• Últimas Notícias

    terça-feira, 9 de abril de 2013

    8 estados perderão deputados e 5 vão ganhar, decide TSE


    O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu nesta terça-feira (9), por cinco votos a dois, alterar a quantidade de deputados federais de 13 estados para as eleições de 2014.
    O novo cálculo foi feito com base dos dados do Censo de 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Atualmente, a divisão das 513 cadeiras da Câmara tem por base a população dos estados em 1998.
    Se algum estado considerar inconstitucional a nova divisão, pode recorrer ao Supremo Tribunal Federal (STF).
    Pelos dados apresentados pelo TSE, os estados de Alagoas, Espírito Santo, Pernambuco, Paraná, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul perderão uma cadeira. Paraíba e Piauí perderão dois deputados.
    Ganharão mais uma cadeira Amazonas e Santa Catarina. Ceará e Minas Gerais passarão a ter mais dois deputados. O Pará foi o maior beneficiado – passará de 17 cadeiras para 21. O estado de São Paulo continuará com 70 cadeiras.

    RN terá 9 deputados federais e 27 estaduais a partir de 2014


    O plenário do TSE decidiu há pouco tempo que a partir de 2014 o RN passará a ter uma bancada de nove deputados federais, com esse aumento automaticamente o numero de deputados estaduais aumenta para 27.
    Fazia tempo que o RN tinha essa defasagem de cadeiras referente a outros estados do mesmo porte eleitoral e habitacional nosso Dados do IBGE determinam a representatividade da cada estado da Federação.
    Blog de Gustavo Negreiros

    Feliciano promete renunciar se condenados do mensalão saírem da CCJ

    O deputado Marco Feliciano (PSC) prometeu deixar a presidência da Comissão de Direitos Humanos e Minorias (CDHM) da Câmara, caso os parlamentares petistas João Paulo Cunha e José Genoíno, condenados pelo Supremo Tribunal Federal (STF) no mensalão, abandonem a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). 

    Alvo constante de protestos contra a sua permanência no cargo por acusação de homofobia e racismo, Feliciano recebeu mais um apelo de um colega da Casa, o líder do PT, deputado José Guimarães (CE), durante reunião de líderes partidários para convencer o parlamentar do PSC a sair do cargo. 

    “Renuncio se João Paulo Cunha e José Genoíno, condenados no julgamento do mensalão, também renunciarem aos cargos que ocupam na Comissão de Constituição e Justiça”, respondeu Feliciano. De acordo com o Blog do Camarotti, do G1, a declaração do presidente da CDHM causou mal-estar entre os deputados e interrompeu o prosseguimento do encontro.

    Do Paralelo: Tá, gostei da atitude do Deputado Feliciano!

    Fotógrafo potiguar Canindé Soares é finalista do Prêmio Abril de Jornalismo


    caninde
    O jornalista Paulo Araújo informou através do Twitter que o fotógrafo potiguar Canindé Soares é um dos finalistas do Prêmio Abril de Jornalismo, em premiação que ocorrerá em São Paulo.
    Segundo Araújo, o competente fotógrafo Canindé concorrer pela fotografia publicada na Revista Nova Escola, editada pelo Grupo Abril. Por Bruno Giovanni


    Bandas de presidente do América estão sendo investigadas pela Operação Máscara Negra


    Além dos empresários da banda Grafith e Saia Rodada, pelo menos três bandas empresariadas pelo presidente do América, Alex Padang, está sendo investigada pelo Ministério Público. O MP acredita que as bandas Deixe de Brincadeira, Cavaleiros do Forró e Forró da Pegação, de propriedade de Padang, estejam diretamente ligados ao esquema de superfaturamento em shows no município de Macau, investigados na operação Máscara Negra, deflagrada nesta terça.


    Equipes da Polícia Militar, que auxiliaram o Ministério Público na operação de hoje, estiveram na sede da Padang produções. Lá, foram apreendidos computadores e documentos que serão analisados pelo Ministério Público. Todo o material foi apreendido por força de mandado de busca e apreensão. As bandas fizeram parte da programação do carnaval de Macau entre 2011 e 2013. Pela manhã, já havia sido feitas buscas na casa de Júnior Grafith, em Nova Parnamirim.

    "Além da Banda Grafith, outras atrações têm participado com frequência dos eventos do Município de Macau, havendo fortes indícios de que estejam inseridas no
    esquema de desvio de recursos públicos através do superfaturamento de contratos, quais sejam, Cavaleiros do Forró, Banda Deixe de Brincadeira e Forró da Pegação", diz a nota da MP.

    De Fato


    Caso Fernanda Ellen: vizinho matou estudante e depois foi consolar a família

    Fernanda desapareceu há três meses
    Três meses e um dia depois do desaparecimento da estudante Fernanda Ellen, 11 anos, a Polícia anunciou que conseguiu a desvendar o caso. O desfecho foi surpreendente. O principal suspeito é o vizinho da família, identificado como Jeferson Luiz de Oliveira, 25 anos. Ele está preso e, segundo os policiais, confessou o crime.

    Jeferson Luiz é casado e pai de uma filha menor. A esposa e a filha, com medo da reação dos populares, abandoram a casa onde moravam. Jeferson matou, esquartejou e enterrou o corpo no quintal de sua residência, ao lado da casa da família de Elen. Para disfarçar o local onde enterrou o corpo, o suspeito cimentou o chão.
    Familiares da estudante Fernanda Ellen e um policial militar se pronunciaram na manhã desta terça-feira (9), sobre a morte da garota e revelaram que o acusado pelo crime Jeferson Luiz de Oliveira, 25 anos, esteve no mesmo dia do desaparecimento na casa de família da estudante para consolar e saber o que estava ocorrendo.
    Conforme o caminhoneiro Fábio Júnior, que é pai da garota, o acusado se juntou ao mutirão organizado pelos amigos e a família na tentativa de encontrar a estudante com vida. “Ele foi panfletar nas ruas conosco e ainda participou de um culto que fizemos. Jamais pensávamos que ele seria capaz de fazer essa atrocidade”.

    A Polícia chegou ao principal suspeito após a prisão de uma garota de programa. Em março, a Polícia conseguiu rastrear e encontrar o telefone de Fernanda Ellen com a garota que confessou ter trocado o aparelho por pedras de crack e sexo na rua da Areia (centro da Capital, numa área onde ficam casas de prostituição). Na época, ela fez um retrato falado do suspeito.

    Fábrica de fogos clandestina explode e mata pai e filha na Paraíba


    Uma fábrica clandestina de fogos de artifícios, localizada no município de Belém, Brejo da Paraíba, explodiu na manhã de hoje (9), de abril. A explosão matou pai e filha, moradores do sítio Aldeia, local do incidente.
    Os pedaços dos dois corpos foram jogados ao redor da casa onde funcionava a pequena fábrica.
    O local foi isolado pela Polícia Civil e os policiais do Corpo de Bombeiros estão fazendo o trabalho de resgate.
    De acordo com as informações colhidas no local, Antonio Lopes da Silva, 37 anos, e Marília Macena Lopes dos Santos, 19 anos, morreram com a explosão.
    Marília Macena - vítimaO que poderia ter provocado a explosão foi o fato de uma das vítimas ter entrado no local onde os fogos eram armazenados com uma lamparina a gás.
    Há pedaços de corpos por todo o local. “Os corpos foram vaporizados”, disse o comandante da guarnição do corpo de bombeiros.
    Duas pessoas estão desaparecidas, além das duas vítimas fatais.

    Fonte: Ararunaonline



    Ministério Público deflagra operações de combate a corrupção pelo Brasil


    Mais de 150 promotores e 1.300 policiais realizam nesta terça-feira (9) operações de combate à corrupção em pelo menos 12 estados do país. As ações são coordenadas pelo Grupo Nacional de Combate às Organizações Criminosas em parceria com diversos órgãos e têm como objetivo desmantelar esquemas criminosos cujos desvios de verbas ultrapassam R$ 1,1 bilhão.
    Ao todo, são cumpridos 92 mandados de prisão, 337 mandados de busca e apreensão, 65 mandados de bloqueio de bens e 20 mandados de afastamento das funções públicas. Entre as irregularidades estão desvio de dinheiro em órgãos municipais e estaduais, pagamento de propinas, superfaturamento de produtos e serviços, utilização de empresas fantasmas, lavagem de dinheiro, sonegação fiscal e enriquecimento ilícito de agentes públicos.
    As investigações são realizadas nos seguintes estados: Bahia, Ceará, Espírito Santo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pernambuco, Paraná, Rio Grande do Norte, Rio de Janeiro, Rondônia e São Paulo.
    A manhã desta terça-feira (9) começou com uma operação do Ministério Público do Rio Grande do Norte em parceria com a Polícia Militar, onde diversos mandados de prisão, busca e apreensão estão sendo cumpridos em cinco cidades do estado. O motivo da operação, batizada "Máscara Negra", seria supostas irregularidades em contratações de bandas e serviços durante festejos juninos, de carnaval e festas de padroeiros. Não há, ainda, a confirmação sobre qual o ano dos festejos.

    Ao todo, 53 equipes da Polícia Militar foram destacadas para participar da operação em Natal, Guamaré, Macau, João Câmara e Mossoró.
    Fonte: G1 e Tribuna do Norte


    Polícia investiga Adônis Antônio e banda Grafith

    Júnior e Adônis
    Junior Grafith e Adônis

    Deu no Blog do Xerife que por volta das 5h30 policiais cumpriram mandado no escritório do empresário Adônis Antônio, em Parelhas. Ele é proprietário da Fera Produções e está investigada a participação da empresa em contratos superfaturados com prefeituras da região Seridó. Foram apreendidos pen drives, computadores e celulares.
    Nesse momento também está sendo cumprido mandado também na casa do vereador Júnior Grafith, para apurar a situação contratual da banda Grafith nas cidades de Guamaré e Macau.