• Últimas Notícias

    terça-feira, 22 de janeiro de 2013

    Alcoolismo é uma forma de religião, dizem psicanalistas


    O que define o alcoólatra não é a dependência química, afirmam os psicanalistas Antônio Alves Xavier e Emir Tomazelli, autores de "Idealcoolismo" (Casa do Psicólogo, 282 págs., R$ 47).


    Baseados em dez anos de pesquisa com mais de 5.000 pessoas em tratamento para alcoolismo, os autores chegaram à conclusão de que o alcoólatra é, antes de tudo, um fanático de uma religião individual e autocentrada.


    Em entrevista os dois explicam sua teoria e o tratamento para alcoolismo que criaram a partir dela.



    Leia a entrevista

    Governo Federal lançou programa de voluntariado para a Copa das Confederações


    voluntariado-copa1
    A participação da sociedade brasileira na Copa das Confederações da FIFA Brasil 2013 já começou. Nesta terça-feira, 22 de janeiro, o ministro do Esporte, Aldo Rebelo, lançou oficialmente o Brasil Voluntário, programa de voluntariado do governo federal que funcionará de forma coordenada ao da FIFA. O evento contou também com as presenças da ministra da Cultura, Marta Suplicy, do secretário executivo do Ministério do Esporte, Luis Fernandes, do chefe de Gabinete do Ministério do Esporte e coordenador do Brasil Voluntário, Vicente Neto, e do CEO do Comitê Organizador Local (COL) da Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014, Ricardo Trade.


    Representando a Cidade-Sede Natal participaram: o Secretário de Estado do Esporte e Lazer, Joacy Bastos, e o vice-presidente da Emprotur, Alexandre Mulatinho, representando o secretário de estado extraordinário para Assuntos da Copa 2014, Demetrio Torres.

    Na segunda-feira, os representantes da Cidade-Sede Natal discutiram com integrantes do Ministério do Esporte e das demais Cidades-Sede sobre o fechamento do programa Brasil Voluntário e a aplicação do mesmo nos Estados e Municípios. “Agora o foco é Copa das Confederações, mas vamos aproveitar este momento para otimizar as informações da Cidade-Sede Natal, interagir na rede social Brasil Voluntário e promover o cadastramento prévio para a Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014 para Natal”, disse Alexandre Mulatinho.

    “O voluntariado é essencial para a realização da Copa das Confederações e da Copa do Mundo. Tanto na parte operacional quanto nas ruas, para auxiliar os turistas. Os voluntários estarão diretamente ligados ao sucesso dos eventos”, enfatiza o ministro Aldo Rebelo. Wllana Dantas.

    Prefeituras terão curso de transparência para cumprir Lei de Acesso à Informação

    A CGU (Controladoria-Geral da União) lançará um plano para auxiliar Estados e principalmente municípios a cumprir a Lei de Acesso à Informação --em vigor desde maio de 2012, mas que segue amplamente desrespeitada. O programa Brasil Transparente deve ser apresentado semana que vem num encontro nacional com novos prefeitos, em Brasília.
    O novo projeto funcionará por adesão: municípios e Estados que quiserem ajuda deverão pedir à CGU.
    Serão oferecidas aulas de capacitação, distribuição de material técnico e guias de implantação da legislação. A expectativa é uma adesão de até 78 Estados e municípios no primeiro semestre --e 104 até o fim do ano.
    O ministro-chefe da CGU, Jorge Hage, diz que, apesar de ser oferecido também aos Estados, os principais alvos do programa serão as cidades. "Algumas nem sequer têm estrutura para criar sistemas de transparência." Para a diretora de Prevenção da Corrupção da CGU, Vânia Vieira, a maior dificuldade é colocar a lei como prioridade dos novos prefeitos. "Não me surpreenderia se os antigos prefeitos tivessem deixado a tarefa da transparência para os sucessores. Como a lei entrou em vigor no último ano de mandato, ela realmente pode ter sido esquecida", disse Vânia.

    São Tomé: Funcionários da Prefeitura estão há 52 dias sem recebe seus salários


    Funcionários públicos da Prefeitura do município de São Tomé estão há 52 dias sem receber seus vencimentos. Os servidores aguardam o pagamento do décimo terceiro e o mês de dezembro que não foi pago pela administração passada. A atual gestão propôs um parcelamento do passivo em 10 vezes.
    Os trabalhadores organizados nos sindicatos (SINTE, SINDST e SINDSAÚDE) estão aguardando a sentença do Juiz sobre um mandado de segurança impetrado no dia 22 de dezembro, que pede o bloqueio das contas para pagamento dos funcionários. A única esperança dos funcionários prejudicados de perceber seus salários através do poder judiciário.

    Santa Cruz/RN: Inscrições para menor aprendiz estagiar na Caixa termina nessa quarta, 23.

    Terminam nessa quarta feira (23) o prazo para os candidatos interessados em estagiar na Caixa Econômica, agência de Santa Cruz, através do programa Menor Aprendiz. Os estudantes interessados deverão ter idades entre 14 anos e 06 meses completos e 16 anos incompleto, enviarem seus currículos para o endereço eletrônico: pedro_varela@cieesp.org.br com o título (assunto) do e-mail: Vaga CEF Santa Cruz.
    Para isso o interessado (estudante) deverá estar cursando, no mínimo, o 9º ano do ensino fundamental ou o equivalente no EJA; ter acesso a internet; ter carteira de trabalho não assinada e renda familiar de no máximo um salário mínimo e meio. A agência da Caixa em Santa Cruz não dispõe de informações para as dezenas de pessoas que a procurarãm durante esses últimos dias, sobre o número de vagas o Centro de Integração Empresa Escola - CIEE, não informou até o momento.


    ASSALTO EM PADARIA NA CIDADE DE ITAJÁ TERMINA COM UM ASSALTANTE MORTO APÓS TROCA DE TIROS COM A POLÍCIA

    Na noite desta segunda-feira (21), uma tentativa de assalto resultou na morte de um bandido e na prisão de seu comparsa, no município de Itajá, na região do Vale do Assú. Por volta das 19h30, uma panificadora localizada na praça de eventos da cidade foi assaltada. Dois elementos em uma motocicleta Fan preta, armados, anunciaram o assalto, levaram o dinheiro do caixa e fugiram com destino ao município de Assú.

    De acordo com informações colhidas no local, um policial à paisana seguiu os criminosos, e através do rádio, acionou os policiais do 10° Batalhão de Polícia, que tem sede em Assú. Os policiais realizaram o cerco contra a dupla, que sem saída, resolveram enfrentar à bala a guarnição. Na comunidade de Pedrinhas, ainda no município de Ipanguaçu, houve intensa troca de tiros e um dos bandidos, identificado como  Nikilaudo Fernandes da Fé, 22 anos, foi atingido pelos disparos e morreu no local.

    Os policiais realizaram diligencias pela zona rural, pois receberam informações através do COPOM de Assú que o segundo assaltante estaria escondido no matagal. Durante buscas o segundo acusado de assaltar a padaria foi preso em flagrante pela Polícia.