• Últimas Notícias

    quarta-feira, 6 de março de 2013

    Cometa Pan-Starrs pode ser visto nos céus do Brasil


    O cometa é registrado na Nova Zelândia no início de março Foto: APPara quem gosta de astronomia, o ano de 2013 promete um espetáculo à parte: os cometas. No Brasil, já é possível observar o Pan-Starrs. Segundo o Observatório Astronômico da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), quem quiser ver a pedra de gelo gigante terá de olhar para oeste durante o por do sol, em especial por volta das 19h30 (de Brasília, com pequena variação dependendo da região).
    Segundo Marcelo Emílio Bruckmann, técnico do observatório, com um pequeno instrumento, como um binóculo, já é possível observar o cometa. Em regiões com pouca poluição luminosa, existe a possibilidade de ele ser visto a olho nu. Ele vai estar bem próximo do horizonte. Outro cometa, o Lemmon, também está passando nos céus do País, mas é bem difícil de ser registrado.
    O Pan-Starrs deve ser visto até o dia 15. O dia 12 deve ser o melhor para avistar o cometa. Ele vai aparecer cerca de 30 minutos depois do ocaso, próximo à Lua Nova (apesar de estar "oficialmente" nesta fase, o satélite já terá uma pequena "foice" visível). 
    Contudo, o Pann-Starrs é apenas um aquecimento para um show muito mais impressionante: o Ison. "Talvez este seja o cometa de séculos. Estão comentando que a visibilidade dele pode ser tal que possa ser visto durante o dia. Eu acho muito auspicioso ainda afirmar. É preciso ter algumas referências mais confiáveis sobre isso", diz Bruckmann. Mas a passagem do Ison só deve ser visível no final do ano.

    Guns N' Roses publica vídeo em homenagem a Chorão

    O dia foi de lamento de artistas nas redes sociais pela morte do vocalista da banda Charlie Brown Jr, Chorão. A banda norte-americana Guns N’Roses publicou nesta tarde, no seu perfil do Facebook, uma homenagem ao vocalista, encontrado morto na manhã de hoje aos 42 anos. 
    “Em luto pela perda do nosso irmão brasileiro, descanse em paz, Chorão. Essa Don't Cry agora toca por você”, publicou o perfil oficial da banda, junto a um vídeo de uma versão ao vivo em Chicago da música Don’t cry e ao link para o perfil de Chorão no Wikipedia.

    Santa Cruz: MP ajusta fim da transferência de pacientes


    Municípios que integram a Comarca de Santa Cruz (Jaçanã, Lajes Pintadas e Santa Cruz) assumem compromisso de cessar transferências irregulares de pacientes para hospitais de referência do Sistema Único de Saúde (SUS) em outras cidades, como os Hospitais Monsenhor Walfredo Gurgel (Natal), Padre João Maria e Maternidade Ananília Regina (Currais Novos), Hospital de Santa Cruz, entre outros. O objetivo é cessar a transferência de pacientes que possam receber atenção à saúde na própria municipalidade, prática informalmente conhecida como “ambulancioterapia”.

    O Ministério Público do Rio Grande do Norte, por intermédio da Promotoria de Justiça da Comarca de Santa Cruz, firmou os Termos de Ajustamento de Conduta (TACs) com os municípios de Jaçanã, Lajes Pintada e Santa Cruz visando garantir o direito do cidadão de receber atenção primária à saúde próximo ao seu local de residência.

    Com isso, os municípios se comprometem cessar as transferências irregulares de pacientes para hospitais situados fora de seu território, como os hospitais de referência do Sistema Único de Saude (SUS) em Natal. Diversas transferências indiscriminadas estavam sendo realizadas para os hospitais Walfredo Gurgel, em Natal, Padre João Maria e Maternidade Ananília Regina, em Currais Novos, o que prejudica o atendimento no SUS com o superlotamento desses hospitais, oferecendo riscos à saúde dos seus usuários.

    Agripino recebe Cláudia Regina em seu gabinete

    Foto: Mariana Di Pietro

    O senador José Agripino recebeu nesta quarta-feira (5), em seu gabinete, em Brasília, a visita da prefeita de Mossoró, Cláudia Regina. Ciente da importância de ser uma ponte entre município e Legislativo, Agripino sempre colocou seu mandato à disposição das prefeituras. “É importante ouvir o prefeito porque é por meio dele que se conhecem as necessidades da população e, para isso, meu gabinete estará sempre com as portas abertas para receber todos os prefeitos do meu estado”, disse Agripino.
    Aproveitando a visita da prefeita ao Senado, representantes da empresa Sky registraram uma foto com Claudia Regina. A Sky será a patrocinadora do “Mossoró Cidade Junina”, uma das maiores festas do estado. Também esteve presente no gabinete de Agripino o deputado Felipe Maia.

    Goleiro Bruno admite morte de Eliza e culpa Macarrão pelo crime

    Goleiro Bruno acompanhado do advogado Lúcio Adolfo
    Bruno acompanhado do advogado Lúcio
     AdolfoDouglas Magno / Estadão Conteúdo

    Chorando, o goleiro Bruno Fernandes admitiu nesta quarta-feira, em Contagem (MG), que sabia que Eliza Samudio foi morta no dia 10 de junho de 2010. Ele contou que ela havia sido morta pelo seu ex-braço direito Luiz Henrique Ferreira Romão (Macarrão) na noite daquele dia. 


    — No momento que ele falou comigo eu fiquei desesperado, chorei muito. Fui até o Macarrão e perguntei: "O que você fez, cara? Não tinha necessidade, não".

    Macarrão teria respondido que "ela estava atrapalhando demais, atrapalhando os meus projetos. Naquele momento eu senti medo". 

    Bruno disse ainda que Macarrão contratou o ex-policial Bola para matar a jovem e que ela foi "esganada, esquartejada e jogada para cães".

    Santa Cruz: Estacionamento de transporte escolar congestiona rua no centro da cidade

    Transportes dos estudantes estacionados em mão dupla tumultuam rua no centro de Santa Cruz próximo a Seridó









    São constantes as reclamações dos moradores da Rua Hermenegildo Damasceno no centro de Santa Cruz sobre os transportes dos alunos que estacionam de forma irregular prejudicando assim o fluxo de veículos no local, comerciantes e moradores enviaram um abaixo-assinado solicitando da prefeitura um remanejamento para outro local de maior espaço, os moradores reclamam pois a baderna, pixações em muros das residências, carros riscados, sujeira na rua, palavrões entre outros são provocados por alguns estudantes que se aglomeram no local para viajar nos veículos para a zona rural. 

    Irmão de Chorão xinga ex do cantor e quase a agride no IML

    Graziella, ex-mulher do cantor, na entrada do IML de São Paulo, onde está corpo de Chorão Foto: Bruno Santos / Terra
    Graziella, ex-mulher do cantor, na entrada do IML
     
    Foto: Bruno Santos / Terra

    Enquanto familiares de Chorão aguardavam em uma pequena sala do IML de São Paulo, nesta quarta-feira (6), Ricardo, irmão do cantor, e Graziella, ex-mulher do vocalista, iniciaram uma ríspida discussão, rapidamente contida por parentes do músico, evitando, assim, agressões físicas.
    A discussão pôde ser vista e ouvida da área externa do local, de onde foi possível constatar que Ricardo claramente xingou Graziella de "puta" e, posteriormente, foi para cima dela, com o intuito de lhe dar um empurrão. O contato só não ocorreu porque familiares os separaram e pediram por calma.
    Ricardo permaneceu na mesma sala, enquanto Graziella foi encaminhada para outro recinto, evitando, assim, um estresse ainda maior em um momento já tão difícil. Ele não falou com a imprensa ao deixar o local, por volta das 16h.

    Campestre: Prefeita Sione Ferreira tem reunião positiva com a governadora Rosalba


    Prefeita Sione Ferreira e sua equipe em reunião
    com a Governadora Rosalva
    Em reunião realizada na última segunda-feira (4) no gabinete da Governadora Rosalba Ciarline, a prefeita de São José do Campestre, Sione Ferreira (PMN), juntamente com seu vice-prefeito Luciano, o seu esposo ex-prefeito Dr. Laércio  o presidente da Câmara Municipal, Reginaldo Alves, levaram para ao conhecimento da governadora as requisições sobre as preocupações e dificuldades enfrentadas pelo município solicitando da mesma parcerias com o Estado para projetos de infraestrutura, saneamento básico e meio ambiente.
    Na pauta de reivindicações da prefeita Sione Ferreira e sua equipe estão: a reconstrução do açude sombras grande, a ponte do bairro da Paraíba, o recapeamento asfáltico das principais ruas de Campestre, a construção do Pórtico, perfuração e instalação de poços tubulares para amenizar o sofrimento do homem do campo nesse período de seca, outros e temas abordados foi sobre a infraestrutura da saúde outrora sucateado. 
    Blog O Paralelo em entrevista com a prefeita Sione
    A governadora ouviu as requisições da prefeita Sione e mostrou-se sensível as solicitações garantindo que terá um olhar especial para os problemas no município e nesse ano colocará em prática a execução de obras em parceria com o governo federal, estadual e do município. 
    Em conversa com esse blogueiro, a prefeita considerou o encontro bastante positivo. “A governadora Rosalba se envolveu pessoalmente nessa questão da Ponte do Bairro da Paraíba, determinando que sejam tomadas providências para minimizar o sofrimento dos moradores  pela não execução da obra até o momento. Além disso, o Governo do Estado continuará sendo parceiro da cidade, nos apoiando com recursos em projetos de infraestrutura para melhorar a vida dos nossos munícipes, finalizou.
    Participaram também da reunião o presidente da Assembléia Legislativa, Dep. Ricardo Motta e o secretário de Relações Institucionais do Governo RosalbaEsdras Alves. 

    Governadora determina revogação da portaria que suspendia gratificações dos funcionários do Hospital Aluízio Bezerra

    Reunião com a prefeita de Santa Cruz Fernanda Costa
     f
    oto: Elisa Elsie

    Vitória para o Trairi. Em reunião com os deputados Tomba Farias (PSB) e Ricardo Motta (PMN), e com a prefeita de Santa Cruz, a médica Fernanda Costa (PMDB), a Governadora Rosalba Ciarlini (DEM) determinou a revogação da portaria que cortava gratificações percebidas pelos funcionários do Hospital Regional Aluízio Bezerra, sediado em Santa Cruz, bem como a elaboração de um novo termo que regularize o pagamento pelo Governo do Estado. O encontro aconteceu na manhã desta quarta-feira (06) na sede da governadoria.
    "Hoje, tivemos a reunião com a governadora Rosalba Ciarlini que garantiu que até o final de março a situação dos funcionários do Hospital Regional Aluízio Bezerra, sediado em Santa Cruz, estará resolvida" pronunciou Tomba. O parlamentar ainda tranquilizou a população local: "A situação está resolvida. Os médicos e funcionários não precisarão mais pedir transferência. Tudo deverá voltar à  normalidade" disse.
    Para Tomba, Rosalba se mostrou sensível ao problema. Tomba agradeceu o apoio do presidente da Assembleia, Ricardo Motta: "Consideramos o encontro positivo, uma vez que a governadora garantiu a revogação da portaria e se mostrou sensível à causa. Gostaríamos de agradecer o apoio e a mediação do deputado Ricardo Motta no caso. Ele nos possibilitou a realização da reunião.
    Segundo a prefeita de Santa Cruz, Fernanda Costa, a decisão resolve de uma vez por todas o problema das gratificações dos funcionários do Hospital Regional Aluízio Bezerra.

    Veja fotos do apartamento onde Chorão foi encontrado morto em SP

    Reprodução/ Rede RecordImagens obtidas pelo G1 mostram o estado que estava o apartamento do cantor Chorão, do Charlie Brown Jr,, encontrado morto na madrugada desta quarta-feira (6). Nas fotos é possível ver que o imóvel estava bastante danificado, além de uma grande quantidade de embalagens de bebidas alcoólicas encontradas.

    Ao deixar o apartamento de Chorão, o delegado Itagiba Vieira, do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), disse que o imóvel estava muito danificado, num "processo de deterioração". Itagiba acredita que os danos tenham sido feitos pelo próprio cantor, já que o corpo foi encontrado com um dedo machucado e havia marcas de sangue no local. “Não tem nada que estivesse no lugar. Ele estava machucado no dedo, arrancou parte de uma unha, o que pode explicar as marcas de sangue na parede”, disse o delegado.

    Marcas de sangue foram encontradas no imóvel (Foto: Divulgação)O delegado Itagiba Vieira, do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), disse nesta quarta-feira (6), que não acredita que o vocalista tenha sido vítima de um homicídio. "Aparentemente não foi homicídio. O IML é que vai dar a causa da morte. Aparentemente ou foi por uso de medicamento ou outra substância", disse o delegado.

    A apresentadora Sônia Abrão, prima do cantor, disse que ele reclamava da solidão. Sônia era prima de chorão por parte de pai. Eles se encontraram pela última vez há cerca de sete meses, no velório do pai da apresentadora. Chorão, que segundo ela passava por uma depressão profunda, reclamou da solidão.

    “Na última conversa que tivemos ele disse: ‘o que me derruba é que a gente nasceu sozinho e morre sozinho’. E ele morreu sozinho”, disse Sônia. “Faz um tempo que ele estava num processo de depressão muito profunda mesmo. Com o fim do casamento, as coisas pioraram muito para ele”. Chorão terminou o seu segundo casamento, que durou 15 anos, há cerca de seis meses, segundo informações da TV Globo.

    Chacina: bandidos matam três irmãos e uma mulher em Poço Branco


    Foto: Cedida
    O pacato município de Poço Branco amanheceu chocado com a notícia de uma chacina na rua João Ferreira da Cruz. Três irmãos e uma mulher foram assassinados a tiros, na madrugada desta quarta-feira (6), por homens armados que invadiram a residência deles se dizendo policiais.
    Os criminosos conseguiram arrombar a porta casa, acordaram as vítimas e as mataram com tiros nas cabeças. Os disparos foram ouvidos por vizinhos, por volta de 1h. A Polícia Militar foi rapidamente acionada, mas quando chegou ao local os autores da chacina já tinham fugido com destino ignorado.
    Os três irmãos foram identificados como Marcio Varela Henrique, de 24 anos, João Emanuel Henrique Pereira e Ranchel Henrique Pereira. Já a mulher morta foi identificada como Larissa Roberta de Oliveira Silva, de 21 anos. De acordo com a polícia, ela era esposa de um dos rapazes.
    Ainda não se sabe a motivação dos quatro homicídios, no entanto, informações extraoficiais dão conta que um dos jovens mortos teria envolvimento com drogas. As vítimas foram levadas para o Itep, em Natal, onde passaram por necropsia. Os corpos só deverão ser liberados no final da manhã.
    IMAGEM FORTE AQUI

    Chorão vocalista do Charlie Brown Jr é encontrado morto em São Paulo

    Chorão vocalista do Charlie Brown Jr é encontrado morto em São Paulo
    Alexandre Magno Abrão, o Chorão
    Arquivo: Leo Paiva/Divulgação
    O vocalista da banda Charlie Brown Jr, Alexandre Magno Abrão, o Chorão, foi encontrado morto em seu apartamento na Rua Morás, em Pinheiros, na Zona Oeste de São Paulo, na madrugada desta quarta-feira (6). Ele tinha 42 anos.

    Chorão foi encontrado desacordado pelo seu motorista, que acionou o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). A unidade de resgate constatou que ele já estava morto. A Polícia Militar disse ter recebido um chamado às 5h18 para "verificação de morte natural em um apartamento". Chorão morava no oitavo andar do edifício.

    Por volta das 6h30, policiais civis e militares e peritos estavam no prédio do cantor. Ao Bom Dia São Paulo, o delegado que investiga o caso disse que ainda não é possível dizer a causa da morte do vocalista. A causa será determinada pela perícia.

    O cantor e o letrista liderava a banda que foi formada e estabelecida na cidade de Santos, no litoral de São Paulo, na década de 1990. Em 15 anos de carreira, a banda lançou dez discos, segundo o site oficial do grupo. O grupo vendeu 5 milhões de cópias. Além de vocalista e letrista, Chorão era o responsável pelo direcionamento artístico e executivo da banda. Em 2004, o álbum "Tâmo aí na Atividade” foi premiado com o Grammy Latino. No ano passado, o grupo lançou o álbum “Música Popular Caiçara”, com destaque para a música "Céu Azul".

    Chorão foi o único integrante do Charlie Brown Jr que esteve em todas as formações da banda. O apelido é da adolescência. Quando ele ainda não sabia andar de skate, ficava apenas olhando os amigos. Um deles virou para Chorão e disse para ele "não chorar". A alcunha pegou.
    Paulistano, Chorão adotou a cidade de Santos desde a juventude, onde criou o Charlie Brown Jr.

    Roteirista do filme “O Magnata”, já realizado, e do longa metragem “O Cobrador”, em andamento, como empresário administrou marcas de skate e viabilizou a realização de grandes eventos de skate no Brasil, além de manter o Chorão Skate Park em Santos.
    O próximo show da banda estava marcado para o dia 22 de março, em Campo Grande, no Rio de Janeiro.
    Cantor foi encontrado morto em seu apartamento,  em Pinheiros
    Foto: Letícia Macedo/G1

    Confira a convocação de Felipe Scolari para os amistosos contra Itália e Rússia


    O técnico Luiz Felipe Scolari divulgou nesta terça-feira (05/03), a lista de convocados para os amistosos da seleção brasileira contra Itália, dia 21, e Rússia, dia 25 de março. Entre as novidades em relação à sua primeira convocação do ano, para o confronto contra a Inglaterra, no último dia 6 de fevereiro, está a presença de Kaká, esquecido da última relação. Ronaldinho Gaúcho, que foi mal contra a Inglaterra, está fora da lista. Após os dois amistosos, o Brasil terá três amistosos antes da estreia na Copa das Confederações. Enfrenta o Chile (apenas com jogadores que atuam no Brasil) no dia 24 de abril, em Belo Horizonte, a Inglaterra, dia 2 de junho, no Maracanã, e a França, uma semana depois, no Mineirão. A estreia no torneio da Fifa que reúne os campeões continentais será no dia 15 de junho, contra o Japão, em Brasília.

    Veja a lista de convocados logo abaixo no link

    Procurador da Câmara pedirá á Justiça que censure os vídeos na internet que venham desagradar os parlamentares


    Com a ”missão” de defender a imagem da Casa e dos deputados federais, a Procuradoria da Câmara dos Deputados quer controlar a internet para tirar do ar vídeos e comentários que desagradam aos parlamentares. O órgão jurídico da Câmara recebe pelo menos duas reclamações por mês sobre textos de blogs e vídeos postados em sites, que são considerados ofensivos ou caluniosos contra os deputados.
    Foram cerca de 30 reclamações desde janeiro de 2012, de acordo com a assessoria da Câmara. A maior parte é relativa a conteúdo publicado no portal Blogger e no site de vídeos Youtube, duas das maiores marcas pertencentes ao Google.
    Crédito: Leonardo Prado/Agência Câmara. Deputado Claudio Cajado (DEM-BA) .
    “Uma coisa é a boa informação, outra coisa é a informação incorreta. Ninguém pode publicar algo ofensivo, errado, inverídico. Quando isso acontece, temos que levar a questão à frente e, lamentavelmente, muitas vezes chegar aos tribunais”, afirma o novo procurador-geral da Câmara, o deputado Cláudio Cajado (DEM-BA), há uma semana no cargo.
    Ele garante que tentará uma aproximação cordial com a empresa, para evitar desgastes para ambos os lados. “Tentarei manter um relacionamento cortês, seja com o Google ou com qualquer outro meio de comunicação”, afirma. Por AnonymousBrasil

    Rio Grande do Norte se prepara para ser estado com maior número de municípios revisados biometricamente

    Em reunião nesta terça-feira (5), o Governo do Estado garantiu parceria com TRE para cadastramento biométrico em 40 municípios do Rio Grande do Norte. A governadora Rosalba Ciarlini recebeu a visita do presidente do Tribunal Regional Eleitoral, João Batista Rebouças, e do vice-presidente e corregedor eleitoral, Amílcar Maia, que apresentaram o projeto de Revisão Eleitoral com Coleta Biométrica e o devido cronograma para cadastramento.
    Ao final desta nova etapa do projeto, o Rio Grande do Norte será o estado brasileiro com maior número de municípios revisados biometricamente, o que corresponderá a 54% do eleitorado potiguar, incluindo os maiores colégios eleitorais que são Natal e Mossoró. Durante a audiência, a governadora garantiu que o Governo do Estado irá apoiar o TRE disponibilizando espaços públicos para a instalação de pontos de atendimento para cadastramento biométrico, além de segurança para estes locais. A previsão do TRE é para que o cadastramento seja iniciado no próximo mês de abril e prossiga até março de 2014. Por Marcos Dantas

    Cometa pode colidir em Marte em 2014 e causar explosão gigantesca

    Astrônomos acreditam que existe uma pequena possibilidade de um enorme cometa colidir em Marte em 2014. Segundo os cientistas que calculam a trajetória do corpo, mesmo que ele não bata no planeta vermelho, ele vai causar um espetáculo nos céus de lá. As informações são do site Universe Today e da agência Ria Novosti.
    O C/2013 A1 (Siding Spring) foi descoberto no começo deste ano pelo caçador de cometas Robert McNaught, do Observatório Siding Spring, na Austrália. O cometa teria entre 10 e 50 quilômetros e a colisão ocorreria a 56 km/s, o que poderia resultar em uma liberação de energia de 20 bilhões de megatons (um megaton é igual à energia da explosão de uma tonelada de TNT), o que deixaria uma cratera de 500 quilômetros de largura por dois de profundidade. Para se ter ideia, a Tsar Bomba, maior artefato nuclear explodido pelo homem, tinha 50 megatons.
    Especialistas acreditam que um impacto poderia mudar as características de Marte. A quantidade de dióxido de carbono liberado poderia causar um efeito estufa e deixar a fraca atmosfera marciana mais densa. Por outro lado, a liberação de poeira poderia bloquear a radiação solar e causar uma queda da temperatura no planeta.
    O astrônomo amador Leonid Elenin, que tem seu nome em outra pedra espacial famosa, calcula que com os dados atuais a passagem do cometa será a 109.200 km de Marte, em outubro de 2014. Contudo, os especialistas assinalam que é muito difícil prever a trajetória de um objeto desses, ainda mais com tanto tempo de antecedência, e que são necessários mais dados antes de se ter certeza da rota.
    "Tal como está agora, a chance de um impacto direto é pequena, mas é provável que Marte será crivado com destroços associados ao cometa", diz o astrônomo Phil Plait.

    blog Bad Astronomy