• Últimas Notícias

    domingo, 13 de janeiro de 2013

    Emissão de documentos pelo ITEP/RN está em pleno funcionamento

    O ITEP comunica que O SERVIÇO DE EMISSÃO DE CERTIFICADO DE ANTECEDENTES CRIMINAIS NÃO SERÁ DESCONTINUADO. Os certificados serão emitidos nas Centrais do Cidadão, no prazo regular de 72 horas. A primeira via das carteiras de identidade também continua a ser emitida normalmente nas Centrais do Cidadão.

    Apenas o serviço de emissão de segunda e terceira via da carteira de identidade encontra-se temporariamente suspenso, em virtude da reforma na sede da Coordenadoria de Identificação do ITEP, no bairro da Ribeira, em Natal, e será retomado em 21 de janeiro, nas próprias Centrais do Cidadão.
    Por ASSECOM

    Lei vai punir motorista envolvido em acidente por uso de celular

    O motorista que provocar um acidente ou atropelar alguém por estar falando ao celular enquanto dirige deve responder por crime doloso, ou seja, intencional. Na prática, a decisão do Tribunal Federal Regional da 1ª Região (TRF-1), em Brasília, significa que, nesses casos, os réus serão julgados por um júri popular e estarão sujeitos a penas mais severas do que se condenados por um crime culposo, quando não é intencional.
    Ao julgar o recurso do administrador de empresas Márcio Assad Cruz Scaff, acusado de ter atropelado e matado a policial rodoviária federal Vanessa Siffert, o juiz da 3ª Turma do TRF-1, Tourinho Neto, considerou que “as provas produzidas até o momento sugerem que o réu assumiu o risco de produzir o resultado [morte da policial]”, mesmo estando dentro dos limites de velocidade permitida.

    Começou o campeonato potiguar 2013, confira os resultados da 1ª rodada


    A curiosidade na primeira rodada do campeonato do Rio Grande do Norte 2013, onde nesse primeiro turno não terá a participação da dupla ABC e América foi o placar, onde todos os jogos terminaram de 1x0.

    Confira: 

     

    Baraúnas 1 x 0 Assu
    Potyguar (CN) 0 x 1 Potiguar (MO)
    Alecrim 1 x 0 Corintians
    Santa Cruz 0 x 1 Palmeira


    Fonte: O Comunicador

    Henrique e seus esquemas que são manchetes na imprensa nacional

    FotoCandidato favorito para presidir a Câmara daqui a três semanas com o apoio do Planalto, o líder do PMDB, Henrique Eduardo Alves (RN), é alvo de denúncia nos principais jornais este domingo (13). Segundo o jornal Folha de S.Paulo, uma parte do dinheiro liberado pelo governo ao líder peemedebista foi usada para contratar a empresa de um assessor do gabinete do próprio deputado. 

    O jornal identificou pelo menos três prefeituras do Rio Grande do Norte que contrataram a empresa Bonacci Engenharia e Comércio Ltda, do assessor Aluizio Dutra de Almeida, usando recursos liberados a Alves pelo Orçamento da União por meio das "emendas parlamentares".

    Na época da contratação, os prefeitos dessas cidades eram do PMDB. Almeida trabalha com Henrique Alves na Câmara desde 1998 e é tesoureiro do PMDB regional em Natal, presidido pelo deputado. Já o jornal Estado de S.Paulo noticia que o líder peemebebista é acusado pelo Ministério Público Federal de enriquecimento ilícito numa ação de improbidade administrativa. Há dois meses, ele conseguiu adiar decisão sobre a quebra de seu sigilo fiscal e bancário, bem como de suas empresas, por meio de recurso judicial. Desde 2004, o MPF sustenta que o peemedebista manteve ilegalmente milhões de dólares fora do País. Por Claudio Humberto.

    O Paralelo: Será que o queridinho de Dilma irá suportar, bota pra muer!

    Hacker pede US$ 25 mi para não divulgar dados comprometedores de Lula

    Ex-presidente Lula
    Luiz Inácio Lula da Silva é vítima de uma milionária chantagem cibernética. Um hacker está cobrando a bagatela de US$ 25 milhões, em troca da não divulgação pública de informações financeiras supostamente comprometedoras do ex-Presidente da República Sindicalista do Brasil. O escândalo está providencialmente abafado por aqui – como de costume. Mas pode vazar na imprensa internacional.

    A ordem do chantagista é que os milhões de dólares para o “silêncio” fossem depositados em uma conta bancária na Chechênia – de onde opera uma das mais famosas máfias da Federação Russa. O bandido do mundo virtual fez sua ameaça em uma carta (com dados criptografados). Não se sabe por qual motivo específico, o material com a ameaça endereçada a Lula foi entregue no consulado do Brasil, no Chile.
    O criminoso invasor de computadores garante ter em seu poder os códigos de segurança de duas caixas de segurança que Lula teria em dois bancos na França. O hacker também assegura ter outras informações pessoais e sigilosas sobre Lula, seus familiares, além de políticos e empresários parceiros em negócios. O certo é que a temporada de dossiês contra o governo e políticos está mais que escancarada no Brasil.

    Projeto libera armas de fogo para cidadãos


    Antes mesmo de completar uma década em vigor, o Estatuto do Desarmamento – que regulamenta registro, posse, porte e comercialização de armas de fogo e munição no país – está ameaçado por projeto de lei em tramitação no Congresso Nacional liberando o uso de armamento para os cidadãos comuns. O Projeto de Lei 3.722, do deputado federal Rogério Peninha Mendonça (PMDB-SC), vem ao encontro do desejo dos brasileiros, manifestado no referendo de 2005, quando mais de 63,4% da população  se declarou contrária à proibição da venda de armas.
    A tentativa de liberação do comércio de armamento no Brasil, no entanto, está na contramão do que vem ocorrendo nos Estados Unidos, que, pela primeira vez, admitem discutir uma política de desarmamento, mesmo tendo o título de país com maior número de armas em poder de civis: 270 milhões. O debate foi desencadeado pela tragédia na escola primária da cidade de Newtown, em Connecticut, quando 26 pessoas foram assassinadas a tiros por um jovem de 24 anos.
    Para o presidente do Movimento Viva Brasil (MVB), professor Bené Barbosa, bacharel em direito, a revogação do estatuto se tornou necessária diante da ineficácia que a regulamentação do porte de armas demonstrou no combate à violência. Barbosa, que auxiliou o peemedebista Peninha na elaboração do projeto de lei, diz que, mesmo com a proibição do uso de arma por civis, o número de homicídios cresceu em 20 estados brasileiros. ele argumenta ainda que a legislação está descolada da realidade. Prova disso foram as mais de 30 emendas que ela recebeu desde que entrou em vigor.

    Serra de São Bento/RN: Prefeito Emanuel Faustino decreta estado de emergência financeira e administrativa


    Deu no blog do colega Erinilson Cunha que o prefeito de Serra de São Bento, Emanuel Faustino, decretou estado de emergência administrativa e financeira por 90 dias. O decreto em seu Art. 4º “Ficam suspensos os pagamentos de todas as gratificações e suplementações de carga horária concedidas á partir de 05 de julho de 2012, contrariando o disposto no art. 21 da Lei de Responsabilidade Fiscal e no Inciso V, da art. 73 da Lei n° 9.504 de 1997”.

    O decreto foi motivado pelo desconhecimento da real situação financeira, inclusive quanto a existência de déficit nas contas da prefeitura no dia 01 de janeiro de 2013, que não foi repassada pela comissão de transição do gestor anterior, o que descumpre a Lei de Responsabilidade Fiscal. 

    Veja o Decreto N° 001 de 02 de Janeiro de 2013.

    Clic para ampliar

    Justiça anula eleição da Mesa Diretora da Câmara de Vereadores de Patos

    O juiz da 4ª Vara da Comarca de Patos, Antônio Maroja Limeira Filho, determinou, através de liminar, na manhã desta sexta-feira (11) a anulação das eleições para a Mesa Diretora da Câmara Municipal de Patos, ocorrida no dia 1º de janeiro.

    A decisão foi tomada após integrantes da chapa que concorreu com a eleita ter entrado com ação pedindo a anulação das eleições alegando irregularidades nos procedimentos feitos pela vereadora mais votada de Patos nas eleições de 2012, Lucinha do PC do B, que presidiu a sessão em que a Mesa Diretora foi escolhida.

    O advogado Tarciano Fontes que representa os autores da ação disse que uma das irregularidades cometidas foi a mudança nos nomes de integrantes da chapa vencedora fora do prazo legal, ou seja em menos de 48 horas antes das eleições.

    O juiz determinou que o vereador mais votado, no caso Lucinha do PC do B, seja empossada como presidente da Casa e convoque dentro de cinco dias uma nova eleição.
    As chapas encabeçadas pelos vereadores Jefferson Melquíades (PMDB) e Diogo Medeiros (PSB), registradas dentro do prazo legal é que devem concorrer ao pleito.  
    Durante a eleição da Mesa Diretora da Câmara de Patos, no último dia 1º, houve muita confusão e bate boca entre os vereadores. A Polícia teve que ser chamada para acalmar os ânimos e depois de mais de uma hora de confusão foi que os trabalhos foram iniciados e a eleição realizada, mesmo sob protesto de alguns parlamentares.

    Aviação: TAM e GOL entre as mais perigosas do mundo

    A empresa de consultoria alemã Jet Airliner Crash Data Evaluation Center (Jacdec), criou um ranking onde colocou a TAM e a Gol entre as quatro companhias aéreas com menos segurança do mundo em 2012. Segundo o levantamento, a mais segura é a Finnair, da Finlândia.

    Foram analisadas as 60 maiores empresas de aviação civil do planeta, levando em conta os acidentes aéreos ocorridos desde 1983, número de passageiros que já viajaram pelas empresas e de mortes, além da quilometragem já percorrida por cada uma.

     Entretanto, o resultado não conta casos em que a empresa não teve culpa por um acidente, como no caso da Gol. Em 2006, um de seus aviões chocou-se com um jato executivo Embraer Legacy 600, pilotado por dois norte-americanos. Ao todo, 154 pessoas morreram no desastre.

    O estudo indica que a TAM e a Gol ocupam a segunda e quarta posições entre as piores empresas, respectivamente. A menos segura é a China Airlines, enquanto a Air India ocupa o terceiro posto. As companhias brasileiras subiram uma posição em relação a 2011, quando a TAM era a mais perigosa e a Gol, a terceira.

    De acordo com o levantamento, a TAM registrou seis grandes acidentes desde 1983, que resultaram na morte de 336 pessoas. O último desastre envolvendo a empresa foi em 2007, quando um Airbus 320 vindo de Porto Alegre não conseguiu parar na pista do Aeroporto de Congonhas e se chocou contra um prédio, matando 187.

    Já a Gol conta apenas com um acidente em sua história, justamente a colisão com o jato executivo Embrear Legacy 600. O relatório, por fim, mostra que no ano de 2012 ocorreram 496 mortes por acidentes aéreos, duas a menos que o anterior.

    Veja as 10 empresas aéreas mais seguras do mundo:


    1) Finnair
    2) Air New Zealand
    3) Cathay Pacific Airways
    4) Emirates
    5) Etihad Airways
    6) Eva Air
    7) Tap Portugal
    8) Hainan Airlines
    9) Virgin Australia
    10) British Airways

    Morre mulher mais velha do mundo aos 115 anos


    A mulher mais velha do mundo, a japonesa Koto Okubo, morreu neste sábado (12) aos 115 anos em um asilo de Kawasaki, informaram as autoridades locais.

    Koto Okubo morreu aos 115 anos
    Okubo nasceu em 24 de dezembro de 1897; ela tinha 115 anos
    Nascida em 24 de dezembro de 1897, Okubo se tornou a mulher mais velha do planeta em dezembro de 2012, após o falecimento de Dina Manfredini, nos Estados Unidos, aos 115 anos.
    As autoridades municipais de Kawasaki não precisaram a causa da morte.
    Segundo a prefeitura de Kawasaki, Koto Okubo estava acompanhada do filho, que mora no mesmo asilo da cidade.
    O homem mais velho do planeta é o japonês Jiroemon Kimura, de 115 anos, que vive na região de Kyoto, no centro do Japão.
    Fonte: Uol