• Últimas Notícias

    segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

    Manifestantes cercam auditório e filme sobre a blogueira Cubana é adiado

    Os protestos nos aeroportos de Recife e de Salvador, na manhã desta segunda-feira, eram o prenúncio do que ocorreria mais tarde, no primeiro evento do programa da blogueira cubana Yoani Sánchez em solo brasileiro. Durante à noite, ela levou meia hora para ingressar no Museu Parque do Saber, em Feira de Santana, onde participaria da exibição de um documentário sobre a liberdade de expressão em Cuba e Honduras, do cineasta Dado Galvão. Cerca de 80 manifestantes de movimentos de esquerda como a União da Juventude Rebelião, União da Juventude Socialista (UJS) e a Associação José Marti da Bahia cercaram o local onde seria exibido o filme. Com receio de que a quantidade de manifestantes provocasse tumulto, os organizadores do evento atrasaram a chegada da blogueira até que fosse formado um cordão de segurança por guardas municipais. A exibição do filme teve que ser cancelada.

    O Globo

    Forbes revela tamanho da fortuna de Silvio Santos

    silvio-santos-editorial
    A revista americana Forbes descobriu o tamanho da fortuna de Silvio Santos e planeja incluir o dono do SBT na próxima lista das pessoas mais ricas do mundo, que será lançada em março e também contará com os irmãos Roberto Irineu, João Roberto e José Roberto Marinho, donos da TV Globo.
    A Forbes analisou os números relativos às mais de 30 empresas que formam o grupo Silvio Santos, um conglomerado com receitas anuais superiores a R$ 4 bilhões. Três delas, a Jequiti Cosméticos, a Liderança Capitalização (Tele Sena) e o SBT, são responsáveis pela maior parte do patrimônio de Silvio que foi avaliado em US$ 1,3 bilhão. (AR)

    Escândalo da carne de cavalo atinge Nestlé e JBS

    frigorifico-jbs-lins-sp-20030411-size-598A empresa suíça Nestlé anunciou nesta segunda-feira que decidiu recolher das prateleiras dois produtos refrigerados cujos testes deram positivo para a presença de carne de cavalo. As duas massas em questão, o Buitoni Beef Ravioli e o Beef Tortellini, são vendidas na Espanha e na Itália, informou a companhia por meio de comunicado. “Quando informações sobre a fraude na embalagem de alimentos emergiu no Reino Unido, reforçamos os testes em produtos e matérias primas que usamos na Europa. E estamos, agora, suspendendo as entregas de produtos fornecidos pela empresa alemã H.J. Schypke, que é subcontratada de um de nossos fornecedores, a JBS Toledo N.V”, informou a Nestlé.

    4º Fórum de Turismo do RN reunirá gestores de Turismo das principais regiões do Estado


    Evento, que acontece nos dias 13 e 14 de março, também receberá, em Natal, cinco nomes nacionais do segmento, como o fundador da CVC e o vice-presidente da TAP
    Com a programação praticamente fechada, o 4º Fórum de Turismo do RN, que será realizado nos próximos dias 13 e 14 de março, no pavilhão Morton Mariz de Faria, no Centro de Convenções de Natal, reunirá autoridades do Turismo de todo o Estado, do litoral ao sertão, e renomados profissionais desta área do Brasil.
    Dos cinco palestrantes nacionais, quatro deles já confirmaram presença: Guilherme Paulus (fundador da CVC e GJP Hotéis), Luís da Gama Mór (vice-presidente da Tap), Caio Luís de Carvalho (ex-ministro de Turismo e ex-presidente da Embratur) e Ibrahim Georges Tahtouh (especialista em Turismo de Incentivo).

    José Agripino: É momento de o país prestigiar o capital privado

    Foto de Mariana Di Pietro
    Em seu primeiro discurso após a abertura dos trabalhos legislativos, o líder do Democratas no Senado, José Agripino (RN), criticou a gastança pública desenfreada do governo federal e disse que é momento de o Brasil prestigiar o capital privado e os modelos de participação, como o de Parceria Público Privada. “Não dá mais para continuar com essa brincadeira. Se insiste em curar a febre quebrando o termômetro. Só há um caminho: controlar a gastança pública. Não dá mais para continuar com esse modelo capenga que o Brasil vem adotando em comparação com outros países da nossa dimensão”, frisou.

    Segundo o senador potiguar, ao contrário de outras nações como México, Peru, Equador e Chile - que aplicaram em infraestrutura nos tempos de “bonança” -, o Brasil deixou de olhar para o futuro, investir em setores primordiais e hoje colhe consequências graves como a volta da inflação, a estagnação econômica e a falta de competitividade do país no cenário internacional.

    “Até 2008 o Brasil viveu um momento de bonança. Nadou de braçada, com recordes sucessivos de arrecadação. Outros países, que viviam a mesma situação que a nossa, aplicaram naquilo que era prioritário: infraestrutura, ou seja, se prepararam para serem competitivos”, explicou o parlamentar. “Enquanto isso o Brasil não investiu em estrada, portos, aeroportos, na diminuição da carga tributária, na qualificação de seus quadros, muito menos na desburocratização do sistema administrativo”.

    Sucuri de 170 quilos é morta a tiros ao tentar engolir porco no Acre


    Sucuri no Acre (Foto: Antônio Messias/Arquivo pessoal)Um vaqueiro do município de Feijó, interior do Acre, matou no último sábado (16) uma sucuri de 6 metros, pesando 170 kg. O animal atacava um porco em uma fazenda, localizada no Km 20, da BR 364.
    Ao ouvir o grunhido do porco sendo sufocado pela cobra, o vaqueiro foi ao local e se deparou com a sucuri tentando matar e engolir o animal.
    O vaqueiro correu até sua residência, onde pegou uma espingarda e matou a cobra com 5 tiros. Em seguida, com ajuda de um burro, arrastou o animal morto até o curral da fazenda. O porco não resistiu ao ataque.   
    Com ajuda dos demais vaqueiros, eles mediram a cobra e pesaram o animal. O proprietário da fazenda, o pecuarista Kiefer Roberto, ficou impressionado com o tamanho do animal que rondava sua propriedade.
    G1 AC

    Governadora anuncia liberação de promoções retidas desde 2006


    A governadora Rosalba Ciarlini, e a secretária de Estado da Educação, professora Betania Ramalho, aproveitaram o início do Ano Letivo 2013 para anunciar a liberação das promoções verticais dos professores da rede estadual, que desde 2006 não eram concedidas. Promoções verticais são aquelas que o servidor tem direito após concluir qualificações como pós-graduação, especialização, mestrado ou doutorado.

    Neste mês de fevereiro, serão pagas as promoções dos anos de 2006 a 2009, publicadas no Diário Oficial do Estado na última sexta-feira (08). Já as promoções dos anos de 2010 a 2012 serão pagas na folha do mês de março. Segundo a Governadora, os processos abertos a partir de 2013 terão suas promoções publicadas automaticamente, na medida em que forem concluídos.

    Rosalba Ciarlini também anunciou a liberação das promoções horizontais, com a concessão de uma letra para todos os professores, a partir do mês de abril. Apenas os servidores que estão na letra A, em estado probatório, não receberão o benefício, que é concedido por tempo de serviço ou avaliação do profissional. Os primeiros a receber as promoções horizontais serão os servidores com maior tempo de serviço.

    Passa e Fica: MP pede seleção de novos membros do Conselho Tutelar

    O Promotor de Justiça da Comarca de Nova Cruz, Adriano da Gama Dantas, encaminhou Recomendação ao Conselho Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente de Passa e Fica para que deflagre a escolha dos membros do Conselho Tutelar., de forma que o processo seja concluído antes do término do mandato dos atuais conselheiros no início do próximo mês de maio.

    A Recomendação também foi encaminhada ao prefeito de Passa e Fica para que o chefe do executivo municipal não admita, em hipótese alguma, prorrogar o mandato dos membros do Conselho Tutelar, alertando que a inércia do Conselho em deflagrar o processo dentro de um prazo razoável, evitando interrupção nas atividades, pode configurar ato de improbidade administrativa.

    O representante do Ministério Público Estadual lembrou também que o não acatamento da Recomendação pode ensejar o ajuizamento de ação civil pública para que a Justiça determine a adoção de providências necessárias.

    Assessoria de Comunicação do MP

    Quadrilha invade IFRN, rende funcionários e arromba caixa eletrônico

    Foto: Cedida
    Uma quadrilha composta por aproximadamente sete pessoas invadiu o prédio do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), na tarde deste domingo (17), na avenida Senador Salgado Filho, no bairro de Lagoa Seca. Os criminosos renderam funcionários e conseguiram arrombar um caixa eletrônico da Caixa Econômica Federal.
    A informação foi confirmada ao Portal BO pelo tenente Daniel Lago, oficial do 1º Batalhão da Polícia Militar. Ele informou que a quadrilha teria chegado ao local em um veículo modelo Vitara, de cor branca e placas não identificadas. A primeira ação do bando foi render o vigilante da portaria.
    Na sequência, todos os funcionários que chegavam lá eram chamadas até a portaria e também rendidos. Sete pessoas foram rendidas e levadas para uma sala, onde foram trancadas. Enquanto isso, o restante da quadrilha tentava arrombar os dois caixas eletrônicos dentro do IFRN.
    Ainda de acordo com a polícia, os bandidos conseguiram arrombar com maçarico uma máquina da Caixa Econômica Federal. Já o caixa eletrônico do Banco do Brasil que estava ao lado não foi violado, embora os criminosos ainda tenham marcado o local que deveria ser queimado.
    Por se tratar de uma instituição federal, a Polícia Federal foi acionada após o roubo e agentes se deslocaram para o IFRN. Eles estão colhendo depoimentos das vítimas para tentar chegar aos criminosos. Porém, antes de fugir, os bandidos arrancaram uma das câmeras de vigilância e também levaram os computadores da central de segurança.
    Portal BO

    Congressista brasileiro é o segundo mais caro do mundo, diz estudo da ONU

    O congressista brasileiro é o segundo mais caro em um universo de 110 países, mostram dados de um estudo realizado pela ONU (Organização das Nações Unidas) em parceria com a UIP (União Interparlamentar). Segundo reportagem da Folha de S.Paulo, cada um dos 594 parlamentares do Brasil -- 513 deputados e 81 senadores-- custa para os cofres públicos US$ 7,4 milhões por ano. O custo brasileiro supera o de 108 países e só é menor que o dos congressistas dos Estados Unidos, cujo valor é de US$ 9,6 milhões anuais. No Brasil, por exemplo, salários, auxílios e recursos para o exercício do mandato de um deputado representam 22% do orçamento da Câmara. Entre outros benefícios, deputados brasileiros recebem uma verba de R$ 78 mil para contratar até 25 assessores. Na França -- que aparece em 17º lugar no ranking dos congressistas mais caros -- os deputados têm R$ 25 mil para pagar salários de no máximo cinco auxiliares. Assessores da presidência da Câmara ponderam que a Constituição brasileira é recente, o que exige uma produção maior dos congressistas e faz com que eles se reúnam mais vezes -- na Bélgica, por exemplo, os deputados só têm 13 sessões por ano no plenário. No Brasil, a Câmara tem três sessões deliberativas por semana.

    BBB13 e a indecência em horário nobre

    BBB13Há poucos dias tratamos da escória da televisão brasileira, não havendo, portanto, qualquer necessidade de novamente abordar essa temática. No entanto, mais uma vez o fastígio da ignorância, o cume da excrescência e da boçalidade do País foi retomado. O supra-sumo da vulgarização da mulher ganha seus contornos mais significativos. É o Big Brother Brasil, programa que expõe o quanto imbecis ainda somos, já que o Reallity Show, atopetado de idiotices e banalidades, ajuda veementemente a retardar cada vez mais o processo, já vagaroso, de desenvolvimento mental da sociedade brasileira.
    Conclui-se, em poucos minutos frente à televisão, que o preceito fundamental para ser telespectador do BBB é primar ininterruptamente pelo mau gosto extremo, demonstrando inequivocamente que a alienação e a insanidade são tamanhas que já fugiram por muito tempo do seu controle. Todavia, é de se constatar que a bronquice desse telespectador foi concebida durante séculos através de uma política de opressão e exploração das massas trabalhadoras. Ironicamente, esses atos tirânicos foram patrocinados pela mesma emissora que hoje exibe essas imoralidades em horário nobre.