• Últimas Notícias

    sexta-feira, 22 de março de 2013


    Sessão da Câmara termina em pancadaria no interior de Paraíba

    Terminou com confronto e muita confusão, a sessão ordinária desta quinta-feira à noite (21) da Câmara de Vereadores de Pirpirituba (cidade que fica na região do Brejo paraibano a 70,7 quilômetros de João Pessoa), após um desentendimento entre dois vereadores. Dezenas de pessoas acompanhavam a sessão, quando foi iniciada a pancadaria.
    O vereador João Vanderlan (PSB) estava discursando quando pediu ao presidente da Câmara de Vereadores, Luiz Flávio (DEM), a permissão para um homem, que estava na plateia e teria sido citado em uma denúncia na última sessão, se defender das acusações.
    Após o presidente do Legislativo negar a permissão ao popular, o vereador que discursava retirou o microfone da tribuna e disse que ninguém discursava mais.
    No decorrer da sessão, aconteceu o desentendimento. Dezenas de pessoas que estavam na plateia invadiram o plenário e ocorreram agressões físicas e verbais. A confusão foi controlada após alguns minutos.
    No vídeo aparece o presidente da Câmara deixando a mesa diretora, indo em direção às pessoas que estão discutindo e tentando desferir alguns socos. Logo após ser contido, ele volta e senta calmamente na cadeira da Presidência.
    O vereador Luiz Flávio registrou um boletim de ocorrência nesta sexta-feira (22), na delegacia local. Outros parlamentares confirmaram que vão prestar queixa.


    OAB divulga lista de aprovados na 1ª fase do exame


    Apenas 1 em cada 10 candidatos do 9º Exame de Ordem Unificado foi aprovado, mostra lista preliminar divulgada, nesta sexta-feira, pelo Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Esta é a menor taxa de aprovação desde que a prova foi unificada, em 2009.
    Dos 114.763 inscritos, 19.134 passaram para a segunda fase e somente 11.820 (10,3%) obtiveram êxito na prova prático-profissional. A aprovação é pré-requisito para o bacharel em Direito exercer a advocacia.
    O prazo para o candidato contestar o resultado preliminar terá início ao meio-dia deste sábado (23) e vai até o meio-dia de terça-feira (26). A lista final de aprovados, após a análise dos recursos, será divulgada em 5 de abril.
    A prova de primeira fase eliminou 83,3% dos candidatos. O exame tem 80 questões de múltipla escolha e, para avançar à segunda etapa, é preciso acertar pelo menos 40 testes. Especialistas disseram que a avaliação teve dificuldade "absurda".
    Já as provas de segunda fase têm quatro questões discursivas e os candidatos também precisam redigir uma peça processual na área do direito em que escolheram atuar. No dia do exame, o coordenador do cursinho LFG disse que as avaliações estavam "dentro do nível esperado".
    AE - Agência Estado

    XVI Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios será em julho


    A Confederação Nacional de Municípios (CNM) já definiu o período da XVI Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios. O evento municipalista nacional, o maior da América Latina, vai ocorrer na primeira quinzena de julho.
    A partir do mês de abril, a CNM promoverá uma série de reuniões nos estados para definir a data do mês de julho e os temas que serão incluídos na pauta prioritária da Marcha.
    O presidente da CNM, Paulo Ziulkoski adianta que a Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios deve incluir, entre seus temas, a necessidade de convencimento do Congresso Nacional para um Pacto Federativo que mude o atual rateio dos impostos arrecadados, com maior participação dos Municípios na divisão do bolo.

    Ativista do Femen tira a camiseta e é atropelada na aldeia Maracanã


    Uma ativista do grupo Femen, organização feminista criada na Ucrânia conhecida por fazer protestos sem roupa, aderiu nesta sexta-feira ao movimento dos índios contra a desocupação da aldeia Maracanã, área anexa do estádio, no Rio.
    Às 11h, a integrante do grupo, que se identificou como Sara, tirou a camiseta e invadiu a avenida Radial Oeste gritando: "Assassinos, assassinos". Ela foi atingida por um carro, mas levantou e continuou protestando até ser detida.
    O grupo tem participado ativamente de manifestações no Brasil. Em junho do ano passado, elas protestaram na Rio+20. As integrantes do movimento fizeram topless durante uma passeata.
    Entre outras causas, protestam contra o turismo sexual impulsionado por eventos esportivos.
    "O topless é uma estratégia de marketing e também uma forma de dizer que posso fazer o que quiser com o meu corpo. Por que mostrar o seio é considerado atentado ao pudor?", disse no ano passado um ativista.

    Folha



    Inep poderá zerar redações do Enem


    Segundo o presidente, foram contabilizadas cerca de 300 redações que continham algum tipo de inserção indevidaO presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Luiz Cláudio Costa, defende a punição de candidatos que apresentarem alguma forma de deboche nas redações do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Na última edição do Enem, segundo o presidente, foram contabilizadas cerca de 300 redações que continham algum tipo de inserção indevida. Para o próximo edital do exame será discutida a possibilidade de zerar essas redações.
    - Vou defender junto à comissão técnica (formada por especialistas e técnicos do Inep) que, em caso de inserções indevidas seja dada a nota zero – disse o presidente. O próximo edital deve ser lançado em maio deste ano, até lá a questão será discutida em reuniões semanais. O presidente diz que mesmo que as redações com inserções indevidas representem um universo pequeno próximo ao total de 4,1 milhões de redações corrigidas na última edição do exame, merecem medidas específicas por representarem um “desrespeito ao candidato sério”.
    No mês passado, o estudante de Fernando Maioto publicou em sua página pessoal da rede social Facebook a versão digital da redação que escreveu no Enem. Ele incluiu, em meio aos argumentos sobre migração, o hino do Palmeiras. Ele recebeu a nota 500, metade da nota máxima. Acima da publicação, debochou: “O melhor do Enem é fazer uma redação com o hino do Palmeiras, e ainda tirar nota… UFA que eu já passei por essa fase. E desejo toda a sorte para quem está passando por ela. O Enem só me faz rir…”
    O presidente do Inep diz que a comissão técnica discutirá critérios para discernir inserções inadequadas de divagações devido ao nervosismo do candidato “sério”. Nesses casos, a redação não seria zerada.

    Operação Muralha prende quatro na região Agreste por pistolagem

    [93359%255B3%255D.jpg]
    Foto: Adriano Abreu - Fábio Rogério e Normando Feitosa

    A Polícia Civil realizou uma operação na manhã de hoje (22) para prender pessoas envolvidas com crimes de pistolagem no interior do Rio Grande do Norte. Quatro pessoas já foram detidas na operação denominada 'Muralha', sendo dois homens e uma mulher na cidade de Pedro Velho e outro suspeito em Piquiri, distrito de Canguaretama.
    De acordo com o delegado Normando Feitosa, titular da Delegacia Regional de Nova Cruz e integrante da equipe que participou da ação, os quatro são apontados como responsáveis por pelo menos 20 homicídios ocorridos nas cidades de Parnamirim, São José de Mipibu, Montanhas, Pedro Velho e Canguaretama.
    O delegado confirmou que a ação visou prender envolvidos com assassinatos de pessoas que tinham ligação com o crime de tráfico de drogas. "Todos os presos também têm associação com o tráfico", afirmou Feitosa.
    A Operação Muralha contou com a participação de cinco delegados e quinze agentes de polícia. Segundo o soldado Onildo de Brito, da Polícia Militar de Pedro Velho, a ação começou por volta das 4h.
    Tribuna do Norte


    Nos EUA, Telexfree contrata advogado com experiência em casos de pirâmide


    Investigado no Brasil por suspeita de ser uma pirâmide financeira, o Telexfree contratou um advogado com experiência em casos desse tipo, Gerald P. Nehra, para revisar o modelo de negócios da empresa nos Estados Unidos.
    A Telexfree é apresentada como um sistema de venda de pacotes VoIP (voz sobre IP) por meio de distribuidores independentes, que são remunerados por divulgar e vender o produto, e também por atrair mais gente para a rede. Para o Ministério da Fazenda brasileiro, há indícios de que se trate de um esquema de pirâmide em que os ganhos vêm do ingresso de mais divulgadores no sistema.
    No Brasil, o negócio é operado pela Ympactus Comercial LTDA, do Espírito Santo. Nos EUA, a operação está nas mãos da Telexfree Inc, fundada em 2002 por Carlos Wanzeler e James Merril, que são apontados, pelo diretor de marketing da empresa, Carlos Costa, como os proprietários da Ympactus. Ele nega irregularidades.
    Nehra atuou em pelo menos dois casos de pirâmide nos EUA. No mais recente, do Ad Surf Daily, ele prestou um testemunho juramentado afirmando que o modelo de negócios "não é esquema Ponzi [um tipo de pirâmide]". Em 2010, o criador do Ad Surf Daily, Andy Bowdoin, foi condenado à prisão acusado pelo governo local de ter levantado US$ 110 milhões por meio do esquema.
    Nos anos 1990, Nehra representou, junto à Comissão de Valores Mobiliários dos EUA (a SEC, na sigla em inglês), o pastor Charels R. Groeschel, acusado pela agência reguladora de liderar um esquema de pirâmide religiosa.
    IG