• Últimas Notícias

    sábado, 26 de janeiro de 2013

    MEC divulga lista de aprovados na segunda chamada do Sisu

    O Ministério da Educação divulgou neste sábado o resultado da segunda chamada do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). A divulgação estava prevista para segunda feira, dia 28, mas a lista de aprovados já pode ser acessada no site do Sisu. Os candidatos selecionados têm os dias 1º, 4 e 5 de fevereiro para providenciar a matrícula na instituição de ensino que os convocou. 
    Na primeira edição deste ano, o Sisu ofereceu 129.319 vagas, em 3.752 cursos de ensino superior. Neste primeiro semestre, 101 instituições públicas de educação superior promovem a seleção de estudantes por meio do sistema virtual, que seleciona candidatos a vagas em instituições públicas com base nas notas obtidas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

    Os candidatos não selecionados nesta segunda chamada podem integrar a lista de espera. O prazo de adesão vai deste sábado até 8 de fevereiro. As instituições de ensino participantes do Sisu usam essa lista para convocar candidatos a vagas remanescentes. Caso ainda haja vaga no curso de primeira opção, o candidato será convocado pela instituição que tenha a vaga disponível.
    Veja

    Confira site do Sisu.

    Bolsa Família: Prefeituras devem atualizar cadastro do gestor


    A Confederação Nacional de Municípios (CNM) orienta que as prefeituras realizem atualização cadastral da pessoa responsável pela gestão do Programa Bolsa Família, conforme a Instrução Operacional 57 da Secretaria Nacional de Renda de Cidadania do Ministério do Desenvolvimento Social (Senarc/MDS). O documento foi publicado em 8 de janeiro de 2013 e indica o procedimento completo para informar a mudança dos gestores.
    O gestor municipal do Bolsa Família é o responsável pela coordenação das atividades do Cadastro Único (CadÚnico) e da gestão do Programa. Ele deve ser designado formalmente pelo prefeito e em caso de substituição, o prefeito deverá realizar alteração no Sistema de Gestão do Programa Bolsa Família (SIGPBF) e após preenchimento dos dados, será gerado ofício que deve ser encaminhado ao Senarc.

    Aconteceu: cometa colide contra a Terra acima da Califórnia, EUA

    Ao que tudo indica, a bola de fogo vista recentemente sobre a costa oeste americana não foi causada por um simples meteoro. Analises detalhadas das câmeras de vigilância do NASA e da órbita do objeto indicam que o bólido era de fato um cometa, que explodiu na alta atmosfera da Terra.


    O início da bola de fogo foi registrado por três câmeras de vigilância de céu amplo CAMS, pertencente ao projeto SETI, da Nasa, que busca por vida inteligente fora da Terra. Com os registros, foi possível através de triangulação calcular a trajetória e a órbita do objeto, que explodiu em bola de fogo a 135 km de altitude.

    Os cálculos mostraram que o meteoroide teve como ponto de origem a nuvem de Oort, um local no limite do Sistema Solar onde os astrônomos acreditam que os cometas são formados, a cerca de 50 mil UA de distância ou 7.5 trilhões de quilômetros.

    De acordo com o estudo, no dia 17 de janeiro pela manhã o cometa atingiu o periélio (menor distância do Sol) a cerca de 146 milhões de quilômetros da estrela e em seguida encontrou a Terra em seu caminho. O cometa se aproximou do nosso planeta com inclinação muito baixa de cerca de 19 graus, vindo da constelação de Virgem.

    A colisão contra a alta atmosfera da Terra ocorreu em algum ponto acima do norte do Parque Nacional de Yosemite, na Califórnia, a uma velocidade estimada em 72 km/s ou 260.000 km/h. Em seguida o bólido se moveu em direção ao Lago Tahoe, nos limites com o Estado de Nevada, onde atingiu as camadas mais baixas da atmosfera e foi totalmente partido e pulverizado, formando a grande bola de fogo registrada pelas câmeras.
    Segundo o estudo, o cometa tinha aproximadamente 1 metro de diâmetro e foi completamente vaporizado ao entrar na atmosfera, sem tocar o solo.

    Apolo11.com - Todos os direitos reservados

    Prefeitura de Tangará lança Portal da Transparência


    Essa vem do blogueiro e secretário Wallace Maxsuel
    A Prefeitura Municipal de Tangará já tinha apresentado a sua nova marca e slogan para a gestão do Prefeito Alcimar Germano. Nesta sexta-feira (25), após reunião do prefeito e o secretário de Comunicação Social, Wallace Maxsuel, foi ativado o funcionamento do domínio “www.tangara.rn.gov.br” para o Portal de notícias e serviços da Prefeitura Municipal.
    Alcimar destacou a transparência pública como meta da sua gestão. “Será através deste portal que a população tangaraense irá acessar as notícias, serviços e todas as informações referentes ao nosso mandato, que tem como foco a transparência pública. Estamos cumprindo não só as determinações dos Tribunais brasileiros, mas uma promessa de campanha, que foi o uso da internet e dos veículos de comunicação para a transparência das ações da Gestão. O Portal é promessa de campanha e está sendo cumprida”, explicou o prefeito mais jovem do Trairi.

    PM fardado é assaltado e tem pistola levada por bandidos em Natal

    Um policial militar fardado foi vítima de um assalto, na tarde deste sábado (26). Ele havia saído de serviço e estava em uma parada de ônibus, na BR 101, próximo a uma loja de carros, quando dois homens armados se aproximaram dele em um veículo Corolla e anunciaram o assalto. Os bandidos levaram a pistola do policial, bem como seu aparelho celular.

    Segundo informações repassadas pela assessoria da Polícia Militar, o policial estava fardado, mas mesmo assim, os criminosos não se intimidaram. Eles teriam apontado uma arma para o policial e ameaçado atirar, caso ele não entregasse a arma. Ainda de acordo com a PM, a arma levada é uma pistola ponto 40 da Glock.

    Apesar do assalto e de saber que a vítima era um policial militar, os bandidos em nenhum momento o agrediram. Informações preliminares os dois criminoso estavam em um Corolla, de cor preta e placas NNX-7372. Logo após o roubo, várias viaturas saíram em diligências na tentativa de localizar os assaltantes.

    Empresa cria calendário com Jesus segurando cerveja e cigarro; Cristãos protestaram

    Empresa indiana cria calendário com Jesus segurando cerveja e cigarro; Cristãos do país protestam
    A publicação de calendários ilustrados com temas religiosos constantemente causam polêmicas e reações contrárias ao redor do mundo.
    Na Índia, um executivo chamado Tanaji D Lonkar teria publicado um calendário em que uma das imagens ilustrativas mostraria uma pintura representativa de Jesus com uma cerveja e um cigarro.
    Automaticamente, grupos cristãos que se sentiram ofendidos e protestaram contra a publicação do calendário, pedindo que o governo entrasse com uma ação proibindo a circulação do material.
    Joseph Dias, presidente do Fórum Secular Católico disse que se sentiu “insultado” com a imagem: “Esta blasfêmia foi impressa em dezembro e em torno de 30 mil dessas cópias ofensivas já foram distribuídas no mercado”, alertou.
    Dias afirmou ainda que os advogados da instituição já estão preparando as queixas crime contra o autor do calendário.
    Porém, Lonkar afirmou que a empresa que realiza as impressões do calendário baixou a imagem da internet e a usou para ilustrar o calendário, e afirmou que tinha retirado a imagem dos seus calendários, de acordo com informações do DNA India.

    Rapidinhas do Paralelo

    Morre vice-Prefeito de Alexandria

    Hoje por volta das 02h20 da madrugada veio a óbito, por falência múltipla de órgãos, FRANCISCO EDILBERTO OLIVEIRA atual Vice-Prefeito de Alexandria.

    Edilberto vinha lutando bravamente contra um câncer. Depois de uma cirurgia realizada em dezembro de 2012, vinha se recuperando em casa.

    Na última quarta-feira, depois de sentir dores intensas, o mesmo foi transferido de avião para Natal.

    A Terra treme em Cerro Corá RN

    A rede de Sismologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, registrou  uma sequencia de três tremores de terra cujo epicentro preliminar foi localizado próximo a cidade de Cerro Corá, interior do Estado. Esses tremores ocorreram às 16h30, 16h31 e 16h33 horário local, desta sexta-feira 25 de janeiro.
    O primeiro abalo atingiu a magnitude de 1.6. O registros desses eventos estão na estação RCBR monitorada pelos professores da UFRN.

    Santa Cruz

    Já é possível sentir a eficácia nas ações da prefeita Drª Fernanda, mesmo com a escassez da água, já se tem em poucos dias um trabalho de regularização do abastecimento por parte do SAAE, outro fator importante que tanto que preocupava as autoridades médicas como também a população eram as muriçocas, uma verdadeira tropa de choque foi montada no último dia 9, para o combate e poucos dias depois a população já consegue dormir sem a presença dos pernilongos meses atraz Santa Cruz corria um grande risco de enfrentar uma epidemia de dengue.

    Previdência
    O maior desafio da Previdência é chegar ao final de 2015 com uma cobertura de 77% dos trabalhadores - o que significa a inclusão previdenciária de mais de 16 milhões de brasileiros. Esse foi o destaque do pronunciamento do ministro Garibaldi Alves Filho na comemoração dos 90 anos da previdência brasileira, realizada na manhã desta quinta-feira (24) no estacionamento da sede do Ministério da Previdência Social, em Brasília.
    O trabalho da Previdência Social garante a dignidade e a vida de milhões de brasileiros. Temos a responsabilidade de pagar benefícios a quase 30 milhões de pessoas. São mais de R$ 35 bilhões depositados todo mês nas contas dos aposentados e pensionistas. Esse dinheiro é usado no sustento das famílias, na compra de alimentos, roupas, calçados e remédios, dentre outros itens”, afirmou o ministro Garibaldi Alves Filho.

    Saiba como foi a Marcha do Fio de Aço' em Natal que reuniu médicos em protesto ao caos na saúde do RN

    'Marcha do Fio de Aço' percorreu ruas da cidade (Foto: Anderson Barbosa/G1)
    'Marcha do Fio de Aço' percorreu ruas da cidade (Foto: Anderson Barbosa/G1)

    Médicos do Rio Grande do Norte realizaram no final da manhã deste sábado (26), em Natal, um protesto contra as condições alarmantes em que se encontra a saúde pública no estado, percorrendo trechos das avenidas Hermes da Fonseca e Salgado Filho – entre a Associação Médica do RN e o Complexo Hospitalar Monsenhor Walfredo Gurgel. A 'Marcha do Fio de Aço', como foi chamado o ato, recebeu este nome em alusão à falta de fio de aço para fechar um paciente durante uma cirurgia de emergência realizada no próprio Walfredo Gurgel - maior unidade pública de saúde no estado. A situação levou o cirurgião Jeancarlo Cavalcanti, que também é presidente do Conselho Regional de Medicina do RN, a filmar o caso. As imagens foram exibidas pelo Jornal Hoje, da Rede Globo, no último dia 17.

    Propina para Henrique Eduardo e Renan

    OBRA INÉDITA Caricaturas de Renan Calheiros e Henrique Eduardo Alves. As acusações contra eles se referem a uma investigação de 2007 (Foto: Paulo Caruso)

    A Polícia Federal acusa homens de confiança dos prováveis presidentes do Senado e da Câmara de receber propina e traficar influência em benefício de um empreiteiro


    Distinto público: abrem-se nesta semana as cortinas para o mais bufo dos espetáculos políticos deste ano. A partir da sexta-feira, os parlamentares escolherão os presidentes do Legislativo. O voto deles é livre e secreto.
    Ao que tudo indica, duas estrelas da política subirão ao palco sob unânime aplauso.
    Na Câmara, será eleito presidente o deputado Henrique Eduardo Alves, do PMDB do Rio Grande do Norte, que há 42 anos engrandece o Parlamento brasileiro.
    No Senado, após cinco anos de ensaios forçados na coxia, voltará à presidência da Casa Renan Calheiros, também do PMDB, este por Alagoas.


    Henrique e Renan – ou Renan e Henrique, conforme pareça melhor à plateia – têm o mesmo estilo de atuação: gestos contidos, expressão ladina e repertório riquíssimo.

    Nos cofres da Polícia Federal, onde se encontram vários registros do trabalho dos dois, ÉPOCA descobriu uma pequena e inédita obra-prima, estrelada por ambos, mas que ficara esquecida por não tão misteriosas razões. Trechos dela também podem ser encontrados no Superior Tribunal de Justiça.
    Trata-se da íntegra da Operação Navalha, que, em 2007, revelou ao país a existência de um esquema comandado pelo empreiteiro Zuleido Veras, da construtora Gautama, que pagava propina a políticos e burocratas em troca de contratos com ministérios de Brasília e governos estaduais.

    MP na luta contra o Nepotismo em Pernambuco

    O promotor de justiça de Sertânia, Pernambuco, Guilherme Vieira Castro, expediu na manhã de ontem (25), um ofício de recomendação ao prefeito da cidade, Guga Lins (PSDB), solicitando que no prazo de 30 dias todos os servidores do município que tenham qualquer tipo de parentesco de até terceiro grau com o tucano ou com o seu vice, Sinval Siqueira (PR), sejam exonerados dos cargos.
    Guilherme também recomenda que no prazo de 10 dias úteis, após corridos os 30 dias, o chefe do executivo municipal encaminhe ao Ministério Público de Pernambuco (MPPE) a cópia dos atos de demissão e rescisão contratual de todos os enquadrados. Os novos nomeados ainda terão que declarar, por escrito, não ter qualquer parentesco com os gestores.
    Enquanto isso no RN, as porteiras estão "arreganhadas" 

    Malafaia ameaça revista: ”Vou ferrar esses caras”


    Pastor-silas-MalafaiaO pastor Silas Malafaia decidiu processar a revista americana Forbes, que lhe atribuiu uma fortuna de R$ 150 milhões, segundo Felipe Patury, na coluna política da revista ÉPOCA. Segundo o colunista, o religioso diz ter um patrimônio de R$ 6 milhões. Malafaia contratou a banca carioca de Jorge Bassit Neto e a orientou a acionar a Forbes nos Estados Unidos. “Vou tomar dinheiro deles sem pena”, disse o pastor.
    Na semana passada, a Forbes fez um ranking mostrando o tamanho do patrimônio de pastores brasileiros que ficaram milionários. À frente de Malafaia, estão Edir Macedo, da Igreja Universal do Reino de Deus, e Valdemiro Santiago, fundador da Igreja Mundial do Poder de Deus.
    ‘Vou ferrar esses caras (da Forbes)’, declarou Malafaia em entrevista à coluna de Mônica Bergamo, no jornal Folha de S. Paulo. O pastor disse que estima seu patrimônio em R$ 6 milhões, o que não chegaria a 2% dos US$ 150 milhões que a Forbes atribuiu a ele.
    O Paralelo. Tá dando uma de santinho esse fariseu!