• Últimas Notícias

    quarta-feira, 13 de março de 2013

    Novo Papa é Argentino de 76 anos

    Jorge Mario Bergoglio, novo Papa
    A fumaça branca subiu nesta tarde (horário de Brasília) pela chaminé da capela Sistina, no Vaticano, para anunciar ao mundo que o novo Papa foi escolhido. Os cardeais encerraram a votação pelo novo líder da Igreja Católica por volta das 15h06min (horário de Brasília) desta quarta-feira. Milhares de fiéis enchem a praça de São Pedro para conhecer o sucessor de Bento XVI.  Desde ontem, quando iniciou-se o conclave, esta foi a quinta votação, que definiu o novo nome.


    O novo Papa é o de número 266, sendo que existiram 233, mas um deles governou por três vezes. A Guarda Suíça se posicionou e apresentou as armas e a comunidade católica ouviu por volta das 16h15min a frase "Habemus Papam", seguida pelo nome do novo líder do Estado do Vaticano. O nome papal escolhido por ele é Papa Francisco I.



    Em Criciúma e municípios vizinhos, os sinos das igrejas e catedrais tocaram no momento em que confirmou-se a escolha do novo líder católico.O cardeal protodiácono Jean Louis Tauran é quem aparecerá na janela para saudar os fiéis e comunicar ao mundo o nome do novo pontífice.



    O Papa escolhido foi o cardeal argentino Jorge Mario Bergoglio. O líder da Igreja Católica escolheu ser o primeiro Papa Francisco. Ele é o arcebispo de Buenos Aires e este é o primeiro Papa não europeu da história da Igreja.

    Oitenta concursados serão chamados para divisão de homicídios no RN


    Oitenta concursados da Polícia Civil deverão ser nomeados para integrar a Delegacia de Divisão de Homicídios, que tem previsão de começar a funcionar no segundo semestre em Natal. A informação foi confirmada pelo delegado geral de Polícia, Fábio Rogério. O objetivo da Degepol é agilizar a investigação e consequentemente a elucidação de crimes na capital potiguar.

    "Já estamos preparando toda a estrutura funcional e técnica para que a divisão de homicídios seja criada. Cerca de 80 concursados, dentre delegados, escrivães e agentes serão chamados para integrar o quadro de funcionários dessa divisão. Serão criadas duas divisões na Zona Norte, uma na Zona Sul, uma na Zona Leste e outra na Zona Oeste, totalizando inicialmente cinco", explicou o Delegado Geral.

    Novo Papa é eleito



    Os 115 cardeais reunidos há dois dias na Capela Sistina, no Vaticano, elegeram na tarde desta quarta-feira (13) o novo líder da Igreja Católica, sucessor do papa Bento 16. A identidade do eleito será revelada em instantes.

    A decisão saiu no segundo dia do conclave, iniciado na tarde de terça-feira (12). Foram necessárias cinco votações para que os 115 cardeais eleitores chegassem a um nome de consenso: uma na tarde de ontem, duas na manhã de hoje e mais duas na tarde de hoje.

    Além da fumaça branca, a escolha do novo papa foi anunciada com o badalar dos sinos da Basílica São Pedro.

    Avião bimotor cai e mata 9 pessoas no interior do Pará


    Um avião bimotor caiu no município de Almeirim (PA) na noite de terça-feira, perto da divisa com o Estado do Amapá. Pelo menos nove pessoas morreram, segundo a Aeronáutica.
    O acidente ocorreu por volta das 20h30 de ontem, pouco antes do pouso no aeroporto da Serra do Areão, no distrito de Monte Dourado. A aeronave modelo Carajás pertence à empresa Fretax Aéreo. O avião está registrado sob a matrícula PTVAQ.
    As autoridades locais da Aeronáutica estão em deslocamento até o local do acidente para investigar o ocorrido. O Corpo de Bombeiros de Almeirim atendeu à ocorrência.
    Terra

    SINDICATO DOS TRABALHADORES RURAIS DE JAÇANÃ-RN COMEMORA DIA INTERNACIONAL DA MULHER E FAZ REIVINDICAÇÃO AO PODER MUNICIPAL


    O Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Jaçanã-RN, realizou mais uma comemoração do dia 8 de março, Dia Internacional da Mulher no município de Jaçanã, na sexta-feira dia 8 de março de 2013.
    Compareceram mais de 150 mulheres e a comemoração foi realizada no Auditório do próprio Sindicato, situado à Rua João Fernandes da Silva, no centro da Cidade.
    Houve uma palestra sobre o dia 8 de março, proferida por Lucivânia Araújo, a qual é Vice-Presidenta do Sindicato, onde a mesma fez um histórico da luta das mulheres em todo o mundo, em defesa dos direitos, contra a discriminação e sobre os espaços que as mulheres estão ocupando na sociedade, na política e no sindicalismo.
    Falou também de várias conquistas que as mulheres conseguiram com muita luta,suor e derramamento de sangue.
    Teve também sorteio de vários brindes para as mulheres e a realização de bingo com um prêmio em dinheiro no valor de R$ 150,00(cento e cinqüenta reais), com distribuição de cartelas grátis.

    O Sindicato preparou também uma pauta de reivindicações ao poder municipal, onde solicitou da prefeitura, a criação de uma Coordenadoria de Políticas Públicas em Defesa da Mulher.
    Solicitou ainda que a prefeitura reavesse um projeto de autoria do Sindicato que foi apresentado em 2010 na Câmara de Vereadores, onde passaria de 04 meses para 06 meses o tempo da licença maternidade para as mulheres funcionárias públicas municipais, o qual foi aprovado por unanimidade na época, mas foi vetado pelo então prefeito Uady Antonio de Farias.
    Por fim, solicitamos que a prefeitura isentasse o valor cobrado do IPTU – Imposto Predial Territorial Urbano para as mulheres agricultoras familiares consideradas chefes de famílias.
    Apesar de o Sindicato ter convidado oficialmente o prefeito Esdras Fernandes Farias, o mesmo comunicou que não poderia participar da comemoração do 8 de março, mas que tinha determinado ao Vice-Prefeito Sr. Edval Barros Diniz para representá-lo e receber as nossas solicitações, mas infelizmente o mesmo não compareceu e nem justificou sua falta. Em nome das mulheres e do Sindicato, deixamos aqui a nossa indignação pela falta de compromisso do poder municipal(prefeitura) para com as mulheres de Jaçanã.Por: José Mota da Silva Júnior, Presidente do STR de Jaçanã-RN.

    Serra de São Bento fez adesão ao Sistema Nacional de Cultura

    Serra de São Bento e mais 46 cidades do RN fizeram suas adesões até o momento ao Sistema Nacional de Cultura, mas ainda da tempo para que os demais municípios potiguares também os façam, o prazo termina dia 31 de março. Após esse período os municípios que não aderirem ao sistema poderam ter dificuldades de receberem recursos do Ministério da Cultura, além de suspensão de convênios.

    Veja a lista completa do municípios que fizeram suas adesões ao Sistema Nacional de Cultura.  AQUI

    Presidente, ex-presidente e pastores da Maranata são presos no Espirito Santo

    Reprodução TV Vitória
    O presidente, um ex-presidente e dois pastores da Igreja Maranata foram presos na manhã desta terça-feira (12), pelo Grupo Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO), com apoio da Polícia Federal em uma ação do Ministério Público Estadual.
    O pastor Carlos Itamar Coelho e Elson Pedro dos Reis, atual presidente da igreja, foram levados para o Departamento Médico Legal (DML) antes de serem encaminhados para a prisão. De acordo com a denúncia do MPES, eles são suspeitos de coagirem testemunhas e autoridades que participam da investigação de crimes envolvendo a cúpula da Maranata.
    Também foram presos o pastor Amadeu Loureiro Lopes e Gildeti Gueiro, o ex-presidente e fundador da igreja Maranata. Gildeti foi mantido em prisão domiciliar devido à sua idade avançada e à problemas de saúde. Durante a operação ainda foram cumpridos sete mandados de busca e apreensão.