• Últimas Notícias

    domingo, 16 de dezembro de 2012

    Baiana pode ser a mulher mais velha do mundo

    A soteropolitana Eurides Fagundes, nascida em 6 de dezembro de 1894, pode ser a mulher mais velha do mundo. Ela fez 118 anos dois dias após a recordista apontada pelo "Guinness World Records" morrer com 116, no início do mês, nos Estados Unidos. A data está na certidão de nascimento, emitida em 1976, e no documento de identidade (1993). 

    No cartório indicado, todos os números batem. Segundo o livro de registros A-239, a certidão foi conseguida graças a um despacho judicial, como a lei obrigava até 2008 em casos do tipo. "Deve ter levado testemunhas, o que tinha de documentação na época, e o juiz determinou", diz Ourisval Filho, o oficial do cartório. "É passível de erro, mas é bem mais provável que esteja certo". Eurides mora na Associação Solidariedade Grupo de Apoio ao Paciente Portador de Câncer (Asgap) há 15 anos. Ela foi deixada pela família quando teve câncer de colo de útero. Curada, passa as noites de Natal com o sobrinho, em Candeias, região metropolitana. Nunca conheceu o pai, não se casou e não tem filhos. Cresceu com a mãe, sem brechas para "dançar e namorar", segundo lembra. Diz ter conhecido Maria Bonita e Lampião, nascido quatro anos depois. "Moreno, de chapéu, fazia sucesso lá. Assustava toda a freguesia. Uma agonia... Deus me perdoe", afirmou. Informações da Folha.

    Municípios terão a obrigação de criar cada o seu Portal da Tranparência em 2013

    Durante o encontro promovido pelo TCE e CGU realizado recentemente em Natal com os prefeitos eleitos e reeleitos uma informação importante sobre o Portal da Transparência foi dada pelo inspetor Francisco Nascimento, do Tribunal de Contas do Estado (TCE).

    Ele abordou os aspectos necessários para uma gestão responsável, o que devem contemplar a estrutura organizacional, recursos humanos, materiais e financeiros do município. Também enfatizou que o prazo para a disponibilização de dados da prefeitura na internet, como prevê a Lei de Responsabilidade Fiscal, será encerrado em 27 de maio de 2013. “A partir desta data, todos os municípios terão que ter o seu portal da transparência”, disse Francisco Nascimento.



    Direito autoral: usar músicas sem autorização no YouTube pode dar cadeia


    Ao criar um vídeo e colocá-lo no YouTube, o usuário de internet precisa tomar algumas precauções para não violar os direitos autorais de músicas e imagens. Além de ser responsável pela arrecadação e distribuição dos direitos autorais aos seus detentores, o Ecad (Escritório Central de Arrecadação e Distribuição) também fiscaliza as obras executadas em domínio público. A pena para quem desrespeita a propriedade intelectual pode variar entre reparação de perdas e danos, multa e até prisão de três meses a quatro anos.
    Vale lembrar que, no Brasil, as obras livres do pagamento de direitos autorais são aquelas que já caíram em domínio público, ou seja, as que têm mais de 70 anos contados a partir do dia 1º de janeiro subsequente ao falecimento do autor. Também podem ser utilizadas livremente as obras de autores falecidos que não tenham deixado sucessores e as de autoria desconhecida. Por SRZD

    A 5 dias do "fim do mundo": conheça outros embustes astronômicos

    Segundo embuste, Marte estaria se aproximando da Terra
    Foto: Nasa
    O "fim do mundo" de 2012 não é o primeiro e certamente não será o último embuste relacionado à astronomia que veremos. "Profecias" relacionadas aos maias, como a de um planeta que estaria em rota de colisão com a Terra ou que ocorreria um alinhamento cósmico raríssimo com o centro da galáxia, já foram desmentidas e explicadas inúmeras vezes. Mas outras "insanidades" já foram espalhadas, principalmente na internet. Confira algumas.


    A aproximação (anual) de Marte
    Marte é um dos planetas que conseguimos ver no céu - e muitas vezes confundimos com uma estrela avermelhada. O problema é que nem sempre é possível ver o astro, e isso levou a um dos mitos mais freqüentes, o de que o planeta vermelho está se aproximando da Terra.

    Segundo o observatório da Universidade do Texas em Arlington (EUA), por lá o mito reaparece todo mês de agosto, quando o céu do Estado fica ótimo para observação astronômica. O embuste é transmitido por um e-mail que conta sobre um "evento que ocorre uma vez na vida". Segundo o texto, Marte vai ficar "grande como a Lua Cheia", o que teria ocorrido pela última vez há 5 mil anos e não ocorrerá nos próximos 60 mil.
    Como o rumor começou? Segundo o observatório, em 2003, Marte chegou muito perto da Terra - o mais próximo em 60 mil anos - e, mesmo assim, ele não passava do tamanho de uma estrela para quem o via no céu. Esse raro evento teria dado origem ao embuste. O evento voltará a acontecer, mas apenas em 2287.

    Corinthians supera o Chelsea e conquista 2° mundial de sua história

    Com um gol do atacante peruano Paolo Guerrero, o Corinthians venceu o Chelsea por 1 a 0, em Yokohama, no Japão, e faturou o segundo título mundial de sua história. O primeiro foi faturado em 2000. A final foi acompanhada por 68.275 pagantes.


    A equipe brasileira quebrou o tabu de nunca ter vencido um time inglês. Agora são três derrotas, um empate e uma vitória.
    O Corinthians também encerrou uma hegemonia europeia. Desde 2006, um clube sul-americano não ganhava o torneio. No Japão, o time conquistou o campeonato mais longe de sua sede.