação que atrapalha o papel que possuem: de investigar e solucionar crimes.

    MAIS

    A paralisação também acontece por outras razões. Os policiais farão greve na busca pela convocação dos 306 policiais concursados, que aguardam desde 2010 a nomeação, uma vez que o Governo do Estado apenas está fazendo substituições com as vacâncias por aposentadorias ou falecimentos. Eles lutam ainda pelo curso de formação de 290 suplentes aprovados no concurso de 2009 e realização de outro processo seletivo.

    Por Macaíba Polícia 




    Na tribuna, Agripino homenageia padre Tiago


    O senador José Agripino (RN) usou a tribuna nesta segunda-feira (15) para homenagear o padre belga Tiago Theisen, que vive há 45 anos no Rio Grande do Norte e alfabetizou mais de 37 mil crianças do Estado. Nesse final de semana, dezenas de pessoas se reuniram na zona norte de Natal para comemorar os 40 anos do primeiro jardim de infância instalado por padre Tiago no RN, o Pinóquio. Ao todo, o padre belga construiu 33 creches no Estado, que sobreviveram independente da ajuda de governos.  
    “O Rio Grande do Norte deve muito a esse homem, um amigo muito querido a quem recorri quando fui prefeito de Natal e aprendi com ele a importância da educação já nos primeiros três anos de vida”, afirmou o senador José Agripino. Na capital do RN, padre Tiago construiu ainda 43 igrejas, 11 ambulatórios e cinco consultórios odontológicos.
    “Perguntei a ele se alguma criança já havia voltado para contar sua história. Recentemente esteve com ele um ex-aluno que hoje é doutor em física quântica na Universidade de Chicago”, contou Agripino. “Um criança que saiu da periferia de Natal e hoje é professor-doutor fora do país. Isso é para mostrar a importância da educação e eu, como representante do meu Estado, não poderia deixar de prestar minhas sinceras homenagens a esse homem que mudou a vida de tantas crianças”, concluiu

    Fernanda Costa diz que teleférico é uma realidade e que já existem recursos para iniciar a construção


    Baixe Fernanda Costa-ok.JPG (143,0 KB)O projeto de instalar um teleférico em Santa Cruz, que irá levar turistas do centro da cidade ao Alto de Santa Rita através de bondinhos, já passou pelo primeiro processo licitatório e a empresa vencedora inicia a elaboração do projeto na próxima quarta-feira (17), quando os projetistas estarão em Santa Cruz para fazer os primeiros estudos de como a construção poderá se desenvolver, inclusive, já com levantamento topográfico da área onde equipamento será instalado.  Os recursos para essa primeira fase, a elaboração do projeto, foram alocados pelo Deputado Estadual Tomba Farias (PSB), através de uma emenda no valor de R$ 400.000,00 (quatrocentos mil reais).
    A prefeita de Santa Cruz, Fernanda Costa, disse que o teleférico é uma realidade e que recursos já foram garantidos para o inicio da construção. “Já temos um milhão de reais alocados para a primeira etapa de execução da obra, ou seja, concluído o projeto, nós já temos recursos para iniciarmos a construção do teleférico, que é uma realidade e vai acontecer”, afirmou Fernanda Costa.
    A expectativa é que ainda neste mês de abril o restante dos recursos sejam disponibilizados e empenhados através do Mistério do Turismo, como prometeu o titular da pasta, o Ministro Gastão Vieira, que visitou Santa Cruz no final do ano passado.
    Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Santa Cruz


    Bandidos assaltam a Laboclinica Trairi em Santa Cruz


    Mais um assalto aumenta as estatísticas da criminalidade em Santa Cruz, dessa vez os bandidos invadiram e assaltaram a sede da Laboclinica Trairi, do nosso amigo Dr. Aderson Leão, que em contato com o Blog O Paralelo, nos informou que dois elementos chegaram em uma moto Pop Honda, e que segundo relatos dos seus funcionários os meliantes esperaram o término do expediente da clínica aproximadamente as 18:30 hrs para entrarem e anunciarem o assalto com apenas os funcionários presentes. Um dos assaltantes entrou sem capacete e possivelmente de menor conseguiu arrancar da mão de uma médica o relógio, cartões de crédito e um anel, além de três (03) celulares dos funcionários foram subtraídos a importância de R$ 178,00 (cento e setenta e oito reais), ao empreenderem fuga um dos meliantes deixou para traz um par de sandálias. Dr. Aderson informou a esse blogueiro que justamente nessa hora, o sistema de vigilância eletrônica entrou em pane e não foi possível gravar o assalto prejudicando assim o reconhecimento dos assaltantes. A PM foi acionada mas até o momento não lograram êxito na captura dos meliantes.

    Reportagem O Paralelo
    Crédito da Foto:  Wallace Maxsuel


    Dia 27 de Maio é o prazo final para prefeituras criarem Portal da Transparência


    Coisa rara é encontrar algum município do RN com suas contas abertas ao público e declaradas no seu próprio portal invisível da transparência. A Lei Complementar 131 de 2009, normalmente conhecida como Lei da Transparência, de autoria do senador amapaense João Capiberibe (PSB), fez modificações nos dispositivos da lei 101, do ano de 2000, que determina a disponibilização, em tempo real, de informações detalhadas sobre a execução orçamentária e financeira das prefeituras municipais. Segundo a modificação, todas as prefeituras devem efetivar a criação de um portal onde esses dados sejam disponibilizados. 

    A implantação Portal da Transparência deve ser feita em municípios com até 50 mil habitantes. 

    O prazo se encerra no dia 27 de maio deste ano, mas os esforços já estão acontecendo para que todas as prefeituras possam divulgar as informações ligadas ao financeiro, de forma que a sociedade tenha acesso.

    Cada gestor municipal pode assinar o Termo de Compromisso e assim garantir a implantação da página.

    A prefeitura que não cumprir a determinação pode ter os repasses da União suspensos e os gestores podem responder a processos por improbidade administrativa.

    Presos em barra de ferro atrapalham os trabalhos em DP do RN


    Do G1 RN
    Presos estão algemados a uma barra de ferro na Delegacia Regional de Nova Cruz, no RN. Cinco presos algemados a uma barra de ferro estão atrapalhando o trabalho dos policiais civis da Delegacia Regional de Nova Cruz, na região Agreste potiguar. A reclamação é do delegado Normando Feitosa. Para mostrar a situação, ele mesmo registrou, em foto, a falta de um local apropriado para a custódia dos detidos. “Eles estão presos a uma barra que eu mandei fixar na parede da recepção da delegacia. Isso causa um constrangimento imenso”, informou o delegado. A imagem foi enviada com exclusividade ao G1.
    Nesta terça-feira (16), o Sindicato dos Policiais Civis do Rio Grande do Norte (Sinpol/RN) promete fazer uma paralisação para cobrar a retirada de presos das delegacias do estado. "Lugar de preso é em presídio, não em delegacia. Policial civil é pago para investigar, não para tomar conta de preso. Isso é trabalho para agente penitenciário", disse Djair Oliveira, presidente do Sinpol.

    Acidente: Parte de arquibancada do estádio do Palmeiras cai e mata uma pessoa

    Moacyr Lopes Junior/Folhapress

    Um funcionário morreu e outro ficou ferido na manhã desta segunda-feira após o desabamento de uma parte da arquibancada da Arena Palestra, estádio do Palmeiras, de acordo com informações do Corpo de Bombeiros.

    A assessoria de imprensa da construtora WTorre confirmou que houve um desabamento no local, mas não deu mais informações. Seis equipes dos bombeiros estão no local prestando atendimento às vítimas, na avenida Francisco Matarazzo.

    A construtora não deu mais informações sobre qual parte da arquibancada que desabou.
    Via Twitter, o Corpo de Bombeiros comunicou que a administração da Arena Palestra "já deu entrada no projeto para analise técnica" e que "já esta em andamento".

    Folha


    Capriles pede recontagem de votos na Venezuela; chavistas se dividem

    O candidato da oposição à Presidência da Venezuela, Henrique Capriles, disse no fim da noite de domingo que não reconhecia a vitória do presidente interino Nicolás Maduro, herdeiro político de Hugo Chávez. Apesar da defesa de Maduro, alguns chavistas pediram a revisão das cédulas de votação.

    A vitória foi anunciada no fim da noite de domingo (início da madrugada de segunda em Brasília). A pequena diferença, de pouco mais de 200 mil votos, levou aos opositores a pedir uma nova apuração.


    Sindicato acusa Globo de trabalhar ilegalmente no Peru


    O Sindicato de Artistas e Intérpretes do Peru emitiu uma nota em seu site oficial, com acusações e protestos contra a TV Globo.

    O órgão acusa a emissora de ingressar no país para gravar ´uma novela´ (´Amor à Vida´), sem pagar as devidas taxas. Além disso, indica que os atores da trama trabalham indevidamente, já que não têm o Visto necessário.

    ´Artistas e técnicos de audiovisual da TV Globo do Brasil, que estão trabalhando na cidade de Cuzco, desde a véspera da Páscoa, não pagaram impostos para o Estado, taxas de sindicato e não têm o Visto apropriado. Trata-se dos atores Antonio Fagundes, Paola Oliveira, Susana Vieira, Maria Maya, Mateus Solano, Bárbara Paz, Juliano Cazarré, que fazem parte da grande delegação encarregada de filmar a novela ´Amor à Vida´ em nosso país´, diz parte do texto, que tem o título ´Artistas do Brasil Ilegais no Peru´.

    Ainda de acordo com o informe do sindicato, Bruno Canale, da Apu Produções e que representa a Globo nas filmagens no Peru, a equipe de TV recebeu aprovação do Consulado peruano e não há ilegalidades.

    Por meio de nota, a Globo também afirmou que o trabalho é reconhecido pelo Ministério da Cultura e pela Embaixada do Peru no Brasil e que ´todos os impostos e autorizações exigidos para se gravar no país foram respeitados´

    Por MSN


    Vacinação contra a gripe começa hoje (15) no RN

    A 15ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza será lançada pelo Ministério da Saúde nesta segunda-feira (15) e prosseguirá até 26 deste mês, tendo a data 20 de abril como o Dia "D". No Rio Grande do Norte, o público alvo da campanha é de aproximadamente 585.436 pessoas. A meta é vacinar, pelo menos, 80% dos grupos elegíveis para a vacinação. Para isso, a Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) vai dispor de 641.060 doses, que serão distribuídas para 1.746 postos fixos e volantes de vacinação, onde 8.373 pessoas estarão envolvidas na ação da campanha.

    A população alvo é composta por indivíduos com 60 anos ou mais de idade, trabalhadores de saúde que atuam em unidades com atendimento para a influenza, crianças na faixa etária de seis meses a dois anos, gestantes, puerperais (até 45 dias após o parto), grupos portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, além da população privada de liberdade. Já para as pessoas portadoras de doenças crônicas e outras categorias de risco clínico, será avaliado o número de doses aplicadas no período da campanha.



    Com pequena diferença Maduro vence Capriles na Venezuela


    O sucessor de Hugo Chaves será Nicolás Maduro, que venceu a eleição neste domingo, 14, com 50,66% dos mais ou menos 154 milhões de eleitores venezuelanos. O segundo colocado, Henrique Caprilles, ficou 49,07%, e certamente vai contestar o resultado.
    O candidato chavista tem 50 anos é filiado ao Partido Socialista Unido da Venezuela – PSUV. O oposicionista Henrique Capriles, de 40 anos, é filiado a Mesa de Unidade Democrática – PSUV.
    Maduro vai ficar no governo para dá continuidade ao governo que recebeu o nome de Revolução Bolivariana, que começou com o ex-presidente Hugo Chaves, há 14 anos. Chaves morreu no dia 5 de março deste ano vítima de um câncer.