• Últimas Notícias

    segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

    Pessoas que enxergam por apenas um olho terão direitos similares aos deficientes visuais


    Uma lei da deputada estadual Gesane Marinho (PSD) garantirá os mesmos direitos dos deficientes visuais para as pessoas que enxergam com apenas um olho. Com a rejeição aos vetos do governo do Estado, pela Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, neste início de semana, a legislação, que visa a inclusão social dos monoculares (os quais somais cerca de mil pessoas no Estado) entrará em vigor assim que for promulgada pela Casa Legislativa.
    Os monoculares, atualmente, enfrentam diversas dificuldades para se inserirem no mercado de trabalho. “Eles não podem desempenhar algumas funções como quem enxerga plenamente, mas também não são amparados por nenhum sistema de cotas”, observa a deputada.
    Com a lei, além de espaço no mercado de trabalho, os monoculares também terão acesso garantido aos cursos de qualificação que reservam vagas para deficientes visuais, transporte coletivo gratuito e o benefício das próteses oculares. “Isso sem falar no quanto poderá contribuir para a diminuição do preconceito que, infelizmente, ainda faz parte do cotidiano dessas pessoas”, frisa Gesane. 
    Vale salientar que quem tem um dedo mutilado é considerado legalmente um deficiente físico, mas alguém que enxerga apenas por um olho não era considerado deficiente visual, até então.

    Nepotismo é ”escandaloso” em várias prefeituras do RN

    E continua a farra dos gestores no interior do RN que empregam nos melhores cargos da administração pública, dezenas de parentes, entre os quais irmãos, filhos, mulheres, mães, noras, genros e primos. A prática escandalosa tornou-se comum nos municípios de baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), alta taxa de pobreza. A vergonha não depende do partido ao qual o prefeito é filiado. 

    O paralelo já postou alguns gestores que transformaram seus municípios em cabide de emprego familiar e recentemente recebemos mais outro município que entrou na “moda”.

    Agora é a vez de São Tomé, situado na microrregião da Borborema potiguar, veja a relação.

    PARENTES DO PREFEITO GUTEMBERG

    SEC. DE ADM - LINDEMBERG PEEREIRA - IRMÃO DO PREFEITO

    SEC. DE SAÚDE - JOSE ERIWERTO ROCHA - PRIMO DO PREFEITO E IRMÃO DO PROCURADOR GERAL DO MUNICÍPIO

    PROCURADOR GERAL - JOSÉ ERIBERTO DA ROCHA FILHO - PRIMO DO PREFEITO E IRMÃO DO SEC. DE SAÚDE

    SEC DE OBRAS - CUNHADO DO PREFEITO E PAI DA SEC DE ASSISTÊNCIA SOCIAL

    ..E continua a relação no LINK abaixo

    Estudante de Turismo da UnP ganha na justiça o direito de ser diplomado sem o Enade

    Um estudante do curso de Turismo da Universidade Potiguar (RN) ganhou na justiça o direito de ser diplomado, mesmo sem ter feito a prova do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade). A decisão foi do juiz federal Marco Bruno Miranda, da 3ª Vara Federal do Rio Grande do Norte. O estudante justificiou que não havia feito o Enade porque não foi comunidado pela universidade.

    O magistrado observou que a responsabilidade pela inscrição do estudante selecionado é da instituição de ensino superior. Entendo relevante destacar, ainda, que o ENADE não tem por objetivo avaliar os estudantes, mas as instituições de ensino. Assim, não se deve atribuir ao estudante o pesadíssimo ônus de não poder colar grau, apenas pela ausência ao exame, quando sequer foi avisado de que deveria a ele se submeter, como aparentemente foi a hipótese dos autos, escreveu o magistrado na decisão.

    O juiz federal transcreveu ainda precedente no Judiciário no mesmo sentido. Com a decisão em tutela de urgência, a UnP foi obrigada a permitir o aluno a colar grau no curso de Turismo e ainda as demais consequências pertinentes, inclusive a expedição do diploma de conclusão do curso. Por Direito Global

    Ministério Público Federal quer acabar com a Força Nacional

    O Tribunal Regional Federal da 1ª Região decidiu que o Decreto presidencial que criou a Força Nacional de Segurança Pública é constitucional. O entendimento é da 6ª Turma, que de maneira unânime negou recurso proposto pelo Ministério Público Federal pedindo a nulidade das Portarias 2 e 5 do Ministério da Justiça, expedidas com base do Decreto 5.289/2004. As normas determinaram o apoio da Força Nacional para garantir a segurança no estado do Pará.
    Ao analisar o recurso, o relator, desembargador federal Jirair Aram Meguerian, entendeu que o MPF equivocou-se em seus argumentos: “Sem razão o Ministério Público ao alegar que a Força Nacional não tem observado o prazo de atuação estabelecido pelo Ministério da Justiça. O pedido de prorrogação pelo governador de estado não descaracteriza a atuação programada”, afirmou.
    O relator também salientou em seu voto que o manifesto do governador de estado “é condição obrigatória para a atuação da Força Nacional e pressupõe consenso entre os entes envolvidos, não interferindo na autonomia de cada um deles”. Para o desembargador, a atuação da Força significa apoio aos estados e ao Distrito Federal na garantia da segurança pública, na preservação do direito à vida e na garantia da dignidade da pessoa humana, conforme estabelece o texto constitucional.

    Iberê Ferreira recupera-se de cirurgia no Sírio Libanês

    IBERÊ CANSADO 1[4]O ex-governador Iberê Ferreira de Souza, do PSB, encontra-se em recuperação no Hospital Sírio Libanês em São Paulo, após ter sido submetido a uma cirurgia para debelar uma radionecrose, resultado de uma radiocirurgia que ele fez no mesmo hospital em maio de 2012. O procedimento foi feito pelo neurocirurgião Marcos Stávale, um dos mais renomados do País.
    Segundo a assessoria do ex-governador, Iberê Ferreira permanece no hospital Sírio Libanês sem previsão de alta. Ele está acompanhado do filho, João Olímpio, atual vice-prefeito de Santa Cruz. A cirurgia durou 4 horas e foi considerada pelos médicos um sucesso.
    Logo após a cirurgia, Iberê recebeu a visita do deputado federal Henrique Eduardo Alves, que saiu extremamente otimista após conversar com o ex-governador e conferir o sucesso do procedimento cirúrgico a que foi submetido o político potiguar.

    Jornal de Hoje

    Os maiores micos nas entrevistas de emprego


    Quem já não ficou apreensivo ao ser chamado para uma entrevista de emprego? Que perguntas o recrutador irá fazer? Será que vou ser surpreendido por alguma ação inusitada durante uma dinâmica de grupo ou quando estiver cara a cara com o entrevistador? Essas são questões que podem tirar o sono do candidato. E se a tensão para a entrevista é tão grande, às vezes é ele quem acaba surpreendendo — negativamente — o futuro empregador com alguma atitude inesperada. Confira abaixo os maiores micos cometidos por candidatos durante entrevistas de emprego, segundo listagem preparada pela Forbes:

    Renan Calheiros recebe medalha do Tribunal de Justiça do Distrito Federal

    renanNa mesma semana em que um documento com 1,6 milhão de assinaturas pede o impeachment do senador Renan Calheiros (PMDB-AL) da presidência do Senado,  o Tribunal de Justiça do Distrito Federal concedeu ao parlamentar nordestino, a medalha da Ordem do Mérito Judiciário, motivado pelos ”relevantes serviços prestados à Justiça do DF ou à cultura jurídica em geral”. A homenagem foi feita na quarta-feira (20).


    Renan recebeu o Grão Colar, “o mais alto da Ordem do Mérito Judiciário, representado por medalha pendente ao pescoço em dupla corrente”. O senador alagoano não é citado no corpo da notícia divulgada pelo tribunal, mas seu nome está na lista dos 150 agraciados, anexada na publicação oficial.